Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2011

Hoje nas bancas

29 de julho de 2011 0

Mais de cem famílias que moram à beira do Rio dos Sinos correm riscos constantes de alagamento e inundação em suas residências quando chove em excesso na região. A reportagem de capa desta sexta-feira mostra as quatro áreas que são monitoradas constantemente pela Defesa Civil do município.

Confira também a história de Hugo Lagranha Neto, o escalador que venceu o Festival de Escalada em Gelo neste ano, na categoria iniciante. Já na seção O Nome, contamos como o canoense Bruno Jurkovski criou um site que pode facilitar a vida de quem precisa se deslocar de transporte público em Porto Alegre.

Dê seu palpite na seção Em Foco, respondendo a pergunta do “que rua é esta?”. Também participe enviando fotos antigas. Podem ser imagens em que você ou alguém da sua família apareça ou paisagens e ruas da região. Escreva para canoas@zerohora.com.br

Obras de unidade do Sesc começam em agosto

28 de julho de 2011 1


Começam no mês de agosto as obras de construção de unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Canoas. Além de academia, uma das principais atrações será o teatro com capacidade para 350 espectadores, já que Canoas não tem um teatro.
O projeto foi apresentado na Câmara de Vereadores nesta semana. O prédio de cinco andares, construído em uma área de 1,5 mil m² na Avenida Guilherme Schell, no Centro, e com investimento de R$ 20 milhões, tem previsão para ficar pronto em fevereiro de 2013.
A imagem do espaço foi divulgada em reportagem do + Canoas de 24 de junho.



Artesãs e amigas

27 de julho de 2011 1

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros
Há sete anos, as amigas Ângela Pereira e Márcia Jobim vivem da arte. Ângela, que era gerente da Federação da Previdência Social e Márcia, que cursou comunicação na PUCRS, dizem não largar, de forma alguma, a nova profissão.
- Um dos pontos positivos é o fato do trabalho ser itinerante. Não vivemos uma rotina e trabalhamos na maioria das vezes ao ar livre – comenta Márcia.
Ângela complementa:
- Somos apaixonadas pelo que fazemos. Transportamos a nossa mercadoria, montamos as nossas barracas e expomos os nossos produtos. Tudo isso é recompensado com os elogios recebidos por nossas criações.
As duas atuam direto em escolas de Canoas, em eventos como a exposição da Base Aérea, em 12 de outubro, e em feiras no Parque Eduardo Gomes.
Márcia se especializou em trabalhos com gesso (técnica metalização) e tricô. Ângela trabalha com pedraria e madeira.
Perguntadas sobre as influências, Ângela cita a mãe e Márcia apresenta-se como autodidata.
As duas participam de inúmeros eventos dentro e fora da cidade. E assim é a vida das amigas que resolveram largar a rotina dos escritórios em nome da arte que produzem. Aliás, não é difícil de encontrar, neste novo século, quem resolveu um dia abandonar um ofício e dedicar-se a outro. Sobretudo se o novo nos dá prazer, além do sustento ou um dinheiro extra.
Porém, como as duas fizeram questão de frisar, é necessário paixão e coragem, acima de tudo. Aí é só acreditar no sonho.



Festa julina na Luz de Aruanda

25 de julho de 2011 0


Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros
A Associação Universalista Luz de Aruanda, na Rua Dr. Tancredo Neves, 556, bairro Fátima, promove neste domingo, 31 de julho, a partir das 15h, Festa Julina na praça ao lado da sede.
No local, podem ser encontrados, além das tradicionais comidas típicas e das brincadeiras relacionadas com a festa, roupas, calçados, cintos e bolsas, joias e bijuterias, livros, produtos esotéricos, peças de decoração, panos de prato, toalhas de mesa, produtos de beleza e vestuário em um brechó.
A renda arrecadada com esta campanha será revertida para as obras assistenciais que a casa desenvolve em abrigos para crianças (SOS Casa de Acolhida, Renasce e Raio de Sol) e o asilo Lar da Fraternidade e junto a famílias em situação de vulnerabilidade nos bairros Fátima e Rio Branco.
Também será utilizada parte da arrecadação na manutenção e ampliação da sede da entidade, que presta serviço de atendimento espiritua por meio de sessões de caridade às quartas-feiras à noite, com mais de 300 passes.
Mais informações e também formas de auxiliar ao Luz de Aruanda podem ser obtidas pelo telefone 3476-2882, a partir das 15h, diariamente, com Marcia.



