Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2009

Canoas e o mundo das drogas

30 de setembro de 2009 1

Crédito: Tiago Vianna, especialExistem inúmeros tipos de drogas disponíveis ao nosso redor. Por exemplo, temos a droga da segurança, a droga da educação, a droga da saúde, entre outras tantas. A imensa maioria dessas drogas tem o mesmo princípio ativo, denominado corrupção. Estas drogas são produzidas através de uma espécie de pó, conhecido como “pó-litica” (que realmente se escreve com “Ó” de “tenha DÓ”).

O problema é mais grave nas áreas mais pobres da população, que enfrentam sobre tudo o problema do fumo. As queixas mais comuns são: “fumo assaltado”, “fumo despejado”, “fumo demitido”, etc.

Nossa cidade também vem enfrentando uma epidemia de drogas. Podemos iniciar falando da droga da violência, que deixa o usuário sem defesas que possam protegê-lo das brutalidades que andam soltas por aí. Um dos sintomas que acomete os enfermos desse mal é a paranóia, pois eles acreditam que vão ser assaltados, agredidos, ou mesmo mortos a qualquer instante, e infelizmente estão totalmente corretos em pensar assim.

Outra droga muito poderosa é a droga da educação. Que está uma droga em todos os sentidos. Faltam professores, faltam vagas, falta estrutura. O que não falta é gente desviando verbas, como já aconteceu em outras administrações e espero que não se repita nesta. O resultado vem em forma de atraso no desenvolvimento cultural e social da nação, dos estados e dos municípios.

Como sintomas, podemos perceber uma grande preferência das vítimas por programas televisivos, tais como: BBB, Domingão Legal do fulano de tal, etc. Menos estudo empobrece a matriz de conhecimento de grande parte da população, deixando-a totalmente à mercê de um amontoado de informações inúteis recebidas através de novelas, futebol e programas deploráveis de auditório. Tornando-as presas fáceis de inescrupulosos políticos que somente se interessam pelos seus votos.

Quanto à droga da saúde, nesta o nosso município está bem (mal) servido. Nas esferas federais ela já causou epidemias por compras de ambulâncias, contribuindo para proliferação de parasitas, ratos e gatunos no cenário político nacional. Aqui em nosso município andam pipocando casos de gestantes procurando hospitais em Porto Alegre, devido à falta de vagas e de estrutura em nossa “gracinha” de hospital.

Um outro problema é a droga dos investimentos no meio ambiente, que sofrem de anorexia e anemia financeira, deixando a fiscalização apática e descuidada, favorecendo a poluição de rios, desmatamentos, contaminação do gado com aftosa, gripe em porcos entre outros sintomas, que somente não ocorrem em nosso município por pura sorte.

Enfim, vivemos em meio a um universo de drogas em nível mundial, criadas em parte pela própria sociedade que colaborou (e muito), para que nosso país, estado e/ou município chegassem a esta situação catastrófica. Resta-nos apenas tentar não sucumbir a tudo isto, permanecendo firmes como um foco de solução. Procurando servir de exemplo e demonstrando que possuímos um ingrediente dentro de nós, cada vez mais raro e necessário para revertermos este quadro, chamado de HONESTIDADE.

Postado por Antonio Brás Constante, Conselho de Blogueiros

Quantos vereadores são necessários?

30 de setembro de 2009 7

Crédito: site da Câmara Municipal de CanoasNa semana passada, foi aprovado pela Câmara a emenda constitucional que pode aumentar de 15 para 23 vereadores em nosso município.

Essa emenda constitucional será debatida para se saber a partir de quando o número de vereadores será de 23. Essa emenda vale já para este mandato ou somente a partir das próximas eleições?

Coloco em discussão neste blog o tema para saber se o cidadão canoense concorda com o aumento de vereadores ou acha que o número atual de representantes da população é o ideal?

Opine, discuta, utilize este espaço para manifestar sua opinião a respeito desse tema.

Postado por Nilton Eduardo Souza, Conselho de Blogueiros

Dia nacional de Responsabilidade Social

29 de setembro de 2009 1

Crédito: Nilton SouzaSeguindo a agenda do Blog + Canoas, compareci ao evento organizado pela Escola Ulbra São João, no qual foram prestados diversos serviços a comunidade, bem como show com bandas de rock.

O evento contou com a colaboração de diversos profissionais de várias áreas, além de ter oferecido diversão para as crianças e uma exposição de artesanato. O que mais me chamou a atenção na parte do artesanato foi o trabalho desenvolvido por Cátia Hoffmann (na foto), que personaliza em diversos produtos, tais como abajur, vidros, canecas, sristais, artigos para presentes, lembrancinhas e muitos outros belos trabalhos.  Seu trabalho é original e uma forma diferente de presentear uma pessoa querida. 

Postado por Nilton Eduardo Souza, Conselho de Blogueiros

Corsan conserta vazamento 90 dias depois

29 de setembro de 2009 0

Crédito: Arquivo pessoalParece que o blog + Canoas está tendo um papel relevante na priorização dos problemas de nossa cidade.

No dia 22, terça-feira passada, denunciamos o descaso com o vazamento que ocorria na Praça da Bandeira, que não era consertado há mais de 90 dias. Nesta segunda, passei pelo local e lá estava uma equipe da Corsan fazendo o trabalho de conserto.

A Corsan já havia enviado uma equipe que mexeu, mexeu e foi embora. Algumas horas depois, voltou a escorrer água. Agora, esperamos que o problema cesse de vez.

 

Postado por Nilton Eduardo Souza, Conselho de Blogueiros

Shopping prepara diversão gratuita para crianças

29 de setembro de 2009 0

O Canoas Shopping prepara uma ação especial para comemorar o Dia das Crianças. De 1º a 21 de outubro, a praça de eventos do shopping vai se transformar em uma Arena Game, equipada com os videogames de última geração da Nintendo.

A participação é gratuita para crianças de 4 a 12 anos. O projeto é da Agência Ama.

Postado por Sílvia Lisboa

Acesso ao shopping será bloqueado

28 de setembro de 2009 0

A partir desta terça-feira (29), o ingresso pela parte de trás do Canoas Shopping não poderá mais ser feito, em função das obras de ampliação do shopping. As duas cancelas disponíveis para saída permanecem funcionando.

Os clientes têm a possibilidade de entrar e sair pelo portão de carga e descarga, que fica na Rua Vereador Antônio Ferreira Alves (também conhecida como Rua 1), localizada na lateral do empreendimento. Além desta, mantêm-se as entradas da Avenida Guilherme Schell.

O shopping, em um primeiro momento, vai ganhar um edifício-garagem com 1.037 vagas. Em 2010, o centro comercial vai dobrar de tamanho com 115 novas operações.

Postado por Sílvia Lisboa, Redação Mais Canoas

Você reconhece os presentes que ganha?

28 de setembro de 2009 0

Crédito da foto: César Barbosa, prefeitura de Canoas

Bons presentes muitas vezes não custam dinheiro, mas em virtude disto, custamos a reconhece-los como presentes. Uma troca de palavras pode ser bem mais preciosa do que uma jóia. Foi o que aconteceu em um dos dias em que estive prestigiando a Feira do Livro de Canoas. Estava eu na praça vendo as pessoas rodeadas pelas árvores, e as árvores rodeadas de pessoas, tendo os livros preenchendo todos os demais espaços vazios, quando tive a oportunidade de conversar um pouco com o patrono do evento.

O patrono Antonio José Giacomazzi é um jovem de um pouco mais de 60anos, poeta, artista plástico, escritor e dono de uma mente indomável, capaz de criar obras lindíssimas, usando os papéis ou pinceis ao seu dispor. Ele me agraciou com uma história, dessas que ocorrem dentro da valsa entre dois dançarinos hindus: espaço e tempo.

