Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de fevereiro 2010

Que tal adotar um gatinho?

27 de fevereiro de 2010 0

Eles são pequeninos, têm menos de um mês de vida e chegaram com os olhos ainda fechados. Deveriam estar mamando e recebendo todos os cuidados necessários. No canil municipal de Canoas, 17 gatinhos entre machos e fêmeas ocupam três gaiolas diferentes, mas dividem a mesma história. Todos chegaram em um período de apenas 10 dias e hoje esperam por um dono.

De acordo com a estagiária do curso de veterinária da Ulbra, Daiane Porsche,  que atende os bichinhos no local, alguns tiveram que tomar leite em seringas. Além dos gatinhos que esperam pela adoção, estão ainda no canil hoje sete cãezinhos e oito cães adultos. 

Quer adotar? 

> Basta ir até o Canil Municipal, que fica na Avenida Boqueirão, 1985, no bairro Igara, das 8h às 18h15, de segunda à sexta-feira.

> É preciso apenas ser maior de idade e apresentar documento com foto e um comprovante de residência. Informações pelos telefones 3472-7309 ou 3429-2924.

Fantoches para combater a violência

26 de fevereiro de 2010 2

Há pelo menos sete anos contando histórias de alerta aos perigos da internet, pedofilia, violência e tantos outros assuntos, os policiais da Guarda Municipal de Curitibana, no Paraná, estão em Canoas ensinando as técnicas do Teatro de Fantoches para os guardas canoenses. Em três dias de curso, que terminou hoje, 12 agentes que fazem parte das equipes que vão atuar na Ronda Escolar, estão aprendendo técnicas de interpretação e de composição de roteiros teatrais.

Para o diretor da Guarda Municipal de Canoas, Álex Brandão, a intenção é usar o lúdico como uma arma contra a violência. As apresentações nas escolas devem começar em abril.

_ Será montado um calendário para que as 73 escolas do município recebam e prestigiem as histórias dos fantoches canoenses _ ressalta.

Em uma iniciativa inédita no país, as peças são interpretadas pelos próprios agentes com a intenção de instituir uma cultura de paz por meio da brincadeira. E ouvir histórias de prevenção a violência contada por guardas tem uma magia diferente, tanto que os curitibanos ganharam destaque na 1° Conferência Nacional de Segurança Pública no ano passado.

O objetivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública é relatado pelo experiente supervisor da guarda da capital paranaense, José Carlos da Silva.

_ A gente percebe que as crianças aprendem mais facilmente o que é errado, desde pequenas atitudes como não empurrar o coleguinha. São valores que a gente impute para mudar o dia-a-dia delas _ explica.

Leia hoje nas bancas

26 de fevereiro de 2010 1

O + Canoas preparou nessa semana uma simulação de como ficaria a BR-116 sem os 180 outdoors que estão no trecho canoense. A Polícia Rodoviária Federal destaca que as colisões traseiras podem ser motivadas pelos anúncios publicitários, que destraem a atenção dos motoristas. Qual a sua opinião sobre o assunto?

Veja o Sistema de Saúde Mãe de Deus será responsável pela gestão operacional do Hospital de Pronto Socorro, a partir de abril. O jornal traz também uma deliciosa receita de tapioca preparada por uma nordestina para você preparar no fim de semana. Por falar em sábado e domingo, confira a programação do nosso roteiro de diversão na cidade. E não deixe de dar uma conferida nas seções Mascote, Eu e Canoas e Voz das Ruas.

Confira entre os personagens, os jogadores de futebol anônimos do bairro Niterói. Tem craque que até já driblou o Rei Pelé. Vale a pena ler! 

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

Consciência ambiental, já!

25 de fevereiro de 2010 0

Do que adianta a prefeitura de Canoas instalar dezenas de novas lixeiras na cidade, se sabemos que o problema só irá mudar com a conscientização e a educação dos canoenses?

Do que adianta trocar e reformular modelos de lixeiras, se em certos lugares ainda continuam com aquela velha falta de lixeira? São estas algumas perguntas que faço toda vez que vejo um monte de lixo na rua. Isso ocorreu no Carnaval. Mesmo com um batalhão de pessoas limpando, depois de toda a festa e da cidade vivendo aquele clima de feriado (durante quatro dias), certos pontos do município ficaram cheios de sujeira.

