Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2010

Hoje nas bancas

31 de dezembro de 2010 0

Confira na edição desta sexta-feira como representantes da sociedade civil e do governo municipal planejam Canoas para a próxima década. Um plano pré-estratégico para a cidade, que busca torná-la mais sustentável, humana, integrada, próspera e atrativa, deve ser debatido no 1º Congresso da Cidade.

Além disso, veja a entrevista com o novo presidente da Câmara de Vereadores, César Augusto Ribas Moreira. Na seção + Esporte, confira os benefícios e como participar da prática Chi Kung, oferecida gratuitamente no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo.

Quer participar enviando fotos de seu mascote? Tem algum problema na sua que gostaria de relatar? Alguma história legal de sua relação com a cidade? Escreva para canoas@zerohora.com.br

Lula entrega unidades do Minha Casa, Minha Vida

29 de dezembro de 2010 0

Diretamente da Bahia, o presidente Lula entrega, nesta quarta-feira, 180 apartamentos do Residencial Plátanos, localizado na Rua da República, 656, bairro Mato Grande. Em um telão montado no local, população e convidados poderão acompanhar o evento, transmitido por meio de videoconferência marcada para as 15h.
A entrega simbólica faz parte de um conjunto de um milhão de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida para moradores de de Salvador (BA), Manaus (AM) e Campinas (SP), além de Canoas.
As atividades começarão às 14h. O prefeito Jairo Jorge assinará ordem de serviço para a construção de mais 800 unidades habitacionais do programa, em blocos de apartamentos que ficarão localizados em uma área de 39 mil metros quadrados na Rua Machadinho, 1.707, bairro Rio Branco.
Esses imóveis devem beneficiar, prioritariamente, os cerca de 19 mil inscritos para o Minha Casa, Minha Vida e são destinados a famílias com renda de zero a três salários mínimos. Com isso, Canoas totaliza, até agora, 1.220 unidades pelo programa, financiado pela Caixa e gerenciado pelo município.

Vendas pelo interfone

27 de dezembro de 2010 0

Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

É insuportável o número de vendedores que incomodam os moradores de prédios em nossa cidade. Sem respeitar horário ou finais de semana, os impertinentes anunciam de tudo pelos interfones.
Desde produtos como botijões de gás, revistas religiosas, DVDs piratas, bilhetes de loterias, produtos de limpeza, serviços de eletricidade, entre outros. Quem reside em pequenos prédios onde não há porteiros, e os interfones ficam expostos às ruas, sabem do que falo.
A situação se agrava nos finais de ano. Além dos vendedores, surgem pedintes diversos solicitando doações ou a famigerada caixinha de final de ano. Aliás, sou radicalmente contra a “bonificação” a pessoas que prestam serviços essenciais à comunidade. Como no caso dos funcionários da coleta de lixo, por exemplo. As empresas prestadoras desse tipo de serviço orientam para que não se pratique nenhum tipo de doação a ninguém.  Caso isso ocorra ligue à empresa e reclame.
A prática de doações não deve ocorrer na porta de casa. Devem ser encaminhadas a órgãos competentes que farão a justa distribuição. Não incentive tais atitudes!
Ocorre que a prática deste tipo de comércio é realizada preferencialmente nos finais de semana, devido à ausência de fiscalização.
É um desconforto para as pessoas, nos dias em que podem descansar um pouco mais, serem despertas pelo toque insistente do interfone.
Conversando com alguns amigos que moram em apartamentos no bairro Nossa Senhoras das Graças e que seguidamente sofrem deste infortúnio, um deles utilizou uma frase que julguei adequada para descrever a situação: “Estes vendedores são piores do que mensagens de spam em nossos e-mails”.
Peço, então, a atenção do órgão fiscalizador da prefeitura com relação ao problema. E, aos demais, cabe anotar os nomes das empresas ou marcas que praticam este tipo de venda, descobrir os números de telefone e reclamar.

Hoje nas bancas

24 de dezembro de 2010 0



Na edição desta semana, a reportagem do + Canoas buscou saber como andam alguns projetos e obras para a cidade. Muitos, previstos para 2010, acabaram ficando para 2011, como a implantação de Área Azul no Centro, por exemplo.

Confira também os locais onde crianças e adolescentes podem, de graça, gastar energia nesse período de férias. O que é oferecido em cada centro e os contatos estão listados na seção + Esporte.

Em entrevista da seção Perfil, saiba mais sobre a relação do novo presidente da Associação Médica de Canoas (Somédica), Edilson Silva Machado, com Canoas.

Premiados do Brilha Canoas são conhecidos

22 de dezembro de 2010 0

Foram divulgados, nesta noite de quarta-feira, no Paço Municipal, os vencedores da segunda edição do concurso Brilha Canoas, que elegeu as decorações natalinas mais bonitas produzidas em fachadas de residências canoenses. Participaram 341 moradores das quatro regiões (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste).

A iniciativa da prefeitura e da União das Associações de Moradores de Canoas (Uamca) premiou cinco primeiros colocados. Uma entidade social escolhida de cada quadrante, indicada pelos participantes, recebeu um computador.

Confira os vencedores e os prêmios

Nordeste:
> 1º lugar – Ruth Oliveira Carvalho (Setor 2, Quadra V, bairro Guajuviras): televisor 32 polegadas tela LCD/Plasma
> 2º lugar – Alexandra Bonazza Pedroso (Rua Doutor Alfredo Ângelo Filho, bairro Igara): refrigerador
> 3º lugar – Maria dos Santos Mariano (Rua João Amada Alves Vargas, bairro Guajuviras): ar-condicionado split
> 4º lugar – Jussara Regina de Azavedo (Setor 5, Quadra JJ, bairro Guajuviras): fogão quatro bocas
> 5º lugar _ Etelma Oliveira (Triângulo do Nazário, bairro Guajuviras): forno elétrico 44 litros
Entidade: Lar da Solidariedade Comtel


Sudeste:
> 1º lugar – Rosani Ivaneti Schacht (Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, bairro Nossa Senhora das Graças): televisor 32 polegadas tela LCD/Plasma
> 2º lugar – Olinda Finkler Dias (Rua Assis Brasil, bairro Niterói): refrigerador
> 3º lugar – Suzana Peres Iesbick (Rua Santa Cruz, bairro Niterói): ar-condicionado split
> 4º lugar – Arno Girton Gerstiner (Rua Campos Sales, bairro Niterói): fogão quatro bocas
> 5º lugar – Iara Soares (Rua Santos Dumont, bairro Niterói): forno elétrico 44 litros
Entidade: Comunidade Nossa Senhora das Graças


 

Noroeste:
> 1º lugar – Rose T. Luz Martins (Rua da Barca, bairro Mathias Velho): televisor 32 polegadas tela LCD/Plasma
> 2º lugar – José Thiago da Rosa (Rua São Paulo, bairro Mathias Velho): refrigerador
> 3º lugar – Márcia Rosane dos Santos (Rua Eça de Queiroz, bairro Harmonia): ar-condicionado split
> 4º lugar – Angélica da Silva (Rua Romeu Morsch, bairro Harmonia): fogão quatro bocas
> 5º lugar – Maria de Lurdes Monteiro (Rua Coronel Camisão, bairro Harmonia): forno elétrico 44 litros
Entidade: Residencial para Idosos Porto Belo


Sudoeste:
> 1º lugar – Leda Brum Machado (rua 13 de Maio, bairro Rio Branco): televisor 32 polegadas tela LCD/Plasma
> 2º lugar – Nilza Beatriz Bouffet Prado (rua Dom João Bosco): refrigerador
> 3º lugar – Lacy Talasca Pinheiro (rua Boa Saúde, bairro Rio Branco): ar-condicionado split
> 4º lugar – Luiz Paulo Maciel Rosa (rua Vidal de Negreiros, bairro Rio Branco): fogão quatro bocas
> 5º lugar – Eugênio Gabriel Inácio Souza (rua Um, bairro Fátima): forno elétrico 44 litros
Entidade: Aprodesc Ana Neri


Faltará água em oito bairros da cidade

20 de dezembro de 2010 0


Devido à manutenção preventiva de equipamentos elétricos localizados na Estação de Tratamento de Água de Esteio, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) programa interrupção do abastecimento de água para esta terça-feira, 21 dezembro, entre 6h e meio-dia, em Esteio, Sapucaia do Sul e Canoas. O serviço estava previsto para ser realizado na última sexta-feira, 17 de dezembro, mas foi adiado por motivos técnicos.
Em Canoas, serão atingidos 300 mil moradores dos bairros Mathias Velho, Pitangueiras, parte do São Luiz e Centro e as vilas Operário, Natal, Cerne e Porto Belo. O sistema deve estar normalizado por completo em torno de 15h. Em caso de chuva, o serviço será transferido para outra data.



