Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2010

Plataforma cai de construção e atinge motociclista em Balneário Camboriú

31 de maio de 2010 1

Foto: Marcos PortoUma plataforma de madeira e metal despencou de uma construção na Rua 2000, esquina com a Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a estrutura, que fica presa por cabos de aço, caiu sobre um mototaxista.

Adir Brands, 53 anos, saia de um estacionamento na rua quando foi atingido. Conforme testemunhas informaram aos bombeiros, ele teria visto que a estrutura estava desabando e conseguiu se atirar da moto segundos antes do impacto. Ainda assim, foi atingido na perna e sofreu escoriações. Ele foi levado ao Hospital Santa Inês.

Perícia foi feita no local e os responsáveis pela construção devem responder inquérito na Polícia Civil e no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

O que só Itajaí tem?

31 de maio de 2010 0

O Santa está preparando um caderno especial para comemorar os 150 anos de Itajaí e quer saber de você o que só Itajaí tem. Algo que seja único da cidade. Pode ser uma pessoa conhecida de todos, um prédio diferente, enfim, o que mais chama sua atenção. A sua dica pode virar uma reportagem. Comente no Blog do Litoral ou encaminhe e-mail para fernando.arruda@santa.com.br

Atenção, estamos a 16 dias dos 150 anos de Itajaí.

Marcos Porto

Marcos Porto

Semana do Meio Ambiente começa com atividades em Itajaí

31 de maio de 2010 0

O Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado no próximo domingo, dia 5 de junho, mas a Fundação do Meio Ambiente de Itajaí preparou algumas atrações para marcar a 15ª Semana do Meio Ambiente na cidade.

Nesta segunda, estão programadas oficinas de reciclagem no SESC, às 9h, 15h e 19h, tendo como tema proncipal Construindo material educativo com lixo. As oficinas são para as crianças a partir de seis anos e para os alunos do programa Educação para Jovens e Aduldos (EJA) de Itajaí.

Nos Centros de Educação Infantil (CEI), ocorreu também, na manhã desta segunda oficinas de Jogos e Educação Ambiental. Ocorrerão visitas ao Viveiro Fazenda Nativa, às 14h, à Cooperfoz, às 18 e às 14h, e ao Aterro Sanitário, às 14h. A programação também terá trilhas nos parques naturais municipais da Ressacada, às 9h e da Atalaia, às 14h.

Outras atividades serão feitas nos dias 01, 02 e 05 de junho quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nesta segunda-feira, às 19h, ocorrerá a reunião do Fórum da Agenda 21 de Itajaí. O evento será no Auditório da Prefeitura, às 19h, e irá debater sustentabilidade e o desafio da construção de uma sociedade educativa e sustentável. Haverá palestra do oceanógrafo José Matarezi.

Na reunião, aberta à comunidade, será constituído o grupo que irá compor o Fórum Permanente da Agenda 21.

PF prende homem com 13 quilos de crack e cocaína

31 de maio de 2010 0

Foto: Divulgação / Polícia Federal em Itajaí

A Polícia Federal prendeu, na madrugada deste domingo, um homem que transportava dez quilos de crack e três de cocaína dentro do tanque de combustível de um automóvel. A prisão ocorreu na BR-470, próximo ao trevo de Apiúna.

O condutor do veículo, Luciano da Costa, 31 anos, tentou fugir, mas acabou envolvendo-se em um acidente. Costa não sofreu lesões e foi levado para a Delegacia da Polícia Federal em Itajaí. Após a prisão em flagrante, ele responderá por tráfico de drogas e pode pegar de cinco a 15 anos de reclusão.

Primeira audiência do caso Lucas Spernau termina sem decisão da Justiça

28 de maio de 2010 4
Encerrou-se por volta das 18h30min a audiência do caso Lucas Spernau, no Fórum de Balneário Camboriú. Não houve, porém, decisão sobre a responsabilidade do jovem no acidente que matou três pessoas em dezembro de 2009.
Duas testemunhas de acusação faltaram à audiência – um policial militar e um funcionário do Samu, que residem em outra cidade.
A previsão é que os dois depoimentos ocorram dentro de 30 dias. Somente depois disso Spernau deve ser interrogado e o juiz Roque Cerutti dará sua sentença.