Mas quem sabe ainda possa haver solução. Por exemplo, na Esquina da Rua Candelária com a Florianópolis, no bairro Mathias Velho, vemos um belo exemplo de que nem todo cidadão sofre com esta falta de consciência com o ambiente.

 

Ah, se todos os moradores de Canoas pensassem assim!

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Wender Zanon

Filas para curso no La Salle

24 de fevereiro de 2010 1

Até sexta-feira, o Centro de Assistência Social La Salle do bairro Niterói recebe inscrições para mais de mil vagas em cursos de qualificação profissional, informática, idiomas, artesanato, cultura e lazer. As aulas, que ocorrem em março, abril e maio, são totalmente gratuitas e o aluno também ganha material didático.

Desde o dia 22, O La Salle disponibiliza, diariamente, a partir das 8h, 110 fichas para atendimento no turno da manhã e 110 à tarde. Filas se formaram em frente à instituição. Há pessoas chegando de madrugada e dormindo no local para garantir uma senha.

Saiba Mais

- São mais de mil vagas em cursos gratuitos de Qualificação Profissional, Informática, Idiomas, Artesanato e Cultura e Lazer
- Período de matriculas: 22 a 26 de fevereiro de 2010
- Período de realização dos cursos: março, abril e maio

- Todo material didático é gratuito. Há certificação no final dos cursos

- Inscrições no Centro de Assistência Social La Salle - Rua Lajeado, 1300, bairro Niterói. Telefone para informações: 3475-1690

Os cursos oferecidos
Cabeleireiro básico, corte e costura básico, malha e moletom, manicure e pedicure, recepção de hotel, eventos e promoções, técnicas de recepção, gestão administrativa, gestão de marketing, vendas e logística, gestão de recursos humanos e liderança, leitura e interpretação de desenho mecânico, noções básicas de eletricidade, técnicas de recepção, telefonia e secretariado.

Informática
Informática básica, informática (melhor idade), web design e design gráfico, montagem e configuração de computadores.

Idiomas
Inglês básico e Espanhol básico (níveis 1 e 3)

Artesanato
Bolsas diversas, bordados, arte em feltro e patchwork, bordados em chinelo, bonecas de pano, oficina de crochê, pintura em tecido básico, arte em material reciclado

Cultura e lazer
Dança popular (melhor idade)

Falta de água em sete bairros

24 de fevereiro de 2010 0

Hoje, a partir das 22h, o abastecimento de água de 80 mil moradores dos bairros Industrial, São Luiz, Mathias Velho, Pitangueiras, Santo Operário, e parte da Vila Fátima e centro de Canoas será interrompido. A Corsan realizará a instalação de um medidor de vazão na adutora que atende essa região da cidade. O serviço deverá estar concluído às 2h. O sistema estará normalizado no início da manhã de quinta-feira. Em caso de chuva os trabalhos no sistema de Canoas serão transferidos para outra data.

Não deixe para março

23 de fevereiro de 2010 0

A Justiça Eleitoral atingiu ontem a marca de 120 mil operações de cadastramento com biometria, fechando com 120.338 pessoas atendidas, desde o começo do processo em 3 de novembro. Também nesta segunda foi quebrado novamente o recorde de atendimentos em um só dia. Foram 2.650, sendo 2.209 na Central de Atendimento Biométrico (CAB-Canoas). Confira um dos vídeos feitos pelo TRE gaúcho para lembrar das filas:

Segundo a chefe da CAB-Canoas, Cristina Vasconcellos, já se observa a formação de filas.

_ As pessoas devem procurar comparecer o quanto antes, porque a tendência é aumentar cada vez mais a procura pelo recadastramento biométrico _ alerta.

Nos postos de atendimento das subprefeituras, foram 131 no Sudeste (Rua Marechal Rondon, 100, bairro Niterói -, 119), no Noroeste (Rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho -, 101) no Nordeste (Rua Alexandre de Gusmão, 2080, bairro Guajuviras) e 90 no Sudoeste (Rua Edgar Fritz Müller, 430, bairro Rio Branco). Os postos funcionarão até sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 17h.

