clicRBS
Nova busca - outros
23 ago16:16

Projeto visa investimentos na produção de noz Pecãn Livramento

Na última sexta-feira, foi realizada uma palestra na Sala Cultural onde Livramento recebeu mais de 300 pés de nogueiras Pecãn. A cidade tem grande potencial para alta produção da noz. Márcia Rodrigues da Silva, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, conta que há anos tenta mostrar aos conterrâneos as maravilhas do produto, pouco investido na região:

- Há 4 anos falo sozinha tentando mostrar como é importante essa cultura. Agora finalmente começaram a me ouvir e a plantação da noz Pecãn vai beneficiar a cidade por 200 anos, conta.

Plantação da nogueira Pecãn

Durante a reunião, 15 produtores compraram as mudas e existe a possibilidade de serem implantadas ainda este ano de mais 1300 pés ainda este ano. O município já é produtor de mais de 3 mil pés em franca produção, e busca a possibilidade do aproveitamento da produção de mais de 50 toneladas das nozes que hoje vão para o lixo. Serão em torno de 15 hectares de noz Pecãn.

Planta-se só uma vez , poda-se só uma vez, e colhe-se com um trabalho de apenas três meses na época de colheita , depois a natureza se encarrega, é muito resistente a pragas , ao clima e se adapta perfeitamente no nosso clima, explica Márcia.

Márcia Rodrigues em carregamento da noz Pecãn

A intenção agora é conseguir financiamento junto com o Banco do Brasil. Márcia conta que em outras cidades o Banco do Brasil tem financiado projetos de florestamento e em Livramento ainda não existe nenhum tipo de recurso nessa linha.

Pequenos produtores e trabalhadores rurais que trabalham com a noz

A noz é preventivo contra infarto, limpa o sangue e é rica em omega 6. Santana do Livramento tem um ótimo solo e o melhor clima do Brasil para o cultivo da nogueira Pecãn.

Sobre a Noz Pecãn

A nogueira Pecãn é uma planta de grande porte, planta oriunda do clima temperado, podendo ser encontrada em diferentes condições climáticas. A nogueira pertence a família junglandaceae.Éárvore de folhas caducas, que pode atingir grande porte superando os 40 metros de altura, com 40 diâmetro de copa e 20 metros de circunferência de tronco. A longevidade pode superar os 200 anos, havendo quem diga que existe nogueiras nativas milenares.

Em Santana do Livramento, em um estudo preliminar sobre a produção de nogueira Pecãn através das listas de presenças e pesquisas de campo, descobriu-se que existem em produção no município mais de 2.000 pés, alguns com mais de 30 anos. Em uma propriedade onde existe apenas um pé , no ano de 2007 foram colhidos quase 100 kg da fruta. É apenas colher do chão, tendo em vista que quando está pronta para colher ela cai do pé sozinha. Depois é só selecionar , acondicionar em uma bolsa e ela durará até 4 meses se bem acondicionada, podendo ser colocada também em freezer, ou câmara fria.

Foram realizadas três reuniões com proprietários de indústrias de nozes Divinut e Pecanita, ambas de Cachoeira do Sul, em 2006 e 2007, respectivamente, e com a Agroindústria Pitol, de Antagorda, em 2009. Nestas reuniões, colheu-se os dados sobre o número de pés no município, até mesmo no bairro da Santa Rosa existe nogueira. Conforme o agrônomo Julio de Medeiros o clima de Santana do Livramento é um dos melhores do Brasil para o cultivo.

Características da nogueira Pecãn:

- Longevidade de 200 anos aproximadamente
- Custo apenas de implantação do nogal, a manutenção anual é baixíssima
- O Brasil produz apenas 30 % do que consome 70 % é importado
- Ásia , China e Europa precisam de produto e não existe produção suficiente, o que garante a comercialização de tudo o que for produzido
- Ótimo projeto para a agricultura familiar, pequena, média ou até grande propriedade rural
- Planta altamente rústica e livre de pragas
- Possibilidade de consorciamento com o gado de corte e de leite, com ovino, com plantio
- Excelente qualidade de grama em baixo das árvores e sombra para o gado
- Serve como reserva legal
- A colheita é feita de forma manual e sem necessidade de mão-de-obra qualificada
- Onde é colocada uma vaca coloca-se 100 pés de nogueira
- Dificilmente vai ter-se furto das plantas , ao contrário de bovinos e ovinos
- A planta o que tem de altura, de 25 a 40 metros tem de raiz, sendo autosustentável na busca de água
- Resiste 120 dias sem água;
- O acondicionamento da produção é feito com poucos recursos e pode durar até quatro meses estocados em condições ambientais normais
- Ao depende de condições especiais de transporte uma vez que não é uma fruta frágil que estrague no transporte
- Tem alto valor medicinal e comestível inclusive em escala internacional, sendo propício para a exportação;
Produto fácil de agregar-se valor, a madeira é nobre e compara-se ao mogno
- A produção praticamente dobra a cada ano podendo chegar a uma rentabilidade, conforme o agrônomo, de R$ 25.000,00 por hectare
- Existe garantia de compra local do produto, sem contudo exigir-se contrato de exclusividade o que garante o escoamento da produção
- Já sendo comprovada a comercialização de duas toneladas do produto sem nenhum tipo de publicidade
- Estima-se , por baixo, que tem-se um potencial de 200 toneladas do produtos prontas para comercialização, considerando os mais de 2.000 pés em franca produção no município
- Pequena área para plantio, em 1 hectare o negócio é viável
- Em 4 anos após a plantação da muda, começa a produção.
- Existem aproximadamente 40 assentamentos rurais no município , cada um deles com um número aproximado de famílias entre 20 a 90, são mais de 2.000 famílias. Se cada um plantar apenas meio hectare dos 28 hectares que é a terra de cada um teremos o maior pomar do mundo.

