Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Lembranças do Colégio São Paulo

23 de abril de 2010 24

A partir da comunidade do Orkut Ex-Alunos e Admiradores do Colégio São Paulo, criada pela professora Lisete de Lima, criou-se um reencontro prazeroso entre pessoas que fizeram a história da extinta escola do bairro Niterói. A última reunião, que ocorreu no mês passado, reuniu várias gerações.

Escrever sobre o assunto me emociona, por também ter feito parte dessa história. Seja como aluno ou presidente do Grêmio Estudantil, em 1987. A ex-aluna Tânia Melo é uma das coordenadoras desses encontros. Tive um agradável bate-papo com ela sobre a nossa saudosa escola:


Integrantes da comissão organizadora do encontro do Colégio São Paulo

‘Um dia, para uns em 1951, para outros, em 1955, 1974, 1995, fomos levados pelas nossas mães para o primeiro dia de aula, no Colégio São Paulo, de Niterói. Colégio das irmãs, como se costumava dizer. Era hora de mudar de vida, responsabilidades, temas de casa, obrigações. Logo que a sineta tocava, a cena era clássica. Todos se dirigiam ao saguão, onde duas religiosas se apresentavam: uma de rosto largo e rosado, a irmã Irineia. Outra, franzina, de rosto severo, a irmã Neonila. Elas eram as responsáveis por dar as boas-vindas. Além das aulas com professores queridos de todos, havia horários especiais. Na hora da entrada era quando largávamos a pasta e íamos brincar de sapata, pegador, cinco-marias, esconde-esconde e caçador até o soar da sirene. No recreio, comprávamos uma garrafa de guaraná e um sonho no bar. E, na saída: hora de liberdade e correria. Íamos para casa chutando pedrinhas, pisando em poças de água que, naquele tempo, não eram poucas.’


Almoço em março reuniu diferentes gerações que passaram
pela instituição

Desta forma, Tânia descreve um pouco do que era o amado Colégio São Paulo. Muitas vezes escrevi sobre a instituição e os professores, também. Sobretudo sobre Leonel Budzyn, meu mestre de português. Para quem não conhece a comunidade, vale a pena conferir. Vocês verão várias fotos de épocas diferentes e também poderão contribuir enviando imagens.

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira

Comentários (24)

  • Janete da Costa Conti diz: 23 de abril de 2010

    Acabo de ter uma bela surpresa ao ver essas fotos do Colégio São Paulo: O meu primo assim como eu também estudou lá , e faz parte hoje parte da comissão,aliás temos muitas pessoas da nossa família que também fizeram parte dessa História . Também foi meu professor o Leonel , assim como seu pai professor Henrique . Parabéns pela iniciativa de manter acessa nossa memória , e com isso reviver nossas experiências , mando um beijo especial para meu primo Valdir Maglione .Ah também gostaria de ver uma foto do professor Roque de biologia ele era um ser humano especial !!! Abraços da ex aluna Janete Costa Conti.

  • Tania Melo diz: 24 de abril de 2010

    Maravilha!Consegui! É muito fácil, mesmo. Como tudo na vida, não? Sabendo por onde se deve seguir, o caminho se torna muito mais curto.
    A reportagem sobre nossa comunidade nos encheu de orgulho e só temos que agradecer ao Mário que fez este trabalho muito mais com o coração do que com a razão e, por isto, saiu esta beleza.
    O segredo de nossa comunidade estar indo assim, de vento em popa, é o amor. Sentimento de união dominante.
    Estamos dedicados a vários projetos sociais. Uma biblioteca está sendo montada, com inúmeras doações e será linda. Já doamos leite para crianças deficientes, mais de uma vez, fraldas para pessoas idosas carentes e estamos fazendo de tudo para participar da campanha Crack nem pensar, em conjunto com tantas outras empresas e pessoas, lançada pela RBS.
    Gostaria de dizer à Janete, que fez o primeiro comentário que, na minha página do orkut, tenho três fotos do professor Roque, tiradas recentemente e já copiadas para muitas outras.
    Ele continua o mesmo amado de sempre e nos recebeu muito bem.
    Pena que não tenho como avisá-la diretamente. Se o blog puder, fico muito grata.
    Mais uma vez nosso MUITO OBRIGADA ao querido amigo Mário.
    Abraços grandes.