Fim-de-semana

Este fim-de-semana registrou um alto índice de comparecimentos à CAB-Canoas. Foram 2.201 no sábado (20) e 2.096 no domingo (21). A CAB-Canoas funcionará ininterruptamente, das 9h às 19h, até o prazo final,
no dia 19 de março. Para o recadastramento basta apresentar um documento de identida e o comprovante de residência.

E aí, já fez o recadastramento? Que não fizer terá o título cancelado, não poderá votar nessa eleição, além de outras restrições cadastrais. O cancelamento também atingirá os eleitores que não são obrigados a votar como os analfabetos, menores de 18 anos e eleitores com mais de 70 anos.

Para evitar a dengue

22 de fevereiro de 2010 0

A diretoria de Vigilância em Saúde de Canoas divulgou hoje que foram identificados dois focos de larvas do mosquito da dengue em armadilhas nos bairros Mato Grande e no Centro.

Nesta semana, o trabalho de 13 agentes de saúde é focado em fazer uma análise em um raio de 300 metros desses locais.

De acordo com a bióloga Patrícia Valentim, o trabalho é bastante minucioso. Nenhum caso da doença foi detectado na cidade.

Patrícia comenta que a comunidade deve contribuir com o trabalho, pois o calor intenso é um atrativo a mais para o mosquito.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), em virtude do surto epidêmico de dengue que acomete o Estado, faz um alerta à população para os cuidados necessários para evitar a doença, que é uma virose, e se espalha rapidamente, sendo transmitida ao homem pelo mosquito Aedes aegypti. Confira algumas dicas:

* O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e tem por hábito picar durante o dia. Ele somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença. O mosquito passa, então, a transmitir o vírus. Existem quatro tipos de dengue, e pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, por quatro vezes. Não existe vacina para a enfermidade.

* Para impedir  a proliferação do mosquito, deve-se evitar o acúmulo de lixo, ou seja, materiais em desuso que retenham água parada como pneus, garrafas, copos e latas

* Tapar a caixa d’água, poços, latões e filtros

* Lavar os pratinhos de folhagens, escovando as bordas para eliminar os ovos do inseto, e não acumular água, podendo colocar areia, além de tratar as piscinas

* Os principais sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, vômitos e manchas vermelhas na pele 

Fonte: Prefeitura de Canoas e Secretaria Estadual da Saúde

Atrações culturais em Canoas

20 de fevereiro de 2010 0

A partir de hoje, a atividade que alegra as tardes da gurizada estará de volta. Aos sábados e domingos, o Canoas Shopping traz a oficina Fazendo Arte, das 15h às 18h. É uma ação que estimula meninos e meninas a desenharem e a aprenderem técnicas de artesanato.

Realizadas sob orientação de monitoras, as oficinas mostram que diversão e solidariedade andam juntas. As atividades estimulam a produção de peças artesanais e a prática da responsabilidade social. Para participar, cada criança contribui com R$ 2, que serão doados a instituições assistenciais de Canoas. A renda arrecadada também contribuiu com a festa de final de ano do Colégio Estadual Tereza Francescutti.

ROTEIRO

Carnaval Infantil

Clube Cultural Canoense – Domingo, baile infantil. Das 16h às 21h. Será realizado concurso de fantasias. Ingressos R$ 6 (adulto) e R$ 4 (crianças). Sócios não pagam. Rua Dr. Barcelos, 1.271, Centro.

Sociedade Rui Barbosa – Domingo, baile infantil. Das 16h às 20h. Ingressos R$ 2. Crianças menores de 10 anos não pagam. Rua Farroupilha, 834.

EXPOSIÇÃO

História da Cics – Exposição de fotos retrata os 70 anos da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) de Canoas. São imagens que mostram momentos históricos, como a primeira sede da entidade e a galeria dos presidentes. De segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h, no saguão da Cics. Rua Ipiranga, 95, 9º andar. Até dezembro.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Spiel Bowling Bar – Hoje, festa com DJ Robertinho. Ingressos: R$ 6 (F) e R$ 12. A partir das 23h. De terça a quinta-feira, exceto feriado, hora do boliche, R$ 20. Rua Anita Garibaldi, 20, esquina com a BR-116, bairro Centro.

Caça e Pesca – Domingo, baile da terceira idade. Das 16h à 0h30min. Até as 18h, ingressos R$ 10 e, após, R$ 12. Rua Ipiranga, 70, Centro.

Clube Tradição – Hoje, banda Biss Tchê Guri e grupo Nosso Balanço. A partir das 23h. Ingressos até a meia-noite, R$ 5 (F) e R$ 13 (M). Após, R$ 8 (F) e R$ 15 (M). Rua Boqueirão, 801, Igara.

Bourbon Canoas – Show de MPB, pop e rock nacional e internacional. Hoje, Marcelo de Marchi. Na Praça de Alimentação, a partir das 19h. Avenida Getúlio Vargas, 5.765.

Leia hoje nas bancas

19 de fevereiro de 2010 1

O + Canoas de hoje traz os problemas da estrutura do Conselho Tutelar da cidade. As equipes trabalham sem internet e fax e com um veículo cedido. Cerca de 40% dos atendimentos são adiados pro causa das dificuldades.

Veja que os militares do Hospital da Base Aérea, que estão há uma semana em Porto Príncipe, mandaram relatos sobre a missão humanitária. O perfil da Garota Verão de Canoas, Daiane Machado de Lima, que está na final do concurso.

Tem também a programação do fim de semana, os parquímetros que ainda não sairam do papel

Confira os personagens que ajudaram a escola de samba Nossas Raízes a conquistar o tricampeonato no Carnaval canoense. Também emocione-se com a história de superação de João Fróes. Confira o vídeo foi exibido na novela Viver a Vida da Rede Globo. 

Leia mais na edição encartada nesta sexta-feira no Diário Gaúcho e na Zero Hora.

Parto na UBS União

18 de fevereiro de 2010 0

“Era pra ser só mais uma consulta de rotina no final da semana para a jovem canoense Jéssica Silva, 18 anos. Grávida de nove meses, ela tinha para esta sexta-feira um dos últimos encontros com o médico antes de dar à luz ao quarto filho. A jovem é mãe de Wesley, quatro anos, Ana, três anos e Marcos, dois anos. Hoje, porém, Jéssica teve fortes dores e resolveu ir à UBS União, no bairro Mathias Velho, acompanhada do marido. No caminho, as dores ficaram mais fortes.

Percebendo que algo estava errado, um motorista parou e ofereceu carona ao casal, deixando ambos na frente da unidade. Minutos depois, com a bolsa rompida, Jéssica foi colocada em uma maca e o parto foi iniciado, mudando completamente a rotina da UBS.

Enfermeiros, técnicos e uma dupla de médicos conduziram o procedimento. Uma das coordenadoras da equipe, a enfermeira Juceli Maciel afirma que todos foram pegos de surpresa:

Equipe da UBS União que realizou o parto

_ Temos sempre uma grande movimentação de gestantes, mas foi realmente atípico, já que é o primeiro parto que fazemos na UBS, depois de 14 anos da fundação do local.

Depois do parto normal, mãe e filha foram estabilizadas e a nota da obstetra Alessandra Lopes Silveira e do clínico geral Cristiano Scartazzini foi a melhor possível: 9,9. A menina nasceu saudável, com 50 centímetros e 3,150 quilos. E de tão saudável, já dentro da ambulância a caminho do Hospital Universitário da Ulbra, aproveitou para mamar pela primeira vez.

Internada no Centro Obstétrico da casa de saúde, Jéssica ainda estava bastante atônita com a situação, mas feliz por tudo ter dado certo. Tímida, não permitiu fotografias.

_ Foi bem tranquilo, apesar de tudo. Fui bem atendida, o pessoal me deu muita atenção. Ela é linda, não?

É, com absoluta certeza.”

