Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 7 dezembro 2009

Rafuagi: rap consciente

07 de dezembro de 2009 0

rafuagi

O grupo de hip hop Rafuagi conquistou o prêmio de Melhor Demo Masculino da década no Festival Hutúz. O evento é considerado a maior premiação do Hip Hop da América Latina, e, neste ano, comemorou a décima edição em alto estilo. As atividades do festival que vão desde o basquete de rua até as batalhas de MC’S foram realizadas no Rio de Janeiro no fim de novembro. A entrega dos prêmios aconteceu no Canecão no dia 26 de novembro. O prêmio foi entregue pelo humorista Helio de Lã Pena, do Casseta e Planeta.

demo

Lá, o grupo com um pé em Esteio e outro em Canoas, formado por Rafael Diogo dos Santos, Ricky THC e pelo DJ Croko, conquistou o prêmio de melhor demo pelo trabalho do Ep Todos Iguais (ao lado). O trabalho dos caras foi lançado em abril de 2006 e contou com participações especiais de grandes nomes do rap gaúcho e nacional, dentre eles: D’ego, Mark B, DJ Only Jay, THC, Atitude Verbal, Peque, DJ Deeley e Nitro Di, que também ficou responsável pela produção do material.

Para chegar lá, o grupo teve que ralar bastante. Em 2002, em Esteio surgia o Rafuagi. Na época, formado por dois adolescentes, Rafael e Gilmar, e daí é que veio a inspiração para o nome da banda. Ra (de Rafael), Fu (de Fusão), A (de Amigos) e Gi (de Gilmar). Literalmente, uma fusão entre os amigos.
Logo eles começaram a percorrer a Região metropolitana e o interior do Estado. Em 2004, foi gravada a demo, A Letra do Rap, com quatro faixas, que resultou em uma boa repercussão para a banda. Desde o início, o grupo aborda assuntos sérios e conscientes nas letras. Em 2005, o grupo se consolida no cenário gaúcho de rap, porém também o ano marca a saída de Gilmar. Sozinho no projeto, Rafael começa a fazer o trabalho solo e se apresentando com conceituados grupos do rap nacional, como Racionais MC’S, Da Guedes, Nitro Di, Polemica e Lica (Ultramen).

Agora, de volta a Canoas com o prêmio em mãos, o grupo enfrenta uma série de shows pela região. Para conferir e ficar ligado na agenda e no som deles, basta acessar o myspace (www.myspace.com/gruporafuagi) ou escrever para rafuagi@hotmail.com

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Wender Zanon