Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tubulação rompe e causa vazamento de esgoto na praia em Itapema

29 de janeiro de 2012 2

Atualizada às 22h04min

O rompimento de uma tubulação neste domingo, durante obras da Autopista Litoral Sul na Marginal Oeste, provocou o despejo de esgoto nas areias da Meia Praia, em Itapema. Um trecho de 400 metros, entre as ruas 205 e 207, precisou ser interditado pela prefeitura devido à contaminação. A área está sendo monitorada, mas ainda não há previsão exata de quando poderá ser liberada novamente aos banhistas. A empresa responsável pelo vazamento deverá ser multada pelo município, por dano ambiental.

Trecho de 400 metros da Meia Praia foi interditado (Foto: Rubens dos Santos/Especial)

Presidente da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (Faaci), Juaci do Amaral informou que não há como retirar da água o esgoto despejado. Será necessário esperar que o produto do vazamento seja dissipado pelo mar.

A tubulação rompida carrega todo o esgoto coletado na Meia Praia. Segundo Jacir Antônio Rambo, diretor do Departamento de Regulação e Controle de Itapema, para consertar o estrago foi preciso desativar temporariamente a estação elevatória da Rua 205, o que provocou a contaminação da areia com o esgoto.

No fim da tarde, um cano rompeu e aumentou a vazão de esgoto em direção ao mar. Já o vazamento que ocorria na Marginal Oeste foi contido e puderam ser começadas as obras emergenciais de contensão. Durante o dia todo, técnicos da Prefeitura e da empresa Águas de Itapema, responsável pelo abastecimento de água e saneamento no município, monitoraram as demais estações elevatórias para verificar possíveis vazamentos. Um relatório deverá ser feito nesta segunda-feira, com o cálculo do volume de esgoto despejado na praia.

De acordo com nota oficial da prefeitura de Itapema, as obras que causaram o rompimento da tubulação eram feitas para passagem de cabeamento de fibra ótica sob a Marginal Oeste. A responsável pelo trabalho seria uma empresa terceirizada, contratada pela Autopista Litoral Sul, que não divulgou o nome da prestadora do serviço.

A concessionária foi notificada pelo Departamento de Fiscalização Municipal e pela Faaci. No começo da noite deste domingo, a Autopista Litoral Sul divulgou nota oficial informando que está trabalhando, em apoio à Águas de Itapema, na recuperação da tubulação de esgoto.

Comentários (2)

  • Prefeitura de Itapema diz: 29 de janeiro de 2012

    NOTA OFICIAL SOBRE O CASO:
    A Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento de Fiscalização Municipal (DFM) e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), e com apoio do Departamento de Regulação e Controle (DRC), notificou na manhã de domingo (29) a concessionária Autopista Litoral Sul. A empresa, responsável pela manutenção do trecho itapemense da BR-101 e suas marginais, realizava a implantação de duto para a passagem de cabeamento de fibra ótica, que seria utilizado no sistema de videomonitoramento da rodovia. Durante os trabalhos na Marginal Oeste, no acesso principal dos bairros Morretes e Meia Praia, a tubulação do emissário de esgoto foi atingida, causando vazamento. Com a ação imediata da Prefeitura, a concessionária Águas de Itapema iniciou uma força-tarefa para reparar o dano, que realiza trabalho para resolver o problema ainda na noite de domingo.

  • Valter diz: 31 de janeiro de 2012

    bem no meio da temporada, ai sim dá pra dizer” que merda”.

Envie seu Comentário