Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2010

Primeiro grupo terá vacinação da gripe A até amanhã

31 de março de 2010 0

O atual público alvo da vacina contra a gripe A precisa ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) até esta quinta-feira. O prazo para o encerramento da campanha para crianças de seis meses a um ano 11 meses e 29 dias, gestantes e doentes crônicos com menos de 60 anos venceria no dia 2 de abril. Porém, por se tratar do feriado da Sexta-Feira Santa, as unidades estarão fechadas e não atenderão a população para a vacina. Para esta segunda etapa, são 35 mil doses. Gestantes continuam sendo vacinadas até o final da campanha.


Mãe não deixou de levar filho para vacinar na UBS Mathias Velho

De acordo com a enfermeira Lucimar Wagner, coordenadora da Imunologia da Secretaria da Saúde do município, poucas pessoas têm reportado reações a vacina.

- É normal que em 48 horas haja dor no corpo e e na cabeça, por exemplo. No entanto, caso os sintomas persistam, o usuário deve procurar um médico -  orienta.

Em Canoas, inicialmente, três unidades básicas de saúde que não possuíam estrutura para a vacinação estavam fora do calendário. Porém, duas delas já passam a contar com a dose: Santo Operário e José Veríssimo. A única que permanece sem vacinas é a UBS Conde’ Eu, por não possuir sala específica para a aplicação. O Ministério recomenda ainda que os usuários, tanto crianças como adultos, levem junto à UBS a carteira de vacinação, para maior controle das doses recebidas.

Confira o calendário de vacinação

População entre 20 e 29 anos – de 5 de abril a 23 de abril

Idosos com mais de 60 anos ou com doenças crônicas - de 24 de abril a 7 de maio

População de 30 a 39 anos - de 10 de maio a 20 de maio.

Acadef faz entrega de cadeiras de rodas

30 de março de 2010 0

A Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef) realiza entre ontem e hoje, nos turnos manhã e tarde, a entrega de 83 equipamentos de mobilidade – entre cadeiras de rodas e de banho – para 60 pessoas. A ação é possível por conta de um convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do SUS. Os contemplados são moradores das cidades de Canoas, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Esteio, Osório, Imbé, Tramandaí, Capão da Canoa, Torres, Cidreira, Três Cachoeiras, Três Coroas, Morro Reuter, Parobé, Minas do Leão, Arroio Grande, Campo Bom, Igrejinha, Butiá, Palmares do Sul, Harmonia e Eldorado do Sul.

Conforme o gerente-geral da Acadef, Jorge Cardoso, todos os beneficiários desta entrega realizaram a avaliação na associação entre janeiro e fevereiro. Ele lembra que o prazo médio para a disponibilização de equipamento é de 90 dias. Cardoso explica que as OPMs (órtese, prótese e equipamento de mobilidade) são instrumentos de reabilitação de qualidade:

- Hoje, a pessoa com deficiência (PCD) não depende mais de algum tipo de caridade para ter sua cadeira de rodas ou sua prótese, por exemplo. Tudo isso é garantido e gratuito, pelo SUS, por meio de um processo simples.

A Acadef é credenciada pelo Ministério da Saúde como Centro Referência em Medicina Física e Reabilitação de Alta e Média Complexidade para atender 136 municípios gaúchos, com serviços de fisioterapia adulto e infantil, fisiatria, nutrição, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e enfermagem, além da dispensação de equipamentos.

Atualmente, são realizados 5 mil procedimentos por mês, o que é apenas a metade de sua capacidade total, nos serviços de reabilitação. Mais informações sobre a Acadef no site www.acadef.com.br ou pelo telefone 3466-9723.

Livros: será que precisamos de tantos?

