Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Troca troca vegetariano

23 de outubro de 2009 0

Miro de Souza

Você é adepto de comida saudável? Se a resposta for sim, não perca um evento que vai rolar em Santa Maria amanhã, neste sábado. A Comunidade de Vegetarianos da cidade e o Centro de Yoga Clássico farão o 2º Encontro de Troca de Receitas Vegetarianas.

A ideia do evento, que vai rolar a partir das 9h30min, na Rua Dr. Bozzano, 777, sala 201, é convidar as pessoas que curtem uma alimentação mais saudável para trocar receitas e dicas de como preparar os pratos de uma forma mais saborosa.

E para provar que é possível fazer combinações deliciosas com vegetais (eu adoro), busquei nos arquivos do caderno Gastronomia, de Zero Hora, uma receita dada pelo cozinheiro Luciano Ferreira, de Novo Hamburgo.

Ele ensina fazer uma lasanha substituindo a massa por abobrinha italiana, o guizado por carne de soja, e o queijo mussarela por ricota. O segredo é fazer um molho bem sequinho, já que o vegetal larga água na hora do cozimento. Além disso, deve-se hidratar bem a soja e retirar todo o excesso de água (o gosto forte do grão acaba sendo liberado nesse líquido).

Além de ser bem menos engordativa, a receita ainda leva soja, rica em cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.

Para quem não gosta de abobrinha italiana, minha dica é trocá-la por berinjela. Já fiz a receita em casa e fica supersaborosa. Use muitas ervas como tempero e pouco sal. Você vai adorar.

Lasanha de abobrinha com carne de soja

lasanhavegetariana

Ingredientes
550g de proteína de soja texturizada fina
3 abobrinhas italianas médias
2 cebolas médias
3 tomates grandes
3 colheres (sopa) de molho de tomate
1 colher (sopa) de sal
1 maço de tempero verde
300g de ricota fresca (se preferir, substitua a ricota por mussarela ou queijo tofu)
Ervas a gosto

Preparo
— Fatie as abobrinhas em lâminas finas. Escalde-as em água fervente por 5 minutos
— Hidrate a proteína de soja em água fria por 25 minutos. Depois, retire toda a água, apertando a proteína de soja nas mãos
— Em uma panela, refoge a cebola e o tomate picados. Acrescente a proteína de soja, o sal, o molho de tomate, o tempero verde e os demais condimentos.
— Cozinhe até que o molho esteja bem consistente, quando sem líquido.
— Fatie a ricota em lâminas finas
—Em uma forma, intercale camadas de abobrinha, ricota e proteína de soja
— Asse em fogo médio, a 180°C, por 20 minutos

Postado por Silvana Silva

Envie seu Comentário