Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de novembro 2009

Curso profissional para presos de Itajaí

30 de novembro de 2009 0

Entre os dias 7 e 16 de dezembro, 25 presos do Presídio Regional de Itajaí vão participar do 2º Curso de Formação Para Pescador Profissional.

A intenção é viabilizar a capacitação profissional para presos do sistema carcerário, para que estes sejam inseridos no mercado de trabalho.

Dia 2, os presos interessados no curso vão participar da prova de natação na sede do Corpo de Bombeiros de Itajaí.

A participação dos presos neste curso só foi possível por meio do Termo de Cooperação Técnica entre Tribunal de Justiça de Santa Catarina, secretarias de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e de Justiça e Cidadania, além do Sindicato das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

O curso terá o acompanhamento do juiz-corregedor do Presídio Regional de Itajaí, Carlos Roberto da Silva, titular da 3ª Vara Criminal de Itajaí.

Postado por Raffael do Prado

Final do catarinense de Taekwondo será em Itajaí

27 de novembro de 2009 0

Sábado, 300 atletas disputam a final do Circuito Catarinense de Taekwondo. A competição começa às 8h, no Ginásio Ivo Silveira, no Bairro Fazenda.

Mais de dez cidades participarão do campeonato e levarão os melhores atletas do estado.

O evento é organizado pela Liga Sul Brasileira de Taekwondo, Projeto Social Mil e Uma Formas de Educar, e tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL).

Postado por Raffael do Prado

Corais cantam o natal em Itajaí

27 de novembro de 2009 1

Decoração de natal do prédio da Receita Federal/Divulgação
Nesta sexta-feira, às 20h30min, haverá um espetáculo de corais no prédio da Receita Federal de Itajaí, o antigo Casarão Malburg.

O espetáculo é intitulado “Uma receita para a paz” e será interpretado pelos corais Villa Lobos e Proarte que cantarão temas natalinos consagrados.

A Receita Federal fica no Centro de Itajaí, ao lado do Píer Turístico.

O show é gratuito.

Postado por Raffael do Pradp

Reajuste no transporte público de Itapema

27 de novembro de 2009 0

A partir de domingo, o transporte público em Itapema estará mais caro. Por meio de decreto, o prefeito Sabino Bussanello autorizou o aumento da tarifa do transporte coletivo e turístico recreativo, na forma de bondinho, prestado pela Auto Viação Praiana.

Como ficou:

*Zonas urbanas, suburbanas, rurais e distritais: R$ 2,00

*Transporte turístico recreativo do tipo bondinho: R$ 2,60

A administração pública justifica o aumento na necessária manutenção de equilíbrio econômico e financeiro da concessionária.

Postado por Raffael do Prado

Tempestade de primavera

27 de novembro de 2009 2

Céu cinza em Itajaí/Marcos Porto
A chuva que atingiu ontem o Vale chegou ao Litoral por volta das 18h.

Postado por Marcos Porto

Os navios do Itajaí-Açu

26 de novembro de 2009 0

Navio deixa Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu/Marcos Porto
Manobra dos gigantes navios que aportam no Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu são atrações diárias para quem faz a travessia do Ferry-Boat entre Navegantes e Itajaí.

Postado por Marcos Porto

Sofrimento na Lagoa do Quinca Ludo

25 de novembro de 2009 0

Caranguejos tentam sobreviver. Abaixo, imagem do Google Earth com a localização da lagoa, ao centro/Marcos Porto com reprodução Google Earth
Ontem, fui ao município de Penha conferir a obra de dragagem da Lagoa do Quinca Ludo, no Bairro Praia Alegre. A ida rendeu reportagem publicada no Santa de hoje.

A Fatma paralisou a obra em razão de irregularidades cometidas pela prefeitura de Penha. Nos chamou atenção a área de mangue nas margens da lagoa, atulhada de sujeira e areia. O monturo de lixo foi levado pela força das águas durante a tragédia do ano passado.

No mangue, os caranguejos tentam sobreviver ao lado de um esgotão imundo e fedorento. O Marcos Porto fez algumas imagens e mandamos três fotos para a professora da Univali e bióloga Carina Catiana.

Carina avaliou as imagens e fez algumas ressalvas, já que não esteve no local. Segundo ela, os manguezais são berçários naturais e locais fundamentais para a reprodução e abrigo de alimentação de diversos animais, como aves marinhas, camarões e peixes de relevância econômica.

Segundo Carina, a destruição do manguezal impacta todo ciclo de vida da zona costeira. Além disso, os mangues são protegidos por lei como Área de Preservação Permanente (lei federal 477/1965).

_ No caso deste local, o contato do ambiente com o oceano parece ter se perdido. Sem esta conexão, a tendência é o desaparecimento do manguezal. Importante mencionar que o restante do rio é afetado, pois o manguezal serve como um filtro que regula a entrada da água salgada no rio. Apesar de ser área degradada, não perde sua função ecossistema e deve ser protegida mesmo assim _ afirmou a bióloga.

E a bióloga sentencia:

_ Enquanto estes materiais de dragagem e outros rejeitos continuarem sendo despejados nestes locais, estes ambientes tendem a morrer. Infelizmente, o litoral catarinense tem loteado importantes e frágeis ambientes que regulam uma ampla cadeia de vida do planeta.

Postado por Raffael do Prado

Temporada de cruzeiros em Itajaí

25 de novembro de 2009 0

Navio Grand Voyager/Marcos Porto
O segundo cruzeiro chegou a Itajaí hoje pela manhã. O Grand Voyager foi clicado pelo repórter fotográfico Marcos Porto.

Postado por Marcos Porto

Balneário Camboriú discute segurança cidadã

23 de novembro de 2009 0

De terça a quinta-feira, Balneário Camboriú será palco do seminário Segurança Cidadã – Tecendo a Paz Social.

O convidado especial do evento é o coronel Pablo Emilio Gomes Suarez, adido militar da embaixada da Colômbia no Brasil. Ele vai falar sobre a experiência no combate à criminalidade de Medelllin, a segunda cidade mais importante da Colômbia e que durante anos foi apontada como a mais violenta do mundo. 

Em 2002, a taxa de homicídios foi a mais alta do mundo, com 183,3 mortos por cada grupo de 100 mil habitantes. Este número foi reduzido para 33,2 mortos graças a um forte trabalho centrado na segurança, educação, esporte e cultura. É essa cultura de prevenção e de paz que será debatido durante o evento.

A programação prevê, ainda, painel com as ONGs que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco social, e um debate sobre Polícia Comunitária com um dos pioneiros desta filosofia em Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro. O painel com o Coronel Pablo Emílio Gomes Suarez está marcado para quinta-feira (26), a partir das 14 horas.

O evento ocorre no Hotel Marambaia, na Barra Norte.

Postado por Raffael do Prado

Fim de tarde

23 de novembro de 2009 2


O clique do repórter fotográfico Marcos Porto mostra o belíssimo fim de tarde após domingo nublado.

A imagem mostra Itajaí da perspectiva de quem olha de Navegantes.

Postado por Marcos Porto