29 de março de 2010 2

Na sexta-feira, recebi os livros da escola. Corrijo: fui obrigado a levar os livros escolares para casa. Não haveria problema algum se fossem leves, mas o material é muito pesado. Vi colegas tendo que chamar os pais para pedir ajuda. Só pra mostrar, na ordem do maior para o menor:

História – Volume único (utilizado para os três anos do Ensino Médio) : 840 páginas
Biologia – Volume 2 (apenas para alunos do 2º ano do Ensino Médio) : 610 páginas
Geografia – Volume único: 560 páginas
Física – Volume único: 552 páginas
Matemática – Volume único: 504 páginas
Química – Volume 2: 418 páginas
Português – Volume 2: 272 páginas

Considerando que cada lado da folha é uma página, o total é: 2916 páginas e 1458 folhas. Se quiser ir mais além, esses livros todos juntos pesam 8,425 Kg (eu pesei). Com certeza eu não vou precisar de academia, mas minha mochila precisará de remendos. Quando cheguei em casa, ela tinha rasgado, pois não suportou o peso.
Concordo que os livros didáticos são ótimos auxiliares do ensino, mas os professores formados não precisam de tanto auxílio, o que se percebe por usarmos menos de 25% do conteúdo das obras ao longo do ano. Por favor, eu sei que faltam professores em várias escolas, mas livros não os substituem.

Texto enviado pelo blogueiro Fernando Bandeira

Trote Solidário mobiliza calouros

28 de março de 2010 2

O Trote Solidário 2010, uma parceria entre o Hospital Universitário (HU) da Ulbra e o Centro Acadêmico de Medicina da Universidade (Camu), foi marcado por uma campanha de doação de sangue ao Hemocentro do Estado (foto abaixo). A comunidade universitária, os canoense e moradores de cidades vizinhas da região puderam fazer seu ato de solidarieade, na sexta-feira, quando um ônibus do Hemocentro esteve no município.

A diretora técnica substituta do Núcleo de Hemoterapia do HU, Karin Ponselet, destacou a importância de ações como essa, uma vez que o HU necessita diariamente de estoques de sangue e seus derivados, especialmente devido ao funcionamento das suas UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.

- Temos uma necessidade grande de todos os tipos de sangue. Damos ênfase ao tipo O Negativo, devido à sua raridade e ao fato de que, até os quatro meses, os bebês só podem receber sangue desta tipagem –  salienta.

Para a médica hematologista Angelica Mazzoccato é válida a realização do trote, pois é por este hemocentro que é suprida toda a demanda de sangue ao Hospital Universitário.

O Trote Solidário 2010 também pretende arrecadar alimentos não-perecíveis junto ao BigCanoas neste sábado e domingo. Segundo o presidente do Camu, Cleber Santos Júnior, os produtos serão entregues a instituições filantrópicas como Banco de alimentos de Canoas e Lar São José, além de famílias de baixa renda. Cerca de 8O alunos de medicina aderiram a ação,sendo 50 calouros.A iniciativa conta com o apoio da Associação Médica do RS e Sindicato médico do RS.


Mais de 80 acadêmicos, sendo 50 calouros, aderiram a ação no Hospital da Ulbra

Texto enviado pelo blogueiro Cauê Nascimento que também doou sangue no local

Show de canoense!

26 de março de 2010 8

“Em fevereiro foi lançado um desafio aos colaboradores da Aços Favorit RS: fazer um projeto ousado com o objetivo de potencializar o artista que existe dentro de cada um e realizar um show teatral com 14 colaboradores da empresa. São seis não atores e quatro casais de não dançarinos que aceitaram o desafio de se apresentarem para um grande público na inauguração da filial paulista.

Com a direção e roteiro da atriz e diretora Cíntia Vieira (foto acima), em parceria com a Abrazo Dança de Salão, a equipe fará o show hoje. Cíntia, que é atriz canoense, participou deste projeto em dois momentos. 
O primeiro, por meio da sua oficina de teatro para não atores, preparando – os para se apresentarem para 500 pessoas, e o segundo, será como mestre de cerimônias deste evento, em São Paulo, com a sua personagem apresentadora Lolita. Para ela o teatro é algo especial na sua vida:  

- Viver é uma obra de arte. Somos artistas no palco da vida humana independente se trabalhamos arte ou não – ressalta.