Texto enviado pela jornalista Cris Weber

Grito Rock Canoas

18 de fevereiro de 2010 0

O maior festival integrado da América Latina terá sua primeira edição em Canoas. Trata-se do Grito Rock, que ocorre hoje, no Wave Music Hall. Esse é um projeto que faz parte do calendário de ações do Circuito Fora do Eixo, rede de trabalhos que reúne dezenas de coletivos de cultura em todo o país.
O Grito Rock canoense é organizado pelo Coletivo BIL. Para celebrar esse grande ato de união e resistência, foram escolhidas 12 bandas. Vale lembrar que mais de 90 grupos foram inscritos no Portal Toque no Brasil.

Em Canoas, o som fica por conta dos argentinos da Different People (foto), que estarão em turnê pelo Estado. Também rola show com I.C.H, Luto!, Mayday e Sleeping Bags mostrando o hardcore canoense. Segue no palco shows com as banda Quilme, Pull The Trigger, Gravidade Zen e The Dancing Demons. O peso toma conta do palco com a Corrosivo, a Roostsnr e a Change Your Life. Entre as cidades brasileiras no roteiro estão Rio Branco (AC), Uberlândia (MG), Santa Maria (RS), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

SAIBA MAIS

> O Grito Rock Canoas ocorre hoje, a partir das 22h, na Wave Music Hall (Coronel Vicente, 624, Centro)
> Os ingressos são adquiridos na hora por R$ 5
> Infomações pelo telefone 9649-4060 ou no site www.bandasindependenteslocais.blogspot.com 

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Wender Zanon

Ajuda para saúde e educação

17 de fevereiro de 2010 3

Estive consultando junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Fátima no início do mês. Me chamou a atenção o abandono em que se encontra o local, com mato alto, esgoto aberto, portão que não abre e porta do banheiro estragada.

A UBS foi inaugurada em 1994 e está pequena para atender a demanda dos moradores. Agora, a unidade também atende ao loteamento Prata.

Ao lado do posto, a Escola de Educação Infantil Vó Maria Aldina está tomada pelo mato.

Os brinquedos da pracinha estão sucateados e até mesmo quebrados, o que pode ocasionar cortes nas crianças. Sei que ainda não ocorreu o reinício de ano letivo, mas não dá para esperar o retorno dos alunos para depois fazer o conserto.


Ressalto, porém, a atenção que os funcionários do posto dispensam com a comunidade. Muitas vezes, a equipe faz um trabalho além de suas limitações para auxiliar a todos que procuram a unidade básica de saúde.

CONTRAPONTO

O que diz a Secretaria da Saúde, por meio da assessoria de imprensa

Em relação à capina, a secretaria da saúde informa que devido a um período de preparação dos prédios públicos para o retorno das aulas, o efetivo de capina está se dividindo em mais estabelecimentos, portanto a capina neste período fica mais esparsada. Porém, em breve o novo contrato de recolhimento de lixo e de capina no município será efetivado, o que possibilitará capinas mais frequentes. Além disso, a UBS é uma das 25 que serão totalmente revitalizadas com o orçamento do Plano de Ação para Canoas (PAC Canoas).

O que diz a Secretaria da Educação, por meio da assessoria de imprensa

As questões relativas à Escola de Educação Infantil Vó Maria Aldina, informamos que o serviço de corte de grama já foi iniciado. Foi criado o repasse financeiro para todas as escolas para a manutenção e pequenos reparos. Em 2009, esta escola recebeu R$ 5.759,20.Também já está sendo licitado a reforma de 21 escolas infantis, no valor de R$350 mil. Para esta escola, está prevista uma ampla reforma e otimização de seus espaços, garantindo uma escola com condições dignas de atender à comunidade. Além disso, estão sendo adquiridos equipamentos por meio de emenda parlamentar, o que indubitavelmente, altera a rotina vivida anteriormente. A escola está recebendo mobiliários e colchonetes novos. Segundo a direção da instituição, existe um mecanismo de participação, por meio do conselho escolar, e a comunidade é convidada a participar com sugestão, reclamação e também na fiscalização.

