Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Professor da Univali negocia instalação de base na Antártica

19 de março de 2010 0

O professor Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, viaja hoje à Antártica para negociar a instalação de uma base para estudos e pesquisas em parceria com a Unesco. A intenção é aproveitar um dos contêineres da base chilena Presidente Eduardo Frei para a criação da primeira base antártica com a bandeira da Unesco, órgão das Nações Unidas voltado ao conhecimento e cultura.

A proposta, de acordo com o professor, foi oficialmente entregue em 1999 pelo Museu Oceanográfico da Univali, que faz parte do Conselho Internacional de Museus (Icom). Como explicou Soto, questões orçamentárias e administrativas congelaram o projeto. Agora, o sonho de manter uma base de estudos no Continente Gelado está próximo. O professor citou que parcerias feitas entre o Museu Oceanográfico e entidades nacionais e internacionais deram pulso necessário para que a intenção se concretize de uma vez por todas.

Com a base instalada, acadêmicos, professores e pesquisadores de todos os países poderão colaborar com trabalhos e aprofundamento de estudos. Também será oficializado um convênio com o Museu Salesiano Maggiorino Borgatello, na cidade de Punta Arenas, no Chile, que possuiu, segundo o professor, um valioso acervo oceanográfico, paleontológico e arqueológico.

Envie seu Comentário