A história falava sobre a amizade entre um menino e um golfinho, e que graças a esta relação de amizade, o animal foi desenvolvendo acrobacias e malabarismos como forma de brincar e interagir com o garoto. Essas brincadeiras com ares de show circense atraíram pessoas de longe para conhecer e assistir ao espetáculo que ali acontecia.

Mas toda essa migração de pessoas de outras localidades começou a onerar o reino local, que se viu obrigado a dar abrigo e comida para aquela multidão que ali se aglomerava, ansiosa para ver o menino e seu golfinho. O que o rei resolveu fazer então para sanar o problema? Matou o golfinho…

Antes que alguém possa pensar que esta história pretende falar sobre os políticos em geral, que com suas atitudes cegas e burras, acabam matando verdadeiros tesouros no intuito simplista de resolver problemas administrativos, se enganou. Quero dizer que o rei está dentro de nós. Pois nossos atos geram políticos decepcionantes, matam golfinhos artistas e destroem presentes valiosos que deixamos de lado por não entendê-los como presentes. Ao cobiçar o jarro de ouro em um deserto, muitas vezes, desperdiça-se a preciosa água guardada dentro dele, que poderia salvar uma vida. E você? Já presenteou alguém, ou recebeu de presente algo que considera especial?

Caso você tenha gostado deste texto, deixe um comentário, sua opinião será bem-vinda.

Postado por Antonio Brás Constante, Conselho de Blogueiros

Prefeitura promete reabrir centro obstétrico do HU

27 de setembro de 2009 4

O Centro de Obstetrícia do Hospital Universitário, em Canoas, será reaberto amanhã, segundo informa a prefeitura.

Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa, a prefeitura, representada pela vice-prefeita e secretária de Saúde, Beth Colombo, juntamente com a direção do hospital articularam a antecipação da reabertura desse setor determinados a dar suporte ao atendimento de pediatria e obstetrícia que vem sendo prejudicado no município em razão da falta de alguns profissionais dessa especialidade no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Postado por Sílvia Lisboa, Redação Mais Canoas

Metrô hoje só passa a cada 22 minutos

27 de setembro de 2009 0

Devido aos serviços que serão executados pelo DNIT na obra do viaduto entre as estradas BR-116 e BR-386 (Tabaí), o trensurb passará hoje, em via única, entre as Estações Esteio e Mathias Velho, com intervalos de 22 minutos em 22 minutos.

Este intervalo será válido para todo o percurso, da Estação Mercado até a Estação São Leopoldo, ida e volta, e o serviço será realizado desde o inicio da circulação até o término dos serviços, previsto para 14h.

Postado por Sílvia Lisboa, Redação Mais Canoas

Deus é Patrão?

26 de setembro de 2009 0

Patrão, peão e capataz vivem em comunhão, seguindo os passos da ordem criada por São Francisco de Assis. Crédito: Carlos Hahn, Banco de DadosLendo um outro veículo de comunicação que circula na cidade me chamou a atenção que um frei capuchinho, ao celebrar a eucaristia da forma tradicionalista, conforme rito aprovado pela Sé Romana, não concordou em se dirigir a Deus como Patrão. Prefere se dirigir como Pai, por assim ter recebido orientação de seu progenitor.

No texto, o religioso menciona que, entre tantos pais ausentes, também não seria correto se dirigir a Deus desta forma, mas não pode aceitar a denominação de patrão por questões trabalhistas, tendo em vista a relação muitas vezes de exploração patrão-empregado.

O referido frei menciona que não tem a vivência tradicionalista a não ser pelos poucos ensinamentos que recebeu em sua família, mas desconhece que, numa roda de mate no interior do galpão, convivem em fraterna comunhão peão, capataz e patrão, seguindo os exemplos de paz e soliedariedade defendidos pelo fundador de sua ordem São Francisco de Assis em 1224 (foto acima).

