Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2010

Parque Ozanan deve ficar sem água amanhã

30 de novembro de 2010 0

Cerca de 600 moradores do Parque Ozanan devem ficar sem água amanhã, das 8h ao meio-dia, devido a um trabalho de manutenção da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). Funcionários farão a troca de um registro do reservatório local. Segundo a assessoria de imprensa da Corsan, o sistema deve estar totalmente normalizado em torno das 14h.

Parque desprotegido

29 de novembro de 2010 1

Faustino Machado

Fosse fiscalizado, o Parque Getúlio Vargas seria um dos lugares mais aprazíveis de Canoas. Em torno de cinco anos atrás, quase fui abocanhado por um pitbul quando ali fazia uma caminhada, escapando no exato momento em que a fera já sujava a minha roupa com as patas, pois o dono decidiu comandar a sua retirada. Tentei em seguida comunicar o fato ao secretário do Meio Ambiente, mas não fui por ele recebido.

Fato semelhante ocorreu em 23 de novembro, às 10h30min, quando eu corria na pista do parque. Outro cachorro solto investiu contra mim. O dono impediu o ataque no momento em que eu já interrompia a corrida e procurava um pedaço de madeira para me defender. Retomei o exercício, agora me valendo de incômodo cacete como proteção.

A aproximados cem metros de distância deparei com uma dupla de guardas do parque, composta de um homem e uma mulher. Os dois estavam parados e conversavam animadamente com operários de capina. Decidi reclamar e a mulher investiu verbalmente contra mim, alegando que eu estava querendo um “guarda-costas”.

Prossegui minha atividade esportiva e, às 10h45min, deparei com a mesma dupla mantendo idêntico tipo de conversa com outros capinadores. Às 10h50min, sofri outra ameaça de mordida por parte do cachorro e não cheguei a usar o cacete porque o dono do animal impediu a tempo que ele me atacasse. Perguntei ao homem porque ele não empregava a guia de condução de cães que portava em uma das mãos, uma vez que havia placas no local se referindo à obrigatoriedade nesse sentido, e não obtive resposta.

Encerrei então o esporte daquele dia, uma vez que o habitual prazer de praticá-lo tinha sido convertido em puro estresse.

Hoje nas bancas

26 de novembro de 2010 0

O alto índice de multas a canoenses por não usarem o cinto de segurança está na capa do + Canoas desta sexta-feira. Pelos números da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, esse tipo de infração corresponde a 44% do total flagrado entre janeiro e outubro deste ano.

Os caminhões que trabalham levando materiais para as obras da BR-448 (Rodovia do Parque) estariam danificando ruas de bairros próximos, reclamam moradores. Dois deles, dos bairros Mato Grande e Mathias Velho, escreveram para o + Canoas sobre buracos em duas dessas vias.

Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois, na coluna Em Foco. Tente adivinhar o nome da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

Feira do Livro do Niterói começa amanhã

25 de novembro de 2010 0

De amanhã a 5 de dezembro, a Praça Dona Mocinha será invadida pela literatura. Nove bancas de livreiros foram instaladas para a realização da tradicional Feira do Livro do Bairro Niterói, realizada pela Associação dos Moradores do Bairro Niterói, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Nesta oitava edição do evento, o patrono é o escritor Antônio Canabarro Tróis Filho.

Com o tema Construindo o Saber, a Feira terá 50 atividades ligadas à cultura. Estão previstos encontros com escritores gaúchos, sessões de autógrafos, apresentações artísticas, hora do conto e festivais de música e de teatro. O evento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e no final de semana das 10h às 19h. Confira a programação completa em www.canoas.rs.com.br

Algumas das atrações

Hoje

10h – Encontro com o escritor Henrique Martins de Freitas
14h – Encontro com o escritor Décio Dalke
16h – Encontro com Antônio Canabarro Tróis Filho, patrono da Feira do Livro
17h15min – Apresentação da Orquestra da Ulbra

Amanhã

10h – Palestra “Canoas: Memória de Uma Cidade”
15h – Caravana Cultural com Credentialis (Rock), Rust (Rock anos 70), Carol Matos (MPB) e Fernando Almeida (Tradicionalista)
20h – Grupo Doce Tentação
21h – Banda Little Dolls

Domingo

17h – Grupo de teatro Pode Ter Inço no Jardim
19h – Apresentação da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói

É feio embelezar a cidade?

