Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de janeiro 2012

Vivendo a boa música

31 de janeiro de 2012 0

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

Considero um privilégio poder conversar com quem realmente entende de música. Por isso, é sempre um prazer encontrar com o Cláudio dos Reis Bergazzi. Professor de artes aposentado do Estado, Cláudio é formado em música pela UFRGS.

- Tive o privilégio de estudar e dividir o palco da universidade com Kledir Ramil. Também fui vocalista alguns anos da banda The Silvers nos anos 70. Na época, fazíamos covers de bandas como Beatles e Rolling Stones – conta ele.

Cláudio diz ser alternativo em todos os estilos musicais. Sem desconsiderar nenhum deles:

- Eu trabalho com cultura há décadas. Tenho mais de 5 mil discos de vinil em casa. É um prazer único retirar o disco da capa e poder ler os encartes que contam detalhes dos álbuns. Sem falar da qualidade sonora superior às outras mídias.

E é verdade. Há 25 anos ele mantém uma loja no centro de Canoas que comercializa verdadeiras raridades em vinil ou CDs. Uma das poucas remanescentes no Estado.

- É fantástico ver diferentes gerações apreciando a boa música. Músicos de grande qualidade começaram a ouvir algumas bandas por minha influência. Posso citar o Marcelo Gross, da banda Cachorro Grande, como exemplo. Grandes radialistas como o Everton Cunha, o Mr. PI, da Atlântida, vinham sempre aqui. Aliás, eu e o Everton chegamos a ter um programa numa extinta rádio FM de Canoas – revela.

No entanto, a maior paixão de Cláudio é os Beatles. Na loja, há um pôster dele atravessando a famosa faixa de segurança na Avenida Abbey Road, em Londres. A mesma que ilustra a capa do álbum “Everest”. Ela foi batida numa de suas várias idas a Europa.

- A música sempre fez parte da minha vida. Minhas idas à Europa foram para visitar pontos relacionados a ela. Passei por muitos lugares relacionados aos Beatles. Sou fã de tudo o que eles produziram. Também gosto de ouvir folk e blues. Apreciando os clássicos e nunca desconsiderando as novidades – diz professor e músico.

Para quem gosta da boa música, o difícil é parar de discutir ritmos, bandas e histórias pitorescas com este grande entendedor.

Serviços públicos têm horário alterado no feriado

31 de janeiro de 2012 0

Nesta quinta-feira, feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, a maioria dos serviços públicos estará fechada. Apenas os serviços essenciais (como hospitais e policiamento) estarão funcionando normalmente.

Confira abaixo a relação de horário e telefones de serviço para atendimento:

Saúde: as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas. Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) estarão abertas das 7h às 18h. Três farmácias básicas estarão funcionando nas UPA Rio Branco, Niterói e Mathias Velho, das 8h às 17h.  

Transporte: os horários dos ônibus da linha de transporte público funcionarão de acordo com a cartilha de domingo e terá de passe livre.

Fiscalização de Trânsito: plantão 24h pelo fone 3462-1661.

Coleta de Lixo: coleta de lixo domiciliar ocorre normalmente, exceto a coleta seletiva.

Recolhimento de animais mortos (em caso de risco à saúde ou obstrução de vias): plantão pelo fone 8158-0446. 

Defesa Civil: atendimento em situação de risco pelos fones 9230-7523 ou 9240-1023.

Hoje nas bancas

27 de janeiro de 2012 0

O período de férias tem de estar relacionado ao sossego ou a temporada pode acabar mais cedo. Para viajar e não deixar o lar desprotegido, especialistas dão 10 dicas para manter a segurança mesmo longe de casa.

A temporada também é de celebração para a educação no município. Um projeto que busca transformar em arquivo de áudio o texto escrito foi aprovado pelo Ministério da Educação. Assim, estudantes com deficiência visual terão mais uma ferramento para auxiliar no aprendizado.

A tecnologia também ajudou a dar destaque a uma reivindicação dos skatistas de Canoas. Praticantes do esporte se manifestaram no Twitter pedindo uma pista nova no município. E a notícia chegou aos ouvidos do prefeito Jairo Jorge.

