Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Inverno começa nesta terça-feira

21 de junho de 2011 0

A partir das 14h16min desta terça-feira, o Sol passará a iluminar com menos intensidade os países do Hemisfério Sul. O fenômeno astronômico, conhecido como solstício, caracteriza o início do inverno. A chegada da nova estação ao Vale do Itajaí será acompanhada de muitas nuvens e instabilidade.

As temperaturas, no entanto, não devem reduzir muito na primeira semana, que terá tempo chuvoso, conforme previsão da Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima. A partir desta terça, uma frente fria avança pelo Litoral e se associa à baixa pressão da atmosfera provocando chuvas no final da tarde e rajadas de vento de até 35 Km/h.

O acumulado das chuvas na região deve ficar ente 10 e 30 milímetros. A temperatura não oscila em grande escala, mas deve cair no início da noite. A máxima prevista para o Vale é de 23º C, e a mínima, 14º C. Quarta e quinta-feira, persiste o clima instável, com predomínio de muitas nuvens e chuva.

A chegada de uma nova frente fria está prevista, desta vez vinda do Rio Grande do Sul. Nos dois dias, pode haver queda nas temperaturas. A nova estação marcará também o retorno das chuvas ao Estado nas primeiras semanas. Sexta-feira, o Rio Itajaí-Açu chegou a registrar o aparecimento de bancos de areia próximo ao Biergarten.

Na primeira quinzena de junho, as chuvas atingiram a marca de 14 milímetros em Blumenau, enquanto que a média histórica para todo o mês é de 94 milímetros. Conforme a Central RBS de Meteorologia, a média de chuva no Estado deve variar entre 100 e 160 milímetros em julho, 70 a 130 em agosto e 130 a 200 milímetros em setembro.

>> LEIA MAIS: Primeiro dia do inverno será de tempo instável com grande possibilidade de temporais isolados em todas as regiões

Envie seu Comentário