Também prestigiando os artistas canoenses hoje ocorre o Minha Querência da Arte e Poesia Crioula. O evento tradicionalista ocorre, a partir das 20h30min, no Restaurante Crioulo Tonito, no Parque Eduardo Gomes. Vamos prestigiar a cultura gaúcha!

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Cauê Nascimento

Leia hoje nas bancas

26 de março de 2010 0

Nesta edição do + Canoas confira um Raio X da saúde canoense. Na cidade há um leito hospitalar para cada 700 habitantes. Veja também a entrevista com a secretária de Saúde e vice-prefeita Beth Colombo sobre a demora para realizar exames e cirurgias.

Confira que o prazo para quem retirou senha para fazer o recadastramento biométrico termina na terça-feira. Também saiba o que deve fazer aquele eleitor que não se recadastrou. Você sabia que a AES Sul foi até a Câmara de Vereadores para dar explicações sobre a falta de luz e demora para o reabastecimento em Canoas? Fique sabendo das melhorias que a empresa prepara para a cidade.

Na seção Em foco, veja se adivinha a foto da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para canoas@zerohora.com.br Também mande sua reclamação para o Voz das Ruas. Pode ser o mato alto da rua, a lâmpada queimada, a poda das árvores ou qualquer problema de sua comunidade. Participe pelo email ou ligue para 3428-7353.

Confira o relato emocionado dos militares da aeronáutica que retornaram de missão no Haiti. Se hoje é sexta-feira, tradicional dia de happy hour, conheça o The Pub e a sua receita de Polentinha na seção Gastronomia. O blogueiro Mário Amaral Teixeira traz um post sobre o papel a Biblioteca Pública João Palma da Silva. Vale conferir, o post do blogueiro Cauê Nascimento com um recado da ex-bbb8 Natália. Não tem nada para fazer no fim de semana? há várias opções no Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

Rock Argentino agita Canoas hoje

25 de março de 2010 0

Em menos de um ano é a terceira vez que o argentino Jersey Killer é visto pelas terras brasileiras.  Desta vez, ele veio para uma tour nacional, intitulada de Por Qualquer punhado de moedas – Brazil tour 2010, divulgando seus novos trabalhos que não deixam de lado a sua essência hardcore, porém flertam mais com aquele rock and roll feito por Sonic Youth, Smiths e Teenage FanClub.

Após se apresentar no Rio de Janeiro, no ultimo final de semana, o argentino faz uma parada em Canoas, hoje, das 20h às 23h . O som rola junto com as bandas Simplez, Mayday e Raise Your Head, na Tony Alva´s House, na Rua Irmão Florêncio, 161, esquina com a Marcílio Dias – bairro Harmonia. Os ingressos são retirados na hora pelo valor de R$ 5.

De todas as vezes que o líder da banda Dieguis Casas tocou Brasil apenas uma foi em Canoas. Dessa vez o argentino chega para comemorar a volta das atividades do selo independente Muito Além!.

Agora você deve estar se perguntando ( ou não!) mas quem diabos é a Muito Além? A Muito Além poderia ser tratada como um selo independente ou até um coletivo, mas na verdade é uma mistura de sentimentos inexplicáveis. Muito Além de apenas ter uma banda e ir a um show. Muito Além de viver fora de um padrão de vida, onde se batalha pelo seus ideais e por suas convicções, onde cada dia é uma nova batalha nisso que chamamos de cena independente. Muito Além da música, da cultura, da informação. Mais informações sobre esse grupo basta acessar o site  www.espacomuitoalem.blogspot.com

Textos e fotos enviados pelo blogueiro Wender Zanon

 

Em busca de novos leitores

24 de março de 2010 1

As novas instalações da Biblioteca Municipal João Palma da Silva anexa ao Museu Municipal de Canoas Hugo Simões Lagranha ficaram impecáveis. O espaço é amplo, cômodo, bem a altura do que Canoas merece. Em visita recente ao setor de empréstimos, tive a oportunidade de conversar com a diretora Simone Maia e com as atendentes Ana Pires e Lilia Silveira (foto abaixo).

- Mantemos o acervo atualizado com lançamentos recentes. Recebemos também livros enviados por meio de projetos federais. Recentemente, chegaram 2 mil exemplares. Destes, 700 já foram catalogados e estão à disposição para o empréstimo - comenta Simone Maia.

Ana destaca que os livros de maior saída são os de suspense, espíritas e autoajuda. A estante de escritores canoenses é também muito procurada pelos leitores, assim como, os livros indicados ao vestibular da UFRGS.
A transferência de local, do Conjunto Comercial Canoas para a Rua Ipiranga, 105, no ano passado, fez com que reduzisse o número de visitas à biblioteca. Isso ocorre devido à falta de costume do público. No entanto, houve um acréscimo de 3 mil empréstimos a mais em 2009 do que em 2008.

_ Aos poucos as pessoas estão se familiarizando com o novo local. A ideia é transformarmos este espaço num grande centro cultural repleto de opções para a cidade.

Quer conhecer e associar-se a Biblioteca Municipal João palma da Silva? Basta comparecer no Museu Municipal Hugo Simões Lagranha em horário comercial. Os documentos necessários são duas fotos 3 por 4 e comprovante de residência. Informações pelo telefone 3462-1622.

Mais de 60 mil títulos literários nacionais e internacionais te esperam. E não se esqueçam de prestigiar os escritores canoenses, hein?

Textos e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira

Homenagem pela missão no Haiti

23 de março de 2010 0

Na manhã de ontem, tive a oportunidade de participar da coletiva de imprensa no Hospital de Aeronáutica de Canoas (Haco). Antes realizou-se a formatura do efetivo militar e apresentação das honras de estilo, onde os militares foram agraciados com uma placa pelos serviços prestados no Hospital de Campanha do Brasil no Haiti, país que sofreu terremoto no Haiti em 12 de janeiro.


Cléber Peixoto, Liliane Gremelmaier, coronel Azeredo e Andrei Strattmann na coletiva

Segundo o chefe da missão, o coronel João Carlos de Azeredo, diretor do Haco, o hospital de campanha possui 12 toneladas e foi deslocado para o Haiti em 2 aviões Hércules C130. Toda a mobilização começou no dia 13 de janeiro. A equipe estava a postos no dia 14 e os primeiros militares embarcaram no dia 15. O hospital estava instalado e em operação já no dia 17.

Por ser um hospital de campanha, a estrutura oferecida é mais de resgate, efetuando operações cirúrgicas de emergência, que exijam curta permanência de internação, além de providenciar a remoção para outros hospitais mais avançados.

Para se fazerem entender no creóle, que é a lingua mais falada no Haiti, resultado de uma mistura de francês, inglês, espanhol e dialetos africanos, o contingente brasileiro dispunha de 10 intérpretes. Os militares ressaltaram as dificuldades por não haver um sistema de saúde pública no país, assim como um programa de saneamento básico.

Os atendimentos prestados nunca eram para um único problema, pois muitas vezes o paciente era tratado de suas moléstias e ainda recebia, roupas, alimentação e, até mesmo, uma barraca para moradia. Os quatro militares que lá (no Haiti) estiveram,sentiram-se honrados por estarem representando o Haco, Canoas e acima de tudo o Brasil que é muito bem quisto por toda a população haitiana.

Ao final da coletiva, todos manifestaram seus agradecimentos aos seus familiares pelo apoio recebido desde o momento em que ofereceram-se como voluntários para a missão.

Texto enviado pelo blogueiro Cauê Nascimento

Natália fala de Canoas

22 de março de 2010 0

A ex- BBB 8 Natália Casassola esteve na Praça da Alfândega, na sexta-feira, em Porto Alegre, para o lançamento da revista Diário Gaúcho Tv+Novelas. Terceira colocada na reality show da TV Globo, a modelo gaúcha autografou a revista.