24 de novembro de 2010 3

Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

É notória a transformação visual de Canoas nestes dois anos da administração atual. Afinal, é certo ou errado investir nisto? Tenho escutado rasgados elogios dos moradores ao circularem pelas praças revitalizadas ou quando esperam o ônibus acomodados nos bancos dos novos abrigos de ônibus. No entanto, existem muitas críticas também.

Conheço inúmeros lugares devido ao meu oficio de escritor. É gratificante visitar cidades limpas, ornamentadas por flores e cuidadas com esmero pelos que nelas habitam.

Acredito que as pessoas devam saber valorizar os investimentos feitos a seu favor. Quantos anos assisti a políticos em palanques dizendo que as nossas paradas de ônibus eram arcaicas no estilo, quatro paus fincados com um telhado de zinco. Por que, então, não saudar a mudança?

Não se trata de bandeira partidária, que nada. Trata-se de valorização do cidadão.

Recentemente, só para citar, estive em duas cidades marcantes nesse sentido: Curitiba (PR) e Campo Bom, no Vale do Sinos.
Nelas, as pessoas circulam felizes pelos parques, calçadas e ciclovias. Adoram mostrar para os visitantes o quanto se orgulham da beleza de suas cidades. Que mal há em reconhecer isso?

No dia que estive em Curitiba, inclusive, houve um show de Roberto Carlos, gratuito, em praça pública. Seria possível termos isso aqui? Ou iríamos ficar discutindo o valor do cachê do cantor em vez de apreciarmos a brilhante apresentação?

De forma alguma esse blogueiro quis, com tais colocações, apoiar este ou aquele político. Foi apenas uma constatação do que tenho observado e admirado. Isso vai além de bandeiras e ideologias.

Dispa-se de preconceitos e  aproveite tudo isso, canoense. E, claro, nunca deixando de fiscalizar os investimentos realizados em todos os setores com os nosso impostos.

Moradores do Santo Operário têm reunião amanhã

22 de novembro de 2010 0

Nesta terça-feira, às 18h30, a Associação de Moradores do Santo Operário promove um debate com a comunidade para discutir as propostas que defenderá no I Congresso da Cidade de Canoas. O evento tem plenárias populares previstas para março de 2011 e o objetivo de unir sociedade e poder público no planejamento dos próximos 10 anos.

A Associação de Moradores do Santo Operário fica na Rua da Associação, ao lado da Creche Vó Maria. Mais informações pelos fones 3466-6155 (Creche Vó Maria), 3463-7526 (União das Associações de Moradores de Canoas) e 9266-1302 (Mario).

Hoje nas bancas

19 de novembro de 2010 0

Na capa do + Canoas desta sexta-feira, leia sobre a pressão que o Procon de Canoas está fazendo às empresas que desrespeitam o consumidor. Neste ano, já são quase 1 mil processos abertos, contra apenas um em todo o ano passado.

Leia sobre o arquivamento do projeto de lei contra a homofobia em estabelecimentos de Canoas. O vereador Nelsinho Metalúrgico, autor do projeto, foi também responsável por levá-lo à gaveta, após recepção fria na Câmara.

Na seção Voz das Ruas, uma leitora reclama da insegurança no bairro Rio Branco, e um leitor pede praças melhor equipadas para exercícios físicos.

Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois, na coluna Em Foco. Tente adivinhar o nome da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho

Reencontro com as irmãs

13 de novembro de 2010 3


Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

A ansiedade de membros da comunidade do Orkut Ex-alunos, Admiradores do Sampa, criada pela professora Lisete Fisher, por rever as irmãs que comandaram, por quase 50 anos, o Colégio São Paulo* foi saciada. Um grupo de 15 pessoas viajou para Prudentópolis (PR) no dia 5 para participar dos festejos do centenário da chegada das Servas de Maria Imaculada ao Brasil.

No mesmo dia, o grupo participou do evento comemorativo no ginásio de Prudentópolis. Milhares de pessoas assistiram a um espetáculo de grande qualidade encenado pelos alunos das escolas espalhadas pelo Brasil.

A chegada das sete irmãs ao Brasil, enviadas da Ucrânia, foi vista com emoção pelas dezenas de irmãs vindas de diversas localidades do país e do mundo.

No dia 6, o contato foi com as simpáticas irmãs Zita e Marli, que conduziram o grupo a pontos turísticos da cidade. Ainda visitamos o Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada, inaugurado junto com as festividades e o lar de descanso das irmãs aposentadas.

O ponto de maior emoção foi o almoço, no mesmo dia, quando muitas irmãs que lecionaram no São Paulo estiveram presentes. Entre elas, Verônica, Zita, Silvia, Neonila, Elisa e Nádia.

Juntos, retornamos aos tempos de escola, quando bajulávamos nossas mestres em sala de aula. Foram muitos e apertados abraços. Lágrimas e lamentos pela separação de mais de uma década.

Foi como se tivéssemos aberto um baú repleto de boas lembranças. Em meio a tantas frases de gratidão, uma foi repetida por todos: “Somos cidadãos de bem pelos ensinamentos, pela disciplina e pelo carinho que recebemos de vocês, irmãs”.

O grupo regressou no dia 8 para Canoas. Na bagagem, uma certeza: nossa despedida, desta feita, não passou de um “até breve” às nossas mestres.

* O Colégio São Paulo foi vendido aos irmãos Lassalistas em 1998. Há alguns anos, a escola foi extinta e deu lugar a diversos cursos de capacitação profissional.

A noiva canoense de Lupicinio

12 de novembro de 2010 0

Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor?
Ter loucura por uma mulh
er
E depois encontrar esse amor, meu senhor,
Ao lado de um tipo qualquer?

Estes versos de Lupicinio Rodrigues foram dedicados à santa-mariense Inah Soares Torres, nascida em 1921 e falecida em 2006, aos 85 anos. Em 1988, ela se mudou para Canoas, para morar no bairro Fátima, onde até hoje reside o seu filho Armandinho e outros familiares.

Segundo Armandinho, Inah era uma morena de parar o trânsito. Ela conheceu ao autor da letra do hino do Grêmio quando ele foi transferido para servir em santa Maria.

Para ela, Lupi compôs também as músicas Felicidade e Zé Ponte. Todas essas musicas tinham uma pontinha da vida de ambos. Mas, por ironia do destino e devido às festas, bares, noites com amigos e serenatas, eles romperam o noivado e se separaram em 1939.

Tempos depois, Inah passou a residir em Porto Alegre, sendo vizinha das irmãs do compositor no bairro Cidade Baixa, na chamada Ilhota. Veio anos mais tarde para Canoas, onde permaneceu até morrer.

Hoje nas bancas

12 de novembro de 2010 0

Na capa do + Canoas desta sexta-feira, saiba o que muda com o convênio a ser assinado entre a prefeitura e a Metroplan, na próxima quinta. A integração dos sistemas de transporte urbano e metropolitano significa economia para quem usa dois ônibus para se deslocar à Capital

Saiba mais sobre os preparativos da cidade para enfrentar a dengue, acelerados com a proximidade do verão. A Vigilância em Saúde entregou ao Conselho Municipal de Saúde um plano de contingência e prevê a criação de dois comitês para discutir o tema.

Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois, na coluna Em Foco. Tente adivinhar o nome da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho.

20 mil ficarão sem água amanhã

11 de novembro de 2010 0

Devido à manutenção de um registro da Estação de Tratamento de Água da Base Aérea, quatro bairros de Canoas ficarão sem água nesta sexta-feira. A Corsan realizará o serviço entre 13h e 20h30min, interrompendo o abastecimento nos bairros Estância Velha, Olaria, Loteamento São João e Planalto Canoense. Cerca de 20 mil pessoas devem ser afetadas. A normalização está prevista para a madrugada de sábado. Em caso de chuva, o serviço será adiado.

Concurso literário premia alunos no Mathias Velho

09 de novembro de 2010 0

Jô Amaral

Ontem foram entregues os troféus para os vencedores do concurso Aniversário Literário do Bairro Mathias Velho. A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará, Edi, recebeu os convidados no pátio da instituição – de onde foram selecionados dois dos quatro vencedores do concurso. Todos os participantes ganharam um certificado e um livro doado pela Associação Cultural de Canoas (ASCCAN).