Cachorros versus garis

18 de dezembro de 2010 0

Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Não sou veterinário nem conheço a psicologia canina, mas me chama a atenção o fato de que cachorros detestam garis, carroceiros, papeleiros e carteiros, não necessariamente nesta ordem, assim como vice-versa, pois muitas vezes os bípedes provocam os quadrúpedes que estão nas residências.
Agora, o que é mais cruel é o fato dos garis da Vega, que prestam serviço em nossa cidade, sem avisarem aos moradores do bairro Fátima, fazerem o serviço às 2h da madrugada, como no último dia 10 de dezembro. Onde resido, vi alguns folhetos informando a mudança do horário da coleta atirados na rua.
Claro que a cachorrada foi à loucura. Não sei se devido ao barulho ocasionado pelo coletor compactador de lixo ou pelo chamativo uniforme laranja dos trabalhadores que recolhem o que nós produzimos e classificamos como lixo.
Certamente toda a vizinhança foi despertada pelos latidos da cachorrada, aliada, é claro, ao barulho ocasionado pelos garis que agora passaram a coletar, na madrugada, o que é produzido e que muitas vezes fica em frente às residencias a mercê dos populares cães sem raça definida, outrora chamados de vira-latas durante o dia inteiro.
Semana que vem deve voltar ao normal a coleta, durante o dia, pois como no Natal sempre tem a famosa contribuição à caixinha, creio que os garis não pedirão na madrugada.

Último dia para se inscrever no Brilha Canoas

16 de dezembro de 2010 0

Termina nesta quinta-feira o prazo de inscrições para o concurso Brilha Canoas, que dará prêmios às mais belas decorações natalinas na cidade. A premiação será em 23 de dezembro.
As residências mais enfeitadas das quatro regiões da cidade e que atenderem aos critérios de seleção receberão como prêmios televisores de 32 polegadas, refrigeradores, condicionadores de ar split, fogões e fornos elétricos.
As inscrições podem ser feitas nas subprefeituras, na sede da União das Associações de Moradores de Canoas (Uamca), na Rua Fioravante Milanez, 58/602, e na Coordenadoria de Relações Comunitárias, na Rua Cândido Machado 429/209.  O regulamento pode ser acessado no site www.canoas.rs.gov.rs , no link Brilha Canoas.

Projeto de revitalização do Centro em exposição

15 de dezembro de 2010 0

Quem quiser saber como será o projeto de revitalização do centro de Canoas, que inclui o Calçadão, Praça da Bandeira e Praça da Bíblia pode conferir até o final de semana o que deve ser feito no local. Painéis com as imagens, produzidos pelo escritório Mader Associados, autores do projeto, estarão expostos no Calçadão a partir desta quarta-feira. Conforme a gerente do programa Canoas Mais Bela, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Angélica Aguirre, as obras deverão ter início em fevereiro, começando pela Praça da Bandeira.

Vigilância Sanitária visita pontos de risco para a dengue

13 de dezembro de 2010 0


Considerados de alto risco para deposição de larvas do mosquito Aedes aegypit, transmissor da dengue, dois pontos de Canoas receberam a visita de agentes de endemias e fiscais sanitários nesta segunda-feira.
No primeiro local visitado, na Rua da República, 1.279, o morador, que recebe materiais para reciclagem, foi notificado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e recebeu prazo de três dias para limpar e reorganizar o local. A outra notificação ocorreu em uma transportadora na Rua Boa Saúde, bairro Rio Branco, onde havia pneus, sucata e outros materiais.
Por “transgressão de normas legais e regulamentação de proteção à saúde”, os dois foram notificados, com base nalei 6.837.
Conforme a supervisora de Endemias, Marilaine Stegues Marasca, há 300 pontos estratégicos e 300 armadilhas para o mosquito na cidade, locais visitados regularmente pelos agentes. Nesta quarta-feira, dia 15, o trabalho vai prosseguir nos bairros São Luiz e Olaria.



