Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Pista do Aeroporto de Navegantes recebe ranhuras que aumentam segurança

01 de novembro de 2011 0

Foi finalizada a implantação de ranhuras na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes. A obra, que recebe o nome de grooving, garante o contato entre a aeronave e a superfície da pista, melhora o escoamento da água em condições climáticas adversas e permite que a água escoe para fora da área de tráfego, deixando a pista seca.

De acordo com a assessoria de comunicação da Infraero, a obra, iniciada em 17 de agosto, atua de diferentes maneiras de acordo com a porção da pista. Na zona de toque, mesmo em condições de chuva, permite que seque a pista o mais rápido possível. Na porção central e final da pista, por não acumular água, permite um maior coeficiente de atrito a fim de proporcionar a frenagem mais segura da aeronave e evitar a aquaplanagem.

Em fevereiro deste ano já havia sido concluída a restauração do pavimento da pista de pouso de decolagem. A reforma da pista e a implantação do grooving, realizadas sempre no período da madrugada, não interferiram na operacionalidade do aeródromo.

Envie seu Comentário