Dois amigos de Spernau são ouvidos pela Justiça

28 de maio de 2010 2

Os dois amigos que estavam no carro de Lucas Spernau no dia do acidente que matou três pessoas em Balneário Camboríu, no Litoral Norte de Santa Catarina, prestaram depoimento no início desta noite. Eles afirmaram que estavam embriagados, mas que Lucas não. Além disso, justificaram ter fugido no momento do acidente por medo de agressão.

A dona da festa que os jovens estavam antes do acidente também foi ouvida. Ela conta que no mesmo dia teria dado um remédio para gripe ao Lucas, e que não o viu bebendo na festa. A testemunha mora no mesmo condomínio de Lucas, local onde aconteceu a festa.

Uma moradora da rua próximo ao local do acidente disse em seu depoimento que em momento algum Lucas aparentou estar bêbado. Disse que ele estava tonto, mas que poderia ter sido por causa da colisão.

Todas testemunhas de acusação foram ouvidas no julgamento de Spernau

28 de maio de 2010 0

Todas as testemunhas de acusação no julgamento de Lucas Spernau já prestaram depoimento na tarde desta sexta-feira. O julgamento entrou em recesso por 15 minutos e em seguida deve começar a ouvir as testemunhas de defesa.

Os últimos a serem ouvidos pela Justiça foram a proprietária de uma loja que foi atingida no acidente e o rapaz do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que levou Spernau para o hospital.

 Segundo o promotor Américo Bigaton, não haverá decisão nesta sexta. Ele afirma que o julgamento deve ficar entre o dolo eventual e a imprudência. Se Lucas for acusado por dolo, ele vai a júri popular. Caso seja acusado por imprudência, o juiz poderá dar a sentença.

Mais duas testemunhas prestam depoimento

28 de maio de 2010 0

Mais duas testemunhas foram ouvidas pela Justiça no julgamento de Lucas Spernau na tarde desta sexta-feira. A policial militar que registrou a ocorrência do acidente disse que Lucas estava meio atordoado após o acidente.

Ela relata também que como ele estava machucado, o encaminhou para um hospital e somente depois do atendimento foi dado voz de prisão. A policial também confirmou que Lucas se recusou a fazer o teste de bafômetro e que no registro da ocorrência, pessoas que estava no local disseram que o carro dele estava muito rápido.

A outra testemunha ouvida foi um estudante que estava no momento do acidente. Ele confirma a alta velocidade de Lucas e que haviam mais duas pessoas no carro com ele. Eles fugiram do local em seguida.

Médico que atendeu única sobrevivente é ouvido em julgamento

28 de maio de 2010 0

O médico que atendeu a única sobrevivente do acidente que matou três pessoas provocado por Lucas Spernau, em dezembro de 2009, é ouvido no julgamento.

Além do médico, o perito da Polícia Civil também deu sua declaração. Ele confirmou a velocidade que o carro de Spernau trafegava de 106,9 km/h. Também disse que o sinal estava intermitente na hora do acidente.

A filha de uma das vítimas que está presente no julgamento chorou ao ouvir a declaração da polícia. Lucas Spernau está quieto e analisou as fotos do laudo que o perito mostrou em juízo.

Familiares de vítima usam camisetas de protesto pedindo Justiça em julgamento

28 de maio de 2010 2

O estudante Lucas Spernau, 19 anos, chegou por volta das 13h30min desta sexta-feira, ao fórum de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, onde ocorrerá a primeira audiência sobre o acidente em que ele é acusado de provocar a morte de três pessoas em dezembro do ano passado.

A única sobrevivente do táxi que se envolveu no acidente, Karina da Silva, de 22 anos, chegou ao local às 11h. Ela será testemunha e estava acompanhada de familiares, todos vestidos com camisetas de protesto pedindo justiça. Além dela, outras 12 pessoas serão testemunhas: oito de acusação e cinco de defesa.

Lucas foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio doloso eventual. José Álvaro Machado, um dos advogados do estudante, diz que Spernau vai reafirmar perante a Justiça que foi um acidente e que o estudante não tinha intenção de matar, conforme aponta a promotoria.

A audiência não será aberta ao público.