clicRBS
Nova busca - outros
01 jun16:11

Trabalhadores percorrem o País trabalhando em Usinas Eólicas

A obra que está mudando o cenário e o sotaque da Fronteira da Paz. Esta reportagem realizada pela RBSTV de Livramento mostra quem são os trabalhadores que tem a missão de fazer o parque funcionar, de onde eles vêm e como estão se adaptando à região.

A paisagem do Pampa Gaúcho, com colinas, mangueiras de pedras centenárias e o gado pastando tranquilamente, agora se mistura a um gigante canteiro de obras. Até onde o olhar alcança, é possível ver guindastes com mais de 95 metros de altura e peças que compõem a torre do aerogerador que pesam mais de 60 toneladas. São mais de 600 pessoas trabalhando na construção da Usina Eólica Cerro Chato. Um deles é assistene técnico Tayson Ramalho, que veio do Rio Grande do Norte. “A gente se acostuma a ir para lugares diferentes, mas sinto saudade da família”, relata Ramalho. E é do nordeste que vem 70% da mão de obra, isso porque é lá que está a empresa que fabrica os aerogeradores.

“Com a expansão da área eólica no Brasil, está vindo também para o Sul, e como essa mão de obra não é uma mão de obra fácil de se encontrar no mercado nós deslocams essas equipes pra auxiliar e dar continuidade nas obras da região”, relata o engenheiro civil Álvaro Silva.

Só para montar cada uma das torres e instalar as hélices, trabalham quase 80 pessoas, e como a maioria delas veio do nordeste, a preocupação é com o clima, diferente, aqui da nossa região.

Em ritmo acelerado, a Usina Eólica Cerro Chato vai sendo erguida na paisagem da fronteira. Agora, é aguardar que os bons ventos tragam ainda mais prosperidade para a região.

Por

Um Comentário »

  • roberto disse:

    gostaria de voltar a minha cidade.tou vendo que livramento ta comesando a se mover. sou soldador tou residindo em caxias do sul . gostaria de trabalhar com minha profissao em minha cidade.torso que livramento ganhe vida e gere trabalho para ns sananenses . boa sorte

Comentários