Postado por Cauê do Nascimento, Conselho de Blogueiros

Rua da Figueira, de Aleco Mendes

25 de setembro de 2009 0

O Mais Canoas que está nas bancas nesta sexta-feira traz um texto do jornalista Aleco Mende sobre Canoas. Aleco hoje mora em Porto Alegre, é assessor de imprensa do Sport Clube Internacional, mas passa os finais de semana na sua cidade natal. Ele escreveu um poema sobre a Rua da Figueira, que o blog reproduz abaixo:

Rua da Figueira 

Sento todo dia na frente de casa
Pra ver o mundo todo bater asas
Já é fim de tarde
As meninas passam
Os cachorros ladram
Os automóveis cercam as quatro
esquinas do cruzamento de minha rua
Não sei o porquê, tô sempre ansioso
Não sei o porquê, meu pensamento é malicioso
Meu tempo de espera por você é precioso

Minha vida sem você é sem graça
O entardecer não passa
O sol bem devagar desaparece
E você não aparece
É a lua quem chega mais uma vez
Pra anunciar que a esperança nunca acaba
Mais uma vez
O meu jardim tem as flores
Minhas companheiras
Mais uma vez
Tô te esperando na Rua da Figueira

 

Postado por Sílvia Lisboa, Redação Mais Canoas

Colégio Ulbra São José oferece serviços

25 de setembro de 2009 0

Neste sábado, dia 26, o Colégio Ulbra São João (Rua Campinas 660), Bairro Mathias Velho, em Canoas, recebe alunos e professores dos cursos da Universidade para o Dia Nacional da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular, um projeto da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, a ABMES.

Das 12h às 17h diversos serviços organizados pela Diretoria de Orientação Educacional e Profissional serão oferecidos à comunidade.

  • Confira os serviços:
  •  
  • – Orientações sobre como montar um currículo para emprego
  • – Distribuição de sementes
  • – Oficina de gravuras
  • – Exposição de material científico do Museu de Ciências
  • – Oficina com o uso de materiais recicláveis
  • – Orientações jurídicas
  • – Orientação profissional (palestra e teste vocacional)
  • – Oficina: “Preparando o aluno para o mercado de trabalho”
  • – Recreação, jogos esportivos e atividades manuais
  • – Processos educativos nas organizações
  • – Orientações de saúde, teste de glicemia e verificação da pressão arterial
  • – Higiene facial
  • – Avaliação do arco plantar e sensibilidade do pé em indivíduos com diabetes
  • – Orientações sobre a linguagem oral e escrita
  • – Fotos 3×4
  • – Atividades lúdicas utilizando as línguas inglesa e espanhola
  • – Jogos, desafios e curiosidades matemáticas
  • – Avaliação do risco cardíaco com peso, altura, circunferência abdominal, pressão arterial e idade
  • – Dicas de alimentação saudável
  • – Orientação e promoção a saúde bucal
  • – Orientações sobre saúde mental
  • – Distribuição de material sobre drogadição.

Postado por Sílvia Lisboa, Redação Mais Canoas

Hoje, nas bancas da cidade

25 de setembro de 2009 0

No + Canoas que circula hoje, encartado em Zero Hora e no Diário Gaúcho apenas na cidade, você lerá a reportagem sobre o projeto que prevê a implantação de parquímetro em ruas do centro da cidade. Também vai conhecer as obras que são prioridade no PAC Canoas e o projeto que pretende banir o cigarro dos espaços de uso coletivo, como bares e restaurantes. Além disso, verá a programação da 16ª Romaria das Águas.

Entre os personagens da cidade em destaque nesta edição, o perfil da blogueira e estudante de moda Deisi Remus, o caçador de talentos do boxe Vinício Guariglia e as estudantes de Química que ajudam abrigo de crianças de baixa renda fazendo produtos de limpeza.

Para participar do jornal, com fotos e textos, escreva para canoas@zerohora.com.br

Postado por Sílvia Lisboa, Redação do Mais Canoas

Educação no trânsito vem de berço?

24 de setembro de 2009 2

Crédito: Cynthia Vanzella, Banco de DadosAlguns dizem que a educação vem de berço, mas se pensarmos que o berço é uma espécie de reino para os bebês, onde eles podem fazer tudo o que quiserem ali, não tenho tanta certeza se o berço seria um bom lugar para começar a se pensar em educação. No trânsito, por exemplo, inúmeras pessoas fazem nas ruas exatamente aquilo que faziam em suas fraldas.

Claro que a expressão “berço” busca dar a entender que devemos aprender a ser educados desde muito cedo. Porém, nas escolas (templos do aprendizado), lugar onde os pais querem que seus filhos tenham uma boa educação, surgem os piores exemplos sobre o comportamento no trânsito. O que vemos na frente das escolas são os próprios pais teimando em parar em fila dupla, trancando todo o trânsito para não ter que estacionar longe da entrada do colégio.

Eles acham que apenas ligar o pisca-alerta, quando muito, é o suficiente para que todo mundo entenda que eles são pessoas especiais e que mesmo sendo saudáveis não podem fazer como outros pais e estacionar mais adiante. Se alguém quer parar próximo da entrada da escola, chegue cedo, mas se não puder, então chegue um pouco mais tarde, quando os primeiros carros já tiverem saído, para então poder estacionar mais perto.

A educação e o respeito no trânsito são artigos cada vez mais escassos nas cidades. Em Canoas, basta olharmos para BR-116 nos horários de pico (onde canoenses se mesclam a outras cidades para percorrer o calvário até a Capital), que poderemos notar abusos hediondos, nos quais seres humanos parecem ter regredido ao seu estado animalesco, frente ao volante de seus carros.

Enfim, vivemos em um mundo onde o “bom dia”, o “por favor” e o “com licença” estão cada vez mais esquecidos, ou utilizados com tamanha parcimônia que chega a parecer pão durice, quem dirá então praticar a boa educação, inerente a obediência das regras de trânsito.

Caso você tenha gostado deste texto, deixe um comentário, sua opinião será bem-vinda.

Postado por Antonio Brás Constante, Conselho de Blogueiros

Ecos farroupilhas

24 de setembro de 2009 1

As comemorações da data magna rio-grandense se encerraram num clima de muita cordialidade entre os participantes do acampamento farroupilha em nossa cidade.

Durante os dias do evento, poucas ocorrências ocorreram, motivadas pelo consumo excessivo de álcool, que estava sendo comercializado no estacionamento. Tais ocorrências tiveram entre participantes alheios ao tradicionalismo. Não vi nenhum indivíduo pilchado fazendo arruaças ou perturbando o sossego de moradores da vizinhança do Parque Esportivo Eduardo Gomes, onde se realizou a 17ª Semana Farroupilha de Canoas.

De minha parte tenho que agradecer a hospitalidade com que fui brindado em todos os galpões que visitei e, em especial, no DTG Trilhos da Tradição da Trensurb, CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas, DTG Periquitos Amadores, CTG Alma Crioula, CTG Seiva Nativa, DTG Pealo de Estancia, GN os Veteranos, CCT Rancho Crioulo, GPCG Gerciliano Alves de Oliveira, CTG Raízes da Tradição, CTG Alma Tropeira, CTG Bento Gonçalves e no galpão dos sindicatos, em especial dos municipáios de Canoas.

Quero saudar de modo todo especial a Secretaria Municipal da Cultura que promoveu a Tertúlia Literária, bem como a feira do livro farroupilha, a casa do poeta de Canoas e a associação canoense de escritores ACE.

Postado por Cauê do Nascimento, Conselho de Blogueiros