Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Posts de dezembro 2011

Hoje nas bancas

30 de dezembro de 2011 0

Canoas ganhará uma ciclovia até o fim de janeiro, na Estrada de Acesso à empresa Bianchini. Além dela, outras duas ciclofaixas estão planejadas para a cidade. Uma no Fátima e outra no Mathias Velho.

Na seção Mais Ensino, conheça a história da formanda em Ciências Contábeis pela Ulbra Roberta Cristine da Silva Santos, que venceu a oitava edição do prêmio Contador Zilmar Bazerque Vasconcellos, do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. O trabalho de conclusão de curso da estudante ficou em primeiro lugar entre os eleitos pela entidade.

Quem precisa comprar produtos para a ceia de Ano-Novo deve ficar atento. Shoppings, centros de compras e supermercados operam em horário especial neste final de semana. Mais Canoas traz essas informações e também a de serviços públicos que sofrem mudanças no horário de atendimento na cidade.

As férias de verão não devem alterar a programação das atividades esportivas na cidade. Os projetos Atleta Cidadão do Futuro e Programa de Lazer, Atividade Física e Saúde (Plafs) serão mantidos no período. Os locais públicos terão horários especiais destinados à população, como os leitores podem conferir na seção Mais Esporte.

Já na seção Gastronomia, uma receita saudável para a janta de Ano-Novo.

Envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br e contribua com sugestões, dicas e reclamaçãoes para fazer o Mais Canoas com a cara da cidade.

Hoje nas bancas

23 de dezembro de 2011 0

A reportagem de capa do Mais Canoas desta semana mostra como fazer para se cadastrar para o teleagendamento de consultas de saúde na cidade. Para que o sistema entre em funcionamento, é necessário que se atinja o número de 70 mil cadastrados.

Na seção Mais Ensino, o relato da doação de 2 mil livros do Rotay Club de Canoas para o o albergue municipal. A partir de 2012, haverá uma biblioteca própria no local, que será organizada para ampliar os programas de socialização dos moradores de rua. Cerca de 200 deles são acolhidos por mês.

Aqueles que ainda buscam presentes de Natal ou produtos para a ceia natalina devem ficar atentos. Shoppings, centros de compras e supermercados operam em horário especial neste final de semana. Veja também como serviços públicos sofrem mudanças no horário de atendimento.

O Canoas Sport Club já está em treinamento para buscar uma boa qualificação da Taça Piratini. Leia na seção Mais Esporte desta sexta-feira, o que busca a diretoria da equipe para resgatar a característica da cidade em revelar jogadores de futebol e mantê-los por mais tempo no grupo.

Já o blogueiro Mário Amaral Teixeira traz um relato sobre o talento musical de Vaness, nome artístico da estudante de Letras e moradora do bairro Nossa Senhora das Graças Vanessa de Souza Soares.

Envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br e contribua com sugestões, dicas e reclamaçãoes para fazer o Mais Canoas com a cara da cidade.

Mais de 400 brinquedos arrecadados pela campanha Natal Solidário

20 de dezembro de 2011 0

Bolas de futebol, bonecas, jogos de montar, jogos educativos, jogos feitos a partir de material reciclável… Tudo isso somado alcança a marca de 413 brinquedos arrecadados na campanha Natal Solidário. A sucursal de Canoas do Grupo RBS, junto a seus colaboradores e parceiros, atingiu o número através de doações feitas em diversos pontos de arrecadação.

A distribuição será feita no final da semana para uma entidade assistencial do bairro Mathias Velho. Por isso, o número não está fechado, já que são aceitas entregas no escritório do Comercial, no Conjunto Comercial Canoas, ao longo da semana. Confira ao lado o que já foi arrecadado pela equipe.

O talento musical de Vanessa

18 de dezembro de 2011 2

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

A primeira vez que Vanessa de Souza Soares subiu ao palco foi aos oito anos, em Guaíba. Foi durante a apresentação da banda Abraxas, de seu pai, Gerson Soares, que toca covers dos Beatles, Rolling Stones, entre outros.

Hoje, aos 21 anos, Vanessa adotou o nome artístico de Vaness e é dona de um grande talento.  Tendo como influência bandas e músicos como Coldplay, KT Tunstall e Keane, ela compõe tanto em inglês como em português.

_ Na verdade prefiro compor em inglês. Quero mostrar o meu próprio trabalho ao público. Fiz apresentações cantando covers, mas prefiro dar ênfase ao que produzo _ comenta.

Durante uma apresentação no Art Bar, em Porto Alegre, Vaness foi abordada por Léo Henkin, compositor e guitarrista da banda Papas da Língua. Desde então, ela tem se apresentado em diversos lugares acompanhada do músico. Inclusive no Festival da música de Gramado:

- Dividi o palco principal com o Léo Henkin e o instrumentista americano Peter Mary. Quando desci, tive o prazer de ser abordada pela cantora Ângela Maria, que teceu elogios a minha apresentação e me pediu um autógrafo. Foi demais.

Vaness lançou recentemente um EP de divulgação contendo quatro músicas de sua própria autoria interpretadas em violão e voz. A canção I Don’t Belong Here, primeira faixa do CD, foi escolhida para fazer parte do longa-metragem Insônia, do diretor Beto Souza, que terá no papel principal a atriz Luana Piovani. O filme será lançado em 2012.

A cantora e instrumentista cursa Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realiza inúmeras apresentações na Capital e no interior do estado. Atualmente, ela é uma das atrações do Natal Luz de Gramado, onde se apresenta com o pianista Léo Casper.

- Estou focada na música. Pretendo lançar em breve um CD com novas canções. Também aguardo convites para apresentações aqui na cidade – diz a moradora do bairro Nossa Senhora das Graças.

Vaness tem vídeos postados no youtube e também no myspace. Ouçam e desfrutem da música agradável que ela produz.


Hoje nas bancas

16 de dezembro de 2011 0

Um levantamento sobre violência no trânsito revelou que 16 acidentes, em média, aconteceram por dia em Canoas no último trimestre. Entre lesões leves e mortes, mais de 400 pessoas estiveram envolvidas. Os dados mostram ainda que as vítimas possuem um perfil bem definido: homens jovens entre 20 e 25 anos. Saiba que medidas serão adotadas para mudar este quadro na capa do Mais Canoas.

Conheça também o projeto que promete revitalizar o vôlei como principal esporte na cidade. O Instituto Paulão do Vôlei e a prefeitura querem formar uma equipe para disputar a Superliga B e revelar atletas gaúchos. Outros jovens que fazem sucesso são os jornalistas-cidadãos da Agência da Boa Notícia, no Guajuviras. Na semana passada, o projeto ganhou um prêmio de direitos humanos concedido pelo governo federal e entre pela presidente Dilma Rousseff.

O sabor da edição é destacado pelo filé de salmão ao molho de alho-poró do Ziro Bistrô. A casa das irmãs Renata e Amanda Andrade, inaugurada em novembro, combina a comida sofisiticada com o toque caseiro. A ideia é inspirada, principalmente, pelo avô Alziro Andrade. Quem também brilha é o artista plástico Carlos Meinardi, que enviou obras inspiradas em Pablo Picasso para uma exposição itinerante na Sérvia.

No Voz das Ruas, o choque entre a AES Sul e a prefeitura que deixou uma escola sem energia elétrica duas semanas após o temporal de 30 de novembro. Se quer apontar sua reclamação ou indicar alguma pauta, envie o e-mail para canoas@zerohora.com.br.

Aula de zoologia e botânica no Capão do Corvo

14 de dezembro de 2011 0

Texto e fotos enviados pela professora Debora Cristina Bender, especialista em Educação Ambiental

“Em 4 de novembro, exatamente um mês após a data de comemoração do Dia Mundial dos Animais, os alunos da turma 67 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, no Rio Branco, realizaram uma saída a campo ao minizoo do Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo).

O projeto de educação ambiental Bicho é coisa séria!, elaborado e coordenado por mim, tem como principal objetivo sensibilizar os educandos com relação às questões ambientais, mais especificamente aos animais, e promover o desenvolvimento de uma consciência de respeito às diferentes formas de vida.

A iniciativa começou em setembro deste ano (ao lado, o relato publicado em outubro) e, até o momento, foram realizadas diversas atividades, como a visita orientada da turma 67 ao minizoo do Parque Getúlio Vargas. Durante a visita, os alunos observaram o comportamento de vários animais (lontra, coati, gato do mato, mão pelada, bugio, macacos-prego, pavão, papagaios, gavião, jabuti, araras, graxaim, capivara e avestruz) e em grupos, abraçaram uma timbaúva (árvore símbolo da cidade de Canoas).

A saída a campo foi proporcionada pelo Programa Preservi da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef), cujo responsável técnico é a bióloga Priscila Junqueira. Laudicéia Marques, estudante de biologia e estagiária da Acadef, contribuiu muito com a visita, fornecendo dados a respeito dos animais observados e também de alguns vegetais como a timbaúva, o eucalipto e o pau-brasil. Foi uma excelente aula prática de zoologia e botânica.

Houve um envolvimento muito grande dos alunos nas atividades relacionadas ao projeto. Alguns alunos da turma 71 pretendem apresentar, no dia da divulgação dos resultados finais de aproveitamento escolar, uma encenação para a comunidade escolar, inspirada no seguinte pensamento de Axel Munthe: “O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades. É o que está na frente delas”.”

Faça uma criança Feliz neste Natal

10 de dezembro de 2011 0

Ainda dá tempo de ajudar a garotada que sonha com um presente de Natal, mas que nem sempre pode ganhar um da família. . Pensando nisso, o Mais Canoas promove campanha para arrecadar brinquedos para as crianças pobres.

Quem quiser pode levar um brinquedo novo, ou usado em bom estado, a pontos de arrecadação pré-determinados. Participe e faça uma criança feliz neste Natal.

Confira quem apoia a ação e onde você pode deixar sua participação*, até 20 de dezembro:

- Via Sonepar

- FS Peças Nacionais e Importadas

- Vereador Betinho do Cartório

- Challenge Centro de Idiomas

- Escola de Educação Infantil Recanto da Sementinha

- Papelaria Ponto Com

* Os brinquedos arrecadados serão doados para as instituições escolhidas pelos apoiadores e pelo jornal Mais Canoas. Informações: 3428-7353

Hoje nas bancas

09 de dezembro de 2011 0

A Villa Mimosa, que foi tombada pelo patrimônio histórico em 2009, agora se chama Casa das Artes Villa Mimosa. O local irá abrigar espaços voltados para a arte, com estúdios de música, salas multiuso e café. O lançamento, realizado ontem, mostrou como ficou a restauração e o que a população irá encontrar em março quando for aberto ao público.

No Mais Esporte, conheça Tywillian Guzenski, esgrimista medalha de bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. O jovem estuda Relações Internacionais no Unilasalle e já pensa em unir os conhecimentos em prol do esporte. No Mais Ensino, saiba como vai funcionar o software de gestão que integrará em uma rede único todas as 73 escolas municipais. O sistema permitirá que o controle de alunos e professores seja mais ágil e eficiente.

A acessibilidade também foi tema, depois que o governo federal lançou o plano Viver sem Limites com verbas destinadas à área. Canoas se prepara para buscar recursos e ampliar o acesso a pessoas com deficiência. O número de pessoas com algum tipo de deficiência na cidade chega a quase 50 mil.

Veja também as imagens que os leitores enviaram para a redação. Primeiro, Elso Corrêa flagrou os animais do Parque Getúlio Vargas passeando no sol. Depois, Ângela Bonfanti enviou fotos das árvores no auge da primavera dando um toque especial na decoração natural de final de ano. Para fazer como eles ou sugerir outras pautas, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br.

Tradição de Terno de Reis é resgatada em Canoas

05 de dezembro de 2011 0

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

O Terno de Reis é uma tradição comemorativa à visita dos Reis Magos, no nascimento do menino Jesus. Essa herança que nos legaram os colonizadores portugueses encontra-se não somente no Rio Grande do Sul, mas é rememorada em muitos Estados do Brasil, onde foi sofrendo modificações, ampliadas por motivos folclóricos particulares.

Resgatando essa tradição, na noite de 2 de dezembro, a prenda Mariana Soares, do CTG Sentinela do Rio Grande da Base Aérea de Canoas, realizou seu projeto cultural, promovendo o Cantar de Reses nos galpões das entidades tradicionalistas, junto à área campeira no Parque Esportivo Eduardo Gomes. Para isso, Mariana contou com apoio de um terno da cidade de Santo Antônio da Patrulha, que se deslocou a nossa cidade.

Em todos os galpões por onde passaram, o terno foi recebido festivamente, e muitos ofereceram os tradicionais comes e bebes. Há alguns anos, as entidades tradicionalistas tinham por hábito vivenciar esse costume tão peculiar da cultura gauchesca. Para tanto, seguia-se a letra compilada por Ternos de Taquari, mas, lastimavelmente, foi-se perdendo este cantar, quem sabe motivado pela insegurança de sair à noite.

Enquanto folclorista e pesquisador, sei da existência de um terno que se reúne e tira reses no bairro Mathias Velho, fazendo a tradicional festa da partilha na Vila Santo Operário, no dia mais próximo da festa de Reis (6 de janeiro).

* A tradição das cantigas de reis, um costume que veio de Portugal, onde existiam os Ternos de Reses, contam ao povo o nascimento de Cristo.

Hoje nas bancas

02 de dezembro de 2011 0

Um movimento de moradores do Bela Vista levou o Ministério Público a apresentar uma ação civil pública contra a Prefeitura. Será investigada uma possível irregularidade na abertura de licitação de seis áreas públicas que deveriam ser destinadas à colocação de praças, postos de saúde ou de policiamento. A Procuradoria-Geral do município afirma que a medida é legal.

Veja também o serviço da apresentação do Théâtre du Soleil, grupo francês que mistura dramatizações com movimentos circenses, e que passará a semana no Parque Eduardo Gomes. No Mais Ensino, saiba como estudantes da região onde foi instalado o novo Território de Paz se organizam para combater a violência escolar.

E conheça a ação promovida entre vizinhos do bairro Fátima para integrar a comunidade no espírito do Natal que vai além da brincadeira de Amigo Secreto.

Na seção Em Foco, responda à polêmica levantada por outros leitores: a Domingos Martins pode ser considerada uma das ruas mais bonitas do mundo. Responda através do e-mail canoas@zerohora.com.br. Por ele, você também pode sugerir pautas e encaminhar suas reclamações.