Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Bem lembrado

29 de junho de 2009 0

A respeito do post “Ministro convoca porto para tratar nova dragagem”, publicado pelo blog no domingo à noite, o diretor-presidente da Itajaí Práticos (organização responsável pela manobra dos navios), Alexandre Gonçalves da Rocha, faz duas considerações importantes sobre a nova dragagem, que reproduzimos abaixo:

 

1) Este projeto para que Itajaí e Navegantes possam receber navios de mais de 300 metros de comprimento total precisa de uma comunidade informada e mobilizada para ter sucesso. O futuro da atividade portuária está em jogo; se não pudermos receber esses novos navios, ficaremos em segundo plano.

2) Preocupa-me muito que as necessidades e o conhecimento locais sejam ignorados por Brasília, como ocorreu na dragagem emergencial. Parece-me crucial que as decisões sobre a dragagem, uma vez contratada, sejam tomadas aqui.

E uma correção: Diferente do que publicamos no post citado, o calado (distância máxima da lâmina d’água até a quilha do navio) é de 10,5 metros no canal do Rio Itajaí-Açu. Já a profundidade do canal é de 11 metros.

Postado por Sicilia

Envie seu Comentário