Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Foto de Marcos Porto garante ao Santa reconhecimento internacional

22 de fevereiro de 2011 3

por Blog do Editor

A Society for News Design (SND) divulgou os vencedores da 32ª edição do The Best of Newspaper Design (O Melhor do Design de Jornais), um prêmio anual aos destaques em diagramação, arte e fotografia entre os jornais impressos e revistas do mundo em 2010. Dentre eles, está o Jornal de Santa Catarina, vitorioso na categoria Fotografia, subcategoria Notícia de Última Hora.

A imagem produzida no dia 11 de novembro de 2010 pelo repórter fotográfico Marcos Porto, destaca a dor do operário Márcio Andrade pela morte do irmão, um pintor que havia caído do 11º andar de um prédio em Balneário Camboriú. A foto foi publicada na edição do Santa de 12 de novembro e desencadeou uma série de reportagens sobre a segurança na construção civil do Vale do Itajaí. Porto afirma que receber o reconhecimento é uma honra, mas divide a conquista com os colegas:

- Quando fiz o material, todo o pessoal da sucursal em Itajaí se mobilizou na produção das reportagens para que a foto ganhasse a dimensão que ganhou. Por isso, esse prêmio é de todos nós.

O editor-chefe Edgar Gonçalves Jr. destaca o tratamento editorial agregado à imagem:

- Procuramos acrescentar ao forte conteúdo dramático da foto informações sobre a fragilidade da fiscalização nas obras do Vale, para que a tragédia não virasse mais uma fria estatística.

Ao todo, foram 10,5 mil trabalhos inscritos no evento da SND, considerado o Oscar do jornalismo gráfico. Léo Tavejnhansky, editor de Arte do jornal O Globo, que já foi jurado do prêmio, relata que foram escolhidos dentre os inscritos 831 premiados. Eles receberam o Prêmio por Excelência, assim como o material vencedor do Santa.

Os jurados ainda determinaram os trabalhos que receberam as medalhas de ouro e prata. Foram distribuídas três medalhas de ouro, 50 de prata e sete menções especiais do júri, além dos prêmios por excelência. O Jornal i, de Portugal, foi escolhido como o mais bem desenhado do mundo. No Brasil, o Santa uniu-se a outros 29 vencedores nesta edição. No final do ano será lançado o anuário do prêmio com os trabalhos vencedores.

Veja outras fotos de Marcos Porto

O fotógrafo Marcos Porto trabalha há 15 anos no Grupo RBS, mas atua na área há mais de 20. Ao longo de sua carreira, produziu milhares de fotografias, muitas com destaque nas capas do Jornal de Santa Catarina

Comentários (3)

  • ricardo diz: 22 de fevereiro de 2011

    acho que essa foto tinha que ganhar eh o premio “Espirito de Porco”…não para o fotógrafo, que afinal estava trabalhando, mas para aquela madame la atras que, diante de uma tragedia e do sofrimento humano pela perda de um irmão, teve a “sensibilidade” de sacar uma maquina digital da bolsa para registrar o “acontecimento”… talvez tenha ate postado a foto no seu orkut, no facebook, no twitter ou em alguma outra dessas futilidades virtuais…premio idêntico deveriam receber também aquelas pessoas que posavam, alegremente, para fotos defronte as ruínas de algumas casas destruídas pela ressaca no Campeche…

  • Pablo Gomes diz: 22 de fevereiro de 2011

    Quando eu vi essa foto publicada no jornal eu tinha certeza que seria premiada. Infeliz tragédia, grande trabalho jornalístico de Marcos Porto. Parabéns e força à família do jovem que morreu trabalhando!

  • val diz: 6 de março de 2011

    Parabens ao Marcos, merecidamente, ele é um otimo profissional.

Envie seu Comentário