Julio Ribeiro, subprefeito da região Noroeste, falou sobre o papel da escola para incentivar as crianças à leitura. Maria Rigo, presidente da Casa do Poeta de Canoas, citou a importância dos livros de literatura para crianças.

Fiquei surpresa, pois foram apenas crianças que participaram e as poesias foram uma verdadeira declaração de amor ao bairro Mathias Velho. Agradecemos a todos que participaram do evento e principalmente aos professores, que ensinam e mostram que a poesia está mais viva do que nunca!

Os vencedores

1º – Camile Quintana Rocho, da escola Ceará – Mathiando

- Gustavo Henrique Silva Witrowski, da escola Bento Gonçalves – Meu Lar

3º – Ana Claúdia Gerog Moraes, da escola Ceará – O bairro que amo tanto

Troféu Destaque – Turma B da 4º série da escola Prof. Thiago Würth

Baile à moda antiga

05 de novembro de 2010 6

Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Uma boa opção para amanhã, às 22 horas: o CTG Brazão do Rio Grande realiza o VII Baile à Moda Antiga - Baile à Luz de Candeeiros! Em sua 7ª edição, o evento tem grandes novidades para fazer a noite ser ainda mais especial:

- PREMIAÇÕES para as três pessoas mais bem pilchadas do baile (júri popular escolhido aleatoriamente no transcorrer da festa);
- DEMONSTRAÇÕES amadoras de chula durante o café, com brinde para a mais popular!

- REPERTÓRIO de danças tradicionais gaúchas (pesquisadas) e danças de salão tradicionais gaúchas (vaneiras, xotes, chamames, etc). Duas danças gaúchas e duas danças de baile.

Será servido um folclórico Café da Madrugada (à 1h), com pães, cucas, bolos, salames, queijos, cafés, chás, tudo da melhor qualidade para seguir o baile até amanhecer.

Faz tempo que não há, em Canoas e região, um baile gaúcho para podermos usar um bonita bombacha e dançar uma boa dança daqui! Essa é a oportunidade. Não temos lugar para bailes como os de antigamente. Aqui você encontrou. Mate a saudade dos bailes antigos!

Informações com:

Diego Müller (51) 9688-4869
Felipe Barbosa (51) 9727-8316
Marta Costa (51) 9629-4106


Hoje nas bancas

05 de novembro de 2010 0

Na capa do + Canoas desta sexta-feira, saiba o que está acontecendo em uma área verde entre o bairro Igara e o campus da Ulbra, destino do esgoto da universidade. A associação de moradores local protesta contra a poluição, e a instituição promete tomar medidas para sanar o problema.

Conheça o trabalho da ONG Canta Brasil, que leva aulas de dança e música a escolas de Canoas. A entidade, nascida no bairro Mathias Velho, comemora o aniversário de 11 anos com um projeto de expansão para Santa Catarina.

Os motoristas devem ficar atentos às alterações no entorno do Viaduto da Mauá, entre os bairros Rio Branco e Niterói. As mudanças incluem a troca de sentidos em algumas ruas e a instalação de sinaleiras, como tentativa de amenizar o trânsito lento na região.

Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois, na coluna Em Foco. Tente adivinhar o nome da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho.

Após queixa de um leitor, a atuação dos flanelinhas volta a ser assunto no + Canoas. Atualmente, há cerca de 150 guardadores de carro nas ruas da cidade, a maioria sem registro. A informalidade dificulta o controle da atividade e repercute em críticas dos motoristas. A mais recente diz respeito à reserva de vagas em ruas no centro da cidade a motoristas que pagam valores fixos pelo benefício.



O Canoas Shopping inaugurará a primeira parte de sua ampliação na próxima quinta-feira, com 30 novas lojas e uma praça de alimentação renovada. Conheça melhor o projeto e as alterações que serão feitas no trânsito próximo ao centro comercial.

Não deixe de ver as fotos do Antes e Depois, na coluna Em Foco. Tente adivinhar o nome da rua que está na coluna do fotógrafo de Zero Hora Arivaldo Chaves. Mande a sua sugestão para o nosso e-mail.

Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho.