Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Confeitaria gourmet inaugura em novembro em Blumenau

30 de outubro de 2017 6
Foto: reprodução

Foto: reprodução

Blumenau vai ganhar agora em novembro uma confeitaria gourmet focada em bolos no estilo naked cake e espatulados (com aquele feito rústico/chiquezinho que anda bem na moda).

A Senhora Farinha Bakery está finalizando a obra no espaço que fica dentro da Floricultura Lübke Garden, na Velha, e deve abrir as portas nos próximos dias com a proposta de oferecer bolos e tortas feitas no capricho, com ingredientes de qualidade e um visual lindo o bastante para garantir muitos likes no seu Instagram.

A confeitaria é tocada pelo casal Jonathan Danielski Wachholz e Manuela de Oliveira. Eles começaram a confeitaria cerca de seis meses atrás, participando primeiro de eventos como a Feirinha da Servidão Wollstein e o Brique do Sesc.

— As feirinhas foram uma maneira de irmos testando nossos produtos e de conhecermos o público. Em um desses eventos, realizado dentro da floricultura, conhecemos o espaço onde agora vai ser a nossa loja e nos apaixonamos — conta ele.

A Senhora Bakery vai funcionar de terça a sexta, das 14h às 19h, com cafés, bolos e doces. Nos sábados e domingos, a proposta é fazer um brunch com os produtos da casa e pães artesanais, produzidos por fermentação natural, feitos por um fornecedor parceiro. Neste caso, o expediente é ampliado e vai das 9h às 17h.

Ficou com água na boca? Então confere o Insta deles e babe mais um pouquinho hehehe

Comente

comentários

Reality show da Eisenbahn estreia dia 26 na TV a cabo

22 de outubro de 2017 0
Reprodução

Reprodução

O reality show do concurso Mestre Cervejeiro da cervejaria Eisenbahn estreia na próxima quinta-feira, dia 26, no canal de TV a cabo TNT. A novidade foi compartilhada por Juliano Mendes em seu Instagram na última sexta-feira.

O programa será transmitido pelo canal TNT sempre às quintas, às 23h30min e é apresentado pela Marina Person (saudades MTV na minha adolescência). A escolha do melhor cervejeiro caseiro do Brasil contará ainda com o próprio Juliano fazendo parte da equipe de jurados, que se completa com Sady Homrich, baterista da Nenhum de Nós e especialista em cervejas, e a sommelier Bia Amorim.

Serão oito episódios com uma disputa acirrada entre os finalistas do concurso que propõe a criação de uma American Pale Ale. O programa deve mostrar os bastidores deste universo cervejeiro até a escolha da melhor receita, que será produzida pela cervejaria que tem sede em Blumenau.

Leia mais:
Reality show da Eisenbahn será lançado na Oktoberfest

Eisenbahn prepara reality show sobre produção de cerveja caseira

Comente

comentários

Aprenda a fazer uma Flammkuchen, a pizza alemã da Oktoberfest

20 de outubro de 2017 0

 

flammkuchen

Foto: reprodução

Confesso: fui pouco à Oktoberfest este ano. Muito menos do que eu gostaria, na real. Ninguém disse que a vida adulta seria uma sucessão de despertadores tocando e muita louça para lavar, e fato é que acordar todos os dias às 5h25min fizeram com que esta frida/gringa polenteira aqui deixasse de frequentar a festa da maneira como gostaria.

Mas do pouco que eu vi, a Oktoberfest deste ano está linda e certamente vai deixar saudades. Tantas novidades, comida boa, chope farto e música que me fazem pensar que esta é a melhor época do ano para curtir Blumenau. E do que eu provei, a Flammkuchen vendida no fundão do Setor 2 pela equipe do chef Heiko Grabolle, do Senac Restaurante-Escola, foi o que eu mais curti.

Então fiquei mais feliz que pinto no lixo quando recebi a receita desta espécie de pizza retangular, de massa fininha e crocante. A Flammkuchen foi criada na região da Alsácia, na França, e ganhou popularidade na Alemanha. A história conta que o prato era servido aos camponeses e era um teste antes de assar os pães no forno a lenha. Se em dois minutos a Flammkuchen ficasse pronta, era porque a temperatura do forno estava ideal para assar os pães.

Depois disso, alguma boa alma inventou de colocar cobertura sobre a massa e assim surgiu a especialidade, que era feita apenas em casa e em meados do século 20 passou a ser vendida, ganhando popularidade na década de 60 em restaurantes.

Confira a receita para produzir quatro pizzas:

Massa:

  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 10 g de açúcar
  • 10g margarina
  • 10 g fermento
  • 120 ml água

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e vá adicionando a água aos poucos. Sove bem. Depois, abra a massa com a ajuda de um cilindro, para que ela fique bem fininha, e corte no formato retangular (20×25 cm). Asse por quatro minutos no forno a 130 ºC.

 Cobertura tradicional:

  •  45 ml de nata
  • 60 g de bacon em cubinhos
  • 50 g de cebola cortada em tiras finas e refogada

Modo de preparo: Espalhe a nata, o bacon e a cebola por cima e leve novamente ao forno. Asse até dourar.

Outras opções de cobertura podem ser feitas com linguiça Blumenau, palmito, champignon e banana com canela.

 

Comente

comentários

Quiosque inaugura oferecendo sobremesa grátis a clientes em Blumenau

20 de outubro de 2017 0

Quem ama aquelas sobremesas quase pornográficas cheias de chocolate, sorvete, morangos e o que mais vier pela frente – no estilo das taças que viraram moda por aí – vai amar esta novidade: inaugura nesta sexta-feira no shopping Neumarkt a Walool Rocks, especialista em Bubble Waffle.

Mas aí você me pergunta, “Larissa, o que é um Bubble Waffle?”. E eu te respondo o seguinte: é um doce asiático em formato de cone, servido com sorvete e diversas opções de cobertura. Mas também te mostro isso:

doce

Para comemorar a chegada desta obscenidade açucarada, a marca criada em Curitiba vai presentear, no próximo domingo, os cem primeiros clientes do dia com um waffle grátis. Então se você estiver pelo Centro, passando pelo shopping, fica aí a dica ;)

O Bubble Waffle tem uma massinha crocante de baunilha ou chocolate e é preparada na hora, servida quentinha no formato de cone. Como se não bastasse, vai uma bola de sorvete dentro e as coberturas – há opções com Nutella, Paçoquinha, Kit Kat e Ovomaltine. (Paçoquinha é uma coisa que chega a me dar tremedeira de nervoso de tanto que gosto).

Aqui, mais uma imagem para provocar o seu imaginário:

docea

Comente

comentários

Escola abre matrículas para curso sobre bebidas destiladas em Blumenau

18 de outubro de 2017 1
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Escola Superior de Cerveja e Malte abriu inscrições para a primeira turma do curso de Microdestilaria. A novidade já havia sido anunciada pelo diretor Carlo Enrico Bressiani em agosto, mas agora os detalhes foram divulgados.

O objetivo do curso é apresentar o universo das bebidas destiladas e tentar resgatar essa tradição que nos é familiar. A intenção é que os alunos aprendam a produzir destilados artesanais – cachaça, uísque, gin, vodca, conhaque e graspa – de qualidade.

E a ementa envolve mesmo todo o processo de produção de uma bebida destilada: da fermentação ao envase, da destilação à guarda.

O curso de microdestilaria tem carga horária de 96 horas e ocorre 15 a 27 de janeiro, na grade de programação de cursos de verão da Escola – uma das principais do setor cervejeiro no país. Quem tiver interesse, pode saber mais direto no site da instituição.

Comente

comentários

Blumenau vai ganhar fábrica de pães artesanais

17 de outubro de 2017 1

22448432_145457312862661_6790561593276370185_n

Vi no Facebook esses dias, fiquei curiosa e fui atrás: Blumenau deve ganhar até o final do ano uma fábrica de pães artesanais, produzidos com fermentação natural.

A cabeça (e as mãos) por trás do projeto é a blumenauense Fernanda Bona, uma engenheira que se apaixonou pelo universo da panificação e decidiu investir na área. “Entrei nessa porque acho que a gente precisa rever a importância do que a gente vem comendo. E isso envolve fazer com carinho, calma e paciência. Fazer pão é parar e pensar no próximo”, diz ela.

Enquanto a fábrica não entra em atividade, já que as obras ainda estão em andamento, Fernanda vende Bretzels em dois pontos de venda na cidade: aos sábados, no Restaurante Sabor Imperial, e na Star Beer. Depois, a intenção é comercializar os produtos em uma rede de pontos de venda.

Entre as receitas que vêm por aí, estão pães rústicos, focaccias, pães recheados e opções sazonais, como o Stolen em época de Natal.

—————–

Para quem curte pães artesanais ou quer provar um pão de fermentação natural, Blumenau conta com outras opções interessantes. Uma delas é ir até a Vila Itoupava e conhecer a Ruvias, que vende pães deliciosos nesse estilo. Ou então procurar pela Broto Rico, de Timbó, que trabalha no sistema de encomendas semanais, com entrega nas cidades da região.

Comente

comentários

Consumo de chope de vinho cai pela metade na 34ª Oktoberfest

17 de outubro de 2017 1
Foto: Rafaela Martins, BD, Jornal de Santa Catarina

Foto: Rafaela Martins, BD, Jornal de Santa Catarina

Podemos ter esperança no futuro da humanidade: o consumo do coquetel de vinho, ou o chope de vinho como é popularmente conhecido, caiu pela metade nesta 34ª Oktoberfest.

Brincadeiras à parte — porque sei que tem gente que gosta e né, vamos nos respeitar — o número foi divulgado na manhã desta terça-feira e diz respeito ao consumo registrado na festa entre os dias 4 e 16.

Enquanto isso, o consumo de chopes especiais cresceu 39,7% no período. Para mim, um ótimo sinal de que o público está interessado em provar estilos que vão muito além do Pilsen e que a Oktober está virando sinônimo de cerveja boa.

Inclusive para quem abandonou o chope de vinho nesta edição da festa: as cervejarias que estão na Oktober contam com ótimas opções também para quem prefere estilos mais adocicados. Meu conselho é experimentar, treinar o paladar e se render aos novos sabores.

 

Comente

comentários

Cinco formas deliciosas de aproveitar o Dia do Pão

16 de outubro de 2017 0

Se tem o Dia da Pizza, Dia do Chocolate, da Cerveja, por que diabos não teríamos um dia para comemorar a importância de um dos alimentos mais importantes da humanidade: o pão. E este dia é celebrado nesta segunda-feira, 16 de outubro.

Os primeiros registros sobre a produção de pães remontam à antiga Mesopotâmia, região entre os rios Tigre e Eufrates e berço das civilizações ocidentais. Segundo Sandra Canella-Rawls, autora do livro “Pão”, esta massa era feita em formato oval e achatada, “como uma panqueca, e feito com grãos triturados rusticamente (…) Esses pães de formato estendido ou achatado, denominados em inglês flatbreads, foram os únicos conhecidos pelas civilizações durante milênios, e ainda hoje são produzidos e consumidos largamente em todo o mundo, principalmente nessa mesma região”.

O pão é um alimento universal, presente em diversas culturas sob as mais variadas formas de receitas e métodos de preparação. Os egípcios foram os primeiros a prepará-los com textura fina, além de dominarem o manejo do trigo e na fermentação. Comercializado aos gregos, que aos poucos se tornavam mestres padeiros, o cereal e as formas de preparo foram repassadas aos romanos, que também viraram especialistas nessa arte – há registros de que, por volta do ano 100 a.C., havia 258 padeiros em Roma

Milênios se passaram e o pão continua sendo basicamente a mesma coisa: uma mistura de farinha, água, fermento (que pode ser industrial ou natural, a partir de leveduras selvagens) e sal. Não é à toa que existe toda uma simbologia religiosa a respeito do pão e até mesmo o ato de fazer um pão é, ao menos para um, um dos rituais mais bonitos de se acompanhar em uma cozinha.

Depois desta pequena aula de história – e eu poderia passar o resto do dia falando a respeito – quero te dar cinco sugestões de como aproveitar o Dia do Pão de uma forma deliciosa:

- Prepare uma Bruschetta: Bruschettas são a versão fancy daquelas torradinhas que a mãe da gente fazia para aproveitar o pão amanhecido. Só que mais deliciosas e reunindo sabores complexos. Corte um bom pão (o italiano é dos meus preferidos) em fatias, passe um fio de azeite de oliva (ou manteiga nele) e doure em uma frigideira e cubra com o recheio que você preferir. Ou então, corte as fatias, passe manteiga ou azeite de oliva, cubra com queijos e leve ao forno para gratinar. Outras ideias de recheio: linguiça Blumenau, cebola caramelizada, abobrinha, gorgonzola, cogumelos, brie com geleia de frutas vermelhas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

- Faça um Croque Monsieur/Croque Madame:  O lanche típico francês é matador de laricas, com um toque refinado para impressionar qualquer um no Instagram. Misture 100 ml de leite com um ovo, passe duas fatias de pão italiano nela e leve para dourar dos dois lados numa frigideira com manteiga. Recheie o sanduíche com um bom queijo, um bom presunto (com presunto de Parma fica sensacional). Feche o sanduíche e sirva. Se quiser transformá-lo em um Croque Madame, adicione um ovo frito por cima do sanduíche.  

