Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

ACE está de aniversário

01 de setembro de 2010 0

Mário Teixeira, Conselho de Blogueiros

A Associação Canoense de Escritores (ACE) completa, hoje, oito anos. Fundada em 2002, por um grupo de autores locais _ entre eles, Antônio Canabarro Tróis Filho, Henrique Martins de Freitas, Emilce Webber e este que vos escreve _, a ACE passou por altos e baixos no decorrer desses anos.

Responsável pelo lançamento de autores de dentro e de fora da cidade, seja na publicação de antologias, saraus ou em participações em feiras do livro, a entidade nunca alcançou o reconhecimento merecido dentro do segmento cultural canoense.

Apesar do esforço das direções que por lá passaram, nunca se conseguiu um espaço fixo onde os livros dos associados fossem expostos, uma sede ou o patrocínio de projetos que põem em evidência a rica literatura produzida neste certame.

Chances como a conquista de R$ 25 mil junto ao orçamento do município, em seus primeiros anos de vida, acabaram sendo empregados em pequenos projetos ou no aluguel de uma sala que pouco foi utilizada, num dos prédios mais caros do Centro. Sequer uma página com textos dos autores foi publicada, o que muitos dos associados lamentam até hoje.

A gestão 2010/2011 tem na presidência o escritor Etevaldo Silveira e, como vice, Décio Dalke. Uma das conquistas da nova gestão é o lançamento de um site (www.artistasgauchos.com.br/ace) com notícias, estatuto da entidade, capas de livros de associados e fotos. O site, em construção,  ainda não conta com os nomes de alguns dos escritores que fazem parte da história da entidade.

A direção comemorará  o aniversário com os seus associados amanhã, com um almoço na Associação Servidores Municipais de Canoas (ASMC). Na ocasião, será concedido um diploma de sócio-honorário ao escritor Walter Galvani. Estão todos convidados.

Envie seu Comentário