Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Porto de Itajaí terá nova área de manobras de navios para driblar crisa

02 de maio de 2012 0

O complexo portuário do Itajaí-Açu, que inclui terminais de Itajaí e Navegantes, deverá ganhar uma nova bacia de evolução – área de manobras de navios. A intenção é aumentar a capacidade dos portos para que tenham melhores condições de competir no mercado, diante da crise prevista pela unificação da cobrança de ICMS, a partir do ano que vem. A previsão é que a obra seja concluída em até dois anos.

Hoje, o Porto de Itajaí está apto a receber navios de até 294 metros de comprimento, enquanto portos como Itapoá, Paranaguá e Santos têm capacidade para cargueiros de até 340 metros.

_ Temos estrutura para receber navios maiores. Só dependemos da bacia de evolução _ diz o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP).

A nova bacia de evolução deverá demandar a ocupação de novas áreas pelo porto. Segundo Bellini, a princípio o projeto deve incluir somente locais que já pertencem ao complexo portuário. Há possibilidade de reintegração de posse em áreas que hoje estão ocupadas irregularmente.

O projeto, incluindo a delimitação de área, dragagem e urbanização, deve ser viabilizado em parceria com a empresa holandesa APM Terminals, arrendatária da maior parte do Porto de Itajaí.

Envie seu Comentário