Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2011

Exemplo a ser seguido

31 de março de 2011 0

Por Mario Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Aos 52 anos, Jacila Boanova Santos tomou uma decisão: iria retomar os estudos.
_ Senti que havia cumprido minha missão como dona de casa, mãe, esposa e avó. Resolvi, então, retornar aos meus ideais  engavetados há muitos anos _ conta.

E foi justamente o que fez essa senhora, nascida em Arroio dos Ratos e moradora do bairro Mathias Velho há 42 anos.
Primeiro, ela se inscreveu  na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Paulo I. Além de se formar no Ensino Fundamental, ela ainda lançou um livro de poesias com o apoio da professora de português Adriana Lima.

_ Mostrei minhas poesias à professora. Juntamos algumas recentes e outras antigas e publicamos o livro Almas poéticas. Foi outro sonho realizado, o de ser escritora _ descreve.

A vontade de se tornar professora fez com que Jacila seguisse a caminhada. Ela se formou no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino MÉdio Guarani e, depois, cursou magistério na Carlos Chagas, no Niterói. E passou a lecionar na São Francisco.
Hoje, aos 61 anos, Jacila é professora em uma escola municipal, a Victor Agens,em Nova Santa Rita, município vizinho a Canoas, e cursa o primeiro semestre de Pedagogia em uma faculdade de Porto alegre.
_ Quero continuar aprendendo e ser uma ótima professora. Quero publicar mais livros. seguir em frente. Há muito  o que conquistar _ resume.

Alguém ainda duvida que ela conseguirá?

A PROFESSORA JACILA BOANOVA SANTOS, escrito assim mesmo com todas as letras maiúsculas, é a prova de que idade não importa enquanto a vontade e a dedicação prevalecerem em nós. Um belo exemplo que demonstra a importância do resgate dos estudos e dos sonhos engavetados, como ela mesma disse. Revire suas gavetas, retorne aos estudos. Tenho certeza que existem muitos querendo promover também esta mudança.
 


Inscrições para conselheiro tutelar terminam hoje

29 de março de 2011 0

Interessados em disputar uma das 10 vagas de conselheiro tutelar em Canoas têm até hoje, terça-feira, para se inscrever no processo.

O interessado deve ter Ensino Médio completo e certificação de no mínimo dois anos de trabalho na assistência ou formação de crianças e adolescentes. As vagas são para mandato de três anos,e a eleição ocorrerá no dia 24 de julho.

As inscrições podem ser feitas até as 18h, exclusivamente no Protocolo-Geral do Município, localizado na Rua 15 de Janeiro,  15, Centro. Deve ser preenchido o formulário de inscrição do anexo I do edital, que pode ser encontrado em  no site da prefeitura (www.canoas.rs.gov.br ), onde você também acessa outras informações e o edital completo.

Combate à violência

25 de março de 2011 0

O + Canoas de hoje traz, em sua capa, uma reportagem que mostra redução nos índices de criminalidade no município e a receita para alcançar essa queda.

Em Eu e Canoas, Istela Souza conta um pouco sobre a relação que mantém com a cidade. Na seção + Ensino, as bibliopraças, que já foram implementadas em três áreas verdes da cidade e, até junho, devem chegar a mais duas.

O caderno apresenta também o psicólogo Fábio Falcão, o Babinho, que dedica parte do tempo a ajudar outras pessoas.

Correr, correr

22 de março de 2011 0

Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Com a proximidade do outono as pessoas desistem de praticar esporte?  Não  é o caso das amigas Leonides Turcatel, Julieta Dalcin, Paula Brunetti e Silvia Rosa Socoll que há anos correm e caminham no Parque Getúlio Vargas, Capão do Corvo.
_ Sou atleta profissional e treino há dez anos no parque. Participo de competições nacionais e internacionais. Conquistei vitórias na meia maratona do Uruguai e sou tetracampeã estadual na categoria 10 mil metros _ comenta Paula, que trabalha com marketing.
Já  Leonides, que é enfermeira, diz correr há dois anos no parque e participar de meias maratonas. Julieta, que é educadora física, alerta os cuidados a serem tomados antes da prática de qualquer tipo de modalidade esportiva:
_ É importante frisar que somos atletas. No entanto, a prática de esporte deve fazer parte da vida das pessoas. No caso das mulheres, uma rotina de três vezes por semana irá proporcionar bem-estar e ajudar na estética. E claro, o indicado é realizar uma avaliação médica antes do início.
Paula salienta:
_ Devemos, sobretudo conhecer e respeitar os limites do corpo. Assim se consegue melhores resultados.
Já Silvia comenta:
_ Eu pratico a caminhada e me sinto ótima. Creio eu que o frio não será barreira para que continue.
No mês de rendermos homenagens às mulheres, é ótimo conversar com estas, que se preocupam com a saúde e que conhecem a importância da atividade física. Um diferencial, que com os devidos cuidados indicados, traz benefícios a médio e longo prazos. E que o frio não afugente a motivação que você sentiu ao ler este texto.

60 anos de cursos e palestras

18 de março de 2011 1

Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Um encontro com o baluarte do tradicionalismo João Carlos Paixão Cortes, que comemora 60 anos de cursos e palestras, e uma proposta do Centro Canoense de Tradições Rancho Crioulo, por meio de seu patrão Lori Carlos da Silva (Pingo), sua mulher, Enice Dias, e os instrutores Rodrigo Ribeiro e Lilian Campos ocorre neste fim de semana.
O evento será neste sábado e no domingo, dias 19 e 20 de março, a partir das 8h, com uma carga horária de 16 horas. Tem por tema: As Gerações Coreográficas de nossos Dançares Avoengos e Alguns Novos Temas Bailáveis de Antigamente.
Mais informações a respeito de investimento no curso e reservas de vagas podem ser obtidas no celular 8583-6492, do patrão Pingo, ou no correio eletrônico ranchocrioulo@gmail.com

*Na foto, um registro do blogueiro junto a Paixão Cortes.

Hoje nas bancas

18 de março de 2011 0

O estado de vias por onde passavam caminhões com carga das obras da BR-448 é o tema da capa da edição desta sexta-feira do + Canoas. Embora o trânsito de veículos pesados da obra por vias internas da cidade tenha sido proibido, ruas como a Curitiba e da Barca ainda sofrem com a herança de buracos e poeira. Não há definição de data para revitalização das vias.

Na seção + Esporte, veja como se prepara José Lucas Clossi, judoca canoense que participará de torneios do circuito europeu, além de outros três judocas da cidade.

Tatiano Corrêa Machados, presidente da Acadêmicos da Grande Rio Branco, fala um pouco sobre sua relação com Canoas. A escola foi campeã do Carnaval 2011.

Quer sugerir pautas, enviar uma reclamação, apontar uma curiosidade local? Escreva para canoas@zerohora.com.br

O + Canoas circula encartado em edições de Zero Hora e Diário Gaúcho que circulam no município.

Hoje nas bancas

11 de março de 2011 1

Na edição desta sexta-feira, a reportagem do + Canoas testou como está o estado das oito passarelas que unem a cidade, dividida pela BR-116. As condições, em geral, melhoram, mas algumas ainda apresentam sujeira e pichações. Duas localizadas no Centro têm se destacado pelas câmeras de segurança, rondas policiais e manutenção dos postes de luz.

Mário Amaral Teixeira escreve sobre nova lei municipal que obriga livrarias da cidade a expor obras culturais literárias canoenses nas estantes. O blogueiro questiona: em caso de multa, como serão aproveitados os valores arrecadados? Ele também conversou com autores e revela a opinião de alguns sobre o assunto.

Na seção + Esporte, leia a história de Martin Petiz, 12 anos, jogador das categorias de base do Grêmio que foi selecionado pelo programa Dream Factory, do ex-jogador Luís Figo. Ele ganhou uma viagem para Madri, capital da Espanha, onde conhecerá craques do Real Madrid.

+ Canoas circula encartado em edições de Zero Hora e Diário Gaúcho que circulam no município.

Quer colaborar com algum texto, reclamação, fotos lou alguma história curiosa? Escreva para canoas@zerohora.com.br

Lei a favor ou contra autores canoenses?

09 de março de 2011 1

Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Recentemente foi criada a lei municipal 5.516, que dispõe sobre a obrigatoriedade da exposição de obras culturais literárias de autores canoenses nas estantes de livrarias e bibliotecas da cidade. Segundo a lei, é obrigatória a exposição com prioridade nas estantes, e deverá constar em específico destaque o título Escritores Canoenses.

No caso da utilização de catálogos ou qualquer outro tipo de divulgação por parte das livrarias, as obras canoenses deverão constar também como prioridade. O não cumprimento da lei incidirá em multa de 25 URMs diárias (cerca de R$ 1,7 mil), a partir do auto da infração. O órgão fiscalizador será criado por membros da Associação Canoense de Escritores (ACE), Casa do Poeta e escritores independentes.
Uma das perguntas que fica: em caso de multa, quem ficará com os valores arrecadados e de que forma serão administrados os mesmos? A lei aprovada e que fora apresentada pela autora Neida Rocha, ativista cultural, ao vereador Nelsinho Metalúrgico, é baseada na lei 5.828 de Blumenau (SC).

Conversei sobre o assunto primeiramente com o escritor canoense Antônio Canabarro Tróis filho, o Tonito, que se mostrou contrário a lei
_ A imposição não faz bem. Cabe aos donos das livrarias decidirem como, onde e se irão expor as obras dos autores locais. Acredito que a lei irá criar uma antipatia aos autores _ comentou.

Conversei também com livreiros sobre o assunto. Alguns se mostraram desconhecedores da lei. No entanto, frisaram a tal antipatia referida por Tonito. Mencionaram que o comércio de livros tem sido difícil e seria ruim tirar o foco dos livros mais vendidos.
Como escritor, permito-me também discordar de tal lei. O fato das livrarias comercializarem de forma consignada os livros de autores locais, estipulando diferentes comissões que atingem até 50%, depende muitas vezes da localização delas.

