Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Balneário Camboriú: Moradores fazem passeata em prol do Rio Camboriú

29 de abril de 2012 0

Moradores de Balneário Camboriú reuniram-se em uma caminhada na manhã deste domingo, para chamar atenção aos níveis de poluição do Rio Camboriú. A intenção é conscientizar autoridades e a população sobre a importância da limpeza das margens e das águas, que abastecem todo o município.

A manifestação reuniu cerca de 30 pessoas, que percorreram o trecho da Barra Sul à Praça Almirante Tamandaré.

_ Se a situação continuar como está, em 10 anos não teremos mais água para beber _ disse o aposentado Maurílio Pereira, 60 anos, organizador da passeata.

Blumenauense, Pereira mudou-se há cinco meses para a Barra Sul, em Balneário Camboriú, e abraçou a causa da preservação do rio.

Diariamente, ele vê móveis, garrafas e embalagens plásticas, despejados pela população, acabarem depositados nas margens ou no mar.

Mas a maior reclamação dos moradores é em relação ao cheiro – proveniente, segundo Pereira, do tratamento de esgoto insuficiente. Hoje, o sistema usado em Balneário Camboriú tem capacidade para tratar apenas 45% de todo o esgoto despejado nas águas do rio. Já o município de Camboriú, que também direciona os dejetos para o Rio Camboriú, não possui sistema de tratamento.

O secretário de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, André Ritzmann, informou que uma nova estação de tratamento, com capacidade para tratar 98% do esgoto da cidade está em execução, e deve ser concluída ainda este ano.

Envie seu Comentário