Ela é uma das estrelas dessa edição e ainda fez um ensaio fotográfico exclusivo, nas areias de Santa Catarina, especialmente para a publicação. Muito assediada durante o evento, conversou rapidamente com o blogueiro do + Canoas Cauê Nascimento. Natália disse amar a cidade que a acolheu e onde ainda residem seus pais, Adriana e Setembrino. Ela mandou beijos a todos amigos que deixou na cidade e aqueles que admiram o seu trabalho.

Texto enviado pelo blogueiro Cauê Nascimento

Uma homenagem à água

22 de março de 2010 0

Água é fonte de vida e dependemos dela. Mesmo assim, por maior que seja sua importância, rios como o Sinos continuam recebendo poluição. Hoje, para celebrar o Dia Mundial da Água, o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove uma série de programações para lembrar a data.


Natureza sobrevive em meio a poluição das águas do Rio dos Sinos

Às 10h, haverá a construção do Relógio Biológico do Corpo Humano,no Parque Getúlio Vargas,com o plantio de ervas medicinais pela equipe do projeto Peixe Dourado. Representantes das escolas municipais também participam da ação com a proposta de que “Plantando estamos Cultivando Água”.

Nessa segunda-feira, será finalizado o trabalho “Gotas de Contribuição”. Alunos e professores das escolas municipais fizeram em sala de aula painéis para mostrar de que forma pretendem atuar para não desperdiçar e não poluir a água da escola. Cada uma das instituições de ensino escolherá uma gota de contribuição para levar até a Secretaria de Meio Ambiente,onde será colocada em um único painel.

Segundo a diretora de Educação Ambiental Estela Peuckert a ideia é chamar a atenção e informar sobre as condições de nossas águas, sensibilizando-os para a importância da preservação dos corpos hídricos do município e para o uso racional deste recurso natural e finito.

Leia hoje nas bancas de Canoas

19 de março de 2010 1

O + Canoas dessa semana traz detalhes sobre o túnel que será construído sob a BR-116. A passagem, pensada desde a década 1970, será uma alternativa para ligar o leste e o oeste da cidade. Também encurtará o percurso entre a Domingos Martins, no Centro, e a Guararapes, no Marechal Rondon, em quase dois quilômetros.

Se você ainda não fez o recadastramento biométrico, saiba que hoje é o último dia. Como o Tribunal Regional Eleitoral já previa, longas filas se formaram em volta do Conjunto Comercial. Quem comparecer até às 19h de hoje vai receber uma senha para ser atendido na semana que vem. Na seção Em foco, veja se adivinha a foto da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para canoas@zerohora.com.br

Também mande sua reclamação para o Voz das Ruas. Pode ser o mato alto da rua, a lâmpada queimada, a poda das árvores ou qualquer problema de sua comunidade. Participe pelo email ou ligue para 3428-7353.

Confira o perfil do presidente do Consepro Tulio Moreira, e, também, conheça a história de Chiquinho. O blogueiro Mário Amaral Teixeira traz um post sobre o papel do Conselho Tutelar. Vale conferir, a programação do fim de semana. Tem happy hour, shows, bailes e muito mais.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

As botas de seu Abilio

18 de março de 2010 8

Há 35 anos, Abilio Lissaraça Pedroso faz botas masculinas, femininas e de estilo serrano. Vindo de Santo Ângelo para Canoas em 1975, estabeleceu-se na fabricação sob medida devido ao incentivo de Valdemar Zasso. O amigo, que já morreu, era um conhecido fabricante de botas em Julio de Castilhos.

Proprietário da Relikia Botas há 10 anos, para a confecção de um produto artesanal, leva em torno de 10 dias, desde o pedido e tirar as medidas, até a entrega da peça única.

Na sua loja na Rua Gonçalves Dias, ele também comercializa lenços, barbicachos, cintos, guaiacas, chinelos campeiros e pilchas em geral. Tudo feito no capricho.

Entre seus clientes destacam-se Nico Fagundes, Elton Saldanha, Os Serranos, Daniel Torres, Sérgio Reis, Luis Marenco, Walther Morais, o político Germano Rigotto, o presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) Manoelito Savaris e do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Oscar Fernande Gress.

Seu Abilio participa de diversos eventos levando o nome de Canoas. Entre os quais: a Semana Farroupilha de Porto Alegre, o Rodeio Internacional de Vacaria e a Expointer em Esteio. Também para a Semana Farroupilha canoense o prefeito Jairo Jorge, pilchou-se na Relikia Botas.

 

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Cauê Nascimento

Conselho Tutelar é bicho papão?

16 de março de 2010 0

Em outros tempos as figuras caricatas do “velho do saco” ou do “bicho papão” eram utilizadas pelos pais para, digamos, “ajudar” no bom comportamento dos filhos. Nesse novo século, tais figuras foram substituídas de forma equivocada pelo Conselho Tutelar. Hoje é comum ver pais dizendo que vão denunciar os filhos.
A recíproca também é verdadeira por parte dos filhos que ameaçam os pais.

Conversei recentemente com a diretora do Conselho Tutelar da 1ª Região de Canoas, Márcia Regina Souza, sobre como desmistificar a figura do conselheiro. Entre inúmeros equívocos, ela aponta como principal a confusão das atribuições do órgão com a segurança pública.


Márcia mostra desenhos feitos por crianças sobre o Conselho Tutelar

- Se há uma criança sendo espancada, por exemplo, isso é crime. A polícia é que deve ser acionada. O nosso trabalho vem num segundo momento no que diz respeito à orientação. Desde o psicológico até a interdição da criança, caso seja necessário – comenta.

Com relação às denúncias praticadas sobretudo por adolescentes ela esclarece:

_ Considero a denúncia importante e corajosa por parte de adolescentes. O que ocorre outra vez em muitos casos é o equivoco de interpretação com relação ao nosso trabalho. As tarefas domésticas são de obrigação dos pais, assim como a educação dos filhos. Mas não há mal algum em dividir tarefas.

Para a conselheira esta nova geração tem se apresentado manipuladora e desinformada por falta de limites, valores e virtudes, elementos essenciais na formação da personalidade. O diálogo entre pais e filhos inexiste na maioria dos lares. Quem protege não oferece risco à sociedade. Os pais, que são a base da família, precisam saber disso.

Perguntas que ficam diante das palavras da conselheira: Será que estamos formando cidadãos em nossos lares? Afinal que filhos nós deixaremos para o mundo?

Texto enviado pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira

Taxistas pedem fiscalização

15 de março de 2010 2

Uma manifestação na Rua 15 de Janeiro, em frente à prefeitura de Canoas, no Centro, reuniu mais de 20 taxistas hoje por volta das 15h. O grupo solicitou maior fiscalização contra os veículos irregulares que realizam transporte de passageiros.

Segundo o presidente da Cooperativa Motora, Valdeci Alves Machado, no município há 177 carros credenciados e 60 não-credenciados.

- Queremos mais fiscalização, pois estamos perdendo clientes – destaca Machado.

 O prefeito Jairo Jorge e o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Luiz Bertotto conversaram com os representantes do taxistas e destacaram a importância de uma fiscalização rigorosa, além da parceria entre cooperativa e prefeitura. Foi agendada uma nova reunião para quarta-feira.

Uma das ideias é a padronização da frota deste serviço, bem como a criação de um sistema de denúncias. Hoje, quem quiser denunciar um táxi irregular pode entrar em contato com o fone 3462-1641. Durante o ato, a Guarda Municipal orientou os motoristas para os desvios. Agora, o trânsito está normalizado no local.

Informações da repórter Sabrina Corrêa