Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de dezembro 2009

+ Canoas na edição conjunta

31 de dezembro de 2009 0

No + Canoas que circula encartado nas edições conjuntas de Ano-Novo (dias 31/12 e 1°/1) de Zero Hora e Diário Gaúcho você lerá sobre o projeto de revitalização que irá contemplar o Centro de Canoas.

Também vai saber mais informações do Shopping Popular na estação Mathias Velho. Além disso, poderá conferir a notícia de que a Base Aérea recebe voos com órgãos para transplantes.

Conheça as histórias do orquidófilo, Tiago Soares, do beach soccer em Canoas e dos estudantes que tiveram uma integração com artista argentino. Vale copiar e experimentar a receita da torta de bolacha do Passoquinha.

O + Canoas aproveita para desejar um ótimo 2010 a todos os leitores! Participe do jornal, mandando textos e fotos para canoas@zerohora.com.br

Livros para a comunidade no bairro Harmonia

30 de dezembro de 2009 0

Canoas conta agora com mais uma biblioteca comunitária, e desta vez o contemplado foi o bairro Harmonia. A iniciativa partiu de Jairo Luiz de Souza, 48 anos, morador do mesmo, com parceria da ACE (Associação Canoense de Escritores).

A inauguração aconteceu em abril deste ano e já conta com 4 mil títulos de obras no seu acervo e 120 associados. A biblioteca recebeu várias doações de livros de diversas entidades públicas municipais e estaduais, dentre elas, a biblioteca pública de Canoas João Palma da Silva e também de vários colaboradores das comunidades vizinhas.

Tive a ideia de criar a biblioteca comunitária no meu bairro, porque vários moradores não têm acesso à biblioteca central e vem atender esta demanda” – ressalta Jairo.

A biblioteca está em pleno funcionamento e, no dia 16 de dezembro, recebeu o Boneco Juca, da Biblioteca Municipal de Canoas, realizando a Hora do Conto para crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Mãe Augusta.

Para quem quiser doar livros ou visitar a biblioteca, ela funciona de segunda a sábado, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h. O endereço é José Veríssimo, 252, bairro Harmonia, e o telefone, 3463-0890.

Texto e foto enviados pela blogueira Rosane de Souza

Falta de água para 200 mil moradores

29 de dezembro de 2009 0

Nesta terça-feira, 29, o fornecimento de energia elétrica da Estação de Bombeamento localizada junto à captação do Arroio das Garças, em Canoas, será interrompido entre 8h30min e 9h45min para a troca de para-raios. Em decorrência desse serviço, haverá queda de pressão nas redes que atendem 200 mil moradores de Canoas.

Os bairros Industrial, São Luiz e Mathias Velho, não serão atingidos, visto que  são atendidos pela Estação de Tratamento de Água de Esteio. O sistema deverá se normalizar por completo até o final da tarde.

Motogirl canoense

25 de dezembro de 2009 0

Cada vez mais as mulheres estão se destacando e ocupando novos espaços de trabalho, e aqui em Canoas não poderia ser diferente. Temos muitas mulheres exercendo diversas atividades nos setores em que predominava o ‘universo masculino’.

Graziela Maciel Rodrigues, 29 anos, é um desses exemplos. Moradora do bairro Mato Grande, trabalha em uma empresa de serviços de entregas, como motogirl. Com sua moto, transporta documentos, pedidos de peças de automóveis, peças de motos, flores etc.
‘Minha paixão por motos começou desde a infância, pelos 12 anos, e continua até hoje, por isso escolhi esta profissão’ – relata.

Graziela conta que em nenhum momento sofreu preconceito da ala masculina, pelo contrário, dão dicas e um ajuda o outro. Das inúmeras entregas que realiza, Graziela ela lembra de um fato interessante: ‘Fui entregar um buquê de rosas para uma cliente, e quem me atendeu foi o marido dela. Ele não gostou porque as flores eram de colegas homens e até me xingou, devolvendo as flores’.

No trabalho que exerce, ressaltou que o maior desafio que enfrenta é o desrespeito no trânsito. Tem que estar muito atenta e driblar o tempo para fazer as entregas no horário estipulado. Fora isso, não se arrepende de ter escolhido a profissão e recebe vários elogios de clientes no seu dia a dia.
Se você é uma mulher que escolheu uma profissão que outrora somente homens exerciam, ou se você, leitor, conhece alguém com este perfil, comente aqui, exponha sua opinião, fique à vontade para relatar sua experiência. Sua participação é muito importante para nós.

Texto e foto enviados pela blogueira Rosane de Souza

+ Canoas na edição conjunta

24 de dezembro de 2009 0

No + Canoas que circula encartado nas edições conjuntas de Natal (dias 24 e 25) de Zero Hora e Diário Gaúcho, você lerá sobre a revolução no sistema de identificação no país que se inicia com o recadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Também vai saber como será o Centro Integrado de Segurança, cujas instalações foram inauguradas na terça-feira. Além disso, saberá o que vai funcionar na cidade durante o feriado.

Entre os personagens em destaque neste número estão a jogadora de vôlei Fabiane Aguiar, destaque da seleção da Ulbra, o arquiteto Marcelo John, entrevistado da seção Perfil, o casal Jacqueline e Roni, que participa do programa de apadrinhamento afetivo da prefeitura, e Magda Hickmann, a vendedora de pinheiros da Rua Dona Rafaela.

O + Canoas aproveita para desejar um Feliz Natal a todos os leitores!

Para participar do jornal, com fotos e textos, escreva para canoas@zerohora.com.br

Natal Gaúcho na Vila Santo Operário

23 de dezembro de 2009 1

Sem precisar gastar R$ 1 milhão em decoração nem contratar desenhistas para fazerem os projetos vindos do Rio de Janeiro, o verdadeiro Natal gaúcho é uma festa da família, em que se comemora o nascimento de Cristo diante de um presépio, representativamente, com a presença do menino Jesus na manjedoura, com burrico, vaquinha, ovelha, cânticos fundamentados em mensagens de um cristianismo puro e singelo, anunciando a chegada dos Reis Magos. Este é o Natal gaúcho, festa da família. “Dia de Navidad” como denominam os países de língua espanhola na América do Sul.
Qual a razão do renascimento do culto de uma árvore, tão difundido entre os povos mais primitivos? De onde é este tipo de pinheiro, estranho ao nosso, que se desenvolve em determinadas regiões do Brasil? Imaginem só! No mais forte do verão, aqui, um Papai Noel vestido com grossas roupas de lã, capuz, todo respingado de neve, descendo, de botas, de uma chaminé ou sentado em um trenó, puxado por renas.

Os Ternos de Reis são uma tradição comemorativa da visita dos Reis Magos quando do nascimento do menino Jesus. Sua origem perde-se na poeira dos tempos e hoje se resguarda nos rincões mais afastados de nosso pago, onde as inovações do progresso ainda não se firmaram e onde a gente simples e boa não precisa apelar para nada mais do que seus sentimentos cristãos, a fim de conseguirem beleza e alegria para as festas do Natal. É uma festividade alicerçada nos acontecimentos bíblicos da religião católica. Esta herança, que nos legaram os colonizadores portugueses, ainda resiste num sopro quase que derradeiro sendo mantida viva em Canoas por um grupo na Vila Santo Operário.

