Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 10 novembro 2009

Conhece a 15?

10 de novembro de 2009 0

Nome da via no Centro refere-se à posse do primeiro prefeito da cidade. Fotos: Arquivo Pessoal

“Tal lugar? Ah, fica ali na 15″. A frase, indicando a 15 de Janeiro, uma das ruas mais conhecidas da cidade, é comumente ouvida pelos canoenses. Todavia, a maioria das pessoas que caminha por ali não tem ciência da história que a famosa via carrega.
Mil novecentos e cinquenta e oito. Foi neste ano que este caminho tão notório de Canoas ganhou o nome que ostenta até hoje: 15 de Janeiro. E tal denominação foi dada em homenagem à data de posse do primeiro prefeito da cidade, Edgar Braga da Fontoura, lá num 15 de janeiro de 1940. “Na manhã de hoje, no Cinema Central, de Canoas, realizou-se a cerimônia de instalação deste novo município…” _ falou o então primeiro prefeito da cidade, criada meses antes, num 27 de junho de 1939.

Na ocasião, o município celebrou o fato com uma missa em ação de graças na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, e, mais tarde, com um espetáculo no teatro do Cinema Central. Neste mesmo 1958, a rua recebeu sua primeira pavimentação. Depois, em um mais recente 1995, foi remodelada com calçadas maiores e enfeitada com floreiras.
As informações são do arquivo literário que a biblioteca João Palma da Silva mantém sobre a história de Canoas. Para quem quiser saber mais sobre a cidade, o local fica na Rua Ipiranga, 105, Centro. Ali perto da 15, sabe?

Postado por Tiago Maino Pinheiro, Conselho de Blogueiros