Não deixe de conferir também a receita de pizza da Oca de Savóia. Além da opção gastronômica, o estabelecimento chegou na cidade com tudo: opções de telentrega, espaço para happy hour e área para crianças.

Nesta edição, veja também o olhar do fotógrafo Arivaldo Chaves sobre o Centro e como ficaram os pedidos dos moradores para a mobilidade e a limpeza de áreas verdes no município. Para contribuir, envie um e-mail para canoas@zerohora.com.br e ajude a fazer a próxima edição do Mais Canoas.

Metrô extra para saída do show de Gilberto Gil

26 de janeiro de 2012 0

A Trensurb disponibilizará dois trens extras para atender o público que sairá do show de Gilberto Gil, hoje à noite, no Parque Eduardo Gomes. Às 0h30min, dois carros sairão da Estação Fátima (ao lado do parque) em sentido contrário – um para São Leopoldo e outro para a Capital. Não havera opção de embarque em outras estações. A empresa ressalta para que seja respeitado o horário de saída, já que a viagem será única.

A organização do evento espera receber até 15 mil pessoas para a apresentação do ex-ministro da Cultura. A programação começa a partir das 19h, com Instinto Roots e Produto Naiconal, e encerra com o espetáculo de Gil. A entrada é gratuita.

Ingressos à venda para Canoas x Grêmio

24 de janeiro de 2012 0

Nesta quarta-feira, às 19h30min, o Canoas tenta se recuperar no Gauchão 2012. Depois de perder na estréia para o Veranópolis por 3×1, o time canoense recebe o Grêmio, no Complexo Esportivo da Ulbra, pela 2ª rodada da Taça Piratini.

A venda dos ingressos para a partida começa nesta terça-feira. A entrada terá preço único de R$ 30 – desconto de 50% para estudantes e idosos. 

Pontos de venda:
Lojas Multisom (Canoas Shopping e Calçadão)
Maxxi Farmácias (Rua 15 de Janeiro, 168)
Pess Calçados (Rua Santos Ferreira, 195)

Civilidade e cortesia na integração

23 de janeiro de 2012 1

Por Cauê Nascimento, Conselho de Blogueiros

De meus 43 anos de vida, devo ter pelo menos uns 30 anos morando no bairro Fátima.
Sou canoense nato da maternidade  Neuza Goulart Brizola, no Hospital Nossa Senhora das Graças. Conheço boa parte da cidade, mas me chama a atenção o comportamento de meus vizinhos de bairro.
Uso frequentemente a integração trem-ônibus, e, na estação Fátima, os usuários do Ana Maria são todos pacíficos para o embarque no ônibus, não havendo a necessidade de fila, e as que as vezes se formam não são respeitadas, mas, mesmo assim, o pesssoal leva na boa, diferente de outros locais, onde, às vezes, os usuários se agridem ou ofendem.
Parabenizo aos meus vizinhos pela cortesia e pela civilidade, bem como aos motoristas e cobradores que trabalham na linha pela polidez e educação na forma com que tratam os usuários, independentemente do horário das viagens.

Apav/Canoas fecha 2a rodada como líder do grupo B

21 de janeiro de 2012 0

A arrancada da equipe gaúcha na Superliga B não poderia ser melhor. Foram três vitórias em três jogos no interior paulista neste final de semana. Hoje, a Apav/Canoas derrotou o Santo André por 3 x 0: 25/23 e duplo 25/21.

Com isso, o time de Canoas fecha a 2a rodada como líder do grupo B com 9 pontos e sem perder nenhum set. A 3a rodada envolve apenas as equipes do grupo A, logo, o time gaúcho terá tempo para se preparar para a seqüência do campeonato. Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, a disputa será em Canoas, no Ginásio Poliesportivo La Salle.

Pista de skate em Canoas é 1º lugar no twitter

20 de janeiro de 2012 0

A cidade ficou em primeiro lugar nos Trending Topics (assuntos mais comentados) no Twitter na tarde desta sexta-feira. Uma mobilização de moradores colocou a hashtag #QueremosUmaNovaPista DeSkateEmCanoasPrefeito entre as mais comentadas no Brasil.

