Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2011

Crianças vão plantar mil mudas de árvores para neutralizar emissão de gás carbônico

31 de maio de 2011 0

Mil mudas de plantas nativas serão plantadas nesta quarta-feira no Parque do Atalaia, em Itajaí. A ação ecológica faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente na cidade, e será feita pela Câmara de Vereadores. O objetivo é neutralizar a emissão de gás carbônico na sede do Legislativo.

O plantio será feito por alunos da escola Elias Adaime e voluntários mirins do Viveiro Fazenda Nativa. As crianças também farão uma trilha no Parque, a partir das 14h.

Entre as espécies que serão plantadas estão o plamito juçara e a banana de macaco, uma espécie rara da mata atlântica.

Polícia prende suspeito de assassinato ocorrido na segunda-feira

31 de maio de 2011 0

Agentes da Central de Operações Policiais de Itajaí (COP) prenderam nesta terça-feira um homem de 27 anos. Ele é suspeito de ter matado a tiros Renã Pereira da Silva Caetano, 18, na noite de segunda-feira.

O rapaz foi assassinado numa casa da Rua César Stamm, no Bairro Cordeiros. No local foi encontrada uma balança de precisão e uma pequena quantidade de drogas, por isso a polícia suspeita que a morte tenha relação com o tráfico.

O suspeito foi preso na casa da mãe, em Itajaí. Em depoimento, ele negou a autoria do crime.

Confira imagens da pesca artesanal no Rio Perequê, em Porto Belo

31 de maio de 2011 1

O repórter fotográfico Marcos Porto flagrou nesta terça-feira, o trabalho de cinco pescadores artesanais do Litoral. Os homens jogavam a rede em busca de peixe no Rio Perequê, entre Itapema e Porto Belo. A tainha, tão esperada pelos pescadores, não apareceu durante a tarde.

Confira as fotos:

Técnicos vistoriam área do Porto de Itajaí onde ocorreu acidente com trabalhador

31 de maio de 2011 1

Na madrugada desta terça-feira, por volta das 5h, aproximadamente no mesmo horário em que o  arrumador Marcos José Belleti, 48 anos, morreu no domingo durante o expediente dentro do Porto de Itajaí, uma vistoria foi feita no local por técnicos em Segurança do Trabalho. A intenção era verificar as condições de trabalho oferecidas aos operários e identificar  as causas do acidente. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí, Ricardo Alexandre de Freitas, a  vistoria durou cerca de meia hora e foi feita por profissionais do Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto de Itajaí (Ogmo). Estavam presentes representantes dos sindicatos dos trabalhadores, autoridade portuária e diretoria da APM Terminals.

- Agora nós esperamos o resultado do laudo dessa vistoria. Não sabemos em quanto tempo estará disponível – fala Freitas.

>> LEIA MAIS: TRABALHADOR MORRE AO SER ATINGIDO POR CONTÊINER NO PORTO DE ITAJAÍ

Confira a programação de Itajaí e Balneário Camboriú no Dia Mundial sem Tabaco

31 de maio de 2011 0

Nesta terça-feira é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco e as cidades da região programaram atividades e eventos para o decorrer do dia.

Em Itajaí, com o tema “Convenção – Quadro para o Controle do Tabaco”, o Programa de Controle ao Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Programa Itajaí Ativo começa as atrações com uma caminhada a partir das 9h, saindo defronte a Igreja Matriz até a Igreja Imaculada Conceição, com ida e volta pelo mesmo trajeto.

A caminhada deve reunir cerca de 200 pessoas e tem como objetivo conscientizar a população para os problemas de saúde relacionados ao tabagismo. Após a caminhada, os profissionais da Saúde montam uma tenda em frente a Casa da Cultura Dide Brandão onde haverá entrega de material informativo, aferição de pressão arterial, teste de HGT e glicemia. A equipe, formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiologistas, nutricionistas, agentes comunitários e professor de educação física vai orientar a população acerca do tabagismo, o uso do cigarro e suas consequências.

Em Balneário Camboriú, a campanha atuará em duas vertentes: a sensibilização dos fumantes sobre a importância de cada um dar um destino final ao lixo produzido pelo uso do cigarro, com a ação “Diga não a bituca no chão” e o tratamento com a implementação do Programa de Controle do Tabagismo.

Das 9h às 17h, na Praça Almirante Tamandaré, os profissionais do Departamento de Vigilância Sanitária farão uma limpeza simbólica em trechos das principais avenidas da cidade com a ação “Diga não a bituca no chão”. Na Unidade Básica de Saúde da Rua Suíça, no Bairro das Nações, haverá uma atividade educativa sobre os malefícios do cigarro aos alunos do Centro Educacional Ariribá, às 15h.  Na Unidade Básica de Saúde da Barra, às 9h, profissionais farão uma blitz da saúde para conscientizar a comunidade, na Praça dos Pescadores. Já a equipe da Unidade Básica da Nova Esperança fará, às 15h, uma atividade educativa para as pessoas que estão na Chácara de Recuperação Viver Livre. De 31 de maio a 3 de junho, os profissionais de saúde da unidade básica de saúde da Vila Real promoverá ações educativas nos Centros Educacionais do bairro.

