Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de outubro 2011

Hoje nas bancas

28 de outubro de 2011 0


No Mais Canoas desta semana, veja como foi a mudança das primeiras famílias que vivem em área do futuro traçado da Rodovia do Parque (BR-448) para a Vila de Passagem.  Em um primeiro momento, cem famílias serão reassentadas em 137 módulos. A mudança era um dos entraves na progresso da construção da estrada.

Crianças do programa Primeira Infância Melhor (PIM) receberam do Senac vestimentas que são, ao mesmo tempo, uma forma de brincar. Uma camiseta pode virar um jogo da memória ou uma saia pode ser também uma barraca. Essa é a história que contamos na seção Mais Ensino.

O carateca Adriano Nascimento participa nesta sexta, em Porto Alegre, da 1ª edição do Kumite MMA Combate. O evento reunirá 24 lutadores internacionais de artes marciais mistas. Ele será o segundo a entrar no ringue, na programação de lutas, contra Jonas Bueno. Leia mais sobre a trajetória do canoense na seção Mais Esporte.

Na seção Perfil, o coronel José Carlos Azeredo, urologista e diretor do Hospital de Aeronáutica de Canoas, conta detalhes de sua relação com a cidade.

Mande suas sugestões de reportagem e fotos para as seções do suplemento pelo e-mail canoas@zerohora.com.br

Últimos dias para conferir exposição

27 de outubro de 2011 0

O Arte Vida Atelier promove no Espaço Cultural Modesto Galinatti do Challenge Centro de Idiomas (Rua General Salustiano, 215) a Lótus Exposição de Pinturas. A visitação é das 8h às 22h. Quem quiser pode levar um brinquedo novo e participar da campanha Levando Sorriso.

 

50 anos da Escola Ícaro

26 de outubro de 2011 0

Em 22 de outubro, ocorreu à Feira Multidisciplinar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ícaro, no bairro Fátima. Um evento repleto de atrações de qualidade.

Na oportunidade, conversei com a diretora Jacqueline Mendonça:

- Este evento é a culminância das atividades realizadas durante o ano letivo.  Serve para apresentarmos aos pais, comunidade e imprensa o que produzimos.

Tive igual oportunidade de falar com a professora de língua portuguesa Hosana Colovini, responsável pelo “cantinho da leitura” e também de um teatro de fantoches apresentados pelos alunos do6º ano. Ela se mostrava radiante:

- No cantinho da leitura, convidamos os participantes a lerem histórias em quadrinhos.  No teatro de fantoches, atiçamos a criatividade de nossos alunos. Funciona muito bem.

Em 12 de novembro, será a atividade de comemoração de 50 anos da escola, completos em 1º de março.

- Deixamos a comemoração para o final de ano. Faremos um grande evento com carreata, bolo e homenagens diversas.  Servirá também para promovermos a nossa escola e buscarmos novos alunos. Queremos a nossa escola cada vez mais de portas abertas à comunidade. Temos capacidade e queremos abrigar mais alunos em 2012.

Mas, antes da comemoração do dia 12, ocorrerá a eleição para a direção da escola, em 7 de novembro. A  votação ocorrerá na escola entre 8h e 21h.

Canoense é campeão de jet ski em Balneário Piçarras

25 de outubro de 2011 0

Tiago Geitens foi campeão da 13ª edição do Jet Waves World Championship, no último domingo. Ele venceu o francês Pierre Maixent, pentacampeão mundial da modalidade, e contou com a ausência no principal concorrente, o norte-americano Ross Champion. A terceira e última etapa do Mundial de Freeride da Internacional Professional Watercraft Association (IPWA) foi disputada no Balneário Piçarras.

A matéria completa pode ser conferida no blog Mar Aberto, de Cristiano Rigo Dalcin.

Policiamento comunitário

25 de outubro de 2011 0


Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

Algo tem me chamado a atenção junto ao 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que passa por dificuldades, recentemente, noticiadas no Diário Gaúcho, como a falta de materiais básicos – coletes, armas e munição, veículos e até mesmo combustível, além de déficit operacional aliado aos baixos salários pagos a corporação. Especificamente na área onde resido, o bairro Fátima, que é de  responsabilidade do capitão João Marcelo e da 4ª Companhia, observo em muitos pontos comerciais cartazes com um número telefônico afixado na parede.

Este é o numero da Companhia na Rio Branco, e sendo disponibilizado em locais de circulação, visa a aproximar a BM da comunidade do entorno, que, assim,  sente-se mais segura, pois sabe que, ao ligar, será atendida de forma mais rápida. Lastimavelmente, ainda existem pessoas que passam trotes telefônicos em serviços essenciais, o que pode comprometer vidas ou dificultar o atendimento em situações de crimes ou outros sinistros.

Estacionamento rotativo começou às 11h30min de hoje

24 de outubro de 2011 0

Se o número de carros estacionados na Área Azul representa o descontentamento dos canoenses com o estacionamento rotativo, a implantação foi rejeitada. Menos de duas horas após o lançamento oficial, poucos veículos estavam parados na Rua 15 de Janeiro, nas proximidades do Unilasalle.

Por outro lado, o tempo foi suficiente para que alguns motoristas fossem autuados por não colocar o tíquete no painel.

Em todo o Centro, são 760 vagas disponíveis aos motoristas. Os valores do parquímetro vão de R$ 0,60 a R$ 2. O período mínimo de estacionamento é de 30 minutos e o máximo, de 2 horas.


Confira clipe oficial de Rodrigo Ferrari

21 de outubro de 2011 3

Curtiu a história de Rodrigo Ferrari, O Nome da última edição do Mais Canoas? Então confira o clipe oficial da música Já Fiz de Tudo, canção de trabalho do artista que já rola nas rádios gaúchas:


Hoje nas bancas

21 de outubro de 2011 0

Na próxima segunda-feira, começa o estacionamento rotativo na área central da cidade. Para facilitar a vida dos motoristas, a edição de hoje do Mais Canoas apresenta um mapa com os locais de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência e motos, além da localização de cada um dos 22 parquímetros. Um serviço completo com horários, preços e como usar os equipamentos também ajudará o leitor a se orientar no Centro com as mudanças.

No Mais Esporte, você confere uma mudança que promete revitalizar o Guajuviras. A Praça da Juventude deve ser inaugurada em abril de 2012 e oferecer um novo espaço para a prática de esportes e para receber eventos sociais e culturais. Outros projetos que seguem vivos na estratégia da prefeitura são o rebaixamento do metrô e a construção do túnel da Domingos Martins sob a BR-116. Em entrevista exclusiva, o prefeito Jairo Jorge afirma que a não inclusão do projeto do trensurb no PAC Mobilidade não impede a execução e dele e projeta outras formas de financiamento.

Saiba também detalhes do início da carreira do cantor Rodrigo Ferrari. E conheça a Associação Grupo Chimarrão da Amizade, entidade do Mathias Velho que ajuda a integrar e gerar renda para as famílias.

Não esqueça que o suplemento é feito pelos leitores. Envie suas sugestões, reclamações e registros fotográficos para o e-mail canoas@zerohora.com.br.

Ações por cultura na Erico Verissimo

19 de outubro de 2011 0

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

A conquista do primeiro lugar entre as escolas estaduais de Canoas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 pela Escola Verissimo, do bairro Igara, foi mais do que merecida.Não é de hoje que a escola se preocupa em envolver os alunos nos mais diversos eventos culturais. Sejam eles dentro ou fora da cidade.

– Em 2008, ficamos em terceiro lugar. A direção e os alunos se dedicaram ainda mais e, em 2009, conquistamos a segunda colocação. A conquista do primeiro lugar em 2010 foi uma vitória de todos – comenta a diretora, Isabel Amaral.

Entre os dias 13 e 17 de outubro, a escola promoveu a segunda edição da Feira do Livro. Neste ano, o patrono do evento foi o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil.

– O encontro com o escritor foi um momento especial. Ele ficou feliz com a qualidade das perguntas dos alunos que tiveram contato com as suas obras.

A parceria com um instituto fez a cultura estar ainda mais presente na escola. Saídas de alunos para visitas a teatros, eventos como a Bienal ou cinema são cada vez mais frequentes.

A escola promove outros eventos ao longo do ano, como saraus e concursos de redação durante o período letivo.É simples fazer diferente. O fator determinante é o querer e, em seguida, o envolvimento e a dedicação por parte da direção, dos professores e dos alunos. E isto a escola Erico Verissimo sabe fazer, e muito bem.

É importante saber que portas abertas à cultura fazem a diferença.

Biblioteca João Palma da Silva comemora 45 anos

14 de outubro de 2011 0

Para a festa de 45 anos, a Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva (Rua Ipiranga, 105) convida a comunidade para as comemorações. A partir de segunda-feira, uma série de atividades gratuitas abertas ao público marcará a celebração. A única exigência é o agendamento prévio através do e-mail bibliotecacanoas@gmail.com ou do fone 3462-1622.