  • Anizia da Graça Rosa diz: 24 de abril de 2010

    Mario, tenho contato diário com as pessoas da comunidade e todos estão felizes e emocionados com a tua reportagem, como é bom quando as pessoas se importam. O fato da tua disposição em mostrar um pouco de nossa história, fez com que a gente virasse criança outra vez, no pátio da escola. A Admiradores não é apenas rostos na telinha, temos um projetos sociais, no momento , estamos em campanha de aquisição de fraldas geriátricas para o Lar da Fraternidade. A Lisete Lima Fischer estava na minha casa, pois veio trazer sua contribuição, quando o sãopaulino Celso Peixoto ligou, avisando ter visto teu texto na internet, imagina a emoção, minha irmã saiu rápido para comprar os jornais, ela ligou para os pais , eu liguei para alguns colegas, em poucos instantes , formou-se uma grande rede, quando todos ligavam , comentando a publicação. Então, nesta sexta feira, foste o responsável por nossa felicidade. Um abraço, Anizia.

  • Lisete Lima Fischer diz: 25 de abril de 2010

    É como um sonho,rever minha escola querida,na mídia……amei.Nesta foto onde se encontram vários professores meus e também meus colegas,parei por um bom tempo,como se estivesse passando a limpo coisas belas vividas.Professores Alaerte e Zaira,professor Fidélis,Rosvitha….gente linda.A foto é na casa que as irmãs tinham perto de Bom Princípio.Este dia era um retiro que se fazia.Mário grata por fazer tanta gente feliz,junte-se a nós e compareça em uma de nossas festas……….Lisete Lima Fischer,ex aluna e ex professora.

  • Gladis Fagundes diz: 25 de abril de 2010

    Muitas memorias.Companheiros de classe,professores,festinhas,recreio,pular corda,ciranda,cirandinha vamos todos cirandar…Eu entrei para o SAO PAULO,eu tinha 5 aninhos,porque moravamos no fundos da escola.Muitos passeios fiz com a irma Irineia,elas iam fazer compras,ou outros assuntos relacionados com a escola,e gostavam de ir acompanhadas por um aluno.Mais tarde mudamos para CANOAS,eu mudei de escola.Retornando mais tarde para cursar o antigo GINASIO.Professor COLOMBO[Ser extraordinario],professor ROque,professor Henrique.Sempre em tua vida havera pessoas que te marcaram muito…Beijos a todos os companheiros e amigos que de uma forma ou outra, um dia, pisaram nesta LINDA ESCOLA,QUE FICARA PARA SEMPRE MARCADA EM NOSSAS MEMORIAS…E tambem meu MUITO OBRIGADO POR ESSA LINDA REPORTAGEM.Byyyyy

  • Eunice Pacheco diz: 25 de abril de 2010

    Obrigada amigo querido pela linda reportagem sobre o Colégio São Paulo. Mais um momento de emoção bem como quando dos encontros dos ex São Paulinos. Mario querido venha juntar-se a nós nos encontros, é muita alegria, emoção, parece que voltamos ao tempo de estudantes. A alegria de rever os ex colegas, a alegria de poder conhecer novos ex São Paulinos é indescritivel. Espero poder te encontar no proximo. Obrigada mais uma vez Mario e sucesso .

  • Marli diz: 25 de abril de 2010

    Muito especial esta comunidade vale a pena divulgar e assim reencontrarmos antigos amigos, professores e assim relembrarmos de momentos inesqueciveis de nossas vidas e de como temos a agradecer pela bom aprendizado que tivemos . Parabens pela reportagem

  • Mariza Ines diz: 26 de abril de 2010

    Eu queria voltar no tempo mas isso não é possível. Porém, foi possível relembrar os bons momentos passados no São Paulo, através da reportagem.
    Essa Comunidade do Orkut não é só de amigos virtuais. São amigos reais que se encontram, se envolvem em ações sociais e, acima de tudo, mantêm viva a memória do extinto Colégio São Paulo, administrado pelas saudosas irmãs Irinéia, Neonila, e tantas outras.
    Palmas para o Mario e parabéns pela reportagem.

  • Marli de Melo Campanharo diz: 28 de abril de 2010

    Fiquei muito feliz em ver que os alunos e funcionários que passaram por nossas mãos continuam nosso trabalho, nossa história ai em Canoas. Como também ex-aluna do Colégio São Paulo isso me deixa muito feliz. Apesar de estarmos km de distância nosso coração esta unido na lembrança e na história. Em 2011 comemoramos 100 anos de presença no Brasil isso nos deixa muito feliz, somos gratas pela dedicação desta comunidade. Sentimos muita falta das pessoas e dos nossos amigos que ajudaram a construir nossa história com muito esforço, coragem e dedicação. Gostaríamos de receber sempre noticias porque faz com que a gente sinta vcs mais perto de nós. Rezamos muito pelo povo que sempre esteve conosco. A Irmã Neonila ainda esta viva e ajudando a construi mais nossa história. Confesso que fiquei muito emocionada quando vi as fotos. Um grande abraço a todos e muita saudades.

  • Maria Helena Rocho diz: 1 de maio de 2010

    Achei sensacional, não imaginei que chegariamos tão rápido…..Tão longe!
    Sim porque a comunidade tem somente um ano e olha o que já foi feito por estas meninas de ouro, e vamos com a ajuda de Deus fazer muito mais.
    Fico muito feliz de poder participar de tudo que está acontecendo, a reportagem ficou excelente, graças ao grande amigo Mário, parabéns a ele!
    Um carinhoso abraço a todos, da colega e ex aluna Maria Helena Rocho.

  • Elisabete Emiliana de Oliveira diz: 3 de maio de 2010

    Parabens, por esta linda iniciativa, não moro em Canoas, mas trabalho como voluntaria da Assoc. Grupo Chimarrão da Amizade desta cidade, por isso muito contato com pessoas desta comunidade. È lindo termos contato com algo bom da nossa infancia e adolecencia.
    Um abraço a todos desta comunidade.
    Elisabete Oliveira
    Presidente Assoc. Grupo Chimarrão da Amizade GGO

  • Regina Boeira Marcelli diz: 4 de maio de 2010

    Muito bom voce divulgar nossa comunidade nessa reportagem. Descobri a Admiradores através de uma amiga, quando ingressei nela não imaginava o quanto me faria bem . Descobri amigos verdadeiros, mesmo não sendo da mesma geração nós nos entrosamos muito bem. Muitas alegrias ao encontrar antigas mestras. A Anizia é maravilhosa!!!!! Consegue nos fazer lembrar de coisas que nem tinhamos idéia que ainda lembrávamos. Pra mim foi muito bom porque abriu-se um leque de amizades. E é muito bom saber que muitos sentem o mesmo que eu: alegria em lembrar das coisas boas do passado que colaboraram em formar nossas personalidades…. Os tópicos da Admiradores são de uma criatividade tão grande que nos fazem viajar no tempo e ficar horas na internet num sabado ou domingo a noite, só curtindo… Obrigada, Mário por divulgar um trabalho assim tão bem representado pelas nossas grandes amigas: Anizia e Tania Melo. Valeu!!!!

  • Rejane Maria Sachs Soares diz: 6 de novembro de 2011

    Estudei no São paulo de 1967 a 1969 e de 1971 a 1973, gostaria muito de participar de encontros de ex-alunos.
    Por favor, ne comuniquem!
    Abrações.

  • Rejane Maria Sachs Soares diz: 2 de dezembro de 2011

    Gostaria de saber quando haverá novo encontro. Me avisem!!
    Rejane

  • Olavio nascimento da Silva diz: 4 de julho de 2012

    Eu formei no ginasio em 1969 no Ginasio Sao Paulo.Fui fazer o cientifico no colegio Carlos Chagas e no meio do 3º ano passei num concurso para a Aeronáutica e fui para Sao Paulo.Fiquei lá 2 anos e ai fui para Brasilia,onde estou ate hoje.Gostaria muito de saber onde estão os meus ex colegas.Outro dia encontrei no Sonico uma colega e agora nos comunicamos com muita frequencia.De poucos lembro o nome, dentre eles do Thales,Sergio Peixoto,Jorge Bitencout,Leonel que era filho do professor de educação fisica,Juarez godoi que era bom de bola

  • Ester da Silva diz: 25 de julho de 2012

    Estudei desde a 6ª série até o segundo ano do Magistério(1980 à 1985) saí sem me formar.Sou irmã da prof. Noemy da Silva Budzyn e cunhada do prof. Leonel Budzyn… gostaria muito de reencontrar colegas desta época.Para relembrar momentos bons que passei nesta instituição.Gostaria que fosse avisada assim que houvesse outro encontro.Um abço.

  • Zulma Cezimbra Dias diz: 16 de agosto de 2012

    Estudei neste colegio em 1973 a 1975 em 1975 fui a rainha de escola, tenho muitas saudades, e gostaria muito de saber onde andam os meus amigos de escola, gostaria muito de ter contato com eles sera que voces conseguem isso.Eu não moro mas ai, agora moro em Joinville.SC, a minha turma era sempre a F minha professora de matematica era a irmã Perpetua.