Texto e foto enviados pelo blogueiro Cauê Nascimento

Boqueirão decorada

22 de dezembro de 2009 0

Não é somente a área central de Canoas que resolveu apostar na decoração de Natal. Na Avenida Boqueirão, nos trechos entre a Rua Liberdade e a BR-116, no bairro Igara, enfeites, árvores de natal e papais-nóeis enfeitam o canteiro central, como mostram as fotos deste post enviadas pela leitora Mariana Rodrigues da Silva. Este é o segundo ano que a iniciativa é realizada entre os comerciantes. A ideia de decorar a avenida surgiu com as empresas HP Parafusos, Kauer Material Elétrico e Iluminação e Metalúrgica Boqueirão.
A auxiliar adminstrativo da HP Parafusos, Maiara Rodrigues, destaca que 46 empresas entre lojas, metalúrgicas, clínicas de saúde e bancos participam do projeto executado pela Oficina de Papai Noel. Maiara conta que a mãe, Mariana Rodrigues da Silva,  foi uma das idealizadoras da iniciativa.
_É uma maneira de chamar a atenção dos clientes e ter um diferencial. A rua ficou mais bonita_ comenta. 

A polêmica do Calçadão da Júlio de Castilhos

21 de dezembro de 2009 0

Durante todo o ano, mais especialmente na época de compras de Natal, em que as pessoas driblam os carros cheias de sacolas nas mãos atravessando a rua à procura do melhor preço, ressurge a polêmica dos benefícios ou prejuízos da construção de um calçadão na Rua Júlio de Castilhos, no bairro Niterói, que compreenderia a quadra entre a Lajeado e a Tamoio. Resolvi ouvir os comerciantes sobre o tema.

Sônia Vargas, do Bazar da Julio: “Sou a favor, desde que o mesmo seja construído seguindo conforme o modelo da 15 de Janeiro, liberando assim o tráfego de veículos. O meu maior temor será a presença desordenada de ambulantes no local”.

Tânia Vargas, da Amplifoto: “A retirada do trânsito da quadra seria altamente prejudicial ao comércio. Muitas pessoas vêm de outros bairros comprar aqui por terem se interessado em algum produto exposto nas vitrines quando cruzaram de ônibus vindo ou indo do trabalho”.

Marinês Ferreira, da Farmácia Espírito Santo: “Seria interessante o calçadão. Creio que não haveria prejuízo algum ao comércio. Fico apenas um pouco preocupada como seria administrado o acesso aos estacionamentos dos moradores da quadra”.

Indagado sobre o assunto, o subprefeito Paulo Accineli, da região sudeste da cidade, disse que será formada uma comissão integrada por 30 ou 40 pessoas que indicarão qual o melhor rumo a ser tomado em diversos projetos do bairro, e o calçadão será um deles. Accineli disse também que o senhor Sérgio Foppa (responsável pela associação dos comerciantes da quadra) se reunirá com os comerciantes para debater o assunto.

Por sua vez, o despachante Foppa, comerciante de muitos anos da quadra, mostrou-se totalmente contra o projeto do calçadão indicando os mesmos prejuízos apontados pelos colegas.
Segundo ele, será elaborado um protocolo de intenções que será entregue no mês de janeiro à prefeitura, apontando os verdadeiros anseios dos comerciantes. Eis alguns deles: calçada padrão, acessos para cadeirantes e demarcação para cegos, segurança, iluminação adequada e coleta de lixo mais eficiente.

Texto e foto enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira

Eles vão mudar a cara do Calçadão

20 de dezembro de 2009 0

Da esquerda para a direita: Leonardo, Fernanda, Rafael e Maximiliano. Foto: César Barbosa, PMCA, Divulgação

Os arquitetos Maximiliano Beck, 31 anos, Rafael Lima, 27 anos, e Fernanda Kionka Mader, 31 anos, sob a coordenação de Leonardo Mader, 31 anos, conquistaram o primeiro lugar no concurso Canoas Mais Bela. O anúncio dos vencedores foi feito na tarde de sexta-feira, no hall da prefeitura, onde os projetos foram expostos.

Os jovens bolaram soluções inovadoras para a cidade. Uma das propostas é reduzir a passarela do trensurb, na estação Canoas/La Salle, que desce para o Calcadão. O aregumento é que a redução valorizaria o comércio local e permitiria melhor acesso do caminhão do Corpo de Bombeiros e de ambulâncias. A proposta leva em conta sustentabilidade e acessibilidade, com previsão de piso tátil para deficientes visuais. As obras devem começar em janeiro, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

Participaram dezessete trabalhos, envolvendo profissionais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A realização do concurso foi da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Fizeram parte da Comissão julgadora, o prefeito Jairo Jorge, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Simone Leite, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Roberto Tejadas, o presidente da CDL e arquiteto Luiz Roberto Steinmetz e a arquiteta Vera Zaffari.

Texto enviado pela repórter Sabrina Corrêa

Orquídeas em mostra

19 de dezembro de 2009 0

Hoje é o último dia da Mostra Floral de Orquídeas. A exposição ocorre na praça de eventos do Conjunto Comercial, das 9h às 19h. No local, há exposição e comercialização das espécies Cattleya, Oncidiuns e Laelia Purpurata. Promovido pelo Círculo Canoense de Orquidófilos, o evento é realizado três vezes ao ano: em maio, setembro e dezembro. A entidade tem 20 associados, mas tem contato com mais 80 orquidófilos do município. A foto acima foi feita pela jornalista Janice Silva na casa de um deles, cujo perfil será mostrado em uma das próximas edições do + Canoas.

Para quem quer aprender mais sobre o cultivo da flor, o círculo promove cursos em que são explicados os cuidados básicos e as características das orquídeas. O próximo será realizado em janeiro. Contatos pelo site www.orquideascanoas.com.br

Conselho de Blogueiros se reúne

18 de dezembro de 2009 3

Da esquerda para a direita, em pé: João Alécio Poletto, Rosane de Souza, Mário Amaral e Diego Dias. Agachados: Pablo Prandini, Tiago Pinheiro e Fernando Sturzbecher

Ontem, alguns integrantes do Conselho de Blogueiros do + Canoas se reuniram na sala do Grupo RBS no Conjunto Comercial, no Centro. A turma, responsável por abastecer este blog com fotos e textos, ganhou dois novos integrantes: o escritor Mário Amaral Teixeira, 40 anos, e sua mulher, Rosane de Souza, 40 anos. Os blogueiros também conheceram as novas jornalistas do + Canoas: Sabrina Corrêa e Janice Silva, ambas moradoras de Canoas.
Em clima descontraído, o pessoal se apresentou, falou sobre sua relação com a cidade e sobre o blog. Um novo encontro deve ocorrer em janeiro.

VOCÊ QUER FAZER PARTE DESTA TURMA?

Envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br com a sua primeira participação no blog (o primeiro post).

Não esqueça de mandar seus dados: nome completo, idade, profissão, telefone e
endereço.

O que você pode enviar: texto, texto e foto, vídeo, vídeo e texto, a combinação que você achar interessante sobre:

> Eventos gratuitos
> Obras, trânsito, parques e praças
> Recantos escondidos
> Personagens da cidade
> Coisas que só Canoas tem

Você pode escrever sobre: eventos gratuitos, entidades, obras, trânsito, parques e praças, recantos escondidos, personagens da cidade, coisas que só Canoas tem

* A participação é voluntária e não-remunerada

Hoje nas bancas da cidade

18 de dezembro de 2009 0

No + Canoas que circula hoje, encartado em Zero Hora e no Diário Gaúcho, você lerá sobre uma importante mudança na coleta seletiva da cidade. Também vai conhecer melhor a situação dos bombeiros em Canoas. Além disso, saberá os horários de funcionamento dos supermercados nos feriados de Natal e Ano-Novo e entenderá o polêmico cancelamento de bolsas nas escolas particulares pela prefeitura.

Entre os personagens em destaque neste número estão Nélio Azeredo dos Santos, campeão brasileiro de jet ski e Alícia Thorstenberg, doceira de mão cheia.

Para participar do jornal, com fotos e textos, escreva para canoas@zerohora.com.br

Almoços sobrando em Canoas

17 de dezembro de 2009 0

Restaurante Popular pode servir 50 pratos a mais por dia. Foto: César Barbosa, prefeitura, Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está realizando uma chamada especial para que mais canoenses possam usufruir do Restaurante Popular da cidade. O local, que tem capacidade para atender 300 pessoas por dia, está servindo apenas 250 almoços diários nos últimos meses.

O Restaurante Popular de Canoas é uma oportunidade para que as pessoas de baixa renda possam desfrutar de uma refeição equilibrada e saudável, ao preço simbólico de R$ 1. O cardápio é composto por carne, arroz, feijão, guarnição (acompanhamento, como refogados), dois tipos de salada, sobremesa e bebida (água ou suco), que variam a cada dia. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 13h30min.

Para participar, basta fazer a inscrição no próprio restaurante, que fica na Av. Boqueirão, 2.751, bairro Estância Velha. É necessário levar documento de identidade, comprovantes de renda (se possuir) e de residência. Quase 4 mil canoenses já estão cadastrados no serviço, que funciona desde 2005.

* Texto e foto enviados pelo blogueiro Diego Dias

Tempo de celebrar o Natal

15 de dezembro de 2009 1

No fim da tarde de ontem, uma cerimônia marcou a inauguração da decoração natalina na cidade, feita a partir de materiais recicláveis. O Natal da Transformação, projeto do gabinete da primeira dama por meio do Movimento Ação por Canoas, encheu de luzes a Praça da Emancipação e a prefeitura. Entre as atrações que o público pôde conferir, um túnel de bambus com exposição de fotos e presépio virtual.

 Durante três meses, moradores de Canoas trabalharam na confecção dos enfeites, sob a coordenação da artista plástica carioca Mana Bernardes, que esteve na cerimônia. O Calçadão e a Praça do Avião também foram decorados. O resultado da iniciativa, patrocinada por Banrisul, Eletrobrás e Corsan, além dos governos federal e estadual foram 6 mil enfeites feitos de garrafas pet com CDs, caixas de leite e latas de alumínio.

Hoje à noite e nos próximos dias, atrações animarão o público no palco montado na Rua Ipiranga:

Hoje
19h - Coral de Canoas Veteranos
19h20min - Solovey, Brasão do Rio Grande, Studio Spasso, Orel, Ceama (Ulbra)
20h - Laço
20h45min - Banda da Base Aérea de Canoas
21h30min - Renato Borghetti

Amanhã
19h - Grupo Vocal Cantares
19h30min – Orquestra de Câmara da Ulbra _ Clássicos do Rock
21h - Fat Duo

Quinta-feira
19h -Roberto Mendes
19h30min -Banda da Brigada Militar
20h30min -Cristina Sorrentino e Tchê Guri

Enfeites em construção no Centro

11 de dezembro de 2009 0

enfeites

Quem costuma ir ao Centro já deve ter percebido que várias estrelinhas feitas de garrafa pet estão presas em redes. Já no Calçadão, percebe-se a montagem de uma árvore de Natal. Isso faz parte do projeto Natal da Tranformação, que começou em setembro.

O projeto começou com 90 voluntários e agora conta com 12 voluntários: Camila, Cemira, Cristiane, Edi, Elizandra, Enizia, Patrícia, Renata, Rosa, Rosângela, Rose e Vera, e envolve a Rua 15 de Janeiro, o Calçadão e a prefeitura.

Foram colocados 42 tipos diferentes de enfeites, presos nas redes aéreas por fios feitos de garrafa pet também. A árvore montada no Calçadão foi feita com 9 mil garrafas e náilon para uní-las. Mede seis metros de altura e foi ideia do designer Peu Mello, que veio do Rio de Janeiro especiamente para o projeto. Será montado ainda um presépio em frente à prefeitura.
Na segunda-feira, dia 14, às 20h, em frente à prefeitura, acontecerá o acendimento das luzes.

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Fernando Banderia Sturzbecher