Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de junho 2011

Escada em condições precárias

28 de junho de 2011 0


Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros
A escada que dá acesso à passarela da estação São Luiz da Trensurb a partir da BR-116 apresenta péssimas condições de uso. Ela é utilizada por um número expressivo de pessoas diariamente, principalmente alunos da Ulbra vindos de diferentes cidades e que utilizam o ônibus como meio de transporte.
Conversei com alguns usuários sobre o assunto. Todos se apresentaram preocupados com a ferrugem predominante nos degraus.
Alguns comentaram que enviaram e-mails narrando o fato a diferentes órgãos. No entanto, houve um jogo de empurra-empurra por parte dos reclamados.
A prefeitura diz que a responsabilidade é do governo federal pela mesma ficar na BR. O governo, por sua vez, diz que a escada é de responsabilidade da direção da Trensurb.
O fato é que a escada está em processo de degradação, como os leitores podem perceber pelas fotos. Acredito que algo deva ser feito com urgência.
Acima da responsabilidade deste ou daquele, existe o risco oferecido às inúmeras pessoas que necessitam utilizar-se do acesso à passarela. Seja para ir à faculdade ou à estação da Trensurb.



Este espaço está aberto para a palavra da Trensurb.

Hoje nas bancas

24 de junho de 2011 0

Um teatro para Canoas até o fim de 2012 é o que pretende o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS), em projeto de unidade operacional que deve sair do papel em breve. O assunto é reporteagem de capa da edição desta sexta-feira.

As comunidades de Canoas estão preocupadas com a educação. Na primeira rodada do Orçamento Participativo 2011, 10 das 15 microrregiões votaram por obras ou construção de escolas. Na seção + Esnino, veja  o exemplo do bairro Mato Grande que votou pelo destino de R$ 1 milhão para a ampliação da escola Assis Brasil.

O canoense Gustavo Sebben vai até a Noruega para participar de uma maratona especial. O dentista de 30 anos participará da Corrida do Sol da Meia-Noite. Confira essa história na seção + Esporte.

Dê seu palpite na seção Em Foco, respondendo a pergunta do “que rua é esta?”. Também participe enviando fotos antigas. Podem ser imagens em que você ou alguém da sua família apareça ou paisagens e ruas da região. Escreva para canoas@zerohora.com.br

Patrono da Semana Farroupilha visita Feira do Livro da cidade

17 de junho de 2011 0

Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

“Entendo. Envelheci entendendo.
Bicho não tem alma, eu sei bem,
mas será que vivente tem?
Que diacho! Eu gostava do meu cusco.”

Esses são os primeiros versos de um dos poemas de Alcy José de Vargas Cheuiche, o patrono estadual da Semana Farroupilha 2011. Ele estará na 27ª Feira do Livro de Canoas às 15h deste sábado, 18 de junho.
Natural de Pelotas, o autor de 70 anos tem obras traduzidas para espanhol, francês e alemão. Entre os livros mais conhecidos estão Sepé Tiaraju: Romance dos Sete Povos das Missões, Lord Baccarat, A Mulher do Espelho, O Gato e a Revolução, O Mestiço de São Borja, Ana Sem Terra, Nos Céus de Paris – Romance da Vida de Santos Dumont, Jabal Lubnàn – As Aventuras de um Mascate Libanês.
Alcy Cheuiche foi vencedor de duas edições do Prêmio Açorianos e ganhou diversos prêmios pelo país e pelo mundo. Também foi homenageado com as medalhas Mérito Santos Dumont, Simões Lopes Neto e Oswaldo Aranha.

Hoje nas bancas

17 de junho de 2011 0

Veja na edição desta sexta-feira, em reportagem de capa, como a prefeitura pretende reduzir a conta de água dos prédios públicos em até 30% até o final do ano. Além disso, cartilhas serão distribuídas à população, com dicas de como poupar água em casa.

Professora da Escola Tia Lourdes conta como alunos da Educação Infantil se encantaram pelas histórias do escritor Carlos Urbim e do ilustrador Eduardo Vieira da Cunha em visita da turma de jardim à Feira do Livro de Canoas. Na seção + Ensino, uma exposição inusitada, dentro de uma garrafa gigante, traz o debate do uso de drogas para o meio de crianças e adolescentes.

Confira também como é a relação do novo secretário municipal de Esportes e Lazer, Antonio Dedomênico, o Toninho, com a cidade. Dê seu palpite na seção Em Foco, respondendo a pergunta do “que rua é esta?”. Também participe enviando fotos antigas. Podem ser imagens em que você ou alguém da sua família apareça ou paisagens e ruas da região. Escreva para canoas@zerohora.com.br

Debate sobre as mídias em sala de aula

16 de junho de 2011 0


Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros
As professoras de português Fernanda Malta e Tanize Schroeder, ambas da Escola Estadual de Ensino Fundamental João XXIII, no bairro Niterói, estão desenvolvendo o projeto Uso Racional das Mídias com alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto multidisciplinar que envolverá artes, geografia, história, matemática e língua portuguesa.
As professoras, que cursam pós-graduação em Mídias da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostram-se empolgadas.
_ Queremos propor aos alunos uma nova visão das mídias em seu cotidiano. Assim, eles poderão interagir com as novas tecnologias e desenvolver o pensamento crítico. A avalancha de celulares e demais equipamentos eletrônicos em sala de aula nos incentivou a criar o projeto _ comenta Fernanda.
A intenção é colocar um ponto de interrogação quanto ao uso das mídias, alertando os jovens sobre a influência que sofrem e o tempo que desperdiçam com jogos e redes sociais. Atividades como ler um livro e assistir as adaptações cinematográficas, avaliar programas televisivos, criar fóruns e blogs integram o projeto, bem como a produção textual coletiva.
_ Tivemos um primeiro debate, recentemente. Foi muito produtivo. Os alunos produzirão, também, um curta-metragem utilizando as câmeras dos celulares. A intenção é que eles captem imagens avulsas de diferentes mídias. Posteriormente, faremos uma colagem do material para realizarmos a crítica _ informa Tanise.
A professora Jussara Porto, que já concluiu o curso de pós-graduação em Mídias da Educação, apoia a iniciativa.
Projetos que desenvolvem o senso crítico dos alunos costumam dar excelentes resultados. É valiosa a visão de interatividade que professores como a Tanize e Fernanda propõem. É o ir além da sala de aula com uma proposta atual e de grande interesse aos jovens. A atividade fará parte da avaliação do segundo trimestre.



Feira de filhotes

11 de junho de 2011 0

Neste sábado, 11 de junho, tem mais uma edição da Feira de Filhotes promovida pela Unidade de Bem Estar Animal da Secretaria Municipal da Saúde da prefeitura. Cerca de 15 cães, todos vermifugados (livres de verminoses), poderão ser adotados por quem se interessar. Também haverá agendamento gratuito para castração deles.

O evento ocorre das 9h às 16h, na Rua Mathias Velho, Centro, em frente ao Carrefour. As doações são gratuitas e o pretendente em levar um cãozinho para casa deve apresentar apenas um documento de identidade e um comprovante de residência.


Acertos e erros da feira do livro

08 de junho de 2011 0


Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros
Começou mais uma feira do livro. Entre erros e acertos, chegamos a 27ª edição de um dos mais importantes eventos literários de nosso Estado. Sempre valorizado pela presença ilustre de escritores renomados e recheado por atividades paralelas de qualidade.
É necessário que seja assim. Além, é claro, de ser promovida no Calçadão, onde há o maior fluxo de transeuntes. Os escritores preferem nem lembrar os anos de 2005 e 2006, quando a feira foi deslocada de forma equivocada para o estacionamento do Conjunto Comercial. Um fracasso retumbante de vendas no primeiro ano, que os organizadores teimaram em repeti-lo no ano seguinte, mesmo com o insistente apelo dos livreiros.
Uma feliz escolha a de o auditório levar o nome de Moacyr Scliar. Uma justa homenagem ao autor que se orgulhava em participar de todas as edições. Ele mesmo me confidenciou sobre a importância do evento para a literatura gaúcha num encontro de autores promovido no Colégio Luterano Concórdia em 2007.
No entanto, se há algo a nomear como equívoco, creio que seja a escolha do nome dos patronos. Desde que as entidades Associação Canoense de Escritores (ACE), Casa do Poeta e Associação Amigos da Fundação Cultural de Canoas (Ascan) passaram a nomear os indicados, isso tem ocorrido.
Tenho sido procurado por inúmeros professores, alunos, escritores e atuantes na cultura, que reclamam da forma de escolha da nominata de indicados. Acredito que eles estejam certos em diversos pontos.
Parei e analisei os escritores postulantes ao título nos últimos anos e reconheço a frustração apontada. Quando do conhecimento dos concorrentes para 2011, tive a convicção, pela trajetória de quase 10 anos na cidade, popularidade nas escolas, livros lançados e até de uma biblioteca pública que o mesmo tem em sua casa, de que o vencedor seria Jairo Luiz de Souza. No entanto, isso não se confirmou.
O mesmo aconteceu quando a professora Ivonete Chiden Pereira concorreu em 2009. No entanto, acredito que a trajetória não tenha pesado muito nas decisões dos últimos anos. Muito menos a popularidade. Creio que a força política interna nas entidades seja o parâmetro. O escritor homenageado ser Luiz Coronel e a cidade, Gramado. A patronesse ser Neida Rocha, que construiu carreira em Blumenau (SC), onde morou mais de 30 anos e retornou há dois anos para Canoas.
A programação completa o leitor poderá acessar no blog: www.feiradolivrocanoas.blogspot.com
Uma excelente feira a todos.



Hoje nas bancas

03 de junho de 2011 0

No + Canoas desta sexta-feira, a patronesse da 27ª Feira do Livro de Canoas, Neida Rocha, fala sobre o evento que movimentará a cidade entre 4 e 19 de junho, no Calçadão e na Praça da Bandeira.

Sem um espaço próprio para espetáculos teatrais em Canoas, uma iniciativa conjunta levou estudantes da cidade a assistirem peças de teatro do Palco Giratório, do Sesc-RS, em Porto Alegre. Na seção + Esporte, confira onde ficarão as academias públicas que a prefeitura instalará em praças e parques.

A primeira presidente mulher da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics), Simone Diefenthaeler Leite, 33 anos, conta um pouco sobre sua relação com a cidade na seção Perfil.

Dê seu palpite na seção Em Foco, respondendo a pergunta do “que rua é esta?”. Também participe enviando fotos antigas. Podem ser imagens em que você ou alguém da sua família apareça ou paisagens e ruas da região. Escreva para canoas@zerohora.com.br

Arte e literatura na João Palma da Silva

01 de junho de 2011 0


Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros
Marcando a 27ª Feira do Livro de Canoas, que se inicia neste sábado, 4 de junho, no Calçadão e na Praça da Bandeira, cujo tema é Quem Lê, Vai Longe!, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva está promovendo uma exposição alusiva ao evento.
Na entrada da Secretaria de Cultura, estão expostos os livros em homenagem aos autores Moacyr Scliar, tema literário da feira, Luiz Coronel, escritor homenageado, Neida Rocha, patronesse da feira, e demais autores que estarão presentes nesta edição.
Já no corredor de acesso à biblioteca, o artista plástico Fernando Lima fez uma releitura da obra “Asa de Papel”, de Marcelo Xavier, como estímulo à leitura, além dos livros de escritores canoenses que estão “pendurados em uma teia”, unindo uns aos outros.
Para Fernando, é importante essa união, pois, muitas vezes, os autores canoenses procuram artistas plásticos locais para ilustrarem as capas de seus livros, ocorrendo, assim, um intercâmbio entre arte e literatura.
Fernando cita também o fato de que, muitas vezes, os escritores canoenses são criticados antes mesmos de serem lidos, sendo que, na maior parte de suas obras, relatam o cotidiano de nossa cidade, situações aqui vivenciadas que nos levam a uma reflexão e consequente valorização de nossa cidadania.
A exposição pode ser visitada no período da feira, até 19 de junho, na Rua Ipiranga, 105. A programação completa dessa edição pode ser consultada em www.feiradolivrocanoas.blogspot.com