clicRBS
Nova busca - outros
04 fev11:23

PRF faz duas apreensões de cigarros em dois dias

Equipes da 11ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal apreenderam cerca de 30 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai nos últimos dois dias, em fiscalização de rotina na BR-158 entre Rosário do Sul e Santana do Livramento.

A primeira apreensão ocorreu na madrugada do dia 2 para o dia 3 de fevereiro, próximo à divisa de Livramento com Rosário, onde foram encontrados 17 mil maços em um Fiat Palio Weekend. Um homem de 41 anos foi preso. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal, como flagrante de contrabando.

Na madrugada seguinte, entre 3 e 4 de fevereiro, ocorreu a segunda apreensão em um local próximo a do dia anterior. Após o veículo suspeito ter sido acompanhado por cerca de 40 quilômetros pela viatura da 11ª Delegacia e abandonado em uma estrada próxima. Não foi possível a identificação do condutor. Neste veículo, uma Fiat Strada, estavam cerca de 12 mil maços de cigarros paraguaios. Ocorrência encaminhada à Receita Federal.

Segundo informações do site da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, somente no ano passado, 1,2 milhões de maços de cigarro foram apreendidos pela PRF no Rio Grande do Sul, de uma total nacional de 34,2 milhões.

De acordo com dados da OMS, o tabaco é a droga que mais mata em números absolutos. Até o final do século, mais de um 1 bilhão de pessoas em todo o planeta deverão perecer em decorrência do vício. Os riscos são potencializados pelo consumo de cigarro de baixo custo, como o proveniente do Paraguai que, além das substâncias cancerígenas já conhecidas, possui em sua composição resíduos de agrotóxicos banidos do Brasil há mais de 20 anos, encurtando mais ainda a expectativa de vida dos fumantes.

Por

Comentários