Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 20 maio 2010

Sobe para 14 o número de casas que serão demolidas em Itajaí

20 de maio de 2010 0

Foto: Nelson Robledo / DivulgaçãoUm parecer técnico da Defesa Civil e do Departamento de Geologia da Famai definou a interdição definitiva de 14 casas no Bairro Nossa Senhora das Graças. Elas correm risco de desabamento e serão demolidas pela Secretaria de Habitação.

De acordo com o porta-voz da Defesa Civil, Marinho Stringari, a decisão é tida como uma vitória, pois foi resolvida de forma técnica.

_ Não adiantaria ‘empurrar a situação com a barriga’. O risco de desabamento é claro e uma hora ou outra isso iria ocorrer. Tivemos reunião com os moradores afetados e todos apoiaram a decisão _ afirma Stringari.

São 14 famílias, 53 moradores, que recerão auxílio aluguel da prefeitura de R$ 500 por família. A solução é provisória e o auxílio será pago até que Itajaí tenha um plano habitacional e realoje estas famílias.

As demolições serão feitas em parceria com a Associação Ombro Amigo e deverá reaproveitar telhas e madeiras para a construção de novas casas.

Desabrigados começam a voltar para casa em Itapema

20 de maio de 2010 0

Crianças brincando no abrigo / Foto: Marcos PortoO dia será de limpeza nas casas e prédios públicos que foram atingidos pelas enxurradas entre terça-feira e ontem. A Defesa Civil afirma que as pessoas começarão a voltar para suas casas a partir das 14h.

_ O retorno será feito com calma. É preciso primeiro fazer a limpeza das casas, com acompanhamento da Vigilância Sanitária, pois em áreas ribeirinhas há risco de animais, etc. Cada pessoa desabrigada receberá kits de alimentação para uma semana, limpeza e higiene pessoal _ explica o coordenador da Defesa Civil, Cristian Barbosa Dias.

O abrigo permanece ativado na Escola Municipal Bento Elói Garcia, no Bairro Morretes. De acordo com a prefeitura, cerca de 170 famílias passaram a noite no local.

Todas as escolas terão aula normal amanhã. As aulas foram canceladas na escola Bento Elói, que serviu de abrigo, e na Francisco Vitor Alves, que foi atingida pelas enxurradas.