  • olavio nascimento da silva diz: 2 de setembro de 2012

    Eu também estudei no colégio São Paulo ,isso foi de 1965 até 1969,quando formei no ginásio e ai fui estudar no Carlos Chagas pois no SP só tinha curso Normal,para o magistério e eu que queria ser engenheiro civil ,que diga-se de passagem consegui mas sem antes dar algumas voltas e raladas na vida.Naquele tempo o LEONEL,era o filho do prof de educação fisica o qual eu não lembro mais o nome.Dos professores eu ainda lembro do Colombo,das irmãs ,Irinéia,Luciula,do prof Ivã,Décio …

  • Tania Melo diz: 13 de setembro de 2012

    Quero dizer a esse pessoal lindo que comentou sobre a escola, que nossa Comunidade continua, de vento em popa. Cada vez crescendo mais.
    Rejane Maria Sachs Soares, para que eu possa te avisar dos encontros, preciso saber onde te achar. Tu tens página no FACEBOOK? A comunidade está lá.
    Digo o mesmo para o Olavio Nascimento da Silva, para Zulma Cezimbra Dias e para a Ester da Silva. Se tiverem como entrar no FACE é só escrever onde diz “Pesquisar pessoas…”: Admiradores, ex-alunos do Sampa, dar um ENTER e já estarão na página da Comunidade.
    Se não tiverem, eu vou deixar aqui o meu e-mail para receber o de vocês e poder responder: tamelo@superig.com.br
    Venham participar conosco, gente. As lembranças e os encontros são lindos. Temos mais de seiscentas fotos, fora os vídeos. Abraços.

  • João de Carvalho diz: 24 de novembro de 2012

    Foi um prazer ler estes comentários e um retroceder no tempo tão feliz que vivemos no “colégio das irmãs”. Acredito que o reforço dos valores que recebemos em casa foram acrescidos por estas pessoas tão iluminadas que dedicaram suas vidas em uma comunidade que na epoca era tão carente de tudo. Fico feliz e agradecido a Anizia e a Tanias, assim como aos demais pelo resgate que para nós ficou nun cantinho inesquesivel… Carinho ao lembrar das nossas aulas, das missas obrigatórias, das partidas de volei na praciinha e muito carinho pela nosa JUCRINI. Quanto orgulho, um grupo de adolescentes que competias até com o clube da cidade o Niterói com seus bailes…as obras para tirar a torre da igreja, a quadra entre o salão…quanta festa, alegria e valores que guardamos até hoje… VALEU

  • Carlos OSlaj diz: 11 de dezembro de 2012

    EStudei no Colégio São Paulo de 1969 à 1972, ano da formatura da turma “Sesquicentenário”. Tem alguem desta época? Carlos Oslaj

  • tania melo diz: 11 de dezembro de 2012

    Prezado Carlos Oslaj e demais amigos que foram alunos do Sampa. Para que a gente possa enviar mensagens para vocês, basta que entrem no Facebook(quem já tiver página, melhor ainda) e cliquem na parte superior onde diz Pessoas,etc, etc, e digite
    Admiradores, ex-alunos do Sampa(bem assim, mesmo). Não há necessidade de cadastro. Clique e entre. Deixe lá um comentário com seu e-mail par que possamos encontrá-los e para que vejam seus ex colegas de escola, as fotos mil, festa, campanhas, tudo que existe por lá. Vocês vão adorar, com certeza. bjos, Tania Melo

  • Carlos Alberto Della Favera Machado diz: 26 de maio de 2013

    Tenho gratas lembranças desta escola maravilhosa. Fui transferido do Educandário São Luiz, em 1959. Como o Colégio, na época, era internato só de meninas, me instalaram na casa da zeladora, Dona Maria, uma negra de meia idade que tinha dois filhos, o Dodô e o Amador, além de um irmão, o Jaci. Esta Senhora foi como uma Mãe para mim. Eu estudava e passava o dia, até parte da noite com as meninas na escola. Onde eu ajudava a cuidar dos canteiros de moranguinhos, lavar a louça, cortar saladas e coisas assim. Também fui sacristão na Igreja ao lado do Colégio. Lembro-me de duas Irmãs que marcaram muito para mim, a Irmã Joséfa e a Irmã Eliza, a primeira muito terna, doce e compreensiva, a segunda muito disciplinadora. Mas a ambas guardo com muito carinho em minhas lembranças e meu coração. No Ginásio São Paulo, como era conhecido na época, onde fiquei como interno, uns dois anos e depois, mais um ou dois como semi-interno, é uma parte importante na minha formação como homem e cidadão, além de ser um pedaço muito gratificante da minha vida. Estudei alí entre 1959 e 1962.

  • Tania Melo diz: 27 de maio de 2013

    CARLOS ALBERTO DELLA FAVERA MACHADO e demais ex-sãopaulinos que deixaram aqui seu comentário, mas não possuem facebook, PEÇO QUE ENVIEM SEU E-MAIL, OU TELEFONE EM MENSAGEM FECHADA PARA tamelo@superig.com.br
    Só assim poderemos fazer contato com vocês, o que, para nós é muito importante e nos deixará extremamente felizes, pois esse é o principal motivo de existir essa comunidade Admiradores, ex-alunos do Sampa. Não queremos você do lado de fora. Comunique-se. Assim poderemos enviar respostas, nos reencontrarmos e matar a saudade. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS.

Envie seu Comentário