Divulgação

Divulgação

- Saboreie uma Rabanada: A rabanada é um clássico de Natal e do reaproveitamento de sobras caseiras e me lembra muito minha infância — minha avó materna costumava fazer com grossas fatias de pão caseiro. A Rita Lobo, maravilhosa, tem uma receita que fica sensacional.    

Um fermento é um fermento, né mores. #gastronomia #levain #sourdough #bakery #homebakery Uma publicação compartilhada por Larissa Guerra (@larissavguerra) em

- Comece o seu próprio fermento natural:
Existem diversas maneiras de começar a desenvolver um fermento natural – o levain, se você prefere o nome francês. Eu sou muito fã do Luiz Américo Camargo e sugiro que você acompanhe o passo a passo dele no Youtube.

 

Fui flagrado comendo pão com kochkase na firma. #kochkase #alemão #queijopodre #blumenau #sc #iguaria #oma #masterchefvilaitoupava

Uma publicação compartilhada por Augusto Ittner (@augustoittner) em

 - Saboreando um bom pão com Kochkäse:
Para manter as tradições, se você não quiser se esforçar na cozinha, minha dica então é dar um pulo na feira, comprar um pote de Kochkäse e saboreá-lo em um bom pão caseiro. E aí, vale de aipim, de milho, do que você quiser.

 

 

Comente

comentários

Consumo de cervejas especiais cresce na 34ª Oktoberfest

09 de outubro de 2017 0
Foto: Lucas Correia, Jornal de Santa Catarina

Foto: Lucas Correia, Jornal de Santa Catarina

A 34ª Oktoberfest mal começou, mas para quem é do setor cervejeiro já há números para considerar a festa pacas. Só nos primeiros dias da festa, o consumo de cervejas especiais cresceu quase 25% – chega a exatos 24,88% a mais que nos mesmos primeiros dias da Oktober em 2016.

Além da Eisenbahn, que é a cervejaria oficial da festa, outras seis marcas estão presentes nesta Oktober: a Baden Baden, que pertence ao mesmo grupo da Eisenbahn, e as locais Bierland, Blumenau, Das Bier, Hemmer e Wunder Bier. Para quem vai à festa, fica aí a dica de aproveitar para saborear os diferentes estilos – com responsabilidade e sem dirigir depois, né?

Confira outros números sobre a 34ª Oktoberfest e aqui, veja o guia especial da festa.

Comente

comentários

Torten vai abrir novo espaço gastronômico em Pomerode em 2018

28 de setembro de 2017 0
Novo espaço ficará em casarão histórico no Centro de Pomerode.

Novo espaço ficará em casarão histórico no Centro de Pomerode.

Uma das confeitarias mais tradicionais do Vale do Itajaí, a Torten Paradies completa 30 anos em 2018 com uma novidade: um novo espaço gastronômico em Pomerode.

A proprietária, Marlene Volkmann, diz que o negócio está em fase de definições de cardápio e de tipo de restaurante, mas que uma coisa é certa: o novo espaço não deve funcionar com buffet, mas terá, entre as opções, claro, o café colonial típico com delícias locais.

O endereço não poderia ser melhor: um casarão histórico, construído pela família Weege, na esquina das ruas Paulo Zimmermann e Hermann Weege. Para te situar melhor: de frente para o Zoológico, pertíssimo da Schornstein e do Centro Cultural de Pomerode.

A casa começa a passar por uma extensa reforma e a previsão é de que o novo espaço inaugure no primeiro semestre de 2018.

 

Tem tudo para cair nas graças dos turistas que visitam a cidade — principalmente durante a Osterfest, época em que esta região da cidade é tomada por hordas de visitantes interessados em conhecer a Osterbaum.

 

 

 

Comente

comentários