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Cauê Nascimento

Nossas Raízes é tricampeã

16 de fevereiro de 2010 0

A escola Nossas Raízes repetiu a primeira colocação dos dois últimos anos. Com o total de 173, 4 pontos, a agremiação conquistou a nota 10 em dois quesitos: comissão de frente e fantasia. Do último lugar no ano passado, a Unidos da Guajuviras foi para o segundo. Apesar de ter a mesma pontuação da Unidos, 168,9, Os Tártaros perdeu no desempate, cujo critério foi a nota da bateria.

Emocionada com a vitória, a presidente da Nossas Raízes, Noeli Silva Manjóli, considera que a força da comunidade do Guajuviras, onde a escola foi fundada, em 2002, é a responsável pelo tri-campeonato.

_ Passamos por muitas dificuldades, fomos assaltados em janeiro. O tempo ruim passou e hoje estamos aqui comemorando. Já estamos estudando o próximo tema. A torcida agora é por mais união das escolas para que possamos fazer um Carnaval cada vez melhor _ diz Noeli.

Confira as fotos feitas pelo fotógrafo da prefeitura Ireno Jardim no desfile de ontem, e a classificação de cada escola.

 1º Nossas Raízes – 173,4

 2º Unidos da Guajuviras – 168,9

 3º Os Tártaros – 168,9

 4º Nenê da Harmonia – 163

 5º Imperatriz da Grande Niterói – 162,8

6º Rosa Dourada – 162,4

7º Guardiões da Bom Sucesso – 150,9

8º Estado Maior da Rio Branco – 148,8  

9º Império da Mathias – 137,3

Blocos

 1º Acadêmicos da Grande Rio Branco – 135,1

2º Ases do Ritmo – 115,5

 3º Aquarela do Samba – 102,8

4º Império do Kilombola – 93,2

Texto de  Sabrina Corrêa e fotos de Ireno Jardim, PMCA, Divulgação

Relatos de missão no Haiti

16 de fevereiro de 2010 7

Os sargentos do Hospital da Aeronáutica de Canoas (Haco), Andrei Strattmann e Cléber Peixoto, escreveram ao + Canoas e enviaram imagens para contar o que estão vivendo durante a missão humanitária no Haiti. A equipe canoense embarcou na sexta-feira e deve permanecer em Porto Príncipe por 30 dias.

“Aqui está tudo bem conosco, apesar do calor, que em média é de 45º durante o dia. Hoje, dia 15 de fevereiro, fizemos 223 atendimentos, entre clínica médica, ortopedia, ginecologia e pediatria, que é a maioria, com 97 consultas. Só nesta segunda-feira, foram confirmados 12 casos de malária. O exame é feito aqui mesmo no HCAMP (Hospital de Campanha do Brasil), na hora. Todos eles são encaminhados ao Hospital da Paz, pois não temos estrutura para mantê-los em isolamento.

Atendemos também as crianças de uma ONG, chamada Children’s Village, a maioria delas com fraturas no braço. Estamos recebendo muitos casos de diarréia, pois a água potável é escassa, inclusive para nós mesmos. O racionamento é constante.
Para ajudar nas traduções contamos com alguns garotos haitianos, os chamamos de “Bombagai”, que na língua local significa Sangue Bom. São garotos entre 13 e 20 anos que aprenderam o português com os primeiros militares brasileiros que vieram para as missões de paz da ONU.” Sgt Strattmann

“Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. No decorrer das horas de trabalho diários, junto ao povo haitiano, posso perceber o quanto foram afetados por esta catástrofe. Outro fato interessante é a participação de vários países na ajuda humanitária.

Nos últimos dois dias, pude trocar informações com japoneses, paquistaneses, jordanianos e hoje, por exemplo, com militares do exército americano. Trabalhamos em um sistema de ajuda mútua, todos em prol das inúmeras vítimas.

Há muitos órfãos, muitas crianças separadas dos pais, pois os mesmos estão internados em hospitais diferentes.

Agradeço a Deus por estar trabalhando para amenizar tamanha dor e sofrimento.”

Sgt Cléber Peixoto

Texto e fotos enviados do Haiti por Cléber Peixoto e Andrei Strattmann