clicRBS
Nova busca - outros
03 out23:32

Emilia Fernandes pode ficar com a quarta vaga de suplente do PT na Câmara

Com 49.403 votos, 8.008 destes conquistados entre eleitores santanenses, Emilia Fernandes, do PT, foi a candidata a deputada federal mais votada em Livramento e pode ficar com a quarta vaga de suplente na bancada petista na Câmara federal. Ela, que nasceu em Dom Pedrito mas iniciou a carreira política como vereadora em Livramento em 1982 e permaneceu no cargo por três mandatos, foi a representante santanense que obteve a melhor colocação nessas Eleições.

Em segundo lugar entre os candidatos mais votados no município ficou Nelmo Oliveira (PSB), com 6.009 votos, seguido por Germano Camacho (PTB) com 4.367 votos. Confira aqui os números finais da apuração.

O resultado da composição dos Legislativos poderá ser alterado caso alguma das candidaturas com recursos pendentes na Justiça Eleitoral tornem-se aptas. Entenda.

Perfil

Emilia Therezinha Xavier Fernandes é pedagoga e especialista em Educação. Foi professora em escolas rurais e urbanas e militante do CPERS, sendo fundadora do núcleo do sindicato na Fronteira Oeste do Estado. Iniciou na política em 1982, como vereadora de Santana do Livramento, permanecendo no cargo por três mandatos. Há 30 anos na vida pública, foi a primeira mulher gaúcha a se eleger senadora e a atuar como ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres. De 1999 a 2000, presidiu a Comissão de Infraestrutura e foi vice-líder do partido no Senado. Desde 2004, Emília é presidente do Fórum de Mulheres do Mercosul – Brasil, entidade não governamental eleita para o Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres. No ano passado, assumiu uma cadeira na Câmara Federal pelo PT do Rio Grande do Sul. A candidata defende a busca igualdade de gênero, o fim do preconceito racial e sexual e da violência contra a mulher. Dentre suas prioridades, destaca educação, cultura, segurança, saúde, economia solidária e o desenvolvimento do RS e do Brasil com justiça social.

Por

Comentários