Diante desses aspectos percebe-se a viabilidade econômica e sustentável do projeto.

Todas as informações são fruto de 4 anos de pesquisa no município de Santana do Livramento. Os dados foram catalogados e registrados através de um levantamento fotográfico e testemunhal, com ampla divulgação na mídia.

Contudo, não existe linha de financiamento para o cultivo de nogueira no município, enquanto em cidades como Arvorezinha, Encantado, Cachoeira do Sul e outras do Estado o cultivo é incentivado.

- Com um financiamento aprovado, é possível oportunizar um cultivo rentável para os produtores, cumprindo também um papel social, uma vez que com melhores condições de trabalho no campo combatemos o êxodo rural, diz Márcia, e conclui: – Vamos começar também a incentivar a suinocultura como forma de consorciamento para os produtores locais.

Por

7 Comentários »

  • paulo hp rezende disse:

    BOA TARDE, MORO NA REGIAO DO SUL DE MINAS MG . GOSTEI DA SUA ATITUDE DE PLANTIO DA NOGUEIRA. TENHO UM SITIO PEQUENO E GOSTARIA DE PLANTAR A MESMA JA CONSEGUI FAZER A MUDA . GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DO PLANTIO.E A RESPEITO DO NOSSO CLIMA E DE REGA-LAS? DESDE JA AGRADEÇO E PARABENISO-A

  • Alcenir disse:

    Muito importante as informações. Percebemos que no Brasil poderemos desenvolver a cultura do cultivo de NOZ pecan, pouco difundida.
    Qual a temeperatura ideal para plantio? que tipo de terreno? qual a ltitude ideal para palntio?

  • Alcenir disse:

    como faço para conseguir mudas em MG ou ES? tenho um pequeno sítio em Venda Nova do Imigrante e gostaria de plantar pelo menos 20 pés. Agradeço quem tiver disponibilidade que informe contato e possibilidade de informar local ideal para plantio, espeçamento, adubação, etc. Algúem teria algum folder, panfleto,etc.

    Paulo, como conseguiste as mudas? já obteve mais informações?

    alcaltoe@ymail.com

  • Maria Eterna da Conceiçao disse:

    Boa Noite Alcemir, Vc nao mi conhece, mas estou no tema dos pecans, tivemos 3 anos buscando terras que fosse apropiada para a plantaçao, ou seja o solo nao pode coter sodio, etc, a melhor terra e a arenosa, simmmm a arenosa. Si for com arcija, desculpa mas moro em Argentina ha 21 anos e as vezes mi confundo as palavras e os nomes da coisas arcija e aquela terra barreta, sabe??, entao… compramos 120,00 equitareas em EntreRios’, ano passado plantomoas 3.000 este ano vamos por mais 3.000 e p proximo ano mais 3.000. E un cultivo que demora para começar a dar entre 5º e 6 ano começa dar e 8ª ano ja pode com´çar a exportar. Este año estivemos em um Comgresso internacional Pecaneros a Pecaneros, o qual nos deixou bocaberta, nao pensava que era tao trabalhoso.

    Logico vc pode plantar e ficar esperando as arvores crescer, mas si vc quizer que seja frutifer ezige muitos cuidados, desde a poda ate os produtos quimicos que tem que aplicar nas epoca correta… etc… Bom ficaria aqui escrevendo toda uma noite.

    Espero que tenha sido util, O melhor mesmo e buscar um >Ingenheiro Agronomo que saiba de Pecans para te acessorar. Nos temos un aca em Argentina que tambem foi ao Congresso. Caso queira informaçao. envie um meia para mim. Muito obrigada.

    Maria Eterna da Conceiçao

  • Elisabete Boss disse:

    Gostei das informaçoes Noz Pecan. Muito uteis para mim.Necessito mais informacoes sobre a poda de arvores velhas. Agradeço.

  • itacir massocato disse:

    Boa tarde, resido em Capinzal – sc fica no meio oeste do estado, por aqui existe algumas plantas de Pecan, tenho o interese de plantar, gostaria de ter mais informacoes, como adubacao, poda etc.
    desde já agradeco a atencao dispensada..
    um grande abraco

  • Antonio Carlos Gabriel disse:

    Estou interessado em plantar um hectare consorciado com pastagem de gado de corte, na Região Noroeste do Paraná.(Umuarama).
    Gostaria de receber informações detalhadas(preparo do terreno adubação,poda, como manuzear a plantação, etc corretamente em consórcio com bovinos.
    Quais espécies de mudas certificadas e onde adquirí-las

    Antonio Carlos Gabriel

Comentários