Programação:


Dia 17 (segunda-feira):

10h – Apresentação do Grupo Vocal Encanto (Microcrédito Cultural), Saguão da Biblioteca Pública

Abertura da Semana de Aniversário da Biblioteca Pública com a Mostra Virtual “Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva: 45 Anos de Saberes”, no Saguão da Biblioteca Pública

14h30min – Oficina de Contação de Histórias com a escritora Jussara Mello (Editora Saraiva), no Auditório

da Biblioteca Pública

Público-alvo: ensino fundamental

15h – Contação de história com o Boneco Bastião, em frente a Biblioteca Pública

Contação de história com o Boneco Juca, na Ala pediátrica do Hospital Universitário

Público-alvo: Pacientes internados e acompanhantes

19h – Aula aberta: Curso de Criação Literária – Isso não é uma oficina – escritor convidado Reginaldo Pujol

Filho, na Biblioteca Pública.

Público-alvo: escritores, professores e público em geral


Dia 18 (terça-feira):

10h – Contação de História “A Chegada dos Tamptons” com Fernando Lima, no Auditório da Biblioteca

Pública

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental

Contação de história com o Boneco Juca, na Feira do Livro de Niterói

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental

14h – Apresentação do Grupo “Canto Comtel” com crianças da COMTEL – Guajuviras (Microcrédito

Cultural), no Auditório da Biblioteca Pública

Oficina de Criatividade com Fernando Lima na Subprefeitura Sudeste (Rua Marechal Rondon, 100 –

Bairro Niterói)

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental

Apresentação de dança infantil com o Grupo Art & Dança, – coreografia: Brincando, brincando agente

dança!!-, no Saguão da Biblioteca Pública

Público-alvo: educação infantil e público em geral

15h – 1, 2, 3… Era uma vez Especial com o Boneco Juca – Inauguração Bebeteca no Setor Infantojuvenil

da Biblioteca Pública

Público-alvo: educação infantil


Dia 19 (quarta-feira):

8h30min – III Encontro de Contadores de História de Canoas, mediação: Maristela Bongiorni e Sônia Petry

Participação especial do Professor André Luiz dos Santos Cardoso, condutor do Grupo

Cantares, com a Oficina de Técnica Vocal, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: contadores de história e mediadores de leitura

13h30min – III Encontro de Contadores de História de Canoas, mediação: Maristela Bongiorni e Sônia

Petry

Participação especial do Professor André Luiz dos Santos Cardoso, condutor do Grupo

Cantares, com a Oficina de Técnica Vocal, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: contadores de história e mediadores de leitura

19h30min – Teatro de Sombras – História do Negrinho do Pastoreio – com Sônia Petry, Maristela

Bongiorni, Alba Brito, Rômulo Griebler, no Auditório da Biblioteca Pública

Público-alvo: alunos de EJA, Ensino Médio e público em geral

20h – Clube de Leitura e Arte – Oficina de Literatura e Arte: cordel e xilogravura da obra 300 Onças de

Simões Lopes Neto adaptado em cordel por Areovaldo Viana e Jô Oliveria, mediação: Fernando Lima

e Miriam Oliveria, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos de EJA, Ensino Médio e público em geral


Dia 20 (quinta-feira):

9h30min – Encontro com o escritor Jari da Rocha, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

10h – Participação do Boneco Juca na 9ª Feira Multidisciplinar (SME), na Praça da Emancipação e na

Rua XV de Janeiro

11h – Intervenção Poética com Deise Meneguel e Charles Brito, na Biblioteca Pública

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

14h30min – Intervenção Poética com Deise Meneguel e Charles Brito, na Biblioteca Pública

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

15h – Clube de Leitura e Arte – Oficina de Literatura e Arte: cordel e xilogravura da obra 300 Onças de

Simões Lopes Neto adaptado em cordel por Areovaldo Viana e Jô Oliveira – mediação: Fernando

Lima e Miriam Oliveira, escritor convidado Henrique Martins, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

19h30min – Documentário Audiovisual sobre “Vida de Coruja” e debate com Cláudia Ávila (Microcrédito

Cultural), no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos de EJA, Ensino Médio e público em geral


Dia 21 (sexta-feira):

14h – Oficina de quadrinhos com Henrique Martins de Freitas na Biblioparque no Parque Municipal

Getúlio Vargas – Capão do Corvo – (Rua Dona Rafaela, s/n) (Microcrédito Cultural)

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

15h – Apresentação da Orquestra de Câmara de Canoas, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: Escritores, músicos e público em geral

19h – Lançamento do livro A MÃO ESCARLATE e outras histórias sobrenaturais do escritor Henrique

Martins de Freitas com exposição de obras do Artista Plástico Fernando Lima. Coquetel de

lançamento, na Biblioteca Pública.

Público-alvo: público em geral


Dia 23 (domingo):

10h – Participação do Boneco Juca como mestre de Cerimônia na abertura oficial da JORNADA

CANOENSE PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR. Apresentação do Boneco Bastião entre

outras atividades do PIM no Parque Municipal Getúlio Vargas – Capão do Corvo – (Rua Dona

Rafaela, s/n)


Dia 24 (segunda-feira):

10h – Teatro com a História Branca de Neve em Libras, Professora Mari Mantelle e servidores

Municipais do curso de Libras, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

14h – Encontro com o Escritor Jairo Luiz de Souza e Zé Caradípia sobre o livro Mariana em Canto, no

Auditório da Biblioteca Pública.,

Público-alvo: alunos do Ensino Fundamental e público em geral

19h30min – Peça de Teatro “O Cortiço”, com Janete Costa e Grupo CARAPATICUM (Microcrédito

Cultural), no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos de EJA, Ensino Médio e público em geral


Dia 25 (terça-feira):

10h – Poesia em movimento com Caroline Fossá (Poesia Premiada no II Concurso de Poesia no Varal

da Biblioteca Pública), na Biblioteca Pública.

Público-alvo: público em geral

14h – Debate sobre Moacyr Scliar, com Maria da Glória Bordini, Abrão Slavutzky e mediação de

Débora Mutter, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: alunos a partir do 8º ano e ensino médio, professores, escritores e público em geral

19h30min – Encontro com escritores canoenses, ACE e Casa do Poeta, em homenagem ao Dia do

Escritor Canoense – Tema: A Magia de Ler, no Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: escritores, professores, alunos de EJA, Ensino Médio e público em geral


Dia 26 (quarta-feira):

16h – Premiação Poesia no Varal e entrega de Diplomas Amigos do Livro, no Auditório da Biblioteca

Pública.

Público-alvo: público em geral

17h – Confraternização com os Usuários e Convidados, no Auditório da Biblioteca Pública.

Apresentação do Grupo Musical Cama, Mesa e Banho (+ de 120.000 acessos no Youtube), no

Auditório da Biblioteca Pública.

Público-alvo: usuários e convidados da biblioteca

18h – Participação do Boneco Juca como mestre de cerimônia no Espetáculo PITOCANDO: música

para crianças (PIM), no Auditório Sady Schivtz, na Prefeitura Municipal de Canoas – Rua XV

de Janeiro, 11.

19h – Inauguração da Audioteca com audição comentada de Sérgio Karan, na Biblioteca Pública – (a

confirmar)

Público-alvo: público em geral

Seminário de Transparência e Controle Social terá presença do governador Tarso Genro

12 de outubro de 2011 0

O 1º Seminário Estadual de Transparência e Controle Social – Encontro de Sensibilização e Formação terá a abertura do governador Tarso Genro. O evento acontece amanhã a partir das 14h no Salão de Atos do Unilasalle. O seminário irá tratar a questão da transparência e da soberania popular no controle de gastos públicos.


Confira a programação:

14h – credenciamento

14h30 – formação da mesa: governador Tarso Genro; prefeito Jairo Jorge; procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga; secretário de Planejamento, João Motta; chefe da Casa Civil, Carlos Pestana; e Fábio Valgas, representante da Controladoria-Geral da União

15h – apresentação da Rede Escola de Governo – Jorge Branco, diretor-presidente da Fundação de Desenvolvimento e Recursos Humanos

15h15 – apresentação da Conferência Estadual de Transparência e Controle Social (Consocial) – Juliana Foernges, subchefe de Ética, Controle Publico e Transparência da Casa Civil

15h30 – painel Controle Social e Institucional na Gestão Pública
Palestrantes: Oded Grajew, presidente do Instituto Ethos, Sandro Trescastro Bergue, diretor da Escola Superior de Gestão e Controle e Francisco Juruena

17h30 – encerramento


Informações e inscrições:

3210-4302

consocial@casacivil.rs.gov.br


Odir deve chegar amanhã para conhecer a mãe

11 de outubro de 2011 2


Odir com filhas e neto/Arquivo Pessoal

Se a previsão for confirmada, Odir Mendes desembarcará amanhã no Aeroporto Salgado Filho. No saguão, os irmãos e a mãe – que ela conhece apenas pela Internet – estarão aguardando. Ontem, em conversa por telefone com o Mais Canoas, ela revelou o sentimento de descobrir a família que não conhecia.


Mais Canoas – Qual foi a tua reação quando soube da notícia?

Odir – Foi um misto de confusão e alegria. Fiquei meio receosa. Nunca tive contato com ninguém, nunca soube de ninguém. Então, fiquei surpresa. Acho que só vou saber da situação e realizar isto quando conversar com eles. Masfiquei feliz! É um capítulo que vai definindo algumas coisas. A gente precisa se conhecer, conhecer as raízes, e eu valorizo isso. Para a gente ser pleno, precisa que não tenha nenhuma lacuna no nosso emocional.

Mais Canoas – E como tua família reagiu?

Odir – Ficaram surpresos como eu. Mas torceram, as meninas ficaram amigas da Ana Maria (irmã mais velha) no Facebook. Elas (as irmãs, Rita e Ana) são muito amorosas, muito alegres. A gente percebe que são muito carinhosas.

Esquadrilha da Fumaça no Dia das Crianças

10 de outubro de 2011 0

Como todos os canoenses já aguardam, quarta-feira, 12 de outubro, é mais do que Dia das Crianças ou feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na data, costuma ocorrer a Exposição Aeronáutica (Expoaer) na Base Aérea de Canoas, que aguarda um público de 60 mil pessoas, na edição deste ano.

A Expoaer 2011 terá shows com a Esquadrilha da Fumaça, paraquedistas, exposição de aeromodelismo e outras atrações. Além disso, o público contará com praça de alimentação pontos de venda de artesanato e lembranças por parte de expositores.

PROGRAMAÇÃO

Quando: 12 de outubro

Horário: das 10h às 17h, mesmo com chuva

Local: Base Aérea de Canoas (Rua Augusto Severo, 1.700)

Atrações: exposição de aeronaves militares de diversos Esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB), da Marinha do Brasil e Brigada Militar, além de aeronaves civis de aeroclubes e escolas de aviação sediadas no Rio Grande do Sul. Exposição estática de aeronaves, decolagens e pousos do aviões militares, paraquedistas e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Há também o Hangar da Leitura – espaço cultural com atividades nas áreas de livro, leitura, cinema, dança, teatro e exposições.

Uma semana para mãe reencontrar a filha

07 de outubro de 2011 0


Georgina observa foto com três filhos, na qual Odir não está

Uma semana. Esta eternidade de sete dias é o que Georgina Alves, de 79 anos, terá de aguardar para conhecer a filha Odir, da qual se separou quando esta tinha oito meses. Na semana passada, suas filhas Ana e Rita encontraram a irmã em Curitiba (PR). Depois de contatos telefônicos, combinaram um reencontro no próximo final de semana na festa de aniversário da mãe.


_ Eu disse que o presente de 80 anos seria a Odir – conta Rita, a filha mais nova.

As irmãs relatam que choraram bastante desde que receberam a notícia, mas a mãe não.

_ Já chorei muito nesta vida. Agora só quero curtir – diz Georgina.

Na casa em que mora com Ana, toma conta das galinhas, faz pão caseiro e cuida do jardim. De Odir, guarda apenas a certidão nascimento – e a esperança de revê-la 54 anos depois.

A história completa pode ser acompanhada no blog e na próxima edição do Mais Canoas.

Feira de ciência e tecnologia na Ulbra

07 de outubro de 2011 0

A Ulbra Canoas promove até as 11h deste sábado, 8 de outubro, a 5ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep).

São 76 escolas técnicas de 42 municípios apresentando trabalhos sobre o tema Ciência e Tecnologia a Favor do Planeta.

Os melhores trabalhos, dentre 101 apresentados, serão premiados no encerramento da feira, a partir das 11h, no Auditório A do prédio 14.

Horário de visitação

Localização: prédio 16 da Ulbra (Avenida Farroupilha, 8.001)

> Nesta sexta-feira, 7 de outubro, das 8h30min às 21h, sem intervalo

> No sábado, 8 de outubro, das 8h30min às 11h