O prefeito Jairo Jorge se manifestou a partir de seu perfil oficial afirmando que quatro pistas serão construídas no município. A primeira delas pode ser inaugurada ainda no primeiro semestre de 2012, quando ficar pronta a Praça da Juventude do Guajuviras:

- Além da praça da juventude do Guajuviras a cidade contará com uma em cada quadrante – afirmou Jairo Jorge.

Confira na imagem ao lado alguns comentários.


Atualizando: após o assunto acima atingir o topo dos comentários, outra série de citações apareceram no Twitter. Entre elas, o pedido de #MaisHospitaisEmCanoas.


Hoje nas bancas

20 de janeiro de 2012 0

A mudança no trânsito na Rua Venâncio Aires é simples: ela terá mão única e o retorno será feito pela via paralela. Porém, essas alterações modificam locais de estacionamento, sentidos de algumas ruas e até mesmo como o motorista fará para escapar do congestionamento na BR-116. Os detalhes da nova configuração e a repercussão com os moradores estão no Mais Canoas de hoje.

No Mais Esporte, a estreia de duas equipes da cidade em competições estaduais e nacionais. A equipe de vôlei Apav/Canoas participa da 2ª rodada da Superliga B em três jogos neste final de semana em Santo André (SP). Já o time do Canoas começa o Gauchão Coca-Cola neste domingo contra o Veranópolis fora de casa.

O período também é de preparação para a volta às aulas. A secretaria de Educação espera concluir, ainda em janeiro, a convocação dos alunos da educação infantil que não conseguiram vaga no ano passado. Para isso, espera inaugurar mais 12 escolas – sete delas já no primeiro semestre.

A programação do Fórum Social Temático (FST) também ocupa as páginas do Mais Canoas. Além dos shows de Gilberto Gil e Nando Reis, o evento terá uma série de debates sobre meio ambiente e cultura. Os horários, locais e temas de cada um podem servir de guia para quem quiser saber mais do FST 2012.

Os cliques da seção Em Foco também são destaque. Assim como a participação dos leitores, que sugeriram o conteúdo do Voz das Ruas. Para participar, encaminhe um e-mail para o canoas@zerohora.com.br e nos ajude a fazer o caderno com a cara da cidade.

Apav/Canoas vence a primeira na Superliga B

19 de janeiro de 2012 0

A Apav/Canoas estreou com vitória na Superliga B de voleibol masculino. O 3×0 (29/27, 25/18 e 26/24) sobre a Climed/Atibaia, em Santo André (SP), colocou o time gaúcho em vantagem no grupo B.

O jogo foi o primeiro do novo clube e do ex-central Paulão, campeão olímpico em Barcelona, em 1992, como treinador. O resultado positivo deu o primeiro sabor da vitória à equipe formada há cerca de um mês.

- Ainda faltou um pouco de ritmo e comunicação. Mas tivemos uma boa postura de bloqueio em relação à defesa, além de um bom contra-ataque – disse Paulão ao site da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Amanhã, a equipe enfrenta o Clube do Remo/AABB (PA), a partir das 18h.


Apav/Canoas – Quaresma, Xanxa, Minuzzi, Pablo, Flávio e Purificação. Libero: Jeffe

Entraram: Vinícius e Ivan

Técnico: Paulão

Climed/Atibaia – Rafael, Victor, Gilklen, Martinho, Fabinho e Henrique. Líbero: Mendel

Entraram: Júlio, Sullivan e Ricardo

Técnico: Marcelo Paulinetti

Mudanças no trânsito do bairro Niterói

18 de janeiro de 2012 1

 

Por Mário Amaral Teixeira, Conselho de Blogueiros

A partir de 29 de janeiro, o bairro Niterói passará por mudanças significativas no trânsito. A Rua Venâncio Aires terá mão única desde a Rua Tuiuti até a Rua Epitácio Pessoa. Também será alterado o curso das ruas Lajeado e Conde de Porto Alegre, que contarão com mão única no sentido bairro-Centro.
Segundo informações da Secretaria de Transportes e Mobilidade, a mudança visa a atender aos apelos de motoristas e pedestres. Visa, igualmente, a reduzir acidentes nos cruzamentos dessas vias.
Outro benefício é o aumento do número de vagas para estacionamento. Lugares onde hoje é proibido estacionar serão liberados. Vale lembrar que as vias receberam recapeamento asfáltico, e a sinalização foi revitalizada.Com relação aos comerciantes, principalmente da Rua Venâncio Aires, as opiniões estão divididas. Alguns acreditam que a mão única e a retirada de um sentido do transporte coletivo irão atrapalhar as vendas.
Tudo isso poderemos conferir somente a partir das 9h do dia 29, quando a mudança será implantada.

