Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Qualidade da água do Rio Camboriú será monitorada pela Epagri/Ciram

10 de maio de 2012 0

Ainda neste mês, pesquisadores da Epagri/Ciram instalarão uma sonda multiparamétrica no Rio Camboriú. O equipamento servirá para monitorar a qualidade da água no ponto onde é feita a coleta que abastece as cidades de Balneário Camboriú e Camboriú.

A sonda é mais um dos componentes do sistema de monitoramento ambiental que está sendo instalado na bacia do Rio Camboriú. O sistema será composto por cinco estações meteorológicas, que irão medir e documentar diferentes padrões ambientais da região, como índice pluviométrico, nível do rio e temperatura. O sistema deverá estar funcionando em outubro. Além de formar séries históricas que irão embasar pesquisas na região, os dados também serão usados para prevenção contra eventos meteorológicos extremos.

Os equipamentos que formam o sistema de monitoramento, inclusive a sonda multiparamétrica, terão capacidade de medir em intervalos de minutos as variáveis ambientais da região. Esses dados serão enviados em tempo real para a Epagri/Ciram, em Florianópolis. Atualmente é a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) que controla a qualidade da água com uma coleta manual diária. A sonda vai fazer essa avaliação todos os dias, a cada 15 minutos.    

No final de abril, moradores de Balneário Camboriú fizeram uma passeata para chamar atenção aos níveis de poluição do Rio Camboriú.  A manifestação reuniu cerca de 30 pessoas, que percorreram o trecho da Barra Sul à Praça Almirante Tamandaré.

Envie seu Comentário