Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts do dia 23 abril 2010

Lembranças do Colégio São Paulo

23 de abril de 2010 24

A partir da comunidade do Orkut Ex-Alunos e Admiradores do Colégio São Paulo, criada pela professora Lisete de Lima, criou-se um reencontro prazeroso entre pessoas que fizeram a história da extinta escola do bairro Niterói. A última reunião, que ocorreu no mês passado, reuniu várias gerações.

Escrever sobre o assunto me emociona, por também ter feito parte dessa história. Seja como aluno ou presidente do Grêmio Estudantil, em 1987. A ex-aluna Tânia Melo é uma das coordenadoras desses encontros. Tive um agradável bate-papo com ela sobre a nossa saudosa escola:


Integrantes da comissão organizadora do encontro do Colégio São Paulo

‘Um dia, para uns em 1951, para outros, em 1955, 1974, 1995, fomos levados pelas nossas mães para o primeiro dia de aula, no Colégio São Paulo, de Niterói. Colégio das irmãs, como se costumava dizer. Era hora de mudar de vida, responsabilidades, temas de casa, obrigações. Logo que a sineta tocava, a cena era clássica. Todos se dirigiam ao saguão, onde duas religiosas se apresentavam: uma de rosto largo e rosado, a irmã Irineia. Outra, franzina, de rosto severo, a irmã Neonila. Elas eram as responsáveis por dar as boas-vindas. Além das aulas com professores queridos de todos, havia horários especiais. Na hora da entrada era quando largávamos a pasta e íamos brincar de sapata, pegador, cinco-marias, esconde-esconde e caçador até o soar da sirene. No recreio, comprávamos uma garrafa de guaraná e um sonho no bar. E, na saída: hora de liberdade e correria. Íamos para casa chutando pedrinhas, pisando em poças de água que, naquele tempo, não eram poucas.’


Almoço em março reuniu diferentes gerações que passaram
pela instituição

Desta forma, Tânia descreve um pouco do que era o amado Colégio São Paulo. Muitas vezes escrevi sobre a instituição e os professores, também. Sobretudo sobre Leonel Budzyn, meu mestre de português. Para quem não conhece a comunidade, vale a pena conferir. Vocês verão várias fotos de épocas diferentes e também poderão contribuir enviando imagens.

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira

Hoje nas bancas de Canoas

23 de abril de 2010 1

Confira no + Canoas dessa sexta-feira a proposta dos moradores dos bairros Igara e Guajuviras para mudar o acesso a Rodovia do Progresso (ERS-010). Na sexta-feira passada, o grupo esteve na audiência pública realizada pelo Estado, em São Leopoldo. Na ocasião, foi sugerido que a ligação com a Rodovia do Parque seja feita pela Rua Antônio Frederico Ozanan.

No esporte, conheça o lutador de vale-tudo Alexsander Andreotte. Já no ensino, veja as ações ambientais da Escola Estadual Affonso Charlier. Não sabe o que fazer no fim de semana? Nosso roteiro traz opções e a programação da Semana do Livro. Conheça a praça do Guajuviras que ganhou o nome de um líder comunitário da invasão do bairro, em 1987.

Participe também da seção Voz das Ruas. Mande um e-mail com sua queija para canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 com a repórter Sabrina. Não deixe de participar também do Em foco. Veja se adivinha a foto da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail. 

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho