Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Boulevard gastronômico

29 de setembro de 2009 0

Charles Guerra

Inspirado nas charmosas ruas de comércio/gastronomia francesas, será inaugurado daqui a pouco (às 20h desta terça-feira) a novíssima atração da 42ª Expofeira, o maior evento do setor de agronegócios da região central do Rio Grande do Sul.

O Boulevard Gastronômico, que ficará no pavilhão das microempresas (bem atrás da praça de alimentação do parque de exposições, no campus da Universidade Federal de Santa Maria) promete boas surpresas aos visitantes.

Confesso que fiquei com água na boca só de conversar com os cozinheiros e chefs que farão almoços, lanches e jantares (hoje à noite, o cardápio é nhoque) e darão as oficinas. A cozinha integrada será assinada pelos responsáveis pelos empreendimentos Alecrim Centro Gastronômico, Fábrica dos Chefs, Marrom Glacê e L`Alcova di Gelsomina. No final de semana, o pesquisador de comida regional Carlos Castillo vai preparar receitas da culinária gaúcha (dá uma olhadinha na programação completa no final deste post).

Toda esta semana, o blog vai dar uma atenção especial a essa novidade. A ideia é presentear o leitor com receitas bacanas que serão preparadas por lá (aguarde e aumente a sua curiosidade) e incentivar você a dar uma passadinha. Além das delícias na mesa, a decoração é um atrativo a mais que vale conferir.

Como o que nos interessa é comida, vamos à primeira receita do dia: torta Estação Colônia, uma quiche de massa podre que a Marrom Glacê estará vendendo. Quem nos conta um pouquinho da história dessa receita é a Lucinara, dona da casa de chás que funciona em Camobi (Rua Clemente Pinto, 285, perto do trevo do aeroporto _ Fone (55) 3286-1847).

_ O pessoal da Secretaria de Turismo de Santa Maria e da Associação da Rota Gastronômica da Quarta Colônia me lançou um desafio quando a Marrom Glacê entrou para a rota: criar uma torta salgada resgatando a história de Camobi. Fiz a Estação Colônia, antigo nome do bairro, abusando do queijo, já que o local tem relação estreita com os italianos _ diz ela.

Lucinara _ minha conterrânea de Santo Ângelo _ herdou da trisavó, da bisavó, da avó e da mãe a mão cheia na cozinha. Descendente de alemães, faz doces como ninguém. Há 13 anos, ela revirou as receitas antigas de família e deu um toque especial na massa da quiche, que ficou bem saborosa.

Espero que vocês se deliciem.

Estação Colônia

Photobucket


Ingredientes

Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 ovo

2 colheres (sopa) de água fria

150g de manteiga

Sal a gosto

Recheio

100g de ricota

50g de azeitona (verde ou preta)

50g de tomate seco picado

150g de salaminho picado

150g de queijo (sugestão mussarela e colonial)

Preparo

Massa

_ Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa até ficarem homogêneos. Amasse, forme uma bola, cubra com papel filme e deixe na geladeira por 30 minutos. Com os dedos trabalhe a massa, forre o fundo e as laterais de uma forma própria para quiche (com 22 centímetros de diâmetro)

Montagem

_ Misture os ingredientes do recheio e distribua-os sobre a massa já colocada na forma. Cubra com tiras da massa e pincele com gema de ovo. Coloque queijo ralado a gosto sobre a massa e asse em forno médio por cerca de 25 minutos

_ Sirva quentinha

O Boulevard

Ao meio-dia, o local serve almoço por quilo e, à tarde, salgados e doces. Veja a programação das oficinas e jantares

_ Hoje (terça-feira)

20h, jantar (cardápio: nhoque)

_ Amanhã (quarta-feira)

16h às 18h _ Oficina com o chef do bistrô L` Alcova Di Gelsomina de pratos à base de arroz

20h, jantar (cardápio risotos)

_ Quinta-feira

11h às 12h30min, oficina sobre mandioca, com a Emater

15h30min às 18h, oficina de massas e molhos com os chefs da Fábrica dos Chefs

20h, jantar (cardápio: massas recheadas)

_ Sexta-feira

11h às 12h30min, oficina sobre leite com a Emater

15h30min às 18h, oficina de doces com a casa de chás e confeitaria Marrom Glacê

20h, jantar (cardápio: pratos harmonizados com as cervejas Dado Bier)

_ Sábado

15h45min às 18h, oficina de cordeiro com o chef Carlos Castillo

20h, jantar (cardápio: pratos da gastronomia gaúcha assinados pelo chef Carlos Castillo)

_ Domingo

14h às 15h30min, oficina sobre soja com a Emater

15h30min às 18h, oficina sobre gastronomia gaúcha com o chef Carlos Castillo

Preços e reservas

Oficinas _ R$ 15 por pessoa (exceto as da Emater, que são gratuitas). São 30 vagas e um mínimo de 10 participantes. É aconselhado fazer reserva

Jantares _ de R$ 15 a 25 por pessoa, dependendo do cardápio. Não precisa fazer reserva

Informações e reservas pelo (55) 3217-9415, das 9h ao meio-dia e das 13h às 18h, ou no boulevard

Postado por Silvana Silva

Envie seu Comentário