clicRBS
Nova busca - outros
18 jan16:20

Rio Grande do Sul tem dez municípios em estado de emergência por causa da estiagem

Canal Rural

A estiagem que atinge praticamente por um mês algumas cidades do Rio Grande do Sul levou a Defesa Civil do Estado a decretar situação de emergência em dez municípios: Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Cerrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório, Bagé e Pinheiro Machado. Além disso, Piratini, Aceguá e Dom Pedrito estão em observação e foram notificados de uma possível situação de emergência.

Em Bagé, um regime de racionamento está em vigor e, a cada 12 horas, moradores alternam períodos de fornecimento de água. Em Candiota, a Defesa Civil, distribui água aos moradores da zona rural com caminhões-pipa. A Defesa Civil estima que, na zona rural, houve uma perda de pelo menos R$ 3,6 milhões na produção agrícola e pecuária. No município de Pedras Altas, muitas famílias não conseguem alimentar o gado e cultivar as lavouras.

Segundo o tenente da Defesa Civil do estado, Aldo Bruno Ferreira, o órgão montou uma operação especial de assistência, que conta com a distribuição de cestas básicas e água potável.

– Foram distribuídos até agora, mais de 22 mil litros de água e mais de 25 mil toneladas de alimento para as famílias de pequenos agricultores e moradores da área rural – disse. Segundo ele, nas áreas rurais muitas famílias usam poços artesianos, e o abastecimento de água com a ajuda de caminhões-pipa, para minimizar a seca.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para os municípios do estado, durante esta terça (18), tempo seco com temperatura máxima de 31 graus Celsius (ºC) e a miníma de 15 ºC.

Por

Comentários