CLICRBS ITAJAÍ

Polícia intensifica trabalho depois de onda de assassinatos em Camboriú

31 de maio de 2011 0

De sexta-feira até domingo, quatro pessoas foram assassinadas em Camboriú (Foto: Marcos Porto)

A onda de assassinatos na cidade de Camboriú fez as polícias Civil e Militar intensificarem os trabalhos nas ruas. Um plano de ação foi montado e a partir desta terça-feira, operações serão feitas nas áreas consideradas de risco, onde o índice de criminalidade é alto. De sexta até domingo, quatro pessoas foram mortas no município, três delas no mesmo dia. No mês de maio, no total, foram seis homicídios.

- Nós vamos intensificar as abordagens, principalmente em veículos suspeitos, onde possa existir drogas ou armas escondidas. A operação seguirá sem prazo para terminar e será feita em locais e horários estratégicos – conta o comandante da Polícia Militar de Camboriú, capitão Alfredo Knoblauch.

O comandante explica que a operação já existia, mas precisou ser reforçada depois dos crimes registrados durante o final de semana. O capitão Knoblauch acredita que os quatro assassinatos, mesmo distantes, possam ter ligação.

- Pelos relatos que tivemos, existe a briga entre dois grupos pela disputa por pontos de tráfico de drogas. Eles estariam medindo forças.

A hipótese levantada pelo comandante da Polícia Militar, não é descartada pelo delegado Hélcio Ferreira, da Delegacia do Bairro Monte Alegre, um dos locais com maior incidência de crimes na cidade. Nos quatro casos, inquéritos estão em andamento.

- Não posso adiantar muitas informações para não atrapalhar no processo de investigação, mas os assassinatos foram encomendados. Em um deles temos a certeza de que o responsável pelos tiros usava touca para evitar a identificação.

O delegado investiga também a ligação dos crimes com a briga ocorrida dentro do Presídio Regional de Balneário Camboriú na madrugada do último dia 19.

Os crimes

27 de maio, sexta-feira – João Luiz Gonçalves, de 26 anos, foi morto por volta das 21h45min. O assassinato ocorreu na Rua Monte Nevada, no Monte Alegre. Ele recebeu vários tiros vindos de uma pistola calibre nove milímetros

29 de maio, domingo – Leandro José Albino, 24 anos, também morreu a tiros. O assassinato ocorreu na Rua Monte Tucupuri, no Bairro Conde Vila Verde, por volta das 4h

29 de maio, domingo – Nilda Nogueira dos Santos, 44 anos, foi morta com tiros na cabeça, boca e pescoço. O corpo foi encontrado por volta das 7h na Rua João da Costa, Bairro Rio do Meio

29 de maio, domingo – Jean Carlos Ferreira, 19 anos, foi morto a tiros por volta das 23h. Ao lado do corpo, a Polícia Militar encontrou 13 cápsulas de pistola nove milímetros. O crime ocorreu na Rua Flamboyant, no Bairro Monte Alegre.

Acidente entre carro, moto e caminhão termina em morte

30 de maio de 2011 0

O condutor de uma moto morreu ao se envolver em um acidente com um caminhão e um carro na tarde desta segunda-feira, em Camboriú. Segundo a polícia, Cesar Arceno dos Santos, 40 anos, teria batido na lateral de uma carreta, que vinha em sentido contrário, ao tentar ultrapassar um Fox.

Santos, que era morador de Balneário Camboriú, morreu no local. Seu corpo foi recolhido pelo IML

Navegantes: Polícia registra dois assassinatos no Bairro São Paulo

30 de maio de 2011 0

A Polícia Civil de Navegantes investiga dois assassinatos registrados na noite de domingo no Bairro São Paulo. O primeiro deles aconteceu por volta das 21h, quando um homem foi atingido por 10 tiros em frente a um bar na Rua Adelson Machado de Oliveira.

Almir Oliveira dos Santos, 25 anos, morreu no local. A polícia já tem suspeitos de terem cometido o crime.

Pouco tempo depois, por volta das 21h30, Laurindo de Almeida, 55 anos, foi encontrado morto na casa onde morava, na Rua Abdon Sacavem. Ele era cadeirante e foi vítima de uma facada no rosto.

Rapaz é morto a tiros em Itajaí

30 de maio de 2011 0

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros no final da tarde desta segunda-feira numa casa Rua César Stamm, no Bairro Cordeiros, em Itajaí. Segundo testemunhas, o assassino teria fugido em um veículo Gol vermelho.

O corpo foi recolhido ao IML e até o início da noite, a família ainda não tinha feito o reconhecimento oficial do rapaz. O caso está sendo investigado pela equipe da Central de Operações Policiais (COP).

PM afasta das ruas policiais envolvidos em ocorrência que resultou em morte

30 de maio de 2011 0

O comando da Polícia Militar de Itajaí afastou dos serviços operacionais os policiais envolvidos na ocorrência que resultou na morte de André Janke, 26 anos, na madrugada de sexta-feira. O corpo do rapaz foi encontrado horas depois, algemado, nas águas do Rio Canhanduba.
O relato dos policiais Militares é de que Janke teria se atirado na água para fugir de uma abordagem. Com ele teria sido encontrado um revólver calibre 32, que foi entregue na delegacia. Mas familiares do rapaz afirmam que ele teria sido agredido pelos policiais e levado dois tiros.
A PM instaurou um inquérito para apurar o que aconteceu. O caso também é investigado pela Polícia Civil. Segundo o delegado Alan Pinheiro, responsável pelo caso, o laudo do Instituto Médico Legal (IML) revelou que a morte do rapaz foi causada por afogamento.