clicRBS
Nova busca - outros
01 jun16:32

O potencial do município para a energia limpa impulsionada pela força dos ventos

 A Usina Eólica Cerro Chato ocupa uma área de cerca de 8 mil hectares. São três parques eólicos com 15 aerogeradores cada um, totalizando 45 torres. Juntos eles são capazes de gerar um total de 90 megawatts com capacidade para abastecer uma cidade com mais de 200 mil habitantes. Os aerogeradores são essas torres gigantes, que possuem três hélices, que são impulsionadas pela força do vento e que geram a chamada energia limpa.

Na primeira fase de funcionamento da Usina Eólica, que deve começar no fim deste mês, vão ser acionados cinco aerogeradores. Inicialmente, eles terão capacidade para gerar em torno de 10 megawatts, energia suficiente para abastecer uma cidade, com 20 mil habitantes.

A subestação, de 230 mil volts, vai captar a energia gerada no complexo eólico para transmitir até a subestação da CEEE. A partir da subestação a companhia de energia elétrica colocará a energia no sistema nacional, que poderá ser usada em qualquer região do país.

O empreendimento, orçado em 450 milhões de reais, é uma parceria entre a Eletrosul e a empresa que fabrica os equipamentos instalados na usina. A conclusão das obras estão previstas para o fim do ano.

Por

Comentários