Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Feijão campeiro

16 de setembro de 2009 0

Luciele Kegler/Divulgação
Na Semana Farroupilha, o Livro de Receitas andou por centros de tradições gaúchas para trazer receitas da culinária campeira. Afinal, até os menos apaixonados por bota/bombacha e vestido de prenda concordam que os pratos típicos do Sul são saborosos e irresistíveis.

Cozinheiro oficial do Departamento Tradicionalista Gaúcho do Avenida Tênis Clube (ATC), Adelar Almeida de Oliveira preparou um feijão campeiro para um dos jantares que estão ocorrendo desde o começo da semana no clube.
— A culinária gaúcha não têm muitos segredos. É amor e prática — diz Almeida, que há 22 anos trabalha com eventos e jantares.

Quem quiser provar in loco as delícias preparadas por ele e ainda curtir um bailinho, é só chegar no ATC. Até domingo, todas as noites há jantares típicos. Hoje ocorre o Festival da Linguiça (no cardápio, linguiça frita, assada, cozida, com farofa, com massa, fortaia e saladas). Amanhã, ocorre o Jantar Comemorativo à Epopeia Farroupilha (carne de panela, feijão campeiro, carreteiro, arroz branco, salada e pão). Informações e reservas pelo (55) 3221-6433.

Ingredientes
1kg de feijão
1 dente de alho
1 folha de louro
2 cebolas médias picadas
2 colheres de sopa de banha de porco
500g de lingüiça
300g de charque
500g de costela de porco defumada
Sal a gosto

Preparo
— Cozinhe o feijão com o louro. Pode ser em panela de pressão para ser mais rápido
— Corte o charque em cubos, coloque de molho na água por uma hora, após ferva com 1 litro de água, escorra e lave com água fria
— Em outra panela, coloque a banha de porco, as cebolas e o alho e refogue até dourar. Acrescente os a lingüiça, a costela e o charque. Refogue tudo até cozinhar as carnes
— Misture  as carnes ao feijão cozido e deixe ferver até formar um caldo grosso. Acrescente mais sal se preferir
— A receita rende 10 porções

Postado por Silvana Silva

Envie seu Comentário