Hoje nas bancas

10 de dezembro de 2010 0


Confira, em reportagem de capa do cadernos, as desapropriações no bairro Mato Grande, por onde passará parte da Rodovia do Parque (BR-448), que preocupam proprietários de terras no local. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) teria oferecido cerca de R$ 7 por metro quadrado das plantações. Um grupo de proprietários montou uma associação para buscar valores mais justos pelas terras.
Na seção + Esporte, onde adquirir as entradas para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol Sub-20, que serão no estádio da Ulbra, em 19 de dezembro.
Curiosidades sobre o Parque Getúlio Vargas, mais conhecido como Capão do Corvo, são contados nesta edição, que antecede o aniversário de 30 anos da área verde.
Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.
O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho.



Trensurb inicia homenagens a Noel e Adoniran na Estação Mercado

07 de dezembro de 2010 0


Começa hoje a 10ª edição do Arte nos Trilhos. Nas terças-feiras do mês de dezembro, de hoje até dia 28, usuários e público em geral serão surpreendidos com atrações variadas na Estação Mercado, a partir das 18h.
Durante esse período, quem estiver passando pelo ponto poderá conferir as atrações do projeto Arte nos Trilhos, que no ano de sua décima edição, presta uma homenagem aos consagrados sambistas brasileiros Noel Rosa e Adoniran Barbosa, com o tema A Arte de Noel e Adoniran.
A iniciativa, que tem apoio da Caixa Econômica Federal, contará com a apresentação de músicos e dançarinos, que trarão à estação um clima de descontração e alegria através do estilo musical dos sambistas homenageados. O objetivo do projeto é proporcionar oportunidade tanto para jovens talentos quanto para artistas já consagrados da cena local.
Criado em 2000, o Arte nos Trilhos teve edições até 2003. Durante os três anos, promoveu 1.364 espetáculos, sendo 739 musicais, 190 de teatro e 435 de dança. Nomes importantes da cultura gaúcha já passaram pelos palcos do projeto, como o Grupo de Teatro Oigalê, a Orquestra de Flautas, Instituto Brasilidades, Gaspo Harmônica e Família Sarará. Após recesso, o projeto voltou em 2008.
Confira a programação:
Nesta terça-feira, dia 7, 18h: Buquezeiros Choro & Samba
O grupo tem em sua formação músicos que se reuniram para reviver clássicos da MPB e da Bossa Nova. O som do clarinete, do violão, do pandeiro, do surdo e do cavaquinho tomam conta das apresentações e levam o público a viajar no tempo.
14/12, 18h: Grupo Espaço de Dança Carlos Oliveira
Em Porto Alegre, a companhia do professor e dançarino Carlos Oliveira é uma das únicas seguidoras da linha do mestre Carlinhos de Jesus, considerado um expoente da dança de salão no Brasil.
21/12, 18h: Calote Samba Rock
O grupo tem o propósito de resgatar o samba rock por meio de composições próprias e do tradicional baile com versões de grandes nomes que marcaram a cena gaúcha, como Grupo Pau Brasil, Bedeu e Luís Vagner, sem deixar de lado o balanço de Jorge Ben, o suingue de Bebeto e o funk de Tim Maia.
28/12, 18h: Central do Samba
Por jovens que aprenderam a respeitar o samba pela voz e inspiração dos que o fizeram respeitado e apreciado no mundo inteiro, surgiu em 2006 o Movimento Cultural Central do Samba, com o intuito de semear a cultura do samba.