Hoje nas bancas

22 de julho de 2011 0

O sistema de coleta de lixo domiciliar por contêineres, adotado recentemente pela Capital, deve ser instalado também em Canoas até outubro. A prefeitura assina contrato com a empresa vencedora da licitação nesta sexta-feira. O assunto é tema da reportagem de capa da edição desta semana do + Canoas.

Na seção + Ensino, confira as ações da Patrulha do Verde, grupo de 30 estudantes do Colégio La Salle Niterói engajado na luta pela preservação do ambiente. Atitudes como instituir o fim do uso de copos plásticos pela escola foram reconhecidas em forma de prêmio no Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade: Refletir, Agir, Preservar.

A dificuldade em atravessar em frente ao Canoas Shopping foi tema de reclamação da leitora Lisandra Fortes, publicada na seção Voz das Ruas.

Uma jovem escritora canoense que vive no vaivém do trem. Conheça mais sobre a relação de Luisa Geisler, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura na categoria Conto, com a cidade onde nasceu.

Dê seu palpite na seção Em Foco, respondendo a pergunta do “que rua é esta?”. Também participe enviando fotos antigas. Podem ser imagens em que você ou alguém da sua família apareça ou paisagens e ruas da região. Escreva para canoas@zerohora.com.br

Falta de variedade também preocupa frequentadores de cinema

19 de julho de 2011 3

Post atualizado com contraponto em 22 de julho

A reportagem de capa da edição passada do + Canoas, que trazia um texto do morador da cidade Fábio Luis Emerim sobre a falta de opções de filmes com áudio original no único cinema de Canoas repercutiu entre os leitores.

Veja a opinião de duas leitores que chegaram ao e-mail da Redação. Elas também questionam a falta de variedade na grade de programação:

“Quero dizer que concordo plenamente com o leitor Fábio Luis Emerim, que se referiu à programação do Cinemark Canoas com as palavras perplexidade e frustração.
Moro há poucas quadras do shopping e me vejo obrigada a ir a Porto Alegre para poder assistir às produções na sua língua original, muitas vezes na própria rede Cinemark, como aconteceu com o recente filme de Woody Allen, Meia-Noite em Paris.
Ou seja, além dos filmes serem na sua maioria dublados, a programação em Canoas deixa de fora bons títulos, concentrando-se nos filmes mais  comerciais, de massa mesmo, ou em infantis que se repetem em mais de uma sala e em várias sessões.
Será que a gerência do Cinemark Canoas não percebe a mudança no perfil dos frequentadores do shopping?
Canoas tem duas universidades, além de bons cursos de línguas estrangeiras,  e uma população que está cada vez crescendo mais e ficando mais exigente, basta olhar para a oferta imobiliária, gastronômica e comercial da cidade.
Por que não reservar duas ou três para filmes de renomados diretores, garantindo o acesso à linguagem original – inglês, francês, italiano, espanhol -, preservando a voz dos atores e atrizes?
Sou professora de português e sei bem que a habilidade de ler rapidamente as legendas só se desenvolve quando a exercitamos. E os benefícios dessa prática certamente se estenderão para outros setores. Então, por favor, nos ajudem nesse movimento: Pelo Direito ao Filme Legendado!”

Lúcia Barcelos


“Agradeço e parabenizo pela reportagem de ZH com relação ao Cinemark de Canoas. Essa semana, coincidentemente, escrevi para o shopping e para o Cinemark comentando sobre o problema. Da parte do shopping, obtive a mesma resposta que, já o Cinemark preferiu o silêncio.
Como socióloga e moradora da cidade, isso me preocupa, pois, para mim, a preferência por filmes dublados está associado diretamente com o nível de escolaridade e de educação das pessoas. Muitas não conseguem acompanhar a legenda dos filmes e, por isso, preferem dublagens, onde o esforço é menor. Isso deveria servir de alerta para os responsáveis pela educação na cidade.
Outro ponto que me incomoda nos filmes do Cinemark em Canoas é a variedade. Se observares bem, eles são na maioria destinados a adolescentes e crianças. Além de ficar meses em cartaz. Já cansei de me deslocar para Porto Alegre, porque aqui não há o filme em cartaz que me interessasse.
Acho válida a preocupação com o Cinemark, porque, infelizmente, é a única ferramenta de acesso à cultura que a cidade tem e esta vem revelando que temos muitos problemas adjacentes. Por fim, muito me entristece que o critério de exibição do único cinema da cidade seja a demanda, visando o lucro. Tempos modernos.”
Simone Costa


Contraponto

Após a publicação de trechos dos e-mails acima citados na edição da última sexta-feira, 22 de julho, a assessoria de imprensa da Rede Cinemark entrou em contato com a Redação:

“Diante da matéria publicada na edição de 22 de julho de 2011 do jornal Zero Hora, no jornal Mais Canoas, a Rede Cinemark esclarece que, para os filmes dos quais recebe mais de uma cópia, sempre realiza em sua semana de estreia o mesmo número de sessões para as versões legendadas e dubladas. No entanto, como os filmes dublados têm, frequentemente, apresentado maior número de espectadores, a empresa se reserva o direito de readequar sua grade para as semanas seguintes com a versão que lhe gera melhor retorno financeiro, sendo a maior busca por filmes dublados verificada na grande maioria dos filmes. Nos casos em que apenas uma cópia é disponibilizada, opta-se então pela versão dublada, pois o histórico demonstra que esta gera um melhor retorno. Pesquisas reforçam o maior interesse do público por essa versão”.


Candidatos eleitos no Parlamento Jovem

15 de julho de 2011 0


Os 30 representantes do 3º Parlamento Jovem foram anunciados hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No total, votaram 3.381 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os 15 titulares e seus suplentes serão empossados no dia 18 de agosto. Apenas a escola São João não definiu seus representantes devido à chuva. O pleito foi adiado para 1º de agosto, após o recesso escolar.
Confira a lista dos estudantes eleitos e seus suplentes:
> EMEF Irmão Pedro:
Jhenifer da Cunha
Débora Ferraz (suplente)
> EMEF Guajuviras:
Edimar Dias
Felipe da Cunha (suplente)
> EMEF Nelson Paim Terra:
Litieli Bastos
Roberta de Souza (suplente)
> EMEF Thiago Wurth:
Suelen Brasil
Pedro Elieser (suplente)
> EMEF Farroupilha:
Victória Silveira
Thayse Binck (suplente)
> EMEF Vitória:
Beatriz Gondin
Marcelo Rabello (suplente)
> EEEM Marechal Rondon:
Douglas Silveira
Wagner Nunes (suplente)
> EEEM Margot Giacomazzi:
Desiree da Silva
Vitória Santanna (suplente)
> EEEM Guarani:
Thiago Silveira
Maicon da Cruz (suplente)
> EEEM Guilherme de Almeida:
Douglas Monteiro
Alisson Machado (suplente)
> EEEM Visconde do Rio Branco:
Dyonatha Zuliani
Jonatha dos Santos (suplente)
> Colégio La Salle:
Louise Bonumá
Gabriela Pechalli (suplente)
> Colégio Concórdia:
Bruna Sampaio
Arthur Osíris (suplente)



Professores pedem revisão no plano de carreira em Canoas

15 de julho de 2011 0

Matheus Beck, Especial

Munidos de apitos e faixas de protesto, dezenas de professores da rede pública municipal reuniram-se na tarde de quinta-feira em frente à prefeitura para contestar o novo plano de carreira. Eles questionam a ausência de alguns termos discutidos no texto final da lei e o fato da votação ter sido levada à Câmara em janeiro durante o período de férias. Com a ausência do prefeito Jairo Jorge, que estava em um evento em Porto Alegre, ficou marcada para o dia 20 de julho às 15h30min a reunião que irá analisar as reivindicações.

O núcleo de gestão, que possui representantes do sindicato (Sinprocan) e dos diretores das escolas, irá apresentar ao prefeito as principais reclamações. Entre elas, a falta de transparência na troca do sistema e o favorecimento a educadores que buscarem a pós-graduação indicada pela prefeitura. De acordo com o advogado do Sinprocan, Antão Alberto Farias, a prática pretere o profissional que faz cursos em outras instituições que não são indicadas pela Secretaria Municipal de Educação:

- Isso quer dizer que quem fizer o curso indicado por eles ganhará mais pontos que o professor que se especializar na UFRGS, por exemplo. Em nenhum momento a categoria teve acesso à formatação da lei e foi aí que vieram as distorções.

Por outro lado, o Secretário Municipal de Educação Paulo Ritter afirma que o ante-projeto foi apresentado ao sindicato antes de ir à Câmara, e que a lei foi aprovada por unanimidade:

- As reivindicações foram deliberadas e aprovadas pelos representantes da classe.

Hoje nas bancas

15 de julho de 2011 1

Poucas salas de cinema e muitos filmes dublados em português. O leitor Fábio Luis Emerim, professor de inglês e morador de Canoas, reclama da falta de opções para quem quer ter a opção de assistir produções em áudio original. Leia o texto dele e a opinião de alguns especialistas sobre o assunto na reportagem de capa desta semana.

Na seção + Ensino, veja como são as eleições de 30 jovens estudantes que participarão da terceira edição da iniciativa Parlamento Jovem. Depois de eleito, o grupo passa por capacitação e participa de sessões da Câmara de Vereadores, podendo fazer sugestões à prefeitura.

O canoense Francisco Trois venceu o Campeonato Brasileiro Sênior de Xadrez em Blumenau (SC). A história dele nas competições do jogo e o projeto que desenvolve de inclusão do xadrez como disciplina curricular nas redes de ensino você pode ver na seção + Esporte.

Dê seu palpite na seção Em Foco, respondendo a pergunta do “que rua é esta?”. Também participe enviando fotos antigas. Podem ser imagens em que você ou alguém da sua família apareça ou paisagens e ruas da região. Escreva para canoas@zerohora.com.br

Primeiras imagens de filme em Canoas

14 de julho de 2011 0

O cineasta Ricardo Ghiorzi já esteve este ano na contracapa do + Canoas e do Segundo Caderno. Ele prepara uma produção no estilo Giallo, um gênero italiano que conta a história de assassinos em série e mostra corpos mutilados. Só que as locações da obra são a Praça do Avião e estações da Trensurb. O filme deve ser finalizado somente no ano que vem, mas o teaser já está aqui.

Confira:


Beatles para o Dia do Rock

13 de julho de 2011 0


O Dia Mundial do Rock, 13 de julho, será ao som de Beatles no Canoas Shopping. A banda Parlophone B7 fará um show cover do grupo britânico. A atração, gratuita, será às 20h, na Praça de Eventos do centro de compras (Avenida Guilherme Schell, 6.750). Durante o evento, promovido pela loja Get Back, haverá sorteio de brindes.



Hospital Universitário amplia atendimento a mais dois convênios

12 de julho de 2011 0

Matheus Beck, Especial
O Mãe de Deus/Ulbra firmou nesta tarde de terça-feira o convênio com o Instituto de Previdência do Estado (IPE) e com o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (CanoasPrev). Com isso, o Hospital Universitário (HU) passará a realizar 30% de seus atendimentos por meio dos dois convênios – os outros 70% são destinados a pacientes do SUS.
Há mais de seis meses na cidade, o grupo Mãe de Deus detém a gestão do HU. Hoje o hospital atua com 60% da ocupação total e possui 250 leitos. No entanto, o prefeito Jairo Jorge afirma que buscará junto ao governo do Estado a verba necessária para dobrar esse número:
- Os recursos adicionais que estamos pactuando com a Secretaria da Saúde do Estado farão com que alcancemos os 500 leitos até o final do ano, que é o número considerado ideal.
Em junho, foram inaugurados os ambulatórios de Cardiologia, Traumatologia e Medicina Vascular. A instalação do serviço de Ressonância Magnética e de mais duas salas de cirurgia está programada para a próxima sexta-feira e, na próxima segunda-feira, os centros de Saúde Auditiva, Endoscopia e Colonoscopia serão instalados. De acordo com o Presidente do IPE, Walter Morigi, a ampliação dos serviços fará com que Canoas atenda outras cidades da região e ajude a desafogar os hospitais da Capital.



Caio Pereira no Festival de Cinema de Gramado

12 de julho de 2011 0

O Festival de Cinema de Gramado 2011, que começa em 5 de agosto, teve um aumento produtivo de 45% em relação ao ano passado: foram inscritos 180 longas e 323 curta-metragens.

Nas 48 inscrições da Mostra Gaúcha está o Um Dia Daqueles, do canoense Caio Pereira. O curta do adolescente de 12 anos (escrito com José Rodolfo Masiero) foi um dos 20 selecionados da mostra.

Atrasos e lotação em ônibus irritam canoenses

11 de julho de 2011 0

Por Mário Amaral Teixeira, do Conselho de Blogueiros
Os constantes atrasos na linha de ônibus intermunicipais Canoas-Cachoeirinha-Canoas, atendida pela Vicasa (Viação Canoense), têm irritado aos usuários. Centenas de trabalhadores  se utilizam da linha diariamente.
O problema não é recente. Muitos são os que ligam para a empresa reclamando do problema.  No entanto, nada é feito visando sanar o desconforto. E ainda há o problema da super lotação. Nos horários de pico, as pessoas viajam amontoadas nos corredores e ocupam até os degraus das escadas, o que é um tanto inseguro.
Para os que residem em Cachoeirinha, ainda há a possibilidade de utilizarem o ônibus da empresa Sogil, que vai até Gravataí e utiliza quase que o mesmo trajeto que a linha do ônibus da Vicasa. Acontece que a passagem deste é um real mais cara e pesa no bolso.
Dia desses, num final de tarde, presenciei um grupo de enfermeiras que embarcou na parada do hospital Nossa Senhora das Graças para Cachoeirinha. Elas mostraram-se surpresas ao ver uma das colegas acomodadas num dos bancos.  A mesma mostrando um semblante cansado disse que havia descido até três paradas antes, na Santos Ferreira, para conseguir o lugar.
Conversei por telefone com o engenheiro de tráfego e gerente de planejamento da Vicasa que mencionou que até o final do mês de julho a empresa realizará um estudo sobre a linha:
_ Temos hoje 12 veículos que fazem a linha Canoas-Cachoeirinha-Canoas. É de nosso conhecimento o atraso nos horários de pico. Atribuímos isso ao tráfego intenso de vias como a BR-116, em Canoas, e a Avenida Flores da Cunha, em Cachoeirinha, que passa por reformas. No entanto, orientamos aos motoristas para que não andem além da velocidade. Preferimos a segurança dos passageiros do que o cumprimento do horário. Acreditamos que. com o estudo já iniciado e que será apresentado a Metroplan, ainda no mês de agosto serão implantadas melhorias como remanejamento de linhas e a disposição de mais alguns ônibus.
Aguardemos então o mês de agosto para que ocorram as melhorias prometidas pelo engenheiro. Os trabalhadores que utilizam o transporte intermunicipal agradecerão. Se for preciso, voltaremos ao assunto.



Geada no Capão do Corvo

08 de julho de 2011 1

Como em todo o Rio Grande do Sul, o inverno também deixou suas marcas em Canoas. Veja o relato e algumas fotos enviadas pelo leitor Elso Corrêa, morador do bairro Nossa Senhora das Graças.
“Caminhei com alguns amigos na quinta-feira, 7 de julho, no Capão do Corvo. Alguns amigos não aparecem na foto porque estão com medo da geada! Falei para eles que geada não mata, e, sim, conserva! Abraço a todos e um bom inverno! Não esqueçam de se vacinar contra a gripe H1N1!”