Leia mais sobre as mudanças no local no Mais Canoas desta sexta-feira



Show de Fito Páez em Canoas é cancelado

16 de janeiro de 2012 0

Uma das principais atrações do Festival Internacional MusicAmérica, o argentino Fito Páez cancelou sua participação no Fórum Social Temático. O pedido partiu da produtora do próprio artista. Segundo a assessoria da prefeitura de Canoas, outro show está programado para a noite do dia 25, mas o nome ainda não foi definido.

A apresentação de Gilberto Gil não foi alterada. Ela ocorrerá no dia 26, a partir das 19h, no Parque Esportivo Eduardo Gomes .

Hoje nas bancas

13 de janeiro de 2012 2

Uma nova área de lazer com churrasqueiras e cancha de futebol será inaugurada até o final do mês no bairro Niterói. A obra tem dois diferenciais: utiliza material reaproveitado de restos de construções e foi feita com mão-de-obra de apenados do município. O objetivo é ajudar os prisioneiros a se reintegrarem na sociedade e oferecer uma oportunidade de trabalho.

Por outro lado, a Casa das Juventudes oferece uma série de atividades esportivas aos jovens do Guajuviras. Basquete de rua e judô são alguns dos esportes oferecidos dentro do projeto Território da Paz que é tema da seção Mais Esporte. Outros garotos que são destaque nesta edição são os irmãos Erick e Enrico, do Rio Branco. O primeiro ficou em 2º lugar em um concurso nacional de redação – feita com a ajuda do irmão gêmeo.

Também é destaque a festa de Natal promovida pela associação de moradores do Igara, com direito a Papai Noel e muita solidariedade. Se você tem dicas de pauta ou quer colaborar com sua história com a cidade ou enviando imagens para o caderno, escreva para canoas@zerohora.com.br com nome completo, telefone e endereço. E ajude a fazer o suplemento com a cara de Canoas.

De quem são esses olhos?

12 de janeiro de 2012 0

Se você circulou no Centro de Canoas nos últimos 20 anos, já deve ter visto esses olhos. E, talvez, eles também cruzaram com os seus. Na edição de amanhã do Mais Canoas, revelamos quem é o dono desse olhar. Até lá, você pode dar o seu palpite aqui no blog ou pelo e-mail canoas@zerohora.com.br.


Hoje nas bancas

06 de janeiro de 2012 0

No verão, grande parte dos moradores que não vai para o Litoral aproveita a natureza da Praia do Paquetá. Entretanto, com as águas poluídas do Rio dos Sinos, a alternativa é usar as opções de lazer da orla. Saiba nesta edição do Mais Canoas quais são as mudanças promovidas pela prefeitura para esta temporada.

No Mais Esporte, confira o desempenho do guarda municipal na Corrida de São Silvestre, em São Paulo. O atleta garantiu o 6º lugar na maratona na categoria especial. A nova chance também bate na porta dos jovens que não concluíram o ensino fundamental. O ProJovem Urbano abre 450 vagas para quem busca voltar a estudar.

Em janeiro, um dos assuntos abordados pelo suplemento volta à tona. O sistema de coleta de lixo feita por contêineres deve iniciar até o final do mês e atenderá cinco bairros. A população, aliás, faz a sua parte. Empresas responsáveis pela distribuição de luz e água no município respondem aos leitores as causas dos problemas relatados no mês passado.

Para colaborar e ajudar a fazer o caderno, escreva para canoas@zerohora.com.br. Envie fotos, dicas de pauta e sugestões de nomes para serem entrevistados. O Mais Canoas conta com os canoenses para ser sua fonte de informação.