Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 14 abril 2010

136 anos da estrada de ferro

14 de abril de 2010 0

Não sou contra comemorarmos o aniversário da cidade na data da emancipação política (27 de junho), mas também temos outras datas importantes para serem lembradas. Em 14 de abril, celebra-se os 136 anos da inauguração da estrada de ferro São Leopoldo-Porto Alegre. Em Canoas, a primeira estação foi instalada em 1874 onde hoje está a Rua Domingos Martins.


Primeira estação começou a ser construída em 1871 e foi inaugurada em 1874

Por coincidência esta data é a mesma que está no brasão municipal. Mas, as nossas origens começam em 1725 quando aqui chegaram os tropeiros lagunistas e o pioneiro povoador Francisco Pinto Bandeira. Ele criou a Fazenda Gravataí, que depois foi herdada por seu filho Rafael. Mais tarde, as terras ficaram com Josefa Eulália de Azevedo (a Brigadeira).

O povoamento da região tem início em torno da estação férrea, que ficava no centro da fazenda. Os homens da guarda da estação utilizaram uma grande árvore na construção de uma canoa para o serviço da sede, localizada as margens do Rio dos Sinos. Outras canoas foram feitas, por esse motivo, o local ficou conhecido como Capão das Canoas, o que originou o nome da estação, do povoado e, posteriormente, do município.


Mais tarde, a estação foi transferida para onde hoje é o prédio da Fundação Cultural

É preciso fazer um resgate da história. Poucos sabem dos motivos que levam uma das principais vias da cidade a chamar-se 15 de janeiro. Não é possível apenas dizer que moramos na cidade que tem um avião na praça. Canoas é ao mesmo tempo um município grande e pequeno. De que adianta termos 10 salas de cinema muitas vezes vazias e nenhum teatro salvo os das escolas e faculdades? Quais são as opções que temos para o divertimento noturno se não nos deslocarmos à Capital ou a São Leopoldo e Novo Hamburgo?

Mesmo os tradicionalistas desconhecem que ocorreu uma escaramuça farroupilha na área onde hoje está a Rua Nicolau Seibel, no bairro Rio Branco. Vamos procurar conhecer melhor nossa história, afinal junto à Biblioteca Municipal João Palma da Silva funciona o museu municipal e o arquivo histórico que oferecem excelentes opções de conhecimento.

Texto enviado pelo blogueiro Cauê Nascimento e fotos do Arquivo Histório de Canoas

Inaugurada a Sala Integrada de Monitoramento

14 de abril de 2010 0

Com a instalação de 140 centrais de alarmes em prédios públicos entrou em operação a Sala Integrada de Monitoramento (Sim). Também estarão conectados a esse espaço, inaugurado ontem, as câmaras de videomonitoramento, os GPS’s das viaturas da Guarda Municipal e os sensores de captação de disparos de armas de fogo.

Segundo o coordenador de monitoramento eletrônico, Lairton Stran, a partir desta semana, estão atuando na sala três guardas municipais e um agente de trânsito por turno. Na segunda-feira, a Secretaria Segurança Pública e Cidadania firmará convênio com a Fundação da Brigada Militar para que brigadianos inativos façam parte da equipe.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Kopittke, a instalação dos alarmes permitem que o membros da guarda, em vez de manterem vigilância permanente nos prédios públicos, sejam deslocados para as rondas nas ruas. Ainda serão instalados outras 42 centrais de alarmes. O investimento total é de mais de R$ 1, 2 milhão.

Texto Sabrina Corrêa