Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2009

Navio preso e demissões no Porto de Itajaí

24 de agosto de 2009 1

Dez dias após atracar no Porto de Itajaí, o navio chinês Zen Hua 27, que trouxe dois guindastes tipo portêiner para o terminal, deixou o Rio Itajaí-Açu. De acordo com nota oficial do Porto de Itajaí, a embarcação desocupou o Berço 1 no sábado, mas só depois de uma ordem judicial emitida pela Comarca de Santos. O Porto de Itajaí teve de cancelar a atracação de um navio e remanejar outras escalas, por causa do imprevisto.

O navio chinês não poderá sair do Brasil enquanto não pagar um caução de R$ 20 milhões a uma empresa de navegação, proprietária de uma das balsas da travessia Santos-Guarujá, SP. Isto porque o Zhen Hua 27 colidiu contra o ferry boat em movimento, há exatamente um mês.

**

E más notícias rondaram o encontro de empresários com a superintendência do Porto de Itajaí para definir o “plano de resgate” da movimentação portuária na cidade, na segunda-feira à tarde.

A surpresa desagradável foi o anúncio de que o Teconvi, o terminal privado que opera por concessão dentro Porto de Itajaí, acabara de demitir um grupo de 40 funcionários, incluindo o diretor Comercial e a Assessora de Marketing.

O motivo das demissões, comentado apenas extraoficialmente na reunião, seria a impossibilidade de manter o quadro diante da falta de navios em Itajaí.

O blog entrou em contato com a direção do Teconvi, que confirmou terem ocorrido demissões, mas garantiu um posicionamento oficial apenas nesta terça-feira.

Postado por Sicilia

Ideli enfrenta manifestantes do "Fora Sarney"

21 de agosto de 2009 7

Estudantes de Florianópolis do movimento Reinventar, que aproveitaram a manifestação Pela Sobrevência de Itajaí para pedir a cabeça de José Sarney no Senado, tomaram um “cala boca” da senadora Ideli Salvatti, no fim da manhã desta sexta-feira.

Após dar entrevista coletiva em plena praça da matriz de Itajaí – justificando os motivos de seu apoio à permanência de Sarney na presidência do Senado – Ideli subiu no trio elétrico da Força Sindical SC e reagiu a vaias de estudantes durante o discurso:

“Vim aqui para tratar do porto, que é o que está afetando a vida do povo de Itajaí neste momento. Se não quiserem que eu fale, se não me deixarem falar, eu desço.”

A tensão foi contornada pelo presidente da Força, Oswaldo Mafra, que exigiu silêncio e atenção dos manifestantes durante o discurso da senadora. 

Postado por Sicilia

Manifestação termina em frente ao porto

21 de agosto de 2009 1

Terminou por volta das 12h40min, em frente ao Porto de Itajaí, a manifestação “Pela Sobrevivência de Itajaí”. Da praça central, o movimento avançou pela Rua Hercílio Luz, onde os sindicalistas conclamaram a participação do comércio e seguiram até o porto pela Avenida Beira-Rio. O trânsito não chegou a ser fechado, mas limitado a uma pista.

Postado por Sicilia

Porto pode ser reconstruído pelo Exército

21 de agosto de 2009 5

O Instituto Militar de Engenharia do Exército se colocou à disposição para continuar as obras de reconstrução do Porto de Itajaí. O anúncio foi feito pela senadora Ideli Salvatti (PT) aos manifestantes que se concentram na região da Igreja Matriz, no Centro da cidade.

Segundo ela, o Exército contestou o aditivo de 50% solicitado pela empresa contratada pelo governo federal. O aditivo custaria R$ 85 milhões a mais para a conclusão da obra.

Ideli anunciou ainda que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários irá a Itajaí na sexta-feira da próxima semana para anunciar a decisão que envolve a atuação dos trabalhadores portuários autônomos no Porto de Navegantes (Portonave).

Postado por Rodrigo Dalmonico, com informação de Sicilia Vechi

Organização espera presença de Ideli Salvatti

21 de agosto de 2009 1

A senadora Ideli Salvatti (PT) é esperada pela organização do movimento, mas a presença dela ainda não foi confirmada. A expectativa é que o protesto contra a demora nas obras do Porto de Itajaí continue até o início da tarde na região da Igreja Matriz, no Centro. A organização desistiu de ir ao Porto de Navegantes.

Postado por Rodrigo Dalmonico, com informação de Sicilia Vechi

Policiamento reforçado

21 de agosto de 2009 0

Jandyr Nascimento
Para garantir a segurança do movimento e evitar confusões, o policiamento foi reforçado na região da Igreja Matriz, onde cerca de 300 pessoas protestam contra a situação do Porto de Itajaí, que ainda espera obras de reconstrução.

Várias viaturas da Polícia Militar (PM) e da Guarda de Trânsito estão no local, além de 10 agentes do Grupo de Resposta Tática da PM.

Postado por Rodrigo Dalmonico, com informação de Sicilia Vechi

Protesto não vai a Navegantes

21 de agosto de 2009 1

A manifestação em protesto à situação do Porto de Itajaí pode não chegar ao Porto de Navegantes (Portonave), como era a intenção inicial. O policiamento na frente da Portonave foi reforçado para evitar problemas com o movimento.

O presidente da Força Sindical, Oswaldo Mafra, afirmou que o público participante é menor que o esperado.

Mafra contava com a presença de cerca de 2 mil pessoas, mas aproximadamente 300 estão na região da Igreja Matriz neste momento. Ainda assim, ele considerou que a iniciativa é válida, pois o movimento reúne sindicatos, tornando o ato democrático.

Postado por Rodrigo Dalmonico, com informação de Sicilia Vechi

Estudantes são convocados

21 de agosto de 2009 0

Um carro de som está passando próximo a algumas escolas estaduais de Itajaí para convocar alunos a participar da manifestação. Alguns estudantes de colégio como Nilton Kucker e Victor Meirelles aderiram ao movimento.

Postado por Rodrigo Dalmonico, com informação de Sicilia Vechi

Movimentação ainda é pequena

21 de agosto de 2009 0

Movimento se concentra na região da Igreja Matriz/Jandyr Nascimento

Marcada para começar às 10h, o movimento em protesto à situação do Porto de Itajaí reúne cerca de 200 pessoas na região da Igreja Matriz, no Centro. Os manifestantes devem ficar no local até meio-dia, para depois se encaminhar para o calçadão da rua Hercílio Luz, tradicional via de comércio da cidade.

Postado por Rodrigo Dalmonico, com informações de Sicilia Vech

Panfletagem e carro de som

21 de agosto de 2009 0

Panfleto convoca população a participar do protesto/Reprodução/Jandyr Nascimento

A Força Sindical, que organiza uma manifestação às 10h desta sexta-feira em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, em protesto pelo atraso nas obras do porto, está concentrada na Igreja Matriz da cidade.

Os sindicalistas distribuem panfletos sobre o protesto. No local, há ainda um carro de som, que anuncia o horário de início e os motivos da manifestação desta sexta-feira.

Duas viaturas da companhia de trânsito (Codetran) estão posicionadas próximas à Igreja Matriz. Outras viaturas também estão sendo deslocadas para o Centro de Itajaí.

Postado por Elisa Klabunde, com informações de Sicília Vechi