Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts do dia 6 abril 2010

Um Garoto Boação

06 de abril de 2010 0

Como escritor canoense, hoje peço licença para falar de um projeto escolar que está em andamento. Tudo começou com a ideia de criar um livro que tratasse do tema valores e virtudes, o que me levou a criar o personagem Garoto Boação. Recordo que a primeira edição lançada em setembro de 2007, esgotou-se em menos de seis meses. É uma grande satisfação ver a gurizada colocando em prática os ensinamentos da obra.

Os temas, escola, família e amigos, são tratados de forma simples e direta propondo uma interatividade que vai desde desenhos para colorir, questionários e até uma moldura para colagem da foto do aluno, transformado no Garoto (a) Boação.

Em Canoas, escolas como o Colégio Luterano Concórdia, Monteiro Lobato, Álvaro Moreyra, Carlos Drummond de Andrade, Padre Jagger, Sete de Setembro, Cristóvão Colombo Rio de Janeiro, Tancredo Neves, Odette Freitas e Walter Barcellos, trabalharam com a obra nos últimos três anos:

- Costumo citar nas palestras que ministro em diferentes cidades que o Garoto Boação é canoense. Canoas é referência permanente no meu trabalho.

Inúmeros trabalhos são realizados nas escolas a partir da obra. Desde cartazes, eleição dos Garotos (as) Boação, releituras e acréscimo de outras atividades ligadas a valores e virtudes.

- É muito legal trabalhar com o livro. Percebe-se um comprometimento dos alunos com cada tema apresentado e o resultado é visto nos diversos trabalhos realizados e no bate-papo com o autor – comenta a professora Lucimar Busi que há três anos trabalha com o livro.

Em 2010 a 4ª edição do Garoto Boação apresentará novidades. O livro será transformado também em e-book, o que acarretará menos custos para as escolas, e contará com uma música escrita pelo autor e que será musicada e interpretada pelo Grupo Tchê Guri.

- Será uma bela parceria. Unir literatura e música é interessante e ainda mais com uma proposta ligada a valores e virtudes – diz Cristiano Teixeira, baterista do grupo Tchê Guri e irmão do escritor.

Quer levar o Garoto Boação na sua escola em 2010? Então entre em contacto com o autor pelo e-mail mario.ateixeira@brturbo.com.br ou pelo site www.marioamaralteixeira.webnode.com

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira