Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2011

Aparelhos para o HNSG é obra mais votada no OP Digital

30 de setembro de 2011 1

A aquisição de um aparelho de tomografia e até três de ecografia para o Hospital Nossa Senhora das Graças foi o projeto mais votado como obra para a cidade no Orçamento Participativo. Com 715 votos, a proposta garantiu o investimento de R$ 1 milhão para o ano que vem. A expectativa é que os novos equipamentos beneficiem 1,5 mil pacientes do SUS por mês.

Em segundo lugar, ficou a ampliação do Centro de Bem Estar Animal com 679 votos. Em terceiro, com 493 votos, a construção de um Centro de Economia Solidária. As propostas de ampliação das Unidades Básicas de Saúde e das Unidades de Pronto Atendimento e a instalação de novas câmeras de videomonitoramento receberam, respectivamente, 435 e 137 votos.


Caminhada em homenagem a Xangô no Capão do Corvo

30 de setembro de 2011 0

No domingo ocorre a Caminhada em Homenagem a Xangô. A saída será às 15h na sede da Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (FAUERS – Rua Fernando Abbot, 159) e a chegada está programada para as 16h30min no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), quando acontecerá uma cerimônia religiosa. Informações pelo fone 3472-3500 ou pelo e-mail contato@fauers.com.br.

Hoje nas bancas

30 de setembro de 2011 0

Uma tecnologia que utiliza o calor do sol para esquentar a água e ajuda a economizar energia elétrica é testada em Canoas. Até 63 famílias serão beneficiadas. Saiba como funciona o sistema e porque ele pode dar certo no Mais Canoas desta sexta-feira.

Conheça também a história de Cláudia Vargas que, em uma década, passou de funcionária de um quiosque no Canoas Shopping à diretora comercial da rede. Neste mês, ela abriu sua própria filial a poucos metros de onde começou a carreira.

No Mais Esporte, veja como foi o desempenho de três judocas do Canoas Rio Branco nos Jogos Olímpicos Escolares. Um deles trouxe até a medalha de ouro. E no Mais Ensino descubra a relação de alunos do ensino fundamental e médio com o meio ambiente em texto enviado por uma leitora.

E se você quiser participar também, sugerindo pautas e enviando fotos de paisagens ou cenas curiosas do cotidiano, escreva para nós através do e-mail canoas@zerohora.com.br.

Esgoto canalizado na Boqueirão

29 de setembro de 2011 0

Na última edição do Mais Canoas, o leitor Sérgio Pacheco questionou a falta de saneamento no fim da Rua Boqueirão. De acordo com ele, o problema persistia há mais de um ano. A Secretaria Municipal de Obras se pronunciou afirmando que faria uma vistoria no local na tarde da última quinta-feira. Após a análise, ficou constatado o problema, e a obra foi realizada no sábado.

Treinamento na Base Aérea de Canoas

29 de setembro de 2011 1

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Muito em breve, milhares de pessoas da cidade e região metropolitana correrão para a Base Aérea de Canoas (Baco) afim de prestigiar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, em 12 de outubro, o que já é tradicional. Mas gostaria de contar um pouquinho da história dessa instituição que confunde-se com a própria história de Canoas.

A origem da Baco remonta a 29 de março 1933, com a ativação do 3º Regimento de Aviação do Exército sediado em Santa Maria. Em 1935, ocorre o início de preparação do terreno, na localidade de Canoas, então município de Gravataí, para a construção de um campo de pouso e instalações para a nova sede do 3º Regimento de Aviação.

Em 1937, o 3° Regimento de Aviação é transferido para Canoas e ocupa o local, onde hoje se encontra o Quartel-General do 5º Comar (Comando Aéreo Regional). Em 20 de janeiro de 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, o acervo de pessoal e material da Aviação Militar do Exército transfere-se para a nova arma. Finalmente, o decreto-lei 6.814, de 21 de agosto de 1944, cria a Base Aérea de Canoas.

Atualmente, a Base Aérea de Canoas é sede de cinco unidades: 1°/14° GAV (Grupo de Aviação Esquadrão Pampa), equipada com aviõs Tiger F-5EM, 5° ETA ( Esquadrão de Transporte Aéreo), Esquadrão Pégasso, equipado com aviões Bandeirante, 2°/1° Grupo de Comunicação e Controle, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas e Binfae (Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Canoas).

A Base Aérea de Canoas está sediando, até sexta-feira, o Exercício Operacional REVO 2011, que objetiva treinar diversos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) no reabastecimento de aeronaves em voo. Entre as unidades deslocadas para Canoas estão o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar, sediado na Base Aérea de Anápolis, com aeronaves Mirage 2000; o Primeiro Grupo de Caça (1º GAVCA) com aeronaves F5M, vindo da Base Aérea de Santa Cruz (RJ), e o Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1º/4º GAV) – Esquadrão Pacau, também com aviões F-5M, sediado na Base Aérea de Manaus.

O 1º/14º GAV – Esquadrão Pampa, de Canoas, também participa com suas aeronaves F-5M. Para que os aviões de caça supersônicos possam treinar o reabastecimento em voo, o Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, que opera com aviões KC-137 – Boeing, veio diretamento do Rio de Janeiro com uma aeronave de abastecimento. Cerca de 150 militares treinarão em diferentes horários, até mesmo à noite.

Grupo de escoteiros sobrevoa a cidade

28 de setembro de 2011 2

O grupo Escoteiro do Ar 14-Bis tornou real a paixão que leva no nome. No último sábado, eles sobrevoaram a cidade e a capital Porto Alegre em uma aeronave EMB 120 Brasília da Base Aérea de Canoas.

Os 25 jovens entre sete e 18 anos curtiram a vista da Usina do Gasômetro, dos estádios Olímpico e Beira Rio e a vastidão do Rio Guaíba. O comissário distrital Carlos Almada afirmou:

- É uma experiência única que tentamos proporcionar aos nossos jovens. Queremos que com isto eles se apaixonem pela Aeronáutica, Ciências e Biologia. Desta forma vão se dedicar mais aos estudos e se tornarão grandes cidadãos para nossa cidade.

Os escoteiros agradecem ao apoio do 5º Comar e do 5 ETA pela realização do sonho.

Fotos: Divulgação/Gear14Bis

Divulgados projetos vencedores da 2ª rodada do OP

27 de setembro de 2011 0

Na manhã de segunda-feira, em cerimônia na Prefeitura Municipal, ficaram conhecidas as obras vencedoras da 2ª rodada do Orçamento Participativo. Cada um dos 15 projetos receberá R$ 500 mil de investimento. Confira a relação dos vencedores:


Sudoeste

Mato Grande: asfaltamento das Ruas E. Finkler e A. Wobeto

Fátima: abertura de ruas da cooperativa

Rio Branco: reforma do ginásio da escola Monteiro Lobato


Sudeste

Niterói: reforma da Rua T. Bogen

João de Barro: asfaltamento da Rua Paulo Fontelles

Nossa Senhora das Graças: reforma da escola Duque de Caxias


Nordeste

Guajuviras: reforma da quadra de esportes da escola Nancy Pansera

Estância Velha: escritura da área da Sete de Setembro

São Vicente: reforma da escola Sete de Setembro

Igara: construção do Centro Cultural São José


Noroeste

Santo Operário: asfaltamento na Rua São Pedro Pescador

Mathias Velho / São Luis: reforma das escolas Vó Inezinha e Pingo de Gente

Mathias Velho / União dos Operários: asfaltamento da Rua Sinos da União

Getúlio Vargas: asfaltamento das Ruas Chico Mendes, Roseli e Orlando Goethe

Harmonia: construção de academia em praças


O prefeito Jairo Jorge destacou que muitos grupos se organizaram para defender um mesmo projeto em vários bairros, o que diminuiu a intensidade da participação na segunda rodada:

- Foi mais disputada na primeira rodada, mas o importante é a mobilização e a participação da comunidade.

No mesmo evento, foi lançado o novo portal da cidade, com espaço destacado para interação, áreas multimídias e redes sociais.

E o lixo continua

27 de setembro de 2011 0


Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Sei que o tema é recorrente no Mais Canoas. No entanto, não dá para ignorar. Estou realmente impressionado com a montanha de lixo existente na Rua Dona Maria Isabel, no bairro Harmonia. A via que costeia os trilhos do trem está impregnada. Na tarde da quarta-feira, cruzei por lá para ir até uma empresa que fica no final da rua.  Registro a seguir o que vi. Primeiro: o motorista de um van que estacionou calmamente e despejou vários detritos de obra.

Segundo: Alguns catadores reviravam as montanhas de lixo sem ter o mínimo cuidado. Indagados sobre os perigos, um deles respondeu o seguinte: – Não dá nada. Estamos acostumados.

Terceiro: Alguns cães de rua furavam sacos de lixo com restos de comida.

Quarto: Junto ao lixo, existe água empoçada. Um prato cheio para a proliferação de mosquitos da dengue.

Somente quem cruza pelo lugar pode ver e também sentir o cheiro insuportável que eu acabo de narrar. Mais uma vez, acredito que este problema está nas pessoas que precisam se conscientizar e não largar lixos em lugares como este. Como a rua é o acesso para uma importante empresa do município, acredito que a mesma poderia preocupar-se com o problema e tentar resolvê-lo com algum tipo de campanha de conscientização e até fiscalização. O problema não está apenas no poder público que se encarrega de retirar o lixo e depois de alguns dias a montanha retorna. Quando finalmente alguns aprenderão sobre o mal que estão causando ao meio ambiente, hein?


Hoje nas bancas

23 de setembro de 2011 0

O Orçamento Participativo deste ano terá a possibilidade de votação online na obra destinada à cidade. Para esclarecer ao leitor sobre as cinco finalistas, o Mais Canoas explica o que é cada projeto e qual é a situação atual de cada um.


No Mais Ensino, saiba como a presidente da Casa do Poeta de Canoas, Maria Rigo, faz para renovar o público em quase uma década da entidade. Confira também a programação dos Jogos de Integração de Idosos (JIIDOS), que inicia na próxima sexta-feira.


Conheça Michelle Manfroi, a dentista que decidiu ajudar jovens e adolescentes com o tratamento odontológico de graça através do Dentistas do Bem.  Ela é a coordenadora da unidade no município e, por enquanto, sua única integrante.


Os pedidos da comunidade e as fotos dos pontos de destaque da cidade também estão no suplemento semanal. Se você quiser contribuir para a próxima edição, envie suas dicas, fotos e sugestões para o e-mail canoas@zerohora.com.br.

Prefeitura apresenta novas ferramentas

22 de setembro de 2011 0


Foto: Matheus Beck

Foto: Matheus Beck


As secretaria de Obras e de Segurança receberam da Prefeitura um investimento em novas ferramentas.


Para acelerar as obras da cidade, foram adicionadas à frota seis retroescavadeiras e uma pá carregadeira. O valor das novas aquisições é de R$ 1.631.


O objetivo é acelerar o processo e atingir a meta de 20 quilômetros asfaltados no ano.




Foto: Divulgação PMCA


Já a segurança ganha um novo aliado. Foram adquiridos 10 tablets (computadores em forma de prancheta) para o preenchimento de ocorrências por parte da Guarda Municipal.


Duas equipes iniciarão a experimentá-los na semana que vem, mas o funcionamento pleno do sistema começará apenas no ano que vem.

Baile de idosos no sábado

20 de setembro de 2011 0

O Grupo Renascer, que já completou 18 anos de existência, promove mais um evento de seu calendário anual. No sábado (24/9), acontece o Baile da Maior Idade no salão da Igreja São Paulo, no Niterói, próximo à Praça Dona Mocinha. A festividade inicia às 13h30min com a Banda RM e segue com muitos comes e bebes até às 17h30min. O valor do ingresso é R$ 5. Informações através do fone 3475-2759.

Saiba o que abre no feriado

20 de setembro de 2011 0

Confira abaixo quais são os horários de atendimento dos principais estabelecimentos comerciais de Canoas neste feriado deRevolução Farroupilha:


Canoas Shopping: 11h30min às 22h

> Praça de Alimentação: 11h30min às 22h

> Lojas: 14h às 20h (abertura opcional)

Hipermercado Bourbon: 9h às 22h

> Praça de Alimentação: 11h às 20h

> Lojas: 14h às 20h (abertura opcional)

Carrefour: 9h às 21h

BIG: 9h às 21h

Maxxi: 9h às 19h

Nacional G. Vargas: 9h às 21h

Nacional J. Castilhos: 9h às 20h

TodoDia Estância Velha: 8h às 21h

A solidariedade tradicionalista canoense

19 de setembro de 2011 0


Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Iniciada no dia 12 de setembro, a Gincana Cultural da 19ª Semana Farroupilha de Canoas, coordenada pela equipe da Diretoria de Cultura da Associação das Entidades Tradicionalistas de Canoas (AETC), contou com sete equipes participantes.
Em uma das tarefas, era pedido que fossem arrecadados gêneros alimentícios e roupas. A tarefa foi cumprida com o total de 1,3 mil quilos de alimentos e 5,2 mil peças de roupas, que foram repassadas à Defesa civil do município, a qual atende um pedido da coordenadoria estadual e fará o repasse ao Estado vizinho de Santa Catarina.
Esta é uma demonstração de que o tradicionalismo desenvolve também uma profunda atividade social, não se restringindo somente a comemorações à base de churrasco e bailes.

Parquímetros são instalados no Centro

16 de setembro de 2011 0


Começaram a ser instalados os equipamentos da Área Azul em cinco pontos do centro de Canoas. Já há parquímetros nas ruas Tiradentes, 15 de Janeiro esquina com a Frei Orlando, 15 de Janeiro entre a Regente Feijó e Ipiranga, 15 de Janeiro esquina com Fioravante Milanez e Frei Orlando em frente ao Posto de Saúde. Serão instalados 20 unidades.
Nesta semana, começarão as entrevistas para o treinamento de guardadores de carros cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social que atuarão na fiscalização do estacionamento rotativo.
O diretor de Trânsito, Paulo Astrana, afirma que a expectativa é iniciar efetivamente o funcionamento da Área Azul na primeira quinzena de outubro.
Como funcionará

> 760 vagas no Centro
> O tempo mínimo será de meia hora, custando R$ 0,60, e máximo de duas horas, ao custo de R$ 2,50
> O pagamento pode ser feito com moedas ou cartão eletrônico e a verba arrecadada será destinada à conservação das câmeras de videomonitoramento
> 15 vagas serão destinadas a pessoas com deficiência e 38 para idosos



Hoje nas bancas

16 de setembro de 2011 0

Conheça o movimento inciado por presidentes de clubes de Canoas que busca revitalizar as agremiações. A mobilização visa montar um calendário único e resolver os problemas de pagamento de impostos.

No Mais Esporte, veja como foi o desempenho de Camila Barreto, uma das judocas que já são realidade no judô brasileiro. Ela foi a Santiago, no Chile, e trouxe a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano. Quem também brilha são os jovens poetas que participam do concurso Poesia no Varal, uma iniciativa da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva para comemorar seus 45 anos.

O Nome desta edição, Edir Comassetto, ex-comissário de polícia, relembra o ano em que formou-se paraquedista.

Na sessão Em Foco, o destaque é um outro olhar sobre a praça ao lado do 5º Comar. Se quiser colaborar e nos ajudar a fazer a publicação, envie suas imagens, dicas e sugestões pelo e-mail canoas@zerohora.com.br.