Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Nova coleta de água para teste de balneabilidade ocorre nesta terça-feira em Meia Praia

31 de janeiro de 2012 0

Para dar continuidade ao monitoramento da área afetada pelo despejo de esgoto, uma nova coleta da água do mar para testes de balneabilidade ocorre nesta terça-feira, em Meia Praia, Itapema. O primeiro resultado da qualidade do mar nas proximidades das ruas 205 e 207 deverá sair na quinta-feira. Até lá, os 400 metros afetados pelo vazamento de esgoto ficarão isolados, como prevenção. 

A Polícia Militar Ambiental de Tijucas esteve nesta segunda-feira no local para a apuração criminal do ocorrido. O órgão ficará responsável pelo levantamento do grau de impacto ambiental e por apontar o responsável pelo dano. 

— Nós dependemos dos laudos da Fatma e da Fundação Municipal do Meio Ambiente para concluir a apuração. O valor da multa dependerá da dimensão do impacto ambiental, mas pode chegar a R$ 50 milhões — fala o comandante da Polícia Militar Ambiental, Ênio Sérgio Nedochetko, explicando que também foram analisados os resquícios de contaminação por esgoto na areia da praia. 

A Companhia Águas de Itapema ainda não fez o levantamento da quantidade de esgoto despejado na praia. A previsão é que o cálculo seja concluído até o fim desta semana. 

Trabalhos de contenção duraram toda a madrugada 

Os trabalhos para conter o vazamento duraram toda a madrugada de segunda-feira. A tubulação foi quebrada por volta das 10h30min de domingo no acesso principal aos bairros Meia Praia e Morretes, via BR-101. O rompimento ocorreu durante a passagem do cabeamento de fibra ótica sob a Marginal Oeste, que era feito por uma empresa terceirizada pela Autopista Litoral Sul.

Para evitar que a sujeira se espalhasse por Meia Praia pela galeria pluvial, foi aberta uma comporta da estação elevatória principal de esgoto, fazendo com que o despejo ficasse concentrado entre as ruas 205 e 207. Somente às 3h25min, a troca da tubulação foi concluída e o vazamento contido.

Envie seu Comentário