Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2010

Conheça nossas prendas

31 de maio de 2010 0

O Movimento Tradicionalista Gaúcho promoveu nesse fim de semana, em Santa Maria, a 40ª Ciranda Cultural de Prendas. O concurso, que elege o Prendado Estadual nas categorias Adulta, Juvenil e Mirim, reuniu 67 candidatas de 49 municípios do Estado. Adriane Rebechi Rodirgues, do CTG União Campeira, de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, é a nova Primeira Prenda do Rio Grande do Sul.

A competição é dividida em uma prova escrita, avaliação da comunicação oral, caracteres pessoais e habilidades artísticas. As concorrentes precisam participar da Mostra Folclórica e apresentar o Relatório de Atividades, em que se avaliam projetos desenvolvidos pela prenda na sua Região.

Apesar de Canoas não ter enviado nenhuma candidata nesse ano, já tivemos quatro representantes do município que atingiram o prendado estadual na categoria adulta. Foram elas:


Patricia Thomajeski (gestão 1992/1993) do CTG Brazão do Rio Grande


Caroline Viana da Silva (gestão 1996/1997) do CTG Raizes da Tradição


Bibiana Bortoluzzi (gestão 1998/1999) do CTG Brazão do Rio Grande


Anelisse da Silva Cassel (3ª prenda gestão 2001/2002) do CTG Mata Nativa


Também conquistou o prendado estadual na categoria mirim, Juliana Aquino (gestão 1992/1993) do CTG Brazão do Rio Grande.

Um pouco de história

O Concurso Estadual de Prendas, um dos mais importantes eventos do Rio Grande do Sul, tem como principal objetivo, o incentivo ao estudo da cultura típica gaúcha, da história, da geografia, do folclore, da tradição e do tradicionalismo do nosso pago. Mesmo instituído pelo 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Santiago, entre os dias 8 e 11 de janeiro de 1970, o primeiro evento, conforme a regulamentação aprovada, só ocorreu a partir de 1972. Até 1984, a escolha das Prendas era feita na mesma época do Congresso Tradicionalista. A partir de 1985, os concursos passaram a ganhar data específica para tal.

Texto enviado pelo blogueiro Cauê Nascimento

Fotos do site www.prendars.com.br

Uma nova coleta seletiva

29 de maio de 2010 1

A avenida das Canoas no bairro Mato Grande foi escolhida para o início da coleta seletiva compartilhada que se estendeu por toda a região sudoeste. Denominados de agentes ambientais, agora o recolhimento dos resíduos sólidos é feito diretamente pelo catador.

As equipes, integrantes de associações e cooperativas canoenses, distribuem panfletos informativos para a comunidade esclarecendo como deve ser feita corretamente a separação do lixo e como o serviço vai funcionar.

Coordenadora do galpão responsável pela região sudoeste, Geneci Carvalho, conversou com moradores sobre o novo processo que será feito porta-a-porta.

- É muito importante colocar o lixo seco na rua apenas no dia e na hora da coleta para que outros catadores não capacitados não levem o material. Talvez, eles não forneçam o destino correto para o lixo reciclado.

Para o secretário de Meio Ambiente de Canoas, Celso Barônio, a interlocução dos profissionais com a comunidade fará toda a diferença. A expectativa da prefeitura é aumentar significativamente o número de empregos e que a quantidade de materiais reciclados que hoje é de 2,7% passe a 10% em 24 meses. As cooperativas e associações que passam a realizar o trabalho além de receber o repasse mensal de R$ 17mil, ganharão com o volume arrecadado.

Em clima de Copa do Mundo

28 de maio de 2010 0

O clima de Copa do Mundo já invadiu Canoas. Para celebrar o início do mundial, a prefeitura promove a Copinha Escolar. Na quarta-feira, palestras e debates sobre o tema tomaram conta da Ulbra. Obras, turismo e a preparação da cidade para ser uma subsede da Copa de 2014 estavam entre os debates.

Envolvendo 32 escolas municipais, as competições prosseguem até terça-feira. Hoje, ocorrem os jogos masculinos, os femininos no dia 31 e a final em 1º de junho, todos no Parque Esportivo Eduardo Gomes.

Na cerimônia de abertura da copinha, realizada na quarta-feira Ulbra, os estudantes participaram de uma solenidade com direito a desfile de bandeiras e réplica dos troféus.

Leia hoje nas bancas

28 de maio de 2010 1

Uma realidade difícil de acreditar, mas 56% dos asilos de Canoas descumprem as normas da Anvisa. Falta de limpeza, documentação e alimentação adequada estão entre os problemas encontrados por vistoriadores da Caravana da Dignidade. No + Canoas de hoje, você poderá conhecer mais detalhes sobre esse trabalho realizado no município.

Também confira que a comunidade do Guajuviras terá uma audiência pública sobre o presídio em 8 de junho. O governo do Estado se compromete a esclares as dúvidas sobre o complexo prisional que será instalado na Fazenda Guajuviras.

Na seção esporte, conheça o grupo de patinação que treina no CSSGAPA. Já no ensino, saiba mais detalhes sobre os 41 anos do Colégio Ulbra Cristo Redentor. Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois do Em foco. Veja se adivinha a foto da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Nessa semana, tem a participação dos leitores sobre os problemas de pavimentação do Mathias Velho e de lixo em terreno baldio, além de dúvidas da área da saúde e da educação. Seja você também um leitor-repórter e envie sua queixa para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 com a repórter Sabrina.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

Canoas mobilizada para o Dia do Desafio

26 de maio de 2010 0

Canoas concorrerá com a cidade panamenha de San Miguelito no Dia do Desafio, que ocorre, anualmente, na última quarta-feira de maio, em todo o mundo. Hoje, a população dos municípios participantes será motivada a praticar exercícios físicos por um período mínimo de 15 minutos, das 9h às 17h. Vence aquela que mobilizar o maior número de pessoas. As concorrentes têm população semelhante.

Conforme a coordenadora do Dia do Desafio da Secretaria de Esporte e Lazer, Maria Helena da Rosa Espíndola, foram convidadas a participar todas as secretarias, coordenadorias, subprefeituras, escolas, hospitais e entidades. A Secretaria Municipal da Saúde terá dois pontos para medição de pressão arterial na Rua Tiradentes e na Praça da Emancipação, no Centro. Maria Helena explica que o objetivo é conscientizar as pessoas a verificarem suas condições físicas antes da prática de exercícios.

Os dados da cidade serão repassados ao Sesc São Leopoldo, que também reunirá os números da região. Nos nove anos em que participa da ação, Canoas teve apenas uma derrota.

Plantas são retiradas do lago do Capão

25 de maio de 2010 4

Há tempos o lago central do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) enfrenta um problema: a proliferação desordenada de plantas na superfície. A mesma chegou a cobrir a água por completo. Conversei com o assessor de gestão da Secretaria do Meio Ambiente, Eugênio Ávila, que narrou os problemas e soluções com relação às plantas marinha.

Segundo ele, a vegetação se prolifera de forma desordenadamente devido a um vazamento de material orgânico (tipo esgoto) que ocorreu para dentro do lago. Ávila informou, também, que a empresa Biotrakto tem interesse em fazer a remoção da planta para aplicar num projeto de bioremediação - auxiliar no combate a poluição dos rios, por exemplo.

Parte do material já retirado do lago foi cedido para estudos da empresa. O biólogo e sócio da Biotrakto, Anderson Soares Pires, me deu mais explicações.

- Na verdade, a planta é uma samambaia aquática. Ela alimenta-se de material orgânico que, de uma forma ou de outra, esta sendo derramado no lago - explicou.

Para o biólogo, de certa forma, esse material pode prejudicar a vida existente no lago e complicar a fotossíntese, devido à falta de luminosidade que proporciona.

- A bioremediação visa estimular processos naturais e eliminar resíduos. As samambaias aquáticas são excelentes na absorção de óleos poluentes - comenta Pires.

Com relação à eliminação definitiva das samambaias, o biólogo diz que a solução seria acabar de vez com a fonte de contaminação. Do contrário, as plantas continuarão a se multiplicar, mesmo que sejam retiradas de tempos em tempos.

CONTRAPONTO
O que diz Eugênio Ávila, assessor de gestão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

O problema com o lago do Capão do Corvo já foi solucionado em 2009. Foi feita uma obra de revisão da canalização de esgoto no entorno do parque e trocados alguns canos que poderiam dar vazamentos. Hoje, a água e a vida no lago estão sob controle. Como não havia um controle anterior, realmente, houve um crescimento desordenado das plantas aquáticas.
Uma equipe da Diretoria de Preservação e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está efetuando a limpeza do lago há 45 dias. Assim que o trabalho for concluído, haverá controle e monitoramento para evitar a proliferação do material. A Biotrakto solicitou a possibilidade de efetuar um convênio com a prefeitura para fazer, futuramente, esse trabalho de remoção. A parceria está em estudo.

Texto e fotos enviados pelo blogueiro Mário Amaral Teixeira

Mathias Velho ganha novas paradas

24 de maio de 2010 11

A Avenida Rio Grande do Sul, uma das mais tradicionais do bairro Mathias Velho, já recebeu 13 novos abrigos de ônibus. No total, serão 38 pontos colocados nessa via. As novas paradas têm bancos e a informação dos horários e linhas que passam pelo local.  

Em abril ocorreu o início da padronização, contemplando a Rua Venâncio Aires, no bairro Niterói. Também receberão novos abrigos as ruas 17 de Abril, Getúlio Vargas, Cairú, Primavera, Bartolomeu de Gusmão, Mauá e Rui Barbosa. No total, serão 243 abrigos distribuídos nas quatro regiões da cidade. A expectativa é de que as instalações sejam finalizadas até julho.

Mutirão da Cidadania contempla Asabel

22 de maio de 2010 0

O Mutirão de Cidadania, que integra o projeto Todos por Canoas e ocorre hoje, vai beneficiar a Associação de Moradores do Residencial Santa Isabel (Asabel). Desenvolvido pelo Movimento Ação por Canoas (Maca), o projeto mobiliza gestores públicos, lideranças da sociedade civil e voluntários para realizar ações efetivas de apoio à comunidade. 

Conforme o coordenador do mutirão, Hélio Corbellini, a intenção é construir, em dois fins de semana, um galpão de alvenaria de 133 metros quadrados na sede da Asabel, localizada na Rua Clóvis Beviláqua, 1.770. Neste sábado, serão implantadas as fundações, vigas e pilares. Grande parte do material já foi doado.O projeto foi elaborado gratuitamente pelas arquitetas Roni Borsoi e Marinês Furlan. A mão de obra será garantida por funcionários da prefeitura e voluntários da região Noroeste.

Fundada em 15 de março de 2004, a Asabel oferece atividades de resgate da cidadania para crianças e jovens por meio da dança, teatro, música e esporte. Também proporciona reforço escolar para crianças com dificuldades de aprendizado, além de encontros cursos de capacitação, palestras sobre higiene, saúde, planejamento familiar e nutrição. Algumas dessas atividades são realizadas em parceria com as secretarias municipais da Saúde, da Educação e de Esporte e Lazer.

Me leva pra casa?

21 de maio de 2010 0

Esses olhos comovem até mesmo quem não gosta de gato. Quem vê, se apaixona. Branquinho e com ar enigmáticos, o exótico felino aí da foto está esperando um lar. Hoje, ele vive em um dos espaços do Centro de Zoonoses, em Canoas.

A história dele se confunde com a de outros animais que são deixados todas as semanas para adoção. A maioria chega em caixas de papelão junto com outros filhotes que são descartados. O pequeno, que foi apelidado de “olhos bicolor”, também teve o mesmo destino.

Há um mês, ele chegou a ser levado para adoção. Foi devolvido 15 dias depois, com uma espécie de fungo que fez cair os pelos das orelhas e os que ficam próximo ao focinho. Em tratamento pela equipe veterinária do Centro, o gatinho se recupera das lesões e fica faceiro cada vez que alguém se aproxima de sua gaiola.

Quem quiser adotar um dos animais pode ligar para o Canil Municipal pelo telefone 3429-2924.

Leia hoje nas bancas da cidade

21 de maio de 2010 0

Com entrada em vigor, a partir da próxima sexta-feira, da Lei da Transparência, Canoas quer ser referência no detalhamento das contas públicas. A prefeitura promete que, em 60 dias, todas as licitações poderão ser acompanhadas, em tempo real, pela internet. No Estado, 18 municípios devem se adequar à nova legislação. Na edição de hoje, saiba mais informações sobre
o tema.

Também confira as ações feitas pela comunidade escolar para evitar o bullying. No esporte, não deixe de ver um esporte antigo que reúne amigos: o bolão. Veja os depoimentos que foram destaque no blog durante essa semana. Leitores falaram de lembranças do Niterói. E você tem alguma recordação do seu bairro? Conte para nós.

Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois do Em foco. Veja se adivinha a foto da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Seja você também um leitor-repórter e envie sua queixa para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 com a repórter Sabrina. Para o fim de semana, confira as dicas do Roteiro e um prato especial no Gastronomia. 

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

Debates do Rio Grande estará em Canoas hoje

19 de maio de 2010 0


Encontro aborda as potencialidades das diversas regiões do Estado

O projeto Gaúcha Debates do Rio Grande, da Rádio Gaúcha, chega a Canoas hoje. O encontro, que discute as potencialidades das diversas regiões do Estado, ocorre a partir das 19h no Salão de Atos do Unilasalle, no Centro. Com mediação de Lasier Martins, as principais lideranças e representantes da economia de Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio vão discutir o futuro socioeconômico das suas cidades.

O Debates do Rio Grande terá como convidados a coordenadora do curso de Ciências Econômicas do Unilasalle, Judite Sanson de Bem, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Canoas e empresário do setor de Transportes, Luiz Roberto Steinmetz, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul e sócio fundador da Fercote, Indústria Metálugica, Ademir Luiz Costella, e o empresário do setor do Comércio e Serviços João Erni de Vargas.

Durante a tarde, o programa Gaúcha Repórter será transmitido normalmente dos estúdios da rádio, em Porto Alegre, destacando os assuntos que serão discutidos no encontro. O projeto Gaúcha Debates do Rio Grande tem o patrocínio de Famurs.

Top 10 Mães pelo social

19 de maio de 2010 0

Um desfile com mais de 40 mães de várias idades vai integrar o Top 10 Mães que será realizado hoje na Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC).

Durante o evento, serão recebidas doações como fraldas geriátricas, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza para auxiliar a Associação Grupo Chimarrão da Amizade (foto). 
A entidade foi fundada por um grupo de pessoas da comunidade do bairro Mathias Velho, com o intuito de prestar assistência à pessoas portadoras de deficiência mental ou múltipla e seus familiares. 

 O músico canoense Gerson Brasil também será uma das atrações da iniciativa em homenagem ao Dia das Mães. Com mais de 10 anos de carreira, e vivência artística no Rio de Janeiro, Gerson canta desde samba raiz até tradicionalismo.

Outras informações sobre o Top 10 podem ser obtidas na Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial, pelo telefone 3476-0552.

Atividades alertam sobre o abuso de crianças e adolescentes

18 de maio de 2010 0

Até sábado, Canoas recebe uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes, lembrado hoje em todo o país. A data foi criada no ano de 2000, instituída pela Lei Federal nº 9.970.

Com o tema Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater, a campanha conta com uma vasta programação descentralizada. Conforme Loiva Dietrich, diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social a intenção é alertar e informar as pessoas para que qualquer caso de suspeita ou situação de violência seja denunciado. Entre os diversos órgãos na rede de apoio municipal nessa questão, a prefeitura conta para com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Instituído pela Lei Federal N°. 9970/00, essa data foi escolhida em referência ao 18 de maio de 1973, quando em Vitória (ES), ocorreu o conhecido Crime Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.

Denúncias sobre situação de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes podem ser feito no disque 100, ou no Conselho Tutelar.

Programação

Hoje
10h às 16h -
Mobilização, Panfletagem, Painel de notícias e Apresentação de dados estatísticos das denúncias 2009/2010 com participação do Boneco Juca. Local: Calçadão de Canoas (esquina com Rua 15 de Janeiro)
Pela manhã - Projeto Borboletas aborda o tema Violência Sexual com as crianças. Local: CRAS Guajuviras (Avenida 17 de Abril, 28)
15h – Boneco Juca conversa com as crianças e adolescentes. Local: Biblioteca Pública
Pela tarde – ProJovem aborda o tema Violência Sexual nas oficinas. Local: CRAS Mathias Velho (Avenida Rio Grande do Sul, 5.070) e CRAS Guajuviras (Avenida 17 de abril, 28)

Quarta-feira
Pela manhã
– Projeto Borboletas aborda o tema Violência Sexual com as crianças. Local: CRAS Guajuviras (Avenida 17 de Abril, 28)
14h às 17h – Abordagem especial e convite para conversar com o Boneco Juca. Local: CREAS – Centro
Durante todo o dia – Projeto Borboletas aborda o tema Violência Sexual com as crianças. Local: CRAS Harmonia (Rua Sobral Pinto, 35)
Pela tarde – ProJovem aborda o tema Violência Sexual nas oficinas. Local: CRAS Guajuviras (Avenida 17 de abril, 28)

Quinta-feira
9h30min ao meio-dia
– Seminário com Cuidadores. Local: CREAS (Rua Dr. Barcelos, 1357)
15h – Boneco Juca conversa com as crianças. Local: CREAS (Rua Dr. Barcelos, 1.357)
Pela tarde – ProJovem aborda o tema Violência Sexual nas oficinas. Local: CRAS Mathias Velho (Avenida Rio Grande do Sul, 5.070)

Sexta-feira
9h30min às 10h30min
– Tô podendo… Conversando com adolescentes. Local: CREAS (Rua Dr. Barcelos, 1.357)
14h às 15h30min – Oficina com as mães e seus filhos sobre o tema Violência Sexual. Local: CRAS Harmonia (Rua Sobral Pinto, 35)

Sábado
9h ao meio-dia
– Mobilização, Panfletagem, Painel de notícias e Apresentação de dados estatísticos das denúncias 2009/2010. Local: Prefeitura na Rua (Rua Engenheiro Kindler, 1.090 – Região Noroeste)

Para combater o bullying

17 de maio de 2010 1

Os guardas municipais que fazem parte da ronda escolar receberam treinamento sobre bullying. A intenção da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania é orientar os agentes para perceber e para lidar com a situação de violência moral.

De acordo com o diretor de Prevenção à Violência nas Escolas, Atahualpa Coelho, é muito importante ouvir os especialistas que vivenciam o tema diariamente.

- Além de guardas eles são pais de família, mais um motivo que torna o debate bastante enriquecedor – comentou.

Na sexta-feira, a professora da rede municipal de ensino e especialista em bullying, Silvana Trevisol (foto), foi até o Centro Integrado de Segurança palestrar para os guardas. Há 20 anos trabalhando no ensino, Silvana destacou que é preciso saber diferenciar o que é uma brincadeira de uma atitude que afeta a autoestima do estudante.

- Nosso papel, enquanto educador é frear o agressor e não repudiá-lo. Temos que trabalhar este aluno para que não se torne um adulto que pratique bullying no trabalho ou chegue a consequências mais graves – observou.

A especialista desenvolve o trabalho de mediação na Escola Municipal Arthur Pereira de Vargas, em parceria com a diretora Ivone Kaspary Muzykant, desde 2008. Nestes dois anos, os casos de bullying foram combatidos assim que denunciados pelas vítimas ou percebido pelos docentes, fazendo com que os índices reduzissem significativamente.

Dia D contra a gripe

15 de maio de 2010 0

A vacinação de idosos contra a gripe sazonal (comum) foi estendida até hoje, quando ocorre o Dia D de imunização. Já foram vacinados 21.396 idosos, com mais de 60 anos, dos 35 mil que habitam a cidade. Isso significa 59% da meta.
Em Canoas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão abrir, com exceção da UBS Conde D’Eu, que não tem sala de vacinas, e da UBS Cerne, que está fechada para reformas. Servidores da unidade Fátima, que também está sendo reformada, estarão vacinando no Clube de Mães, que fica ao lado do prédio.
Na segunda-feira passada, começou a última etapa da vacinação contra a gripe H1N1, para adultos saudáveis de 30 a 39 anos. A dose contra a gripe A será distribuída até o dia 21.
Ao todo, foram vacinadas em Canoas até agora contra o vírus H1N1 cerca de 99.500 pessoas.

Confira os endereços das unidades:
Boa Saúde - Rua Regente Feijó, 277, Centro
Caic - Rua 17 de Abril, s/nº, Guajuviras
Centro de Saúde - Rua Frei Orlando, 141, Centro
Concoban - Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói
Estância Velha - Rua São Matheus, s/nº, Estância Velha
Fátima - Rua João Nicolau, 218, Fátima
Fernandes - Rua Gomes Freire de Andrade, 1.036, Fernandes
Guajuviras - Rua 17 de Abril, 1.991, Guajuviras
Igara - Rua Tupi, 274, Igara
José Veríssimo - Rua José Veríssimo, 292, Harmonia
Mathias Velho - Rua Caçapava, 201, Mathias Velho
Mato Grande - Rua República, 560, Mato Grande
Natal - Rua Nossa Senhora da Conceição, 285,
Niterói - Rua 1° de maio, 534, Niterói
Nova Niterói - Rua Quarai, s/nº, Niterói
Olaria - Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25
Praça América - Rua Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho
Rio Branco - Rua José de Alencar, s/nº, Rio Branco
Santo Operário - Rua da Associação, 331, Vila Cerne
São José - Rua João Pessoa, s/nº, São José
São Luís - Rua Teófi lo Otoni, 268, São Luis
São Vicente - Rua José Danilo de Menezes, 152, Estância Velha
União - Rua São Borja, 395, Mathias Velho