Calendário histórico e poético de Canoas

06 de dezembro de 2010 0

Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

A professora de história e sociologia e escritora Ancila Dani Martins acaba de lançar um calendário diferente para 2011. Na verdade, um documento fotográfico e poético sobre Canoas.
O calendário conta com fotos de pontos turísticos e prédios públicos da cidade, como a prefeitura, Biblioteca João Palma da Silva e outros. Por cima de cada foto, uma poesia da autora sobre o tema apresentado.
Além das poesias, o calendário conta com dados históricos, nome de todos os prefeitos da cidade, letra do hino Canoense e biografia da autora.
- Você não ama o que não conhece. Tenho percebido que os estudantes de hoje se atem pouco sobre a história de nossa cidade. Tal fato me fez decidir pela publicação do calendário – disse a escritora.
Ancila, que atualmente está fora da sala de aula, dedica-se há três anos a cuidar da Biblioteca Mário Quintana da Escola Estadual de Ensino Médio Margot Giacomazzi, é membro da Casa do Poeta de Canoas, e participau de antologias. Além do calendário, publicou o livro de poemas “Expressão dos Sentimentos”, em 2008.
A escritora nasceu em Flores da Cunha e está radicada em Canoas há 34 anos.
- Cheguei aqui em busca de melhores oportunidades de trabalho. Lecionei por 23 anos no La Salle do centro da cidade e fui diretora da Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente. Nasci lendo, costumo dizer. No entanto, a biblioteca é uma extensão de minha casa – conta.
Quem quiser conhecer este belo trabalho pode contatar a escritora pelo e-mail anciladmartins@gmail.com

De Canoas para a zona de conflito

04 de dezembro de 2010 0


Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Alguns devem lembrar do noticiário radiofônico que dizia: “Aqui fala o seu correspondente, testemunha ocular da história”. Condição de testemunha vivenciada por Simone Maia, gestora, e Mirian Oliveira, coordenadora do Clube de Leitura da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva.
As duas participavam de um curso no Rio de Janeiro no período de 22 a 26 de novembro, no qual a cidade maravilhosa enfrentava distúrbios provocados por criminosos e que envolveram Forças Armadas e polícias no confronto.
O 15º Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) realizava-se na Casa da Leitura do Rio de Janeiro, pertencente à Biblioteca Nacional, que, por ser um órgão oficial nacional, teve a sua segurança reforçada por tropas federais e está situada na Rua Pereira Silva, bairro Laranjeiras, onde também fica o Bope.
Conforme relatam, a situação era surreal, por nunca terem vivenciado um fato como este, normal para muitos participantes do evento. Não estavam no foco do confronto, mas puderam ver a toda movimentação e deslocamento de blindados, sentindo na pele o ficar acordado por uma noite devido a voos de helicópteros e tiros.
Elas foram orientadas a não saírem em área de conflito, andar em grupos, a pé ou de táxi, e a não utilizarem o serviço de transporte público (ônibus eram incendiados). Viveram a maior tensão no dia 24 de novembro, devido à forte boataria, em que pediu-se o recolhimento ao hotel, pela ação policial que iria se desenvolver (tomada do Complexo do Alemão).
Outro susto foi a ameaça de explosão na ponte Rio-Niterói, onde encontrou-se posteriormente material para a realização de tal ato. Estavam preocupadas com suas famílias e o que era divulgado no RS do confronto.
Puderam observar um Rio de Janeiro abandonado no Centro, com calçadas deterioradas, mau cheiro, lixo, trânsito caótico, alimentação cara, descuido total. Notaram que a tensão era visível, mas a população aplaudia e incentivava aos militares. Alguns até diziam que, com todo o aparato bélico-militar e a cobertura da imprensa, estavam filmando Tropa de Elite 3. Onde a realidade imitou a ficção.


Hoje nas bancas

03 de dezembro de 2010 0

Quatro postos de saúde foram transformados em unidades de pronto atendimento neste ano, confundindo parte da comunidade. A principal dúvida é sobre o local certo para agendar consultas nos bairros atingidos pela mudança. Saiba, nesta edição, qual é a diferença entre os dois tipos de atendimento e onde eles são prestados.


Na seção + Ensino, conheça o trabalho feito por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ceará, que construíram uma casa com caixas de leite e outros materiais. Depois de pronta, a obra passou a abrigar trabalhos produzidos em oficinas escolares.

Na seção Voz das Ruas, leia o relato do leitor Elso Corrêa sobre uma rua do Jardim Ideal que ficou em meia pista devido ao desrespeito de um morador.

Se você também quer ser um leitor-repórter, envie sua contribuição para o nosso e-mail canoas@zerohora.com.br ou ligue para 3428-7353 e fale com a repórter Sabrina Corrêa. Para saber o que fazer no fim de semana, confira as dicas do Roteiro.

O + Canoas circula hoje encartado dentro da Zero Hora e do Diário Gaúcho