O governador Leonel Pavan pretende assinar no dia 26, em Joinville, o contrato de empréstimo de US$ 32,5 milhões com a Corporação Andina de Fomento (CAF) pa execução do Programa de Integração Regional (PIR) no Norte do Estado.
O contrato seria inicialmente assinado em Brasília, mas a pedido da diretora da CAF em Brasília, Moira Paz-Estenssoro, será em Joinville. A definição da data depende da agenda da executiva, que a partir do dia 25 estará no Brasil, mesmo dia em que o Pavan retorna de uma viagem ao exterior. No dia 26 ocorre em Joinville a Noite de Gala do Festival de Dança com a apresentação do Balé Giselle, e Pavan pretende retribuir a visita de Paz-Estenssoro à cidade com um convite para o espetáculo.
O PIR vai incrementar o setor turístico, principalmente a Costa do Encanto, e o acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul com a pavimentação de cerca de 85 quilômetros de rodovias da região. Com o projeto serão reduzidos os tempos de viagem e o custo de transporte de cargas com destino a ambos os, incrementando também o desenvolvimento turístico da Baía da Babitonga. Os recursos devem ser liberados logo após a assinatura do contrato. Todas as licitações já estão concluídas.