Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de novembro 2011

A polêmica do camelódromo

30 de novembro de 2011 3

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

O projeto da prefeitura para a construção de um camelódromo com lojas e praça de alimentação na estação Mathias Velho, da Trensurb, está envolto em polêmicas.

Conversei com os senhores Luiz Carlos Santos, o Maloca, como é conhecido, presidente da Associação de Vendedores Ambulantes do Bairro Mathias Velho (Assovam), e Diego Ribeiro, associado e comerciante no local há mais de nove anos.

- Acreditamos que a revitalização do local seja o caminho. A implantação de camelódromos em diferentes cidades não tem dado certo. Depois, serão mais de 400 lojas em um só lugar. A ideia é trazer todos os camelôs de Canoas para este espaço – comentou Maloca.

- Os quiosques existentes poderiam ser remodelados. As paradas revitalizadas. Investir em segurança também seria importante. Acredito que a construção do camelódromo e a centralização de camelôs não seja interessante nem para os comerciantes nem para os consumidores – enfatizou Diego.

Já as ambulantes Débora da Silva e Clarissa Nunes, que comercializam doces e bebidas em mesas junto aos terminais do ônibus, acreditam que o camelódromo trará benefícios aos comerciantes e a comunidade.

- Nós trabalhamos expostos ao tempo. O projeto é interessante, sim. As pessoas, para descerem até os terminais de ônibus, sairiam da estação e teriam de passar por dentro do camelódromo. Diferente do que ocorre em Porto Alegre, por exemplo – comenta Clarissa.

Conversando com camelôs do Calçadão, fui informado de que o prefeito garantiu que a construção do camelódromo não os afetará. No entanto, alguns se mostraram preocupados com a possibilidade de haver a remoção.

O fato é que os terminais de ônibus e o camelódromo do Mathias Velho precisam ser revitalizados.  Basta sabermos de que forma se dará.  Seria interessante tanto a Assovam como a prefeitura ouvirem os usuários do local antes de qualquer decisão. E, também, quem sabe, os moradores do Centro e dos demais bairros, para saber se concordam ou não com a centralização.

Território de Paz Mathias Velho é lançado

29 de novembro de 2011 0

Na tarde desta terça-feira, foi lançado o segundo Território de Paz em Canoas, que será instalado na Grande Mathias Velho. O bairro, assim como o Harmonia e as Vilas Santo Operário, Getúlio Vargas, União dos Operários, Natal e Bom Sucesso, receberá ações de pacificação que visam baixar os índices de violência.

O Mathias Velho é o bairro mais populoso da cidade e, junto ao Harmonia, concentra aproximadamente um terço dos homicídios no município. Para conter o avanço da criminalidade, o governo federal deverá investir mais de R$ 6 milhões em um núcleo de Justiça Comunitária, um Centro de Referência da Juventude e na instalação e ampliação dos sistemas de monitoramento de áudio e vídeo. Já o governo do Estado deve fortalecer as ações da Brigada Militar, além de implantar outros projetos sociais e culturais. A prefeitura ficará responsável pela infra-estrutura.

A cerimônia contou com a presença do governador Tarso Genro, do prefeito Jairo Jorge, do secretário estadual de Segurança, Airton Michels, e de outros representantes dos governos estadual e municipal. Conhecido pelos projetos sociais desenvolvidos na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o rapper MV Bill recebeu os aplausos mais entusiasmados da plateia:

_ O que me entusiasma é ver que esses projetos não incluem apenas o aparato policial, mas dão cidadania aos moradores.

Bichos tomam sol no Capão do Corvo

29 de novembro de 2011 1

Texto e fotos enviadas pelo leitor Elso Corrêa


“Fotos tiradas no sábado, 26 de novembro, de alguns animais nativos do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), pegando um sol nesta manhã. É muito lindo e bom de estar neste parque, que é um dos cartões postais de nossa cidade. A pista de caminhadas está adequada e conservada, gramas são cortadas com frequência.

Convido a todos os canoenses a frequentarem mais nosso parque, praticando caminhadas, que é muito bom para a nossa saúde. Também estão sendo montados aparelhos para a prática de exercícios físicos.”

Hoje nas bancas

25 de novembro de 2011 0

O projeto do Parque Canoas de Inovação foi apresentado nesta semana. Se for adiante, a Fazenda Guajuviras será transformada em um complexo tecnológico voltado ao desenvolvimento sustentável, além da criação de um Parque Ambiental com Jardim Botânico e áreas de preservação ambiental.

A preocupação com a sustentabilidade – desta vez, a econômica – levou um professor do Colégio Espírito Santo a criar um projeto de Educação Financeira. Ele ensina os alunos a entrarem em contato com a realidade do mercado e a utilizar a matemática com arma a favor da saúde financeira.

No Mais Esporte, conheça o corredor de aventura que é líder do ranking nacional. A pontuação necessária para a façanha foi conquistada em São Paulo, neste mês, após percorrer 500 quilômetros de áreas naturais em 52 horas.

Saiba também o que estará dentro do Território de Paz da grande Mathias Velho, que promete reduzir o número da violência no bairro, e como o exemplo do Guajuviras pode ajudar a melhorar a realidade da região.

As personalidades que foram destaque e os detalhes da cidade captados pelo nosso fotógrafo podem ser conferidos também. E sua sugestão pode nos ajudar a fazer a próxima publicação. Envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br e contribua com sugestões, dicas e reclamaçãoes para fazer o Mais Canoas com a cara da cidade.

Beatletáxi chama a atenção

23 de novembro de 2011 1

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

O morador do Moinhos de Vento Mário Eli é taxista há 30 anos, e seu veículo de prefixo 4097, com ponto na Estação Rodoviária, na Capital, chama a atenção.

O diferencial é que Mario obteve permissão para circular até dezembro homenageando seus ídolos: os Beatles. O veículo foi todo adesivado com motivos que lembram os garotos de Liverpool.

No interior do carro, a temática continua, em cada um dos bancos, revestidos por fotos de Paul, George, Ringo e John – que o próprio Mário homenageia, caracterizando-se como ele.

Há também monitores LCD no painel e nos encostos dianteiros de cabeça, tocando as músicas que o passageiro solicitar. Mário tenta prorrogar a permissão para rodar com o Beatletáxi no próximo ano, quando o quarteto completa 50 anos de seu primeiro sucesso. Sonha também em transformar seu lar numa casa Beatle.

Mário gostaria de contar, para isso, com o auxílio do programa de Luciano Huck.

Hoje nas bancas

18 de novembro de 2011 0

Um festival inédito na cidade e produzido pelo município. A vida cultural em Canoas terá o agito do jazz por uma semana, a partir de segunda-feira, em pontos como a audioteca do jazz, o Parque Getúlio Vargas, o Unilasalle e, até mesmo, em estações do metrô. Leia mais sobre a programação do evento na reportagem de capa desta semana.

O final de ano está chegando e o Mais Canoas quer a ajuda dos leitores para espalhar o clima natalino pela cidade. Fotos da movimentação para montar o pinheiro, divulgação de uma festa da associação do bairro e até mesmo o passo a passo de uma receita especial para a ceia podem ser enviados.

O blogueiro Mário Amaral Teixeira conta como a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro aproveita recursos para a renovação do acervo da biblioteca. A lista dos livros a serem adquiridos foi feita com a ajuda dos próprios alunos.

Na seção Voz das Ruas, leitora relata problemas que teve para fazer documento  necessário para o agendamento de consulta especializada para o filho de um ano e dois meses. Veja como fazer o Cartão Canoas Saúde para marcar atendimentos de médicos especialistas por telefone.

E conheça a história de Daniela Mello, a moradora de Canoas, cabeleireira formada pelo Senac que participou de competição internacional na Inglaterra e que, agora, viajará aos EUA para curso da área.

Saiba a programação cultural de Canoas na próxima semana. Para indicar pautas, enviar fotos ou fazer suas reivindicações, mande um e-mail para canoas@zerohora.com.br


Escola Irmão Pedro investe em livros

16 de novembro de 2011 0

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

As escolas públicas de Canoas vem investindo cada vez mais em literatura. É notória a circulação dos estudantes nas bibliotecas. Um dos exemplos é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro. Com recursos do Programa de Desenvolvimento do Estudante (PDE) ou da taxa cobrada dos alunos associados, a escola vem investindo pesado na renovação do acervo.

- A escolha dos livros é feita por meio de uma listagem apresentada aos alunos. Apenas as séries iniciais contam com a sugestão dos professores. Temos 650 sócios que frequentam regularmente a biblioteca. O acervo literário conta com 15 mil exemplares – comenta a bibliotecária Sandra Medeiros.

- Temos a preocupação de oferecermos uma literatura de qualidade aos nossos alunos – afirma a diretora Érida do Amaral, mostrando, sobre a mesa, a série de novos títulos recentemente adquiridos.

Conversei com as alunas Alexia Lazaron e Virginia Silva, que retiravam livros.

- É legal termos uma quantia expressiva de livros à disposição -comentou Alexia.

Já Virginia salientou:

- A variação de estilos é bem legal.É importante esses recursos que visam ao investimento em cultura nas escolas. A literatura deveria ser um dos principais investimentos dessas instituições. O expressivo número de colégios em nossa cidade que vêm priorizando isso merece aplauso.


Por um Natal mais solidário

11 de novembro de 2011 0

O fim de ano está chegando e a garotada já fica animada com o que pode ganhar de presente de Natal. Mas nem todas as famílias conseguem dar conta dessa expectativa. Pensando nisso, o Mais Canoas promove campanha para arrecadar brinquedos para as crianças pobres.

Quem quiser pode levar um brinquedo novo, ou usado em bom estado, a pontos de arrecadação pré-determinados. Participe e faça uma criança feliz neste Natal.

Confira quem apoia a ação e onde você pode deixar sua participação*, até 20 de dezembro:

- Via Sonepar

- FS Peças Nacionais e Importadas

- Vereador Betinho do Cartório

- Challenge Centro de Idiomas

- Escola de Educação Infantil Recanto da Sementinha

- Papelaria Ponto Com

* Os brinquedos arrecadados serão doados para as instituições escolhidas pelos apoiadores e pelo jornal Mais Canoas. Informações: 3428-7353

Hoje nas bancas

11 de novembro de 2011 0

Há duas semanas, quando iniciaram as remoções das famílias do traçado da BR-448 para a Vila de Passagem, começaram também as denúncias de abandono de animais. O Mais Canoas foi aos diques do Canil e do Paquetá conferir a situação de perto e levantou as medidas encontradas para solucionar um problema que já se tornou crônico na cidade.

Quem dá aula de preocupação com o meio ambiente é a escola Olga Ronchetti, que venceu a gincana do Natal da Transformação por recolher mais material reciclável. Além de encaminhar as garrafas PET e as sacolas plásticas que virarão enfeites natalinos, os pequenos alunos incorporaram a medida no dia-a-dia e vão fazer a decoração do colégio com o mesmo material.

No Mais Esporte, conheça o sonho de Matheus Krause, jovem de 16 anos que entrou para a escolinha do Boca Juniors, da Argentina. Entre hoje e amanhã, o clube fará uma peneira no Parque Eduardo Gomes, com avaliação do ex-capitão e campeão mundial pela equipe Jorge Bermúdez.

Saiba a programação cultural de Canoas na próxima semana. Para indicar pautas, enviar fotos ou fazer suas reivindicações, mande um e-mail para canoas@zerohora.com.br.


Protesto bloqueia a 15 de Janeiro

08 de novembro de 2011 0

Uma manifestação dos servidores da Justiça Federal bloqueia a Rua 15 de Janeiro, no Centro de Canoas. Os manifestantes exigem o Plano de Cargos e Salários (PCS), que está parado na Comissão de Finanças e Tributação. De acordo com Celso Borella, servidor federal, a reposição salarial está defasada há cinco anos.

Os servidores estão em greve desde 17 de outubro e realizam atendimento emergencial com 30% dos funcionários.

O trânsito está interrompido temporariamente e deve ser liberado ainda nesta tarde.

Boca Juniors faz peneira em Canoas

08 de novembro de 2011 6

Atualizado às 12h40min

Seguem até quinta-feira as inscrições para a peneira do Boca Juniors, da Argentina, em Canoas. A primeira avaliação técnica da escola criada na cidade será nos dias 11 e 12 de novembro, no Parque Eduardo Gomes.

Quem comanda os testes é o ex-zagueiro colombiano dos xeneizes Jorge Bermudez. Conhecido como El Patrón, o jogador atuou no Boca nas décadas de 1990 e 2000, e agora trabalha como avaliador técnico.

O evento é destinado a crianças e adolescentes nascidos entre 1993 e 2001. É necessária a apresentação de atestado médico e RG. As inscrições devem ser feitas na Arena Sports, localizada na Rua Guilherme Schell, 6750, no Centro. Os telefones para contato são (51) 8455-7937 (Andréa) ou (51) 8187-4002 (Cristiano).

Atenção para as vagas, que são limitadas. Serão avaliados, no máximo, 264 atletas ao longo dos dois dias. Outras informações sobre a unidade canoense do projeto no site oficial da escola.

Escritora de Canoas lança obra na Feira do Livro de Porto Alegre

07 de novembro de 2011 2

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

A escritora Ana Camargo lançou sua primeira obra na Feira do Livro de Porto Alegre na tarde de domingo, 6 de novembro. O livro Seja Mais Feliz relata histórias verídicas, do cotidiano da escritora – nascida em Porto Alegre, mas residindo atualmente em Canoas.

São situações vistas e percebidas de maneiras diferentes. Ela vivenciou momentos difíceis e os transformou em algo positivo. Entendeu que, fazendo isso, sua vida se tornaria melhor e evoluiria como ser humano em todos os sentidos. “E este aprendizado eu gostaria de dividir com você, porque não viemos a esta vida para passá-la despercebidos. Não estamos sós. Juntos poderemos mais, teremos melhores resultados e seremos mais felizes. Viver cada momento. Ele é ‘único’… intensificá-lo, despertando nas pessoas o ‘adormecido’, o ‘esquecido’, vivenciando e experimentando o novo”. E só será possível se você se permitir.

Durante 12 anos, a escritora desenvolveu a arte da pintura, contribuindo para que as pessoas sejam mais felizes, pois essa é sua missão. Agora, entra em uma nova fase de sua vida: vivenciar o novo, o diferente, o desconhecido. Passa a fazer coisas que não fazia. Perceber o que não percebia e sentir o que antes não sentia. Continuando sua missão, a escritora, por meio da leitura desse livro, gostaria de despertar nas pessoas emoções que passam despercebidas e que poderão torná-las mais felizes, desde que se permitam.

Hoje nas bancas

04 de novembro de 2011 1

A partir da reclamação de uma leitora, a reportagem do Mais Canoas foi conferir a situação dos banheiros públicos da cidade. O Teste ZH foi feito nos dois parques – Capão do Corvo e Parcão – e em sete praças principais espalhadas pelo município. O resultado foi um verdadeiro contraste entre parques e praças que você pode ver na edição desta sexta-feira.

O esporte ganha destaque também nesta edição. Amanhã, o Jogo da Solidariedade irá reunir Romário, Danrlei e outros ex-atletas em prol da APAE e do Instituto Pestalozzi. A partida acontece no Estádio da Ulbra a partir das 14h. Já no domingo será inaugurada oficialmente a primeira academia pública da cidade. Entretanto, os aparelhos já estão instalados e sendo usados no CSU da Mathias Velho, como aparece na seção Mais Esporte.

No Mais Ensino, saiba como a Bibilioteca João Palma da Silva e a escola André Leon Puente ganharam um kit de livros em braile. A entrega acontecerá na semana que vem durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

E não se esqueça de sugerir pautas! Fotos, reivindicações e sugestões podem ir para o caderno que você recebe todas as sextas-feiras. Mande um e-mail para canoas@zerohora.com.br e contribua.

Abaixo, conheça a frota de veículos Chevrolet que fazem parte da coleção de carros do engenheiro mecânico Gilberto Reis:

CEPE busca vaga na final do Estadual Sub-20

03 de novembro de 2011 0

Logo mais, às 20h30min, o CEPE tenta garantir a vaga na final do Estadual de Futsal Sub-20. Para isso, terá de vencer a ASSOEVA, de Venâncio Aires, em casa. No jogo de ida, as equipes empataram em 8×8.

O resultado garantiu a vantagem para o CEPE em caso de empate no tempo normal e na prorrogação. A entrada é franca.

Lixo, alagamentos e o que devemos ensinar a nossos filhos

03 de novembro de 2011 1

Por Fernando Bandeira Sturzbecher, Conselho de Blogueiros

Há menos de um ano, apareciam na TV as notícias de mais um alagamento em Santa Catarina. Alguns conhecidos meus diziam “Coitados!” ou outras frases, que em nada ajudavam os catarinenses. Mas será que Canoas, atualmente, está tão longe disso? 
Lembro que, quando era mais novo, discutia com as outras crianças, que comiam as coisas sentadas na calçada e jogavam os restos no bueiro, e nunca conseguia convencê-las de que isso é errado, uma vez que seus pais nunca implicaram com essa atitude. Isso não trazia problemas, nem tampouco grandes prejuízos, fator que causava o desinteresse em corrigir tal atitude. 
Lembro também que a maioria dos pátios tinha grama e as crianças adoravam isso, mas os pais reclamavam de ter de cortar a grama e queriam cimentar os pátios para eliminar o problema.

Dia desses, quando passei de ônibus pela Rua Inconfidência, vi que a água da chuva chegava à altura de alguns pátios que eram mais altos, e tenho quase certeza de que, se a chuva tivesse durado mais, a água teria invadido algumas casas da área. E não só lá, mas em vários dos locais por onde passei, que apresentavam, também, alto nível de água.

Muitas pessoas irão parar de ler aqui ou ignorar meu post, talvez por acreditar que estou sendo polêmico, ou talvez porque prefiram ignorar a ter de agir, mas o fato é que há um problema aí que precisa ser resolvido ou, pelo menos, controlado. 
Quando chove, a água é absorvida pelo solo e desce para o lençol freático, ou é consumida por plantas e, com o calor, volta a evaporar e seguir seu ciclo. No entanto, é fácil perceber que isso não ocorre quando há cimento nos pátios das casas e asfalto nas ruas. Por isso existem os bueiros. Eles são a única fuga que a água tem e, uma vez entupidos, causam os alagamentos. As crianças não sabem disso porque seus pais não a ensinaram e, assim como os adultos, muitas vezes jogam seu lixo no chão, sendo desnecessário dizer para onde vai esse lixo.

Obviamente não adiantará chamar seu filho agora e ensiná-lo que jogar lixo no chão é errado pois, ainda que isso seja necessário, não é suficiente. Devemos todos começar ensinando a nós mesmos que isso é errado, pois muitos agem erroneamente e nem percebem. Depois ensinaremos a nossos parentes e amigos, evitando que o problema continue a crescer. Quem gosta de andar numa calçada cheia de lixo, não é mesmo?

Ainda que essa pareça uma solução simples, não é completa. Devemos retirar o lixo que já está nos bueiros, um trabalho que não é muito difícil, visto que já fiz isso algumas vezes. Muitas pessoas dizem que esse trabalho deve ser feito pela prefeitura, e, a essas pessoas, pergunto: vocês querem mesmo depender do governo para garantir que suas casas estarão seguras? Após essas duas etapas simples, vem algo muito importante também, mas que exige mais consciência do que trabalho. 
Se você está pensando em colocar cimento em seu pátio, será que vale mesmo à pena? Pense que aquele será um local mais propício a tombos doloridos, principalmente para crianças e idosos, e que a água não entrará ali, causando a secagem do lençol freático na área. Se for para a passagem em dias chuvosos, procure cimentar apenas o caminho por onde as pessoas realmente passarão e dê preferência a lajotas, que não quebram facilmente e podem ser retiradas com menos esforço se você se arrepende.

No começo deste texto perguntei se Canoas está tão longe de alagamentos como o de Santa Catarina. Minha opinião é de que Canoas está longe, sim. Mas se não mudarmos nossos hábitos, essa resposta estará se referindo apenas aos quilômetros de distância.