clicRBS
Nova busca - outros
29 out10:21

Cinzas do vulcão chileno Hudson podem chegar ao RS no domingo

nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Hudson poderá atingir o sul do Rio Grande do Sul a partir das 4h da madrugada deste domingo (horário brasileiro de verão), conforme indica o modelo de dispersão de cinzas vulcânicas da agência americana de dados oceânicos e atmosféricos NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

Autoridades e especialistas do Chile avaliam que as cinzas poderão atingir níveis altos da atmosfera, região em que os ventos irão circular de sudoeste para nordeste nos próximos dias com uma velocidade prevista em média de 200 km/h, conectando assim a região do vulcão, no sul do Chile, ao Rio Grande do Sul.

A ação do vento pode criar um “corredor” por onde as cinzas serão transportadas até o território gaúcho, passando pela Argentina e pelo Uruguai.

Segundo a meteorologista da Central RBS, Estael Sias, ainda é cedo para avaliar se as cinzas serão facilmente visíveis como no último episódio do vulcão Puyehue, e se poderão afetar atividades em aeroportos ou provocar outros transtornos. Na semana passada, o vulcão Puyehue emitiu cinzas e fumaça, mais um vez, atrapalhando os voos na Argentina, no Uruguai, no Brasil e no Chile.

— Tudo vai depender das condições meteorológicas e da concentração e altitude das cinzas expelidas pelo vulcão — diz ela.

O governo do Chile mantém o alerta vermelho devido ao risco de erupção, embora especialistas afirmem que a atividade vulcânica diminuiu, segundo informações do jornal La Nación. Por determinação das autoridades, a zona de perigo ocupa 45 quilômetros ao redor do vulcão e foi evacuada. Ainda de acordo com o jornal chileno, quatro pessoas se recusavam a deixar a área até a manhã desta sexta-feira.


ZERO HORA

Link de Origem



Por

Comentários