clicRBS
Nova busca - outros
22 fev15:35

Agricultores bloqueiam BR-293 em protesto por providências para combater a estiagem

Um protesto de assentados e pequenos agricultores de Hulha Negra, Pinheiro Machado, Piratini e Santana do Livramento bloqueia desde a manhã desta terça-feira a BR-293, no trevo de acesso a Hulha Negra, na Campanha. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 150 pessoas estão no local.

O diretor do MST Lourenço Souza informa que os bloqueios vão acontecer de hora em hora, com o objetivo de esclarecer aos motoristas os motivos do protesto, e não há previsão para acabar. Eles pedem a criação de políticas para reduzir os impactos da estiagem na região, como abertura de poços e açudes e linhas de financiamento para irrigação.

Na semana passada, o Incra realizou a entrega oficial de uma patrulha agrícola com 27 equipamentos para municípios da região. As máquinas inicialmente realizariam o serviço de manutenção das estradas, mas podem ser utilizadas para a abertura de poços e açudes. De acordo com o diretor do MST, o benefício ainda não chegou aos assentamentos. As prefeituras informaram que os equipamentos começam a ser utilizados nos próximos dias.

Os manifestantes vão montar acampamento no local. São esperadas 700 famílias na manifestação. Policiais do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal estão acompanhando o protesto.

Por

Comentários