– O aluguel que pagamos nos shoppings são caríssimos. Teremos de consultar o sindicato para estudarmos como iremos proceder diante da lei _ disse a dona de uma dessas livrarias.

Acredito não ser necessária tal lei. Desta maneira, as entidades poderiam visitar as livrarias e proporem  parcerias, sessões de autógrafos, momentos poéticos e demais atividades.  Para isso, os escritores teriam de realizar os trabalhos nas escolas e indicarem a compra dos livros nas livrarias. No entanto, há a preferência pela venda direta, o que oferece um menor preço.

Outra falha na lei diz respeito à exposição de livros de autores residentes há mais de dois anos da cidade. Nesse caso, escritores canoenses que residem fora não teriam vez? Como no caso de Walter Galvani, por exemplo? No entanto, com relação à exposição  nas estantes das bibliotecas públicas e também privadas, aí acredito ser importante, e que até caiba a fiscalização.

Creio que o sensato seria realizar reuniões entre escritores e livrarias para que se encontre uma maneira simpática de cumprirem a lei. Caso contrário, os resmungos serão grandes. O que não será bom para nenhum dos lados.

Querem conhecer a lei?  Acesse o site da ACE.

Hoje nas bancas

04 de março de 2011 0


Na edição desta sexta-feira, confira o cronograma do desfile do Carnaval da Paz 2011 de Canoas. Onze escolas trarao diferentes temas-enredos para a avenida do Parque Esportivo Eduardo Gomes.

Veja também quem é o novo presidente da Associação Cultural de Canoas (Asccan) e como é a relação dele com a cidade. Na seção + Esporte, confira o período de inscriçoes das aulas de ioga, já oferecidas no Centro Social Urbano (CSU) Mathias Velho.

Quer colaborar com algum texto, sugestão ou foto para a próxima edição? Escreva para canoas@zerohora.com.br

O + Canoas circula encartado em edições de Zero Hora e Diário Gaúcho que circulam pelo municípío.

Cães adestrados no Capão

02 de março de 2011 0


Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Há algum tempo, alguns cães vira-latas que transitam no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo) vêm recebendo uma atenção especial da veterinária Inês Maria Costa e do adestrador Ivan Brizola.
– São cães abandonados e que moram há muito tempo no parque. Eles estão aprendendo muito bem os comandos. Vivem em harmonia e interação com os frequentadores e com o ecosistema – comentou Inês.
Preocupada com os cães abandonados não apenas no parque, mas em toda a cidade, ressalta:
– Temos muitas câmeras de vigilância espalhadas que registram possíveis abandonos. É preciso que as pessoas assumam a responsabilidade por seus animais.
O professor de Educação Física e pedagogo Ivan Brizola, que adestra cães desde 1984 e é bicampeão brasileiro de adestramento na categoria Agirit (Obstáculos), emociona-se ao falar dos animais:
– O Dourado e o Pingo, cães que estão sendo adestrados no momento, estão se portando muito bem nos treinamentos. Basta eles me verem para virem em minha direção. É muito importante conquistar a confiança do animal para colher resultados.
Inês lembra da importância da lei 13.193, de 2009, que criou a denominação “cão comunitário” e que veio proteger os animais de rua da eutanásia e de outros tipos de violência. Ivan comentou que existe, num futuro próximo, a possibilidade destes cães receberem um treinamento específico para a utilização por pessoas com necessidades especiais em Canoas.
Realmente um belo trabalho com os simpáticos animais que alegram os usuários dos parques. No entanto, fica aqui o alerta para que não abandonem animais nos parques nem nas ruas. Existe uma lei específica que pune quem pratica tal ato e o cerco a estas pessoas vem aumentando.
Afinal, nem todos tem a sorte que estes poucos que estão no projeto tiveram. A maioria acaba desnutrido, atropelado ou maltratado por pessoas ainda mais inconvenientes das que os abandonaram.



Governador é convidado ao Congresso da Cidade

01 de março de 2011 0

Nesta quarta-feira, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, será recebido no Palácio Piratini pelo governador  Tarso Genro. O objetivo da visita é a entrega do convite para o 1º Congresso da Cidade, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de abril. Na pauta do encontro estão pontos sobre os principais objetivos do congresso e o calendário das atividades. Farão parte da comitiva a vice-prefeita Beth Colombo e o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso.

Quem quiser acompanhar as etapas que antecedem o 1º Congresso da Cidade pode acessar o blog do evento, em que há também depoimentos de personalidades canoenses, entrevistas com cidadãos sobre o que esperam para a cidade nos próximos 10  anos, curiosidades dos bairros e enquetes.

Há também encontros prévios para debate em março. Serão realizadas quatro plenárias, uma em cada quadrante, antecedendo o evento:

> Região Sudoeste: 28 de março

> Região Sudeste: 29 de março

> Região Nordeste: 